Saiba por que e quando ir a Porto Alegre! Passeios, pontos turísticos e clima agradável não faltam

Com ares europeus, a capital do Rio Grande do Sul desperta inspiração em qualquer turista. A cidade é repleta de paisagens naturais, facilmente confundidas com pinturas, assim como sua vida cultural é intensa. Esses são motivos suficientes para querer conhecer e saber quando ir a Porto Alegre.

Quando ir para Porto Alegre?

Quando ir a Porto Alegre - Orla do Guaíba

É fato que turistas gostam de céu aberto e temperaturas nem tão frias nem tão quentes para circular confortavelmente pelo destino. Nesse sentido, a melhor época para ir para Porto Alegre, é entre os meses de outubro e maio, quando a sensação térmica é mais agradável, embora possa haver alguns dias de chuva.

Em relação aos principais eventos porto-alegrenses, que podem atrair muitos viajantes, podemos destacar a Feira do Livro – chancelada pela medalha da Ordem do Mérito Cultural por sua importância cultural em nível nacional –, que geralmente acontece em novembro.

Outros eventos interessantes para mergulhar na cultura gaúcha ocorrem em março, a exemplo do Rodeio Internacional e Rodeio Nacional da cidade de Porto Alegre, bem como o Fórum Latino-Americano de Tradição e Folclore.

Viajando para Porto Alegre

Quando ir a Porto Alegre - Parque Farroupilha

Natureza e cultura sempre formam uma bela combinação para deixar uma cidade atraente e isso fica evidente no turismo em Porto Alegre! Basta visitar o Parque Farroupilha, Rua dos Andradas, a Casa de Cultura Mário Quintana e a Fundação Iberê Camargo para se apaixonar pela cidade.

Enquanto no Parque Farroupilha o turista desfruta de uma caminhada em meio ao verde e ao violeta das árvores, na Casa de Cultura Mário Quintana, ele visita jardins, bibliotecas, exposições artísticas, teatros, o espaço que leva o nome da cantora Elis Regina e um café no terraço, onde tem a oportunidade de apreciar a bebida com vista para o Lago Guaíba.

Falando no Lago Guaíba, saiba que um passeio de barco nele é uma atração imperdível, tendo em vista que um dos seus trechos da orla foi revitalizado em 2018 e as águas oferecem ao turista momentos de tranquilidade e ar puro (durante o passeio admire as paisagens, mas não esqueça de fechar os olhos e sentir a brisa leve tocando a sua pele).

Já na Fundação Iberê Camargo, a arquitetura contemporânea chama a atenção junto às suas opções de atividades proativas: debates, cursos e oficinas, todas gratuitas. O objetivo da instituição é preservar a obra do pintor, professor e gravurista brasileiro do qual leva o nome e impulsionar reflexões sobre o cenário artístico atual.

Os passeios em Porto Alegre encantam turistas de todos os tipos: os que estão em busca de uma viagem para refletir, os casais, famílias, amigos. Porto Alegre alegra qualquer um!

Agora, é preciso saber se o tour será feito de casaco ou com uma roupa mais leve. E será que é bom levar um guarda-chuva? Conheça agora as características climáticas da cidade!

Temperatura e clima da capital gaúcha

Conhecer as condições climáticas é essencial para decidir quando ir para Porto Alegre. Por isso, a seguir, você saberá como são as estações do ano nessa cidade com clima classificado como Subtropical úmido, cujas chuvas são bem distribuídas ao longo do ano e as temperaturas, amenas.

Verão: entre dezembro e março, Porto Alegre vive o verão, em que as temperaturas variam entre 25º C e 35º C e as precipitações acontecem, sobretudo, nos meses de janeiro e fevereiro (média de 120 mm).

Primavera: é quando as flores estão em seu auge, com suas cores vivas. Essa época acontece de setembro a dezembro e as temperaturas têm grande variação (entre 15º e 30º C). Quando às chuvas, estas são mais volumosas setembro e outubro.

Outono: com direito até a dar nome de música (banda Engenheiros do Hawaii), Outono em Porto Alegre é regado a muito chimarrão e exige roupas de frio, porque as temperaturas não batem os 22º C e as mínimas podem chegar a 12º C. Essa estação está compreendida pelos meses de março a junho.

Inverno: de julho a setembro, Porto Alegre apresenta temperaturas mais baixas, convidando o turista a se aquecer em cafeterias e excelentes restaurantes – uma dica especial é ir aqueles especializados em sopas, como o buffet de sopas no Divina Padoca e no Marquez Gastronomia.

Viajar de ônibus para Porto Alegre

Depois de ficar por dentro de alguns pontos turísticos, passeios e detalhes sobre o clima, você está preparado para decidir quando ir para Porto Alegre!

E, claro, ainda pode contar com uma dica que vale ouro no quesito economia: viaje de ônibus para Porto Alegre e reserve o dinheiro que gastaria com passagens de avião para usufruir ao máximo das opções de lazer do destino ou para garantir uma estadia mais refinada.

Escolha as datas e convide quem você ama para fazer essa viagem com você! Porto Alegre os espera com muitos atrativos gaúchos.

Leia Mais no Tô de Passagem:

Quando Ir Para Goiânia: Conheça O Clima E As Dicas Para Essa Viagem!
Quando Ir A São Paulo: Saiba Sobre O Clima, Eventos E Dicas
Porto Alegre: Guia De Viagem Para Explorar A Capital Gaúcha

Escrever um comentário