Procurado o que fazer em Belo Horizonte? Se prepare para se deslumbrar em cada cantinho da cidade. A região é rica em museus, parques, praças e restaurante deliciosos. Veja nossa seleção do que fazer em Belo Horizonte.

O que fazer em Belo Horizonte

A capital mineira é farta de cultura e entretenimento. A cidade abriga praças, parques e museus. É possível fazer muitos programas gastando pouco, isso porque há atrações gratuitas e que são bem legais. Curioso? Então veja nossa lista com o que fazer em Belo Horizonte.

Lago da Pampulha

Lago da Pampulha - Belo Horizonte

O Lago artificial foi construído nos anos 40 e hoje é um excelente local para descansar e fazer  atividades físicas, andar de bicicleta e tomar uma brisa. Além disso, é nesta área que está fixada o conjunto arquitetônico da Pampulha, assinado por Oscar Niemeyer, como a Igreja de São Francisco de Assis.

Capela Curial de São Francisco de Assis

Não tem como deixar de conhecer a Capela Curial de São Francisco de Assis em Belo Horizonte. A construção projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1949 é uma obra-prima. Os painéis externos  à capela são de Cândido Portinari e Paulo Werneck. A Capela Curial é um símbolo importante para a arquitetura e religiosidade da região.

Parque das Mangabeiras

O Parque das Mangabeiras é um dos melhores passeios para fazer ao ar livre e rodeado de verdes, ele fica situado aos pés da Serra do Curral. No parque os visitantes podem circular entre várias áreas como o parque esportivo,  Mirante da Mata, Vale dos Quiosques e Morro do Piquenique.

Praça do Papa

Já pensou pisar no mesmo chão que o Papa João Paulo II esteve? A  Praça Israel Pinheiro foi apelidada carinhosamente como Praça do Papa devido a visita do reverente e hoje é símbolo de muita gratidão para os mineiros.  Vale a pena incluí-la no seu roteiro, nem que seja para uma rápida passada. 

Memorial Minas Gerais

Dedicado ao povo mineiro, o Memorial Minas Gerais Vale conta histórias de forma bastante interativa por meio de cenários e experiências. O local conta com três pavimentações e 31 salas. Entre as categorias expostas estão Café do Memorial, Minas Rupestres, Sebastião Salgado e Guimarães Rosa. O prédio do Memorial Minas Gerais também já foi sede da Secretaria do  Estado da Fazenda de Minas Gerais.

Mercado Central

 O que não falta na capital mineira é comida boa. Portanto, o Mercado Central é ponto obrigatório de visitação. O mercado funciona desde 1922 e possui 400 lojas com mercadorias variadas. As lojas de queijo, doces e especiarias  são uma das mais frequentadas.

Museus em Belo Horizonte

Belo Horizonte é uma cidade com excelente cultura e histórias. Os museus mineiros conservam acervos incríveis que você precisa visitar. Fique por dentro dos melhores museus de BH. 

Museu do Ouro

O local fundado por Getúlio Vargas possui acervos museológicos, arquivístico e bibliográfico. A proposta do Museu do Ouro é apresentar a história da mineração em Minas Gerais e como o Brasil foi influenciado por essa atividade pela prática. 

Uma das coisas mais legais é que ele fica abrigado na antiga Casa de Intendência e Fundição do Ouro da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, onde era cobrado o imposto da Coroa de Portugal. 

Museu das Minas e dos Metais

O estado de Minas Gerais é reconhecido por sua abundância em pedras. Com isso, o Museu das Minas e dos Metais tem a proposta de apresentar ao público a mineração e metalurgia de um ponto de vista histórico e cultural. 

O local concentra-se em mostrar o processo de produção e a inserção dos produtos na sociedade. É possível ter acesso a 18 salas com cerca de 44 atrações. Há também instalações dedicadas às principais minas do estado. 

Museu Mineiro

Um dos mais antigos de Belo Horizonte, o Museu Mineiro reflete a história do Brasil por múltiplas vertentes. Estão dispostas 46 coleções que incluem objetos, móveis, arte sacra, pinturas, esculturas, utensílios, instrumentos de trabalho e muito mais. O acervo contém cerca de 350 itens. O museu tem salas fixas e outras com exposições temporárias. 

Museu do Futebol

O Museu do Futebol é fantástico para os amantes do esporte. Sediado no Mineirão, o museu tem como objetivo imergir os visitantes no mundo futebolístico. Lá estão expostos elementos utilizados por jogadores e histórias que complementam o futebol brasileiro. Também é possível pesquisar jogadores, clubes e partidas através de totens interativos. 

O que fazer no final de semana – de 2 a 3 dias

Vai conhecer a capital mineira e está com pouco tempo? Não precisa se preocupear. Fizemos um roteirinho com o que não pode faltar na sua viagem. 

O que fazer em BH na sexta

 Utilize a manhã para se encantar com as espécies de plantas e flores do Jardim Botânico. Se quiser apreciar pratos saborosos, almoce no restaurante Casa Cheia. De tarde explore o Centro de Arte Popular e a Praça da Liberdade. A sua noite pode ficar por conta do típico bar Agosto Butiquim. 

O que fazer em BH no sábado

Inicie o dia caminhando pela Lagoa da Pampulha. Em seguida vá ao Mercado Central e aproveite para comprar produtos regionais, uma boa dica é almoçar por lá. Durante a tarde você pode ir ao Memorial Minas Gerais Vale e depois conhecer A Pão de Queijaria, restaurante especializado no tradicional pão de queijo mineiro. Já a noite, a dica é ir nos típicos barzinhos de Belo Horizonte, sendo oso Tizé Bar e Butequim é uma boa opção. 

O que fazer em BH no domingo

 Aos domingos acontece a Feira Hippie e você pode conhecê-la pela manhã. Almoce no Paladino Restaurante Fazenda, dedicado em servir pratos típicos mineiros. Após recarregar as energias é hora de ir ao Museu de Arte da Pampulha ou, se tiver com criança, se divertir no Parque Guanabara. Aproveite a noite nas ruas da região de Savassi, por lá há restaurantes e bares com música ao vivo. 

 Ficou animado para conhecer os encantos de Belo Horizonte e comer o verdadeiro pão de queijo? Aproveite para reservar a sua passagem.

Leia Mais no Tô de Passagem:

O Que Fazer Em Porto Alegre: 14 Passeios Imperdíveis!
O Que Fazer Em Campinas: 12 Atrações Para Os Mais Variados Gostos!
Belo Horizonte: Guia De Viagem Para Explorar Tudo Na Capital

Escrever um comentário