Sua viagem pelo Brasil descomplicada com dicas que vão do roteiro até o transporte e com 20 ideias de destinos!

Quer conhecer mais do nosso imenso Brasilzão ou está afim de viajar e economizar uma grana? Uma viagem pelo Brasil certamente cairá como uma luva para você! Embora à primeira vista pareça ser mais simples do que uma jornada internacional, também é necessário ter um roteiro turístico e pesquisar muuuuito sobre o destino escolhido.

Aliás, você já escolheu o seu? Se não, fique tranquilo, porque, em breve, você irá conferir os melhores lugares para visitar sem precisar pegar um avião, já que há acesso via terrestre para a maioria deles.

Vamos começar pelas dicas-chave para você ter uma viagem pelo Brasil inesquecível?

Como escolher o estado/cidade brasileiro que você irá visitar?

Primeiro, você prefere aventuras que sejam marcadas por paisagens vistas do alto de uma montanha ou por um banho de cachoeira, ou se imagina descobrindo as praias praticamente desertas e paradisíacas? Pensar no que gosta de fazer é determinante para escolher o melhor destino do Brasil!

Outra prática que pode ajudar é “estudar” o mapa do Brasil, destacando as regiões para as quais nunca foi. Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste: em cada uma há verdadeiros tesouros turísticos, com passeios, programações e tradições que fazem dos destinos de viagem pelo Brasil serem extremamente atrativos!

O planejamento financeiro pode guiar a sua viagem pelo Brasil

Antes de tomar a decisão de ir para uma praia do nordeste no verão, por exemplo, quando os preços ficam mais salgados, cheque sua poupança exclusiva para viagens. Se o valor disponível não for suficiente para fazer uma viagem dessas, não desanime!

Afinal, o que não falta é viagem barata pelo Brasil, sempre levando em consideração fatores, como época do ano (em julho, se a ideia é economizar, nem pensar em ir para Campos do Jordão, por exemplo, não é?), grandes eventos que acontecem na cidade, lugares mais refinados e populares, entre outros.

Você pode se surpreender gastando pouco em cidades próximas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Viagem pelo Brasil: Dicas de como montar um bom Roteiro de viagem

Planejar sua Viagem - Roteiro de Viagem

Você está no seu habitat natural, ou seja, conhece muito bem a língua e não precisa fazer a conversão da moeda, além de ser muito mais simples se locomover de um ponto a outro.

Aproveite ao máximo essas facilidades para fazer um extenso roteiro de viagem, sem esquecer de incluir em todos o centro histórico local e o mercadão, pois estes sempre reservam muito conhecimento sobre a cultura do destino, bem como momentos de contemplação e degustação, respectivamente!

Ao invés de se limitar a passar alguns dias em apenas uma cidade de um estado diferente, por que não criar uma logística que contemple três ou quatro municípios?

Um exemplo: se você escolheu a Bahia, uma ideia é usufruir da infraestrutura encantadora de Salvador, e depois partir para a acolhedora Ilhéus, que preserva sua arquitetura colonial – como se fosse uma cidade do interior.

Mas, independente se a viagem é nacional ou não, jamais esqueça de pesquisar e registrar o que encontrou de mais importante e interessante sobre o destino escolhido! Essa etapa será essencial para não deixar passar nenhum ponto turístico ou restaurante praticamente obrigatório para os turistas.

Viagem pelo Brasil: Confira todas as opções de transporte

Planejar sua Viagem - Tipos de Transporte

Para viagens internacionais, o transporte de ida e volta quase sempre óbvio: o avião. Mas nos destinos brasileiros isso pode não ser tão instantâneo e, até no mais longínquo, você poderá colocar na balança o que mais compensa: avião, carro ou ônibus. E por que não mesclar, indo de avião e voltando de ônibus…

Para quem está procurando aventuras mais rústicas, o ônibus e o carro podem trazer o sentimento de liberdade mais intenso. O ônibus também é a opção mais barata! Enquanto o avião sai na frente com relação ao menor tempo de viagem.

E se está pensando: mas eu estou em São Paulo e quero ir para o Nordeste, então só dá para ir de avião. Engano seu! Pode apostar que haverá várias opções de ônibus, com direito a muito conforto, paradas e ótimas paisagens.

Com quem fazer uma viagem pelo Brasil?

Família, amigos, sozinho. Independente do destino, você sempre poderá escolher com quem ir viajar e compartilhar experiências extraordinárias que só o turismo oferece!

Um dos pontos mais positivos de viajar pelo Brasil é que há uma variedade imensa de cidades, então se você está buscando uma jornada de autoconhecimento, encontrará o lugar certo; se você está pensando em passar as férias em um lugar diferente, também achará a praia ou cidade do interior perfeita…

O Brasil é perfeito para todos os gostos, finalidades e tipos de turistas!

Com essas cinco dicas, tudo ficará mais fácil e fluído. Mas se ainda assim quiser ver algumas das excelentes possibilidades que existem nesse país de proporções continentais, continue com a gente, pois a seguir falaremos de alguns dos mais atrativos destinos para você ter ideias de viagem pelo Brasil.

Viagem pelo Brasil: Conheça Jalapão (TO)

Planeje sua Viagem para Jalapão

O Jalapão está localizado no Tocantins e figura entre os destinos prediletos quando o assunto é ecoturismo. Riquíssimo em belezas naturais, essa região abriga uma área com mais de 30 km², sendo sua formação constituída por vegetação nativa, cachoeiras, animais silvestres e imponentes montanhas.

Esse é um destino brasileiro para quem deseja uma viagem a ser feita de tênis e roupas próprias para grandes caminhadas, intensas atividades físicas, bem como banhos de cachoeira em cenários que misturam o que há de mais belo feito pela mãe natureza.

Foz do Iguaçu (PR)

Essa cidade abriga uma das sete maravilhas naturais do mundo: as Cataratas do Iguaçu! E esse título não é à toa, uma vez que suas quedas d’água dão forma a uma paisagem que comove.

Nesse extremo do Brasil, o que mais chama a atenção também é a natureza. Não deixe de contemplar a diversidade no Parque das Aves e viver grandes emoções no passeio promovido pelo Macuco Safari, que mostra a força das águas das Cataratas.

Dica para quem busca uma viagem barata pelo Brasil: é possível comprar pacotes com passagem e passeio inclusos por cerca de R$ 600.

Ouro Preto (MG)

Ouro Preto, em Minas Gerais, é uma cidade que traz muitas marcas do passado, inclusive em sua arquitetura e tradições, por isso foi transformada em Patrimônio Cultural da Humanidade.

São mais de 20 igrejas espalhadas pelo centro histórico que ornam com casarões coloniais, além de sediar museus, como o da Inconfidência, dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira, e do Aleijadinho, que homenageia a uma grande personalidade brasileira nascida em Ouro Preto: o artista Antônio Francisco Lisboa, o popular e renomado “Aleijadinho”.

Viagem pelo Brasil: Conheça Jericoacoara (CE)

Planeje sua Viagem para Jericoacoara

Passeio de bugue, esportes aquáticos, caminhadas pelas paisagens paradisíacas e um pôr-do-Sol espetacular! Esse é o resumo da maravilhosa Jeri, como é conhecida carinhosamente por seus moradores.

Ótimas pedidas para aproveitar esse destino é visitar a Praia da Vila, mais movimentada e bem estruturada, local onde está a Pedra Furada, paisagem que inspira o principal cartão postal da cidade, e a Lagoa de Jijoca, onde o azul do céu límpido e o verde cristalino das águas se encontram formando uma paisagem deslumbrante.

São Paulo (SP)

São Paulo é ideal ao turista que gosta de agito! Mas não só.

Afinal o visitante pode desde curtir a natureza e ambiente ideal para atividades físicas do Parque Ibirapuera até caminhar pelo Centro Histórico de São Paulo, onde terá a oportunidade de ver estruturas arquitetônicas de diferentes épocas, a exemplo do Theatro Municipal, Catedral da Sé e Pátio do Colégio, assim como usufruir do espaço de lazer típico do domingo: a avenida Paulista.

E, claro, São Paulo também é sinônimo de noitada boa, com uma gama imensa de bares e baladas de norte a sul!

Maceió (AL)

Para quem é quase um peixe de tanto que gosta de mergulhar nas águas salgadas e doces, Maceió é um prato cheio! Maceió fica próxima de diversas praias, tais como a Praia do Francês, Praia de Barra de São Miguel, Praia do Gunga, Paripueira e Tatuba, todos ideais para descansar e curtir a paisagem, assim como é banhada por 17 lagoas.

Curta as belezas naturais de Maceió e recarregue as energias com almoços e jantares à base de frutos do mar e sucos naturais!

Viagem pelo Brasil: Conheça Brasília (DF)

Planeje sua Viagem para Brasília

A capital do Brasil é versátil, bela e cheia de opções de lazer culturais! Não deixe de conhecer a Praça dos Três Poderes, a Lagoa Paranoá, os bares do Pontão do Lago Sul, assim como seus museus, a exemplo do Nacional, do Catetinho, dos Valores, e o emblemático estádio Mané Garrincha.

Rio de Janeiro (RJ)

Cristo Redentor, Praia de Copacabana, Museu do Amanhã… A cidade maravilhosa vai muito além, inclusive para os admiradores da culinária, visto que consagrados restaurantes se encontram lá, como: ORO e Lasai! Outro diferencial são os eventos que atraem turistas de todo o Brasil e até do mundo, como o Carnaval e Rock In Rio.

Curitiba (PR)

A capital mais frita do país é feita de muito turismo! Admire a paisagem exótica do parque Ópera de Arame, conheça os marcos e principais monumentos da cidade no Setor Histórico e confira a tradição italiana que ainda vive intensamente no bairro de Santa Felicidade!

Viagem pelo Brasil: Conheça João Pessoa (PB)

Planeje sua Viagem para João Pessoa

João Pessoa é a capital de Paraíba e tem como seus maiores atrativos litoral bem conservado que oferece experiências praianas incríveis e em um centro histórico cheio de beleza. Inclua no seu roteiro litorâneo: Praia do Jacaré, Praia de Tambaú e Piscinas naturais de Picãozinho.

Jampa, como é chamada João Pessoa, ainda tem seu centro histórico, que abriga a Igreja de São Francisco, uma das construções mais antigas da cidade, e o centro cultural, com exposições temporárias e permanentes.

Belém (PA)

A capital do Pará pulsa turismo. Visite o Mercado do Ver-o-peso, presente na cidade há séculos, e a Estação das Docas cujos estabelecimentos (venda de cervejas artesanais e pratos típicos) combinados à brisa proveniente do rio oferecem um clima delicioso.

Mas não pare por aí! Vá também ao Teatro da Paz, à Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré e a Catedral Metropolitana.

Belo Horizonte e Inhotim (MG)

Esse combo Belo Horizonte e Inhotim é para quem gosta de respirar arte quando conhece um lugar novo, visto que a área do museu ultrapassa 20 km² e apresenta um acervo singular no que tange a obras, paisagens e estruturas artísticas. É uma experiência fantástica!

Além disso, você pode se hospedar em Belo Horizonte, que fica a 40 minutos do instituto, e contar com toda a infraestrutura e turismo da capital do estado.

Viagem pelo Brasil: Conheça Gramado (RS)

Planeje sua Viagem para Gramado

E se fosse possível viver uma viagem europeia no Brasil? Gramado se aproxima desse objetivo devido ao clima frio e aos restaurantes com cardápios regados a muito vinho e fondue. Quer mais um motivo? Até neve é possível ver nesse lugar, mais especificamente no Parque Snowland, que oferece o clima e as condições ideais para a prática de Patinação no Gelo, Esqui e Snowboard!

Arraial do Cabo (RJ)

Conhecida como a “Capital do Mergulho”, a cidade é composta por oito praias, sendo todas com paisagens maravilhosas: águas cristalinas mesclando tons de verde e azul, nas quais ainda é possível admirar a vida animal, areia branca e todo frescor peculiar do litoral.

Caruaru (PE)

Considerada a capital do forró, Caruaru reúne o que há de melhor da cultura nordestina. Uma ideia é conhecer a cidade no mês da festa junina, em junho, quando as tradições são intensificadas em uma grande festa regada a comidas e danças típicas.

Viagem pelo Brasil: Conheça Florianópolis (SC)

Planeje sua Viagem para Florianópolis

A capital de Santa Catarina irá surpreender pelo clima tropical do restante do país, embora em muitos momentos apresente aquele frio característico do sul.

Além das lindas praias, o visitante poderá admirar as vistas dos mirantes (do Morro da Cruz e da Praia Mole, por exemplo) e conhecer o Santo Antônio de Lisboa, um dos bairros açorianos da cidade que encanta os visitantes pela sua simplicidade e cores. Espalhados por lá estão pequenos restaurantes e estabelecimentos que vendem artesanato e peças de roupa produzidas em ateliês.

Outro ponto para conferir de pertinho são as Dunas da Joaquina, semelhante a um deserto, e onde é possível se divertir nas areias por meio do skibunda.

Chapada Diamantina (BA)

Mais um dos destinos de viagem pelo Brasil perfeitos para os aventureiros de plantão! Escalada, trilhas, mergulho… Na Chapada Diamantina você pratica essas e outras atividades, com a certeza de contemplar cenários espetaculares! Morro do Pai Inácio, Gruta Lapa Doce e Cachoeira dos Mosquitos são alguns exemplos de lugares que devem figurar no seu roteiro.

Porto Alegre (RS)

Além de curtir um tradicional churrasco gaúcho, o turista fará passeios extremamente agradáveis e repletos de conhecimento sobre a história da cidade.

Alguns pontos turísticos obrigatórios: Centro Histórico, Parque da Redenção, Mercado Público e Casal de Cultura Mário Quintana!

Viagem pelo Brasil: Conheça Maragogi (AL)

Planeje sua Viagem para Maragogi

O Caribe Brasileiro, como é conhecida a praia de Maragogi, é mais um lugar onde o turista usufrui de todo potencial praiano, uma vez que poderão praticar mergulho em piscinas naturais ou passar tardes relaxantes em os barcos que navegam em suas águas tranquilas, cujas infraestruturas proporcionam refrescos e petiscos.

Olinda (PE)

Está aí uma cidade que respira Carnaval! E se você gosta dessa festa, Olinda precisa estar na sua lista de viagens pelo Brasil. Sua estrutura chama a atenção pelo estilo colonial, com prédios feitos de cores e formas características de períodos passados, que, durante a festa de fevereiro serve como cenário para os trios elétricos e multidão alegre.

E quem quer experimentar pratos típicos, que são como uma festa na boca, não pode deixar de passar pela Dona Noca, uma casa-restaurante localizado no centro histórico, que serve uma macaxeira com carne de sol inigualável.

Outra curiosidade dessa cidade é o Museu do Mamulengo, cujo acervo é dedicado a homenagear uma arte tipicamente nordestina, a de manipular bonecos de madeira para o divertimento de uma plateia, que pode rir com suas travessuras, escutar atenta à sua cantoria e admirar suas danças.

E aí, surgiram muitas ideias de viagem pelo Brasil? Não se preocupe! Use seu tempo para conferir mais detalhes sobre os que mais gostou e fazer sua escolha.

Independente da sua decisão, como pôde perceber, uma viagem pelo Brasil sempre será motivo de entusiasmo, fotos maravilhosas, momentos inesquecíveis e turista completamente satisfeito.

Leia Mais no Tô de Passagem:

Conheça Os 12 Melhores Lugares Baratos Para Viajar No Brasil
Viagem A Dois: Destinos No Brasil Para Curtir Em Casal
10 Dicas Sobre Como Planejar Uma Viagem Com Antecedência

Escrever um comentário