Durante a quarentena, use as nossas dicas e dedique um tempo para planejar sua viagem dos sonhos!

Com a pandemia, muitos tiveram que rever seus planos, sobretudo com relação ao turismo. Mas é possível ver esse período sobre outro ângulo: para planejar sua viagem com antecedência. Então, invista um tempo da quarentena para planejar, economizar e fazer uma viagem melhor!

Continue a leitura e confira 10 dicas para planejar uma viagem com antecedência, evitando preocupações, tirando dúvidas e fazendo acontecer!

Faça uma pesquisa prévia sobre o próximo destino

O planejamento de viagem começa com uma pessoa sonhando em conhecer um lugar diferente, sua cultura, gastronomia e história locais. Por isso, um bom exercício para descobrir qual será o seu próximo destino é refletir sobre essa pergunta: depois que tudo isso passar, onde você deseja estar? Ou para onde sempre quis ir, mas nunca teve tempo para se organizar?

Com um lugar em mente, é hora de fazer muitas buscas pela internet: principais atrações turísticas, moeda local, tempo de trajeto, qual é o período ideal para desvendar o que há de melhor por lá, como são as condições climáticas do destino, sua fronteira está aberta, qual é o panorama de Covid-19 por lá…

É fundamental fazer uma pesquisa robusta e prévia sobre o destino, bem como ir registrando tais informações em um arquivo do drive, por exemplo, para sempre atualizá-lo.

Leia sobre as viações e rotas

Nesse momento, estar por dentro sobre a operação das viações, assim como sobre as possibilidades de rotas, faz parte para você conseguir planejar uma viagem, sobretudo no Brasil e em países da América Latina, tendo em vista que as viações são empresas de ônibus.

Sobre as rotas, muitos noticiários estão informando sobre o bloqueamento e liberação ou previsão de liberação das estradas. Atenção a esses dados, que farão a diferença para marcar a data da viagem, principalmente.

Conheça as viações que operam com o menor preço

Aproveite a dica anterior para fazer um levantamento de valores e compará-los a fim de chegar em uma lista de viações que operam com preços mais vantajosos, o que pode ajudar demais na hora de economizar.

Afinal, além de verificar a compatibilidade entre destino e seu orçamento, detalhes, como os valores da viação, podem contribuir para gastar mais em um passeio turístico, por exemplo.

Planejar sua Viagem: Orçamento

As formas de pagamento também estão dentro do processo de planejar viagem! Isso porque o cenário muda bastante dependendo se o destino escolhido é dentro ou fora do Brasil.

Se no seu caso, estiver pensando em fazer uma viagem nacional, o cartão de crédito pode ser uma excelente opção, visto que o parcelamento sem juros pode ser um alívio e ainda ajudar em sua organização.

Já para viagens no exterior, você deve ter cuidado ao usar o cartão, considerando as elevadas taxas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre gastos com produtos do exterior – no início de 2020, a taxa cobrada sobre a compra em outros países era de 6,38%.

Por que utilizar programa de pontos para viajar mais barato?

Como pode perceber na maioria dos tópicas, no planejamento de uma viagem, as informações são os principais insumos para que ela decole (e você também)! Portanto, nesse tópico, o primeiro passo é saber como funciona o programa de milhagem do seu cartão de crédito, por exemplo.

Dessa forma, você conseguirá discernir quando vale a pena ou não utilizá-lo, tendo em vista que fazer a conversão dos pontos para dinheiro sempre servirá como guia para essa decisão.

Outro ponto que também pode ser considerado para se beneficiar do programa de milhas é a ponderação sobre trocar de cartão de crédito e ter um mecanismo de fidelidade que vale mais a pena.

Planejar sua Viagem: roteiro de viagem

Planejar sua Viagem - Roteiro de Viagem

Com o destino escolhido, partimos para a pesquisa sobre os pontos turísticos, manifestações culturais, logística e passeios locais clássicos, como pelo centro da cidade.

Quais pontos turísticos e restaurantes não poderão faltar na sua viagem? Se o período da sua estadia bate com algum grande evento local, você irá participar? É preciso comprar ingressos antecipados? E quanto à logística do seu roteiro, ele deverá incluir a sua hospedagem, por isso é tão importante dar atenção especial a essa escolha – fique ligado na próxima dica.

Outra vertente a seguir para formular seu roteiro de viagem é definir objetivos, a exemplo de aproveitar o ecoturismo da região ou visitar todos os museus da cidade e assim por diante. Isso também pode ajudá-lo a colocar na balança os gastos com passeios.

Algumas vezes, é difícil combinar o que quer fazer com o orçamento disponível, mas com antecedência até isso fica mais fácil devido a muitos ingressos e passeios terem um custo mais acessível quando comprados previamente.

Qual será o hotel ou local que você ficará na próxima viagem?

Casa de amigos ou familiares, hotel, hostel ou um apartamento alugado? Ficará perto do centro da cidade ou mais afastado, com fácil acesso às paisagens naturais?

Para planejar uma viagem e seu roteiro turístico, o lugar onde você ficará é uma decisão-chave, pois dependendo da localização, será mais fácil ou difícil fazer os passeios que quer.

Esse fator também deve ser levado em consideração para definir seu orçamento: para você, não pode faltar uma piscina no hotel, ou será apenas um lugar para passar pouco tempo (dormir e tomar banho)? Você irá comer fora todos os dias ou fará a sua própria comida? Questões como essas devem ser respondidas para levá-lo ao local de estadia ideal.

Planejar sua Viagem: viagem em família

Viagem em Família

As decisões de uma viagem solo são centralizadas em um único turista, sendo, portanto, um pouco mais simples fazer seu planejamento, enquanto a viagem em família demanda reuniões dos integrantes e a distribuição das tarefas.

A primeira fase do planejamento de uma viagem em família com antecedência consiste em entrar em consenso sobre o destino, distribuir as atividades relacionadas à viagem – quem irá mapear as atrações turísticas, fazer a planilha de gastos, comprar as passagens, pesquisar sobre as viações e assim por diante.

Conforme o planejamento da viagem avançar, reunir a família para que todos estejam na mesma página pode ser importante para garantir a diversão de cada um(a).

Por último, sua mala está em boas condições?

Destino escolhido, planilha de gastos pronta, viações com menores preços mapeadas, programa de milhas em dia, roteiro turístico quase pronto… Agora só falta a sua mala estar 100% para acompanhar você na próxima jornada!

Além do estado do tecido, zíper e compartimentos, confira o cadeado, tag e capa da mala! Esses são itens imprescindíveis para proteger os seus pertences das adversidades climáticas e má fé alheia, chegando ao destino com tudo o que precisa para desfrutar ao máximo da viagem!

Acessórios de viagem essenciais

Falando em mala, cadeado, capa e etc, o planejamento prévio da viagem pode ser uma boa oportunidade para checar se você tem todos os acessórios pertinentes para o antes, durante e pós-viagem sem situações inesperadas!

Confira o nosso post sobre os 20 acessórios de viagem para facilitar o seu passeio.

Com essas dicas, você descobriu o segredo para planejar uma viagem com antecedência: dedicação, pesquisa e paciência para colocar o pé na estrada em direção a, mais do que uma experiência, um sonho que logo poderá ser realizado!

Leia Mais no Tô de Passagem:

Viagem A Dois: Destinos No Brasil Para Curtir Em Casal
Conheça Os 12 Melhores Lugares Baratos Para Viajar No Brasil
Viagem A Dois Barata No Brasil: 12 Destinos Românticos

Escrever um comentário