A capital do Brasil chama a atenção pelas estruturas políticas que sempre aparecem no jornal, mas se você pensa que essa é a única atração turística está muito enganado! No guia: o que fazer em Brasília, o turista confere algumas opções de lazer que farão a diferença na sua viagem.

Afinal, o que fazer em Brasília?

Praça dos Três Poderes, Lagoa Paranoá, museus, cervejarias, parques, restaurantes… Brasília proporciona programas para todos os gostos, inclusive para os visitantes mais ecléticos, cujo roteiro incluirá desde opções culturais até aquelas voltadas para curtir uma noitada brasiliense.

Inclusive, se você prefere a noite, não deixe de conferir o próximo tópico!

O que fazer em Brasília a noite?

Pontão do Lago Sul: nesse lugar, é possível encontrar diversos bares para aproveitar a noite de Brasília, ideal para tomar um drink e bater papo. Genaro Jazz & Burger Café e Bar Brasília são alguns dos estabelecimentos que irão fazer da sua noite em Brasília extremamente agradável!

Baladas: se está buscando algo mais agitado, Brasília também dispõe de casas noturnas badaladas, como a famosa Pink Elephant ou o Velvet Pub, com seu estilo mais alternativo (seu forte é o rock e indie). Para quem é fã de eletrônica e pop, uma alternativa é a Victoria Haus.

Restaurantes: assim como as cervejarias, os restaurantes de Brasília também são diversos: do mais refinado até o mais popular! Para quem quer experimentar de tudo, seguem algumas possibilidades deliciosamente incríveis.

No Restaurante Oliver, poderá vivenciar uma clássica experiência gastronômica com toques rústicos (saboreie o ragu de cordeiro com polenta ou um prato digno do mestre do sabor, a paella marinera). Já no Parrilla Burger, o prato principal será aquele hambúrguer inesquecível!

Uma dica é: como Brasília atrai gente de todos os cantos do país, a culinária foi influenciada intensamente por diversas regiões. Portanto, há excelentes estabelecimentos especializados em churrasco (Churrascaria Potência do Sul), comida italiana (Villa Tevere) e nordestina (Mangai Brasília), por exemplo.

Já percebeu que a noite na capital do Brasil rende uma agenda lotada, né? Essa viagem ainda vai muito além. Veja o que fazer em Brasília no final de semana!

O que fazer em Brasília no final de semana?

Praça dos Três Poderes: nessa rota, você conhecerá a essência da capital do Brasil! Conheça os principais prédios políticos, onde são tomadas as decisões mais importantes do país, por fora e por dentro. Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal são obrigatórios nesse passeio.

Museus: o turista que está prestes a passar as férias em Brasília deve saber de antemão que a cidade é riquíssima em museus! Veja alguns que devem fazer parte da sua lista:

Museu Nacional: além da sua estrutura ser uma obra do consagrado Oscar Niemeyer, suas exposições sempre trazem novidades em fotografias e arte interativa. Outro diferencial é que aos finais de semana ele sedia shows e peças de teatro, então esse passeio é duplamente interessante aos sábados e domingos.

Memorial JK: conheça a história e vida de um dos presidentes do Brasil e quem foi um dos principais responsáveis pela construção de nossa Brasília. Fotos e objetos marcam o passeio.

Memorial JK em Brasília

Museu de Valores: aqui está uma oportunidade de entender melhor o contexto econômico brasileiro. A exposição permanente compartilha medalhas e moedas nacionais e estrangeiras para contar os altos e baixos do Brasil com relação ao capital.

Museu do Catetinho: mais um projeto de Oscar Niemeyer, esse museu leva o turista a viajar no tempo, visto que possui objetos e móveis da época em que o presidente JK morava lá. É isso mesmo, o Catetinho foi o primeiro lar do presidente em Brasília!

Museu Vivo da Memória Candanga: esse museu é uma forma de homenagear a população que ajudou a construir a cidade de Brasília! Nordestinos, nortistas, cariosas e mineiros juntos em prol de um mesmo objetivo. Para retratar essa conquista, a exposição permanente apresenta fotos, objetos e peças que marcaram o período de construção de Brasília, desde os seus primórdios.

Estádio Mané Garrincha: para os fãs de futebol, não pode faltar a visita guiada a esse estádio emblemático!

Estádio Mané Garrincha em Brasília

Todas essas atividades podem ser feitas com os pequenos, ou seja, há muito o que fazer em Brasília com crianças! E ainda tem mais para o domingão.

O que fazer em Brasília no domingo?

Parques: seja para praticar ecoturismo e ter grandes aventuras, seja para caminhar e fazer um piquenique em meio à natureza, Brasília oferece parques para todos os perfis. Taguaparque, Cachoeira do Tororó (esse e outros parques com menos intervenção humana ficam mais afastados de Brasília, sendo uma oportunidade para conhecer outras regiões do Distrito Federal), Parque Nacional de Brasília e Jardim Botânico são algumas opções para passar um tempo conectado com a vegetação, ar puro e sossego.

Lago Paranoá: contemple o lago da cidade da ponte JK (à noite o cenário é digno de um filme hollywoodiano) e navegando pelas suas águas tranquilas – sendo que há diversas opções: passeios com parada para banho, ensaios fotográficos e até navegações exclusivas para festas, como formatura, despedida de solteiro e aniversário!

Cine Drive-in: Patrimônio Cultural do Distrito Federal, o Cine Drive-In é o único cinema nesse formato que continua em operação no Brasil! É isso mesmo que está pensando: você assiste o filme no conforto do carro. Uma experiência mega retrô e interessante.

Agora, é só selecionar os passeios que mais tem a sua cara para montar o seu guia personalizado com o que fazer em Brasília – DF!

Por exemplo: para quem quer um guia: o que fazer em Brasília – Turismo, pode focar na Praça dos Três Poderes, museus e restaurantes tradicionais.

Enquanto para aqueles que precisam montar uma rota com o que fazer em Brasília em 1 dia, os parques, o lago Paranoá e os pontos turísticos mais tradicionais (em um período curto, opte apenas pela visita externa) são opções que dão um panorama geral sobre a cidade.

Brasília espera você, amigos e família para dias e noites repletos de atrações, que marcarão a sua viagem e memória!

Leia Mais no Tô de Passagem:

O Que Fazer Em Campo Grande: Conheça A Cidade!
O Que Fazer Em Goiânia: As 14 Melhores Atrações Para Você Conhecer!
Brasília: Guia De Viagem Com Tudo O Que Você Precisa Saber

Escrever um comentário