Confira os melhores meses para ir para Brasília, tendo em vista sua temperatura e o clima

Ir para Brasília certamente estará em seus planos em algum momento, visto que essa é a capital do nosso país e, portanto, merece uma atenção especial. E assim como em todas as viagens, para curtir ao máximo os passeios e pontos turísticos, é preciso pesquisar sobre o clima da região.

Por exemplo: até quando chove em Brasília? Quais são as estações do ano em Brasília? E quando é a melhor época para visitá-la? Tenha as respostas para essas e outras perguntas a seguir!

Quando ir para Brasília?

Congresso Nacional em Brasília

Você pode se basear em dois índices para guiar sua escolha de quando ir para Brasília: de turismo e de praia/piscina. O primeiro é representado por dias com poucas nuvens, baixas chances de chover e temperaturas que variam entre 18ºC e 27ºC.

Esses dias acontecem do início de maio até o fim de setembro e são ideais para quem quer “turistar” sem se preocupar em levar guarda-chuva e quer tirar belas fotos do Lagoa Paranoá.

Já o índice de praia/piscina sinaliza os dias de verão, ou seja, aqueles bem quentes, que merecem uma tarde ao ar livre. O céu é azul e não há chuvas, assim como as temperaturas são mais elevadas (de 24ºC a 32ºC). Se você prefere o calor e gosta de passar a manhã na piscina no hotel, o melhor período para ir à capital do Brasil é do início de agosto ao início de outubro.

Viajando para Brasília

Agora que você sabe os melhores meses para ir a Brasília, fique com algumas opções de lazer para preencher os dias ensolarados de estadia.

Lagoa do Paranoá (Praia do Cerrado e Pontão do Lago Sul) Praça dos Três Poderes, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, Esplanada dos Ministérios, Museu Nacional, Catedral de Brasília, Teatro Nacional, Centro de Convenções, Estádio Mané Garrincha, Palácio Buriti, Parque da Cidade, Memorial JK…

Com tantos e diferentes lugares para conhecer em Brasília, fazer a mala pode ser difícil! O que facilita e muito as escolhas das peças é ter uma noção de como estará o clima no destino.

Temperatura e clima da capital do DF

Clima em Brasília

Denominado como clima de Savana, o clima tropical de estações úmida e seca é o que caracteriza a combinação de duas estações do ano em Brasília – DF: um verão marcado por chuvas (outubro e abril), e um inverno seco (maio e setembro).

O clima seco de Brasília é bem representado pelo mês de setembro, quando a umidade permanece em baixa tanto durante o dia quanto à noite.

Sobre as temperaturas, estas podem variar entre 12ºC a 29ºC. Entre o final de agosto até outubro, as máximas chegam a 28ºC – geralmente, o dia mais quente do ano em Brasília acontece em 24 de setembro. De maio ao final de junho está a estação fria com temperaturas que chegam a 12ºC.

Se a seca é uma característica desse destino, o período de chuva em Brasília também é marcante. Isso porque no verão as chuvas podem vir em abundância por muitos dias seguidos.

Mas até quando chove em Brasília é possível aproveitar: seja no shopping, seja no cinema, seja no boliche, o turista terá a oportunidade de conhecer alternativas da região.

Viajar de ônibus para Brasília

Por dentro dos detalhes do clima e temperatura de Brasília, está na hora de decidir a data da sua viagem! E nada de se preocupar com o preço da passagem de avião ou com aquele medo de altura… Isso porque é possível viajar tranquilamente de ônibus para a capital do Brasil!

Para ir para Brasília você pega o ônibus na rodoviária da sua cidade e vai para a Rodoviária Interestadual, que faz parte de linhas desse transporte de quase todos os estados brasileiros.

Leia Mais no Tô de Passagem:

Quando Ir Para Campo Grande: Melhor Época, Clima, Dicas E Mais!
Quando Ir Ao Rio De Janeiro: Melhor Época, Eventos E Mais
Brasília: Guia De Viagem Com Tudo O Que Você Precisa Saber

Escrever um comentário