Confira 20 encantadores pontos turísticos de Santa Catarina: dos destinos praianos até os que compõem o Vale Europeu!

Quer viajar para o Sul do Brasil, mas não faz ideia de quais destinos escolher? Bom, nós temos uma sugestão! Vamos começar pelos pontos turísticos de Santa Catarina, que reúne municípios turísticos incríveis. 

As particularidades desse estado refletem também a variedade cultural e climática do Brasil, o que, sem dúvida, é um grande diferencial para os turistas que gostam de conhecer lugares completamente diferentes. Aliás, isso é tudo de bom, não é?

Portanto, fique atento às próximas linhas desse texto, pois iremos indicar quais os principais pontos turísticos de Santa Catarina, de acordo com os objetivos da sua viagem.  

Pontos turísticos em Santa Catarina com praia 

Pontos turísticos em Santa Catarina com praia

Você está cansado de saber que o litoral nordeste do país é repleto de praias lindas, mas saiba que Santa Catarina não fica para trás quando o assunto são orlas de tirar o fôlego! Conheça algumas das melhores praias de Santa Catarina

São Francisco do Sul

Primeiramente, você deve saber que as principais praias dessa cidade são: Ubatuba, da Enseada, da Saudade, do Forte e outras. A da Saudade, por exemplo, chama a atenção pela noite badalada e as ondas radicais para os surfistas, enquanto a de Ubatuba é bastante frequentada por famílias, favorecendo a prática de esportes e caminhadas. 

Na cidade mais antiga do Brasil há também um centro histórico com marcas do seu passado – os casarões no estilo açoriano e coloridos, bem como o Mercado Municipal e o Museu Histórico, certamente, são lugares que rendem boas fotos e conexão com a cultura local. 

Florianópolis

Aqui entre nós, você já sabia que encontraria esse destino entre os apresentados nesse post, não é? E pode apostar que realmente ele é importante, tendo em vista as praias icônicas que formam sua orla. 

A Praia de Jurerê é uma das, se não a mais, famosa entre suas opções! Isso porque ela atrai muitos jovens e, tanto de dia quanto à noite, promove agitação nos diversos beach clubs espalhados pela região. Esse é um dos indícios de que essa praia tem uma belíssima infraestrutura. 

E se você ama praias, deve incluir mais alternativas no seu roteiro de pontos turísticos de Florianópolis – Santa Catarina! Ilha do Campeche, Lagoinha do Leste e Praia Mole podem enriquecer sua passagem por Florianópolis

Porto Belo – Ilha de Porto Belo

Esse é um daqueles lugares que podemos ficar por horas admirando! A paisagem paradisíaca é o seu grande chamariz, assim como os passeios de barcos um tanto quanto animados que, além de boa infraestrutura, proporciona um trajeto completo pela baía até alcançar a Ilha de Porto Belo. 

Porém, se você não é muito adepto ao balanço das águas, há a alternativa de conhecer a região por uma trilha ecológica de nível médio de dificuldade em meio à Mata Atlântica, com um guia que ainda conta as curiosidades e lendas da ilha. Além de ver paisagens lindas formadas pela rica fauna e flora, você ainda tem acesso a muito conhecimento!  

Ao passar o dia nesse lugar encantador, você também poderá contar com bons estabelecimentos para apreciar frutos do mar frescos e graúdos, no caso do Petiscaria, bem como coquetéis refrescantes e comidas mais leves, como o lanche natural, no Quiosque Natural! 

Garopaba – Praia da Ferrugem 

A procura por essa praia se deve, principalmente, às praias belas e ondas propícias à prática do surf, assim como pelos períodos (julho e outubro) em que é possível ver um fenômeno incrível da natureza, tendo em vista que a região é ponto de migração das baleias francas, mamíferos que podem chegar a ter 17 metros. 

E se você quer ver esse destino lotado, então visite-o no Carnaval ou no ano novo! 

Balneário de Camboriú 

Se o que você quer é conhecer praias, então essa cidade precisa estar na sua lista de pontos turísticos de Santa Catarina! Praia do Estaleiro, Praia dos Amores, Praia de Laranjeiras, Praia de Taquarinhas… Aproveite os ares praianos catarinenses! 

Balneário ainda oferece outras atrações, como por exemplo: zoológico, Parque Natural, Cristo Luz, Ice Bar e muitas outras! 

Pontos turísticos em Santa Catarina para famílias 

Pontos turísticos em Santa Catarina para famílias
Foto de montanha Russa do Beto Carrero world.

Chegou a hora de ver os principais pontos turísticos de Santa Catarina para famílias, ou seja, que proporcionam diversão para todas as idades e momentos inesquecíveis para pais e filhos. 

Beto Carrero World – Penha

Apresentações de teatro e um parque de diversões emocionante! Esse é o resumo do Beto Carrero, um dos melhores pontos turísticos de Santa Catarina. 

O Hot Wheels Epic, por exemplo, traz apresentações que remetem aos brinquedos, contudo, na atração, eles têm tamanho real e são conduzidos por um profissional que faz diversas acrobacias espetaculares! É radical! 

E para ter mais adrenalina, experimente também a Firewhip, a primeira montanha-russa invertida do Brasil! Esse nome é proveniente de seu formato: o trilho fica sob a cabeça e os pés ficam pendurados. 

Confira mais sobre o parque em: https://www.betocarrero.com.br/ 

Pomerode – Zoológico 

Surpreso pelo fato de um zoológico estar entre os principais pontos turísticos de Santa Catarina? Mas há bons motivos para isso! 

Primeiramente, esse é zoológico mais antigo da região sul do Brasil e reúne mais de 250 espécies, totalizando mais de 1.000 animais. Portanto, esse passeio é uma opção para os adultos e pequenos apaixonados por pets. 

Guarda do Embaú – Pedra do Urubu

Aqui vai uma dica de ponto turístico catarinense perfeito para quem deseja ter uma conexão mais forte com a natureza e com os familiares de modo que todos consigam acompanhar o trajeto. 

Isso porque a trilha para chegar à Pedra do Urubu leva apenas cerca de 30 minutos, lembrando que sua subida é íngreme. Cada segundo vale a pena, pois ao chegar no ponto mais alto, você e seus acompanhantes terão uma vista privilegiada do encontro do Rio Madre com o mar, além da Prainha e Garopaba. 

Também é uma boa alternativa para quem deseja criar nos pequenos as boas práticas esportivas e em meio ao verde. 

Imbituba – Praia do Rosa  

Sabe aquela praia com excelente infraestrutura: desde quiosques e restaurantes até pousadas? A Praia do Rosa oferece tudo isso, sendo super confortável para toda a família! 

E seus atrativos não param por aí, afinal, as águas do mar são tranquilas e para ter uma ideia de sua beleza, ela já foi considerada como uma das melhores praias do mundo pelo jornal The Guardian em 2015. Portanto, pode valer a pena passar uns dias nesse pedacinho de paraíso catarinense! 

Pontos turísticos em Santa Catarina com Serra 

Pontos turísticos em Santa Catarina com Serra

Agora, se o seu objetivo ao buscar um destino catarinense é usufruir de um clima mais ameno e interiorano, a dica é conhecer os pontos turísticos serranos. Veja nossa lista com cinco deles! 

Rancho Queimado 

Muitos espaços com elementos naturais – cachoeiras, montanhas e mirantes –, influência alemã, sobretudo na culinária, e um clima leve de cidade do interior. 

Alguns lugares dessa cidade que não podem ficar de fora do seu roteiro são: o Mirando do Morro Alto da Boa Vista, com 1250 metros e uma vista panorâmica dessa região serrana, o Doce Rancho, com receitas de família de doces que levam seus chocolates artesanais, a Cascata Trisãmya, composto por uma linda queda d’água e um poço que convida os visitantes a mergulhar nos dias quentes. Ou seja, esse destino é daqueles que revigoram qualquer um!

Urupema

Mais uma dica valiosa é conhecer os pontos turísticos de Urupema – Santa Catarina, conhecida por ser a cidade mais fria do Brasil! 

Localizada no alto da serra catarinense, o lugar reúne paisagens com um visual impactante pelo frio que faz na região. Exemplos disso são a cascata que congela e o morro das torres, onde é possível apreciar os cristais de gelo. 

A pequena cidade é um destino onde o turista poderá relaxar e respirar ar puro, então aproveite! 

Anita Garibaldi 

Mais uma cidade catarinense que oferece aos visitantes momentos de rica troca com o meio ambiente, Anita Garibaldi é onde se encontram a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Cachoeira Taimbé e a Usina Velha, espaços que fomentam o ecoturismo local. 

Bom Jardim da Serra

Prepare a câmera fotográfica, pois nesse destino você, sem dúvida, irá se deparar com paisagens de tirar o fôlego! É o caso da Serra do Rio Castro e os cânions do Funil, Laranjeiras e da Ronda! 

Os campos e os cenários característicos das araucárias criam uma atmosfera bem “rilex”, perfeita para o visitante meditar, respirar fundo e recarregar as energias. Vale a pena!  

Criciúma 

Os pontos turísticos de Criciúma – Santa Catarina refletem seu passado, cuja marca é a colonização dos povos europeus. No caso dessa cidade, as tradições italianas permanecem fortes. 

Explore os cantinhos mais famosos desse destino a partir dessa lista: Mina de Visitação Octávio Fontana, Catedral São José, Praça do Congresso, Parque das Nações e muitos outros que dizem muito sobre a história da região e sua cultura. 

Bombinhas 

Quer algo mais dinâmico do que um safári pela cidade? Pois é, em Bombinhas, você e sua família pode fazer um tour panorâmico, cujas paradas são: a Praia de 4 Ilhas, dois Mirantes e a Praia do Mariscal, seguindo para a praia da Conceição e para Canto Grande. Nada mau, hein? 

Ademais, vocês ainda poderão desvendar os mistérios da vida marinha no Museu de Biologia Marinha, que conta com aquários repletos de espécies representativas, a exemplo do cavalo-marinho. Lindo de ver!  

Pontos turísticos em Santa Catarina no Vale Europeu

Pontos turísticos em Santa Catarina no Vale Europeu

Para começar, vamos explicar o que está por trás do nome dessa região: o vale remete às montanhas que a cercam e o “europeu” tem como origem os povos que a colonizaram, sobretudo alemães e italianos. Veja algumas das cidades que compõem o Vale Europeu e conheça seus atrativos! 

Benedito Novo 

Um dos destaques dessa cidade são as condições que favorecem os esportes de aventura, a exemplo da canoagem, rapel, trilhas ecológicas, pesca, tirolesa e muitos outros!  

Também é nesse destino que você poderá ver de perto a Igreja Luterana, a única no Brasil em estilo enxaimel de 1917. 

Ou seja, natureza e construções históricas são os fortes dessa viagem! 

Blumenau 

Uma curiosidade é que em Blumenau está o Museu da Cerveja, onde o turista conhece a dinâmica de produção artesanal de uma das bebidas mais populares do Brasil! 

E falando em cerveja, é nessa cidade também que acontece o famoso festival Oktoberfest, focado na valorização das tradições germânicas, tanto em âmbito gastronômico quanto artístico, com shows de música e dança. 

Mas as atrações blumenauenses não param por aí! Você ainda pode aproveitar tudo o que há de melhor na natureza no Parque Ecológico Spitzkopf, que reúne cachoeiras, nascentes e uma piscina com água corrente. 

Uma cidade versátil é Blumenau, hein? 

Presidente Getúlio 

Com altitude de 250 a 800m acima do nível do mar, a cidade conta com muitas cachoeiras e cascatas, sempre acompanhadas de montanhas e um vasto verde! Já deu para perceber que esse destino é tudo de bom para quem quer mergulhar de cabeça na natureza, não é? 

Não é à toa que Presidente Getúlio foi apelidada de “Vale das Cachoeiras”! 

Mas há outros atrativos que enchem os olhos de seus visitantes. A cultura europeia continua presente por meio da arquitetura remanescente, do artesanato, culinária e arte no geral. 

Rio dos Cedros 

Entre os principais pontos turísticos de Santa Catarina para relaxar, sem dúvida, está o Rio dos Cedros, onde o turista tem a oportunidade de praticar atividades que exigem concentração e imersão total, como pescar, andar a cavalo e conhecer as casas típicas, bem como as feiras da cidade. 

Timbó

O Jardim Botânico de Timbó, o Parque Henry Paul, Museu da Música, Museu do Imigrante, a Blauer Berg Cevrejaria e o Cicloturismo explicam a popularidade dessa cidade, que oferece uma programação variada e bem interessante aos seus turistas. Aproveite! 

Com essas 20 opções de pontos turísticos de Santa Catarina, a viagem para esse estado se torna irresistível! Portanto, selecione as paradas obrigatórios na sua lista e conheça o que há de melhor em solo catarinense.

Veja também no Tô de Passagem:

Praias Do Sul Do Brasil: TOP 10 Com Beleza, Surf E Clima Para Relaxar
8 Passeios Rápidos De Bate E Volta Perto De BH
7 Lugares Imperdíveis Para Você Relaxar Em Santa Catarina!

Escrever um comentário