Ano Sabático: guia completo com dicas e destinos fantásticos!

setastdp

Quantas vezes você já se pegou pensando: “pronto, vou tirar um ano sabático”, mas desistiu porque não teria a grana para se manter durante o ano?

Ao contrário do que a galera pensa, tirar um ano sabático não é só para quem tem uma conta bancária bem recheada, viu? Se essa é a sua vontade, com organização, dedicação ao seu plano e muita vontade de explorar por aí, você consegue!

Seja para aqueles momentos em que repensar sua carreira é necessário, ou simplesmente porque deseja visitar lugares que sempre sonhou, esse período de reflexão é cada vez mais procurado por pessoas por todo o mundo. 

E vamos combinar, né? Por muitas vezes, nossas obrigações diárias nos fazem esquecer desejos antigos de explorar, experimentar e viver. 

Vem com a gente porque esse artigo foi pensado cuidadosamente pra te ajudar a planejar aquilo que, talvez, seja um dos grandes momentos da sua vida!

Até porque, como sempre dizemos por aqui, viajar muda a gente!

Conceitos: O que é um Ano Sabático e qual a sua relação com as férias?

Quando optar por um ano sabático? 

Exaustão profissional ou acadêmica

Explorar novas experiências

Realização de projetos pessoais

Aprimoramento de habilidades

Tempo e espaço: Planeje o período ideal do ano sabático:

Defina seus objetivos

Avalie suas finanças

Estabeleça um plano de retorno

Esteja aberto a mudanças

Dicas essenciais:

Pesquise os destinos escolhidos e as atividades

Informe amigos, parentes e familiares sobre a sua localização

Esteja aberto a mudanças

Destinos inspiradores para tirar um ano sabático:

Ano sabático no Sul

Ano sabático no Sudeste

Ano sabático no Centro-oeste

Ano sabático no Norte

Ano sabático no Nordeste

Encontre passagens de ônibus em promoção para o seu destino sabático!

Conceitos: O que é um Ano Sabático e qual a sua relação com as férias?

Mulher apoiada nas grades de um mirante em primeiro plano na imagem. Ao fundo, o azul do mar ocupa grande parte da foto em frente a vegetação verde viva.

Apesar de bastante famoso, muitas pessoas podem confundir um ano sabático com apenas férias prolongadas, seja de trabalho ou estudos. Para entender melhor, saiba que a prática nasceu na cultura judaica, e a palavra sabático significa “repouso” em hebraico.

A tradição é milenar, descrita no sagrado livro dos judeus: o Torá. A necessidade de um descanso partiu da responsabilidade de renovar a terra, que sempre serviu como base para a agricultura.

E aí, em um período de 7 anos, 6 eram para a plantação, cultivo e colheita, e o ano seguinte era sabático para a terra descansar e o solo se recuperar. Para entrarmos em mais detalhes sobre a tradição, no Torá, o ano sabático é complementado por outra palavra: Shemitá, que significa “libertação”.

Portanto, a ideia do período sabático, sendo 6 anos de trabalho e 1 de descanso, entrou nas leis trabalhistas judaicas de uma forma reduzida: a cada 6 dias de trabalho, o sétimo é de descanso.

É por isso que, até hoje, o sábado é considerado um dia sagrado para os judeus, em que não se pode trabalhar. O dia deve ser dedicado à família, cuidar de si mesmo, descansar e voltar renovado para o próximo ciclo.

No entanto, com o passar dos anos, o termo acabou se distanciando do significado religioso. Atualmente, quando alguém menciona um ano sabático, está planejando um ano ou longo período de licença não-remunerada.

O legal é que, por mais que o siginificado religioso tenha se perdido para quem não é judeu, a ideia segue sendo a mesma: um longo período de descanso, renovação e até mesmo autoconhecimento.

Tempo e espaço: planeje o período ideal do ano sabático

Mulher sentada no chão, digitando em seu notebook em cima de uma mesa de centro. Ao seu lado, no chão, sua mala de viagem aberta.

Bom, para preparar um ano sabático, ou um longo período de tempo em que você não irá trabalhar, é preciso muito planejamento antecipado e organização.

Até porque, não dá para simplesmente “largar” tudo e sair por aí, não é mesmo?

Vamos te ajudar com isso, tá bom? Bora lá!

Defina seus objetivos

Para começar, a primeira coisa que você precisa decidir são os seus objetivos com esse período sabático.

Você quer descobrir mais sobre si mesmo? Fazer trabalho voluntário? Estudar outros idiomas? Conhecer novas culturas?

Reflita sobre os seus verdadeiros motivos – e tudo bem ter mais de um, até porque, muitas vezes você planeja um objetivo e ganha outras experiências de brinde. Essa é a beleza de viajar por aí! Inclusive, isso faz todo sentido na hora de pensar em seus destinos, por exemplo

Com as metas e objetivos mapeados, fica mais fácil definir os outros elementos da sua jornada.

Avalie suas finanças

Como dissemos lá no começo, tirar um ano sabático não é só para quem tem grana de sobra.

Tudo o que você precisa é de um bom planejamento financeiro, disciplina e paciência. Não é porque você decidiu hoje que vai tirar um sabático, que amanhã você já cai na estrada, viu?

Os seus melhores amigos nesse momento são o Google, influenciadores de viagem nas redes sociais e, claro, a gente aqui do Tô de Passagem: muita pesquisa é chave para o ano sabático perfeito!

E por falar em economizar na hora de cair na estrada, uma ótima forma de economizar de uma cidade para outra é contar com a ClickBus e as passagens de ônibus em promoção. Viajar com conforto e segurança pode estar a um click de distância!

E aí, economizando no transporte, é só pesquisar a fundo as opções de hospedagem, média de preços nos restaurantes, pontos turísticos pagos e todos esses detalhes importantes.

Agora, se a viagem é internacional, precisa de mais um pouco de atenção. Até porque, é outro idioma, moeda, cultura, tradições e muito mais.

Então, leve em consideração uma boa poupança para você cobrir todos os gastos com:

  • Passagens
  • Deslocamentos
  • Seguro viagem 
  • Alimentação
  • Hospedagem
  • Cursos (se estiver indo para estudar)
  • Pontos turísticos pagos e lazer em geral
  • Aluguel de imóvel e veículo

Ah, se você perceber que o dinheiro não vai cobrir todas essas despesas mas não estiver com muito tempo para esperar juntar tudo, vale considerar trabalhar pelos lugares em que estiver. Vários hostels oferecem hospedagem em troca de trabalho, por exemplo.

Essas dicas valem tanto para viajar sozinho, quanto a dois ou em família! O que vai mudar, é claro, são os valores.

Estabeleça um plano de retorno

Todo planejamento tem começo, meio e fim, né?

É claro que você não quer pensar na volta sem antes mesmo ter ido, mas é muito importante deixar tudo organizado para uma volta tranquila. Afinal, o ano sabático é para renovar as energias – não dá para voltar logo se estressando com o que poderia estar resolvido.

Então, se você, por exemplo, for pedir demissão do seu trabalho, converse com o seu chefe sobre a possibilidade de voltar. Acredite, muitas empresas preferem re-contratar quem já fez parte do time.

Dica extra: coloque também no seu planejamento uma reserva financeira para a volta, nem que seja o suficiente para cobrir apenas o primeiro mês de volta.

Ah, e é claro, se você mora de aluguel, você precisa decidir se continuará pagando o aluguel para garantir que a sua casa ainda será sua quando voltar, ou você pode encerrar o contrato e dar um jeito de guardar seus pertences de maior valor na casa de um parente ou amigo de confiança.

A segunda opção é mais econômica, mas você precisa desapegar da sua casa. Então, vale a pena pensar com carinho!

Esteja aberto a mudanças 

É preciso ter sempre em mente que por mais que você se dedique ao planejamento da melhor forma possível, a vida nem sempre colabora em cada detalhe. Por isso, vale a pena pensar em um plano B e até mesmo um plano C para não se desesperar caso alguma coisa dê errado.

E isso vale em todas as etapas! Seja planejando a sua viagem e percebendo que o dinheiro que você tem guardado não é o suficiente, durante a viagem quando um local cancelar a sua hospedagem porque o seu ônibus atrasou, ou na volta, caso aconteça qualquer outro imprevisto.

Se jogar pelo mundão é um aprendizado, principalmente, da sua capacidade de conseguir se adaptar a novas situações e viver experiências inesquecíveis, sejam elas boas ou ruins!

Quando optar por um ano sabático?

Pessoa sentado no banco de uma rodoviária, com a sua mochila no chão e seu chapéu no topo. A imagem não mostra o rosto da pessoa.

Agora que você já tem mapeado o que é mais importante para planejar um ano sabático, resta decidir quando ir!

Vale ressaltar que, para os judeus mais tradicionais, o ano sabático é sempre a cada 6 anos. Se você não é judeu, mas deseja que o ano sabático se torne uma tradição na sua vida, escolha o período que preferir e fizer mais sentido para você.

Se é a sua primeira vez tirando um ano sabático, você com certeza vai voltar já querendo planejar o próximo. E aí, é só entender em quanto tempo você consegue se organizar para isso.

Considerando que é a sua primeira vez, entenda os motivos principais para tomar a decisão de quando optar por um ano sabático.

Exaustão profissional ou acadêmica

Nos dias de hoje, é muito comum encontrar profissionais ou estudantes que se sentem exaustos com a rotina corrida que levam. E a gente sabe bem que quando questões da vida vão se somando, pode ser mais difícil evitar que tudo vire uma bola de neve.

Para uma galera, os clássicos 30 dias de férias são o suficiente para descansar e dar um refresh. Agora, tem aqueles que sentem a necessidade de pegar um tempo maior, para até mesmo repensar se é esse o destino que querem dar para suas vidas acadêmicas e/ou profissionais.

Até porque, dependendo da rotina de trabalho ou estudo – ou os dois -, algumas pessoas só conseguem resolver pendências da vida pessoal quando estão de férias.

Quando isso acontece e acaba acumulando dias que poderiam ser para descansar, acontece a exaustão mental e/ou física. Se você se sente assim, tenha paciência para organizar com calma o seu período sabático e depois se jogue na estrada!

Explorar novas experiências

Tudo bem que só viajar para outra cidade, estado ou país já é uma aventura por si só, mas isso não quer dizer que você deve fazer as mesmas coisas que faz agora, não é mesmo?

Por exemplo, se você mora em uma cidade que faz bastante calor, e vai passar um período em um lugar que neva, não vale a pena ficar fechado no hotel para não passar frio. Viva a experiência da região de verdade – nem que seja bem rapidinho!

Até porque, quase inevitavelmente você vai estar em contato com novas culturas, então que seja com o coração aberto para viver novas realidades.

Realização de projetos pessoais

Como já falamos algumas vezes, o seu ano sabático pode ter vários motivos, e um deles pode ser a realização de projetos pessoais.

Nesse caso, para decidir quando ir, vale levar em consideração quais são as suas vontades e como isso pode ser suprido na viagem. Muitas pessoas encaram o ano sabático como uma oportunidade para contribuir com a sociedade fazendo trabalho voluntário, por exemplo, e assim alcançarem um estado de espírito evoluído, prontas para voltar à realidade e serem agentes transformadores onde vivem.

Se você se encaixa com essa vontade, vale a pena pesquisar lugares que oferecem estadia e alimentação em troca de trabalho para a comunidade local. Com certeza, depois dessa experiência, você verá a vida com outros olhos!

Aprimoramento de habilidades

Outro motivo muito relevante, e que pode ser alinhado com seus projetos pessoais, é encontrar formas de aprimorar habilidades que você não tem tempo de dedicar no dia a dia.

Usando um exemplo que case com isso, você pode ser voluntário em um país para, além de fazer uma boa ação na comunidade, aprender ou aprimorar outro idioma. 

Viu só? É por isso que salientamos ali no começo que você pode encontrar mais de um motivo para tirar um ano sabático!

Dicas essenciais 

Duas mulheres sorrindo e segurando o mesmo mapa no centro de uma cidade.

Toda ajuda é útil para organizar um ano sabático. É por isso que, além das dicas que já demos para você, vamos incrementar com mais uma ajudinha para planejar com todo cuidado.

Bora lá?

Pesquise os destinos escolhidos e as atividades

O destino reflete diretamente o seu objetivo com o ano sabático. Se você quer só descansar, sem se preocupar com nada, é legal ir para um destino paradisíaco.

Mas vale uma avaliação interna: você realmente acha que praias paradisíacas são relaxantes? Ou você prefere uma cachoeira? Ou lugares sem atrativos naturais? Nem todo mundo concorda que pegar um bronze e se jogar numa água refrescante é o ideal de relaxamento!

E aí, se o seu objetivo é aprender um novo idioma, escolha um lugar que, além de falar este idioma, também ofereça os atrativos que você preferir, e assim por diante de acordo com seus objetivos.

Informe amigos, parentes e familiares sobre a sua localização

Se você for viajar sozinho, em casal ou até mesmo em família, é importante avisar aos seus amigos e familiares sobre onde você está e para onde está indo. E isso é bem simples, você pode enviar e-mails, mensagens nas redes sociais, ligar ou apenas deixar o seu roteiro completo compartilhado com eles.

Só vale lembrar que, caso você compartilhe o roteiro da viagem, não esqueça de avisar caso os planos mudem por algum motivo. Você pode decidir ficar por menos tempo em um local, ou excluir um destino da rota e isso precisa ser avisado!

Ninguém quer pensar no pior, mas é importante facilitar as coisas em casos de emergência, né?

Destinos inspiradores para tirar um ano sabático:

Como todo bom viajante já sabe: você não precisa sair do país para viver grandes experiências! O Brasil é um país tão rico em cultura, história e biodiversidade, que você pode conhecer realidades bem diferentes da sua ainda estando no mesmo país.

Para não deixar nenhum destino sem o destaque que merece, vamos recomendar algumas cidades que você precisa conhecer, mas não deixe de lado as várias outras opções de destinos incríveis pelo Brasil!

Ano sabático no Sul

Mulher com touca e cachecol tomando chimarrão na Serra Gaúcha.

Começando pelo Sul, de baixo para cima, a região é uma opção maneira para quem busca destinos mais calmos. Claro, isso depende da cidade em que você for. Se você for para uma das capitais, o movimento será mais agitado.

Além de comer bastante churrasco e tomar chimarrão, as comidas típicas do Sul são quase uma atração à parte!

Agora, falando de atrações, você pode curtir as praias do sul com mais tranquilidade, ou explorar as cachoeiras, cânions, serras e muita beleza natural – tudo isso com um climinha mais gelado.

Só vale lembrar que, por mais que o clima seja mais frio no Sul, as estações do ano por lá são muito bem marcadas e com grandes quedas e aumentos repentinos da temperatura.

Entre alguns destinos inesquecíveis, estão Curitiba, no Paraná, Urubici, em Santa Catarina,  Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e a sempre maravilhosa Serra Gaúcha.

Ano sabático no Sudeste

Cânions da cidade de Capitólio. Rio azul passando pelo meio dos cânions.

O Sudeste do Brasil é uma das regiões mais visitadas do Brasil, pois é onde fica São Paulo e Rio de Janeiro. Duas capitais incríveis, mas que acabam ofuscando as outras cidades da região.

Quem escolhe o sudeste brasileiro, geralmente está em busca das paisagens famosas e pontos turísticos icônicos. Mas, vale destacar que a região é conhecida pelos sítios pedagógicos em que você pode ser voluntário em projetos sociais.

Ainda, vale a pena sim conhecer as cidades que são figurinhas carimbadas nos roteiros de viagens, mas não deixe de se aventurar pelas cidades que também tem muito a oferecer, como Vitória no Espírito Santo, e Capitólio em Minas Gerais – o mar de Minas!

Por lá, dependendo das cidades que você escolher, a vibe é mais agitada, mas você ainda encontra destinos mais tranquilos para descansar!

Ano sabático no Centro-Oeste

Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros. Formação rochosa lisa em foco, com grande chapada ao fundo.

Sabe um roteiro maneiro para fazer no Centro-Oeste? Conhecer umas das principais chapadas do país. A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um prato cheio para quer uma mistura de aventura, conexão com a natureza e muita paz para refletir.

A região é bastante famosa pelas belezas naturais, e pode ser bem relaxante!

Diversas cidades contam com fontes de águas termais, que são ricas em nutrientes e propriedades medicinais. Além de muito gostosas para passar boa parte do dia! Isso tem de monte em Caldas Novas, também em Goiás.

Se você busca cidades para curtir a natureza com um clima quente e tranquilidade, vai adorar passar um período sabático por lá!

Ano sabático no Norte

Vista aérea panorâmica da cidade de Manaus ao entardecer. Diversos prédios pelas ruas arborizadas.

O Norte do Brasil é uma região que vale muito a pena passar um longo período!

É a região que abriga a maior preciosidade da fauna e flora Brasileira: a floresta amazônica, que caso você não saiba, é a floresta com a maior biodiversidade do planeta!

Os 7 estados que formam a região esbanjam muita beleza natural, riqueza cultural e uma parte da história do país que você precisa conhecer mais a fundo. Vale a pena conhecer Manaus e Porto Velho, duas capitais que representam muito bem a região.

O clima por lá é marcado pelas altas temperaturas o ano todo, com o ano marcado em duas estações bem definidas: a chuvosa e a seca. 

Você vai curtir bastante o ecoturismo na região, seja em aventuras que fazem o coração bater mais forte, ou em passeios tranquilos no meio da natureza! 

Ano sabático no Nordeste

Vista aérea da cidade de Natal. Mar azul cristalino ao lado esquerdo da foto, com casas e prédios da cidade ao lado direito.

Muita gente quando pensa no Nordeste já imagina as praias paradisíacas, a comida muito bem temperada e o clima quente. Acontece que, justamente por conta das paisagens belíssimas e praias incríveis, é uma região que atrai turistas de vários lugares do mundo.

Por ser uma das regiões com mais movimento turístico, os valores nos destinos mais conhecidos podem ser um pouco salgados, principalmente em cidades como Salvador, Recife e Fortaleza

Mas, se você der uma pesquisada em nosso guia de destinos, vai perceber que a região conta com cidades incríveis e mais em conta para passar um ano sabático em paz, como Cabo de Santo Agostinho e Ilha de Itamaracá, ambas em Pernambuco.

Se você quer agito, vá para as capitais. Mas, se a ideia é uma vibe mais tranquila, procure pelas vilas litorâneas da região e se jogue na beleza do Nordeste!

Quando chegar a hora, o seu ano sabático estará a um click de distância! 

Ufa, esperamos que tenhamos conseguido te ajudar a definir o planejamento para o seu ano sabático. Lembrando que, caso não dê para ser o ano todo, ainda assim vale a pena passar alguns meses desligado da sua rotina. O importante é voltar renovado!

Se a vontade de cair na estrada já estiver batendo mais forte, queremos que este conteúdo te ajuda a colocar seus planos em prática, porque como já falamos neste artigo, viajar muda a gente!

Não deixe de conferir as passagens de ônibus em promoção caso esteja pensando em viajar pelo Brasil e dê aquela economizada no transporte! Já ajuda bastante no orçamento.

Vamos ficar aqui te esperando, tá bom? Depois, venha nos contar nos comentários como foi a sua experiência!

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem