Categoria

Capitólio

A cidade mineira é conhecida pelas energizantes cachoeiras, mas também reserva outros pontos que merecem sua visita. Confira! 

Capitólio certamente é uma das cidades queridinhas entre os amantes da natureza! Afinal, a lista dos presentes da mãe natureza é recheada, com opções de cachoeiras e cânions, que além de emanarem clima de paz, também rendem fotos incríveis. 

Por isso, se você procura acalmar a mente, desacelerar e focar no equilíbrio, há muito o que fazer em Capitólio. Portanto, com a finalidade de tornar sua viagem mais proveitosa, organizamos um compilado de dicas para você. Quer saber mais? Então, leia a seguir. 

Quando ir para Capitólio? 

Primeiramente, antes de decidir começar  a organizar seu checklist de viagem, recomenda-se sempre ficar atento sobre quando ir a Capitólio, pois ninguém deseja ser surpreendido por dias de chuva, que certamente vão estragar os passeios em meio à natureza, não é? 

Além disso, é importante lembrar também que as cachoeiras em Minas Gerais são incríveis, mas não devem ser visitadas em época de chuva intensa, pois há risco de cabeça d’água, fenômeno natural que causa o aumento do fluxo de água, podendo gerar afogamento. 

Por isso, a melhor época para visitar a cidade, de acordo com o Índice de praia e piscina do Weather Spark, é entre o meio de março ao início de maio; e do meio de agosto ao início de novembro – períodos em que os dias ficam sem chuva e com clima quente. 

Já reserve as roupas de banho, protetor solar e garrafinha de água para aproveitar os dias na cidade mineira. Certamente, você terá momentos incríveis e fotos lindíssimas como recordação dessa viagem. Bora aproveitar? 

Clima de Capitólio 

Clima de Capitólio

O clima de Capitólio tem duas fases bem marcadas: uma estação abafada, com céu quase encoberto e precipitação; e outra seca, quase sem nuvens. 

Contudo, durante o ano as temperaturas são bem agradáveis, equilibradas, com clima morno. Normalmente, os termômetros variam de 12 °C a 29 °C e raramente ficam abaixo de 8 °C ou acima 34 °C. 

Ou seja, além dessa terra mineira ser belíssima, a temperatura em Capitólio é ótima, na medida certa. Portanto, costuma agradar diferentes perfis de turistas, é um local bem democrático nesse sentido. 

O que fazer em Capitólio

Como falamos acima, as paisagens naturais são os pontos fortes da cidade mineira, conhecida popularmente como “Rainha dos Lagos”. Entre os locais mais famosos, merece destaque especial o Lago de Furnas, que possibilita aos turistas um passeio naútico regado de vegetação e opções de cachoeiras para mergulhar em águas geladíssimas. 

Contudo, além disso, conhecer o centro da cidade também é um dos lugares para ir em Capitólio, pois há opções de lojas com iguarias típicas da região. É o ponto ideal para conhecer a cultura local da cidade e aproveitar para comprar lembrancinhas de viagem. 

Pensando nisso, confira os detalhes sobre os pontos turísticos de Capitólio, bastante frequentados por quem vai visitar a cidade. 

Pontos Turísticos de Capitólio

Pontos Turísticos de Capitólio

Bom, agora que você já sabe qual é a melhor época e clima de Capitólio, vamos às dicas mais aguardadas: os passeios e pontos turísticos! 

  • Lago de Furnas 

Primeiramente, nossa sugestão de passeio é a Represa do Lago de Furnas, um verdadeiro paraíso natural com águas em tom de verde cercadas de cânions gigantescos, com mais de 20 metros de altura. Uau! É muita beleza e grandiosidade… 

Nesse ponto turístico, uma boa alternativa é alugar uma lancha para curtir o dia em meio ao movimento das águas sob o céu sem nuvens. Com certeza, você vai se surpreender com a lindeza desse lugar e, claro, garantir fotos super instagramáveis. 

Outro detalhe bem legal do Lago de Furnas são os bares flutuantes, que têm comidas e bebidas perfeitas para acompanhar os dias ensolarados. Já ficou com vontade de sair de casa, né? 

Mas, calma que não acabou! Ademais, há outro destaque incrível: as cachoeiras. Há muitas opções na região, como a Cachoeirinha da Ilha, Cachoeira de Lagoa Azul e Cachoeira Cascatinha – Cachoeira Eco Parque. 

E já que estamos falando de cachoeiras em Capitólio, fizemos uma rápida seleção com as mais famosas da cidade para você aproveitar para mergulhar em águas energizantes ou apenas observá-las! Confira mais a seguir.

  • Cachoeira Fecho da Serra 

É conhecida em Capitólio, por causa de seu tamanho surpreendente, tem cerca de 30 metros de altura e, consequentemente, uma queda d’água bem potente. Além disso, é rodeada por uma vegetação lindíssima que preserva muitas espécies locais. 

Certamente, é um dos melhores pontos para refletir sobre como somos pequenos perto do tamanho do universo e da força da natureza. Sem dúvidas, é um local mágico, cuja energia toca e sensibiliza seus visitantes. Não deixe de colocar a Cachoeira Fecho de Serra no seu roteiro de viagem de Capitólio

  • Cachoeiras da Trilha do Sol

Cachoeira do Poço Dourado uma das melhores em Minas Gerais

Outro destaque entre o vasto cardápio de cachoeiras em Capitólio é a Trilha do Sol, pois não tem apenas uma opção. É um ótimo passeio para aquecer as pernas e observar a vegetação.

Se você optar por conhecer esse lugar, passe nas Cachoeiras do Grito, que abrangem uma área de 3 quilômetros e são perfeitas para cair na água. Ah, e fique tranquilo: o percurso é leve, considerado médio para as pessoas que já estão acostumadas com trilhas e moderado para iniciantes. 

Além destas, outro destaque na região é o Poço Dourado, que apresenta uma beleza singular: a tonalidade dourada de suas águas, que remetem ao ouro. Incrível, né? Parece até cenário de filme… Ademais, todo seu entorno tem restaurante, redário e uma piscina. Luxo puro, não? 

  • Cachoeiras Paraíso Perdido

Esta é uma opção para quem gosta de natureza, mas não deixa de lado a importância de ter infraestrutura. As Cachoeiras Paraíso Perdido, além de suas quedas d’água, são rodeadas por camping, banheiro, restaurantes e até hospedagem. Para visitar o local, é necessário pagar R$50. 

Porém, garantimos que vale a pena reservar esse valor para conhecer a região. No total, há 18 opções de atrações, dentre poços e cachoeiras. Sem dúvidas, é um ótimo ponto para passar o dia inteiro e desfrutar tudo o que há de melhor por aqui. 

Muita cachoeira incrível, né? Provavelmente, você já está a fim de viajar para Capitólio em breve, não? Pois é, realmente vale a pena! 

Porém, além das incríveis cachoeiras, há outros passeios para colocar no seu roteiro de viagem. Confira mais abaixo. 

PASSEIOS em Capitólio

Passeios em Capitólio

  • Mirante dos Cânions 

É um cartão postal da cidade mineira, de onde é possível observar quase a totalidade do Lago de Furnas. Certamente, é um ponto perfeito para ir sozinho, com a família ou amigos, pois a vista realmente vale a pena, costuma deixar os turistas emocionados. É de ficar com o queixo caído! 

  • Morro do Chapéu 

Você faz o tipo mais radical? Que tal uma aventura de 4×4?

Então, você vai adorar percorrer o trajeto recheado de cachoeiras e belas paisagens para chegar no topo do Morro do Chapéu, um dos mais altos de Capitólio. O visual, sem dúvidas, é exuberante demais! Aproveite! 

  • Capitart – Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Capitólio

Um pouco de arte e cultura nunca é demais, né? Para quem gosta de conhecer as origens dos destinos que visita, certamente o Capitart – Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Capitólio, deve fazer parte do checklist de viagem, como ponto obrigatório de parada. 

No local, há de tudo: compotas artesanais, cestas de palha, cachaças e outros produtos que revelam as raízes de Capitólio.

Além de ser um ponto interessante para conhecer a cultura local, também é ótimo para comprar lembrancinhas de viagem para as pessoas queridas. 

  • Praça da Matriz 

Por fim, um lugar bem turístico de Capitólio é a Praça Matriz, espaço onde passado e presente interagem entre si. 

Isso acontece, pois no local há antiga e intimista Igreja de São Sebastião, que serve de pano de fundo e ambiente de fé para os religiosos; e também barraquinhas e feirinhas que trazem vida e juventude para o espaço. Portanto, enquanto o cenário é antigo, o que pulsa nas ruas é a energia e conversas das pessoas. 

Certamente, é um lugar para pensar na revolução da sociedade ao observar as relações entre passado e presente. 

  • Escarpas do Lago 

Sabe um lugar cheio de luxo, que parece ter sido montado para ser cenário de filme de Hollywood? Pois é, certamente o bairro Escarpas do Lago é um dos pontos mais elegantes e cheios de pompa de Capitólio. 

É um ponto da cidade que vale a pena a visita para observar os detalhes das casas, que ganham um tom particular pela proximidade com o Lago de Furnas, que comentamos no início do texto. 

Ademais, a vida noturna costuma ser bem agitada, ideal para quem procura badalação. Nos arredores da região, sempre há opções de shows e festas. Não deixe de ficar atento aos eventos. Bora para o rolê?! 

  • Serra da Canastra 

Que tal aproveitar o clima mineiro e saborear um pouco o gostinho típico do Estado? Já ficou com água na boca?! 

Então, com certeza você vai se surpreender e salivar com a quantidade de queijos artesanais produzidos e comercializados por produtores locais. São tantas opções e explosão de sabores que é praticamente impossível escolher o mais gostoso. 

Ah, e além de ser um programa maravilhoso para as papilas gustativas também tem um visual incrível, com muito contato com a natureza. Certamente, você irá se surpreender. 

Restaurantes de Capitólio

Restaurantes em Capitólio

Já que estamos falando de comida, o que acha de ter algumas dicas de restaurantes em Capitólio? Sempre é bom ter no checklist opções para matar a fome, depois de um dia inteiro em meio à natureza e cachoeiras, não acha?! 

Por isso, fizemos uma rápida seleção gastronômica para você. 

  • Restaurante Tropeiro 

O Restaurante Tropeiro se destaca pelo cardápio com peixes, que cai perfeitamente bem, depois de passeios ao ar livre. 

Entre as sugestões, experimente a Tilápia à parmegiana, que além de deliciosa é super bem servida. Os pratos no Tropeiro costumam servir até três pessoas. Sem dúvidas, você não passará fome por aqui. 

  • Bella Geni Pão de Queijaria 

Ir para Minas Gerais e não comer um pão de queijo não vale, né? Então, se você quer experimentar o clássico mineiro, não pode deixar de dar um pulinho na Bella Geni Pão de Queijaria. 

Apesar do estabelecimento ser simples, o pão de queijo é super especial, feito na hora, super quentinho… Hummmm! 

Ah, e além dessa gostosura tradicional, há também opções com recheio de pernil, bacon e cheddar, doce de leite e romeu e julieta. “Bão” demais, não é? 

  • Pizzaria Capitólio 

Dica de pizza não pode faltar, né? Afinal, quem não gosta? 

Na Pizzaria de Capitólio, há mais de 60 sabores de pizza. Além disso, os calzones também fazem sucesso no restaurante, pois os cliente podem escolher os ingredientes que compõem o prato. Ulalá! 

E, se você quer ter uma experiência completa, uma boa ideia é pedir um vinho para acompanhar e arrematar a noite com uma pizza doce. Certamente, será um momento delicioso! 

Como chegar em Capitólio

Como chegar em Capitólio

Agora que você já sabe o que fazer, quando ir e o que fazer em Capitólio, uma dica super valiosa é embarcar rumo à cidade mineira de ônibus, uma opção mais barata e ótima para já aproveitar o visual da estrada. 

Capitólio tem uma rodoviária no centro da cidade, com diferentes opções de passagem. Consulte os horários e aproveite para já começar a pesquisa para sua viagem. 

Ademais, é bom ressaltar que o ponto onde está situada é bem estratégico, próximo à Praça da Matriz, lugar frequentado por moradores e turistas.

Como falamos acima, Capitólio é uma cidade encantadora, que aquece a alma dos turistas não só pela beleza de suas paisagens singulares, mas também pela forte energia que suas cachoeiras e cânions emanam. Certamente, é uma vibração especial, que deixa a sensibilidade à flor da pele. 

Portanto, aproveite para desligar as notificações do celular, prestar atenção no momento presente e equilibrar o corpo e a mente. Afinal, é sempre importante desacelerar a mente e recuperar um pouco das nossas origens e essências, não acha?! 

Com certeza, esse cantinho mineiro vai entrar para sua lista de lugares preferidos. Aproveite cada segundo e boa viagem!

Tem alguma sugestão para nos dar? Conte pra gente! Adoramos Sugestões! 

Veja também no Tô de Passagem:

O Que Fazer Em Maceió E Dicas Valiosas Para Conhecer A Cidade!
Viagem A Dois: Destinos No Brasil Para Curtir Em Casal
Conheça Os 12 Melhores Lugares Baratos Para Viajar No Brasil
Belo Horizonte: Guia De Viagem Para Explorar Tudo Na Capital