Tiradentes, MG: Guia para Conhecer Tudo da Cidade Histórica

setastdp

Um pedacinho da história do Brasil em meio à beleza das serras mineiras: esse é o apaixonante município de Tiradentes.

Considerada um patrimônio nacional, Tiradentes é uma das cidades históricas mais adoradas pelos turistas, e não é à toa. Estamos falando de uma verdadeira joia do período colonial, com casarões seculares, museus e igrejas repletas de arte barroca, tudo isso envolto por uma natureza exuberante. Não importa se você prefere pegar umas trilhas para banhar em cachoeiras ou apreciar uma caminhada tranquila pelas pacatas ruas de paralelepípedo, uma coisa é certa: você vai adorar conhecer Tiradentes.

Aqui, vamos te guiar no planejamento do melhor roteiro de viagem para essa cidadezinha que reúne tudo que há de mais fascinante no interior de Minas Gerais. Então continua a leitura que a gente te mostra:

Tiradentes – História 

Onde fica Tiradentes? 

Como chegar em Tiradentes? 

Clima em Tiradentes 

Quando visitar Tiradentes? 

Alta temporada 

Baixa temporada 

O que fazer em Tiradentes: Começando pelas belas igrejas 

Igreja da Santíssima Trindade 

Igreja Matriz de Santo Antônio 

Capela de São João Evangelista 

Capela de Nossa Senhora das Mercês 

Capela de São Francisco de Paula 

Pontos turísticos de Tiradentes, MG 

Museu de Sant’Ana 

Chafariz de São José 

Largo das Forras 

Museu Casa Padre Toledo 

Bichinho 

Cachoeiras de Tiradentes 

Cachoeira do Índio 

Cachoeira dos Anjos  

Cachoeira do Bom Despacho 

Poço da Coca Cola 

Cachoeira Paulo André 

Poço Fundo 

Algumas festividades para aproveitar em Tiradentes durante o ano 

Mostra de Cinema de Tiradentes

Tiradentes em Cena 

TremBier Festival 

Tiradentes Vinho e Jazz Festival 

Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Tiradentes com toda certeza irá conquistar você! 

Tiradentes – História

Muito antes de ser um adorado destino turístico, Tiradentes era um arraial fundado em 1702 por paulistas que embarcaram na cobiçada busca pelo ouro. O agrupamento foi crescendo ao longo dos anos até ser elevado ao status de vila, com o nome de São José. Transformada em cidade em 1860, a localidade foi um importante centro de extração de minérios durante toda a Era do Ouro. Depois, passou um tempo esquecida.

Mais para o final do século 19, os republicanos “redescobriram” a cidade e resolveram mudar seu nome para que ela passasse a homenagear o herói da Inconfidência Mineira, Tiradentes. Afinal, o município havia sido palco de muitas das reuniões de planejamento dessa importante conspiração de aspirações revolucionárias.

Aos poucos, a cidade foi chamando a atenção de visitantes por sua imensa beleza e bagagem histórica, até ser tombada em 1938 pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) para fins de preservação. Hoje em dia, Tiradentes segue encantando todo mundo que passa por lá e recebe regularmente viajantes de vários cantos do mundo.

Onde fica Tiradentes? 

Onde fica Tiradentes?

Tiradentes fica no interior de Minas Gerais, cerca de 191 quilômetros ao sul da capital, Belo Horizonte. A cidade, que é abraçada pela Serra de São José, faz fronteira com outros pequenos municípios, como Santa Cruz de Minas, Ritápolis e Coronel Xavier Chaves. 

O maior município nos arredores é a famosa São João del Rei, também conhecidíssima pelas muitas possibilidades de turismo cultural. Aliás, é comum que os viajantes que visitam Tiradentes tirem um tempo para dar um pulinho em São João.

Como chegar em Tiradentes? 

O aeroporto mais próximo a Tiradentes é o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte. Portanto, é necessário pegar a estrada para chegar até Tiradentes, o que pode ser feito facilmente de carro ou de ônibus. 

Embora a maioria dos turistas vindos de outros estados prefira parar primeiro na capital mineira, também é comum ir até Tiradentes por via terrestre saindo de outras cidades do sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro

Para te ajudar a ter uma noção melhor do trajeto, mostramos, abaixo, os tempos de estrada até Tiradentes saindo de alguns pontos de partida famosos:

Belo Horizonte: 3h30

Ouro Preto: 3h

São Paulo: 8h

Rio de Janeiro: 5h

Para quem busca economia e praticidade, a melhor opção é, sem dúvidas, viajar de ônibus. Ao chegar, você vai descer na rodoviária que fica na Rua Custódio Gomes, nº 11. Você perceberá que se trata de uma região bem central: logo de cara, encontrará uma ótima variedade de hospedarias, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos.

Se quiser garantir uma viagem tranquila, que tal providenciar logo as suas passagens de ônibus para Tiradentes?

Clima em Tiradentes 

Tiradentes presenteia seus visitantes com um clima ameno e morno durante a maior parte do ano. Em geral, as temperaturas variam entre 12ºC e 28ºC. Durante a época mais chuvosa, que vai de novembro a março, o céu fica bastante encoberto por nuvens, que vão embora na temporada seca (maio a setembro).

Apesar das chuvas, o verão em Tiradentes é quente, sendo fevereiro o mês que traz as maiores temperaturas. Os meses mais frios são junho, julho e agosto.

Quando visitar Tiradentes? 

Como você pode ter percebido, em termos de condições climáticas, a notícia é boa para quem deseja conhecer Tiradentes: é possível visitar a cidade e ter ótimas experiências a qualquer momento do ano. Há outros fatores, entretanto, que fazem com que o movimento na região fique mais ou menos intenso. 

Por isso, antes de agendar sua viagem, é importante saber como funcionam a alta e a baixa temporadas turísticas em Tiradentes.

Alta temporada 

Se você pretende marcar sua visita a Tiradentes para alguma época de festividade nacional, como Carnaval, festas de final de ano ou Semana Santa, pode se preparar para encontrar a cidade cheia. O que define a alta temporada por lá é justamente isso: os feriados, que sempre trazem muitos levam ao município.

Além disso, os meses de julho e dezembro também se destacam como altas temporadas por causa das férias escolares. Em geral, Tiradentes ganha mais vida aos fins de semana, tornando-se pacata de segunda a quinta.

Quer uma dica? Se escolher a Alta Temporada, planeje sua viagem com antecedência. Assim você não terá problemas para encontrar bons preços de transporte e hospedagem.

Baixa temporada 

Como mencionamos, Tiradentes recebe turistas ao longo de todo o ano, mas fica especialmente agitada em fins de semana e feriados. Muitos estabelecimentos, inclusive, nem ficam abertos nos dias úteis, por causa do baixo movimento. 

Não dá para dizer que a cidade tem uma baixa temporada, mas é verdade que algumas pessoas preferem não visitá-la em fevereiro, por conta do alto índice de chuvas (que não inviabilizam os passeios, mas podem atrapalhar alguns deles).

O que fazer em Tiradentes: Começando pelas belas igrejas 

O que fazer em Tiradentes?

Não dá para falar em Tiradentes sem mencionar as muitas construções históricas que a compõem. Entre elas, o destaque vai, sem dúvidas, para as incríveis igrejas. Elas são tão autênticas que seu estilo arquitetônico até deu origem a uma variedade peculiar do estilo artístico Barroco, o Barroco Mineiro. 

As igrejas de Tiradentes são alguns dos pontos turísticos mais importantes da cidade e compõem o trajeto chamado de circuito religioso. Apesar do nome, pode acreditar: você não precisa ser religioso para apreciar a beleza dessas grandes obras de arte a céu aberto. 

Abaixo, vamos te mostrar algumas igrejas que precisam estar no seu roteiro.

Igreja da Santíssima Trindade 

Por si só, a caminhada até a Igreja da Santíssima Trindade já é um passeio interessantíssimo pelo centro de Tiradentes. Você vai passar pelas charmosas casinhas do bairro de Santíssima até chegar na fachada branca e amarela da igreja, que hospeda anualmente uma das maiores festas da cidade, o Jubileu da Santíssima.

No interior da construção, você vai encontrar muitas pinturas e os lindos afrescos coloridos típicos do estilo barroco-rococó. A entrada é franca e a igreja fica aberta à visitação todos os dias, das 8h às 17h.

Igreja Matriz de Santo Antônio 

Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes

A Matriz de Santo Antônio é o principal cartão-postal de Tiradentes. Construída no início do século 18, a igreja foi reformada pelo icônico artista Aleijadinho, representante máximo do Barroco Mineiro. 

No interior, após passar pela linda fachada com detalhes em amarelo, você vai se deparar com uma pomposa decoração que ostenta nada menos que 480 quilos, seis lindos altares e um órgão com oito fileiras de tubos. É de uma opulência impressionante! 

A Igreja Matriz de Santo Antônio fica aberta de 8h às 17h. Você pode consultar a disponibilidade de roteiros guiados, em que o guia explicará vários fatos interessantes sobre a história da região.

Capela de São João Evangelista 

Apesar de não ser tão visitada quanto as outras construções do circuito religioso, a Capela de São João Evangelista tem uma grande relevância para a história de Tiradentes.

Você verá que a estrutura da construção é simples: uma fachada branca com detalhes em azul, sem torres e sem afrescos muito rebuscados. Entretanto, é lá que foi sepultado, em 1813, um grande compositor do século XVIII: Manuel Dias de Oliveira. É um passeio bem especial, principalmente para quem se interessa por história da música.

Capela de Nossa Senhora das Mercês 

A fachada pouco detalhada da Capela de Nossa Senhora das Mercês causa um efeito de contraste interessante em relação ao seu magnífico interior. Erguida no final do século 18, a construção abriga várias pinturas espetaculares de Manoel Victor de Jesus. Também tem um pequeno cemitério, o que era comum para as igrejas da época.

O extenso gramado que circunda a capela é muito frequentado pelos locais. Você vai encontrar famílias reunidas, crianças brincando e turistas aproveitando o ar livre nos dias de sol. Para conhecer o interior da capela, entretanto, é preciso visitá-la aos domingos, das 8h às 17h.

Capela de São Francisco de Paula 

Capela de São Francisco de Paula, Tiradentes

A Capela de São Francisco de Paula fica aberta para visitação durante um período muito restrito: ela só é acessível ao público aos domingos, das 9h às 11h30. 

Mas a verdade é que, nesse caso, a verdadeira atração costuma ser a beleza das imediações. Como a capela fica no topo de uma colina, o gramado dela é um ponto perfeito para se deitar e assistir ao pôr do sol. De lá, você vai apreciar a cidade de Tiradentes de um ângulo privilegiado.

Pontos turísticos de Tiradentes, MG 

Embora as igrejas sejam mesmo estrelas do turismo em Tiradentes, elas não são tudo que a cidade tem a oferecer. Acredite: esse é só o começo dos encantos que você vai encontrar na região. O centro da cidade tem muitos outros pontos importantíssimos para a história e para o turismo de Minas Gerais.

Durante a sua viagem, não deixe de visitar os pontos turísticos de Tiradentes que listamos aqui embaixo.

Museu de Sant’Ana 

Nossa lista de pontos turísticos interessantes em Tiradentes começa com um local muito único: o Museu de Sant’Ana, espaço totalmente dedicado à santa que o nomeia. Na tradição católica, Sant’Ana é a mãe de Maria, avó de Jesus, e responsável por cuidar dos lares e das famílias.

O Museu de Sant’Ana abriga uma curadoria formada por mais de 300 imagens dessa importante figura religiosa. As peças foram reunidas pela colecionadora Ângela Gutierrez e datam dos séculos 17 e 18. Ah, outro fato legal é que o museu está localizado no prédio que antes servia como Cadeia Pública de Tiradentes.

As visitações ocorrem de segunda a sábado, das 10h às 18h. O endereço é Rua Direita, nº 93.

Chafariz de São José 

Chafariz de São José, Tiradentes

Durante algumas décadas, toda a água potável de Tiradentes era obtida a partir de uma única fonte: o Chafariz São José. Construído em 1749, ele era o ponto ao qual os habitantes da região recorriam para lavar roupas, encher cacimbas e dar de beber aos animais.

Hoje, a fonte feita de quartzo e os dois tanques formam uma bela composição, que com certeza é digna de visita. Vale mencionar que a água do chafariz ainda é limpa, já que vem diretamente da nascente Mãe D’água.

O Chafariz São José fica na Rua Francisco Cândido Barbosa, nº 34. 

Largo das Forras 

O Largo das Forras é uma praça que, além da beleza e de um sossego interiorano maravilhoso, oferece também uma excelente seleção de bares, bistrôs, lojinhas de artesanato, restaurantes e muitos outros estabelecimentos. 

Ao passear pela praça, você também vai encontrar a charmosa Capela do Bom Jesus da Pobreza, uma pequena construção do final do século 18 que carrega o estilo barroco-rococó. Durante o dia, o Largo das Forras é um ótimo lugar para relaxar, então aproveite para se sentar em algum dos degraus, esquecer do tempo e observar o movimento da cidade. 

Depois que o sol se põe, a área começa a ficar mais agitada: é no Largo das Forras que você vai encontrar a vida noturna de Tiradentes, animação que se estende por toda a Rua Ministro Gabriel Passos.

Museu Casa Padre Toledo 

Na seção em que falamos sobre a história de Tiradentes, mencionamos a importância que a cidade teve na organização da Inconfidência Mineira. Pois bem, no Museu Casa Padre Toledo, você poderá testemunhar essa bagagem histórica de perto. Foi nesse casarão que os inconfidentes se reuniram pela primeira vez, em 1788, para discutir seus planos revolucionários.

Além da beleza arquitetônica, o casarão conserva a mobília e os artefatos domésticos da época, juntamente com algumas obras de arte. Você vai se sentir transportado ao século 18! O nome do local é uma homenagem ao Padre Toledo, religioso que foi uma das figuras mais importantes da Inconfidência.

O museu fica na Rua Padre Toledo, nº 190. Os horários de funcionamento são de terça a sábado, das 10h às 17h, e aos domingos das 9h às 15h.

Bichinho 

A 8 quilômetros de Tiradentes, você vai encontrar a adorável vila de Bichinho, um distrito do município de Prado que tem apenas 2 mil habitantes. O lugar começou a ganhar notoriedade nos anos 1990, quando o artista plástico Antônio Carlos Bech inaugurou a Oficina de Agosto, espaço dedicado a melhorar a renda da região por meio de artesanato.

Essa iniciativa fez com que Bichinho passasse a orbitar ao redor da arte: no vilarejo, você vai encontrar ateliês, lojas de artesanato e muitos outros estabelecimentos fascinantes cheios de artigos lindíssimos. E, é claro, aquela atmosfera maravilhosa do interior de Minas. Para chegar, basta seguir pela Rua dos Inconfidentes e prestar atenção nas placas que sinalizam o caminho.

Cachoeiras de Tiradentes 

Cachoeiras de Tiradentes

A Serra de São José, que envolve a cidade de Tiradentes, guarda algumas belezas naturais únicas, que prometem encantar os fãs do ecoturismo. A região é especialmente conhecida por suas incríveis cachoeiras, que se espalham aos montes pelos arredores do município e são pontos imperdíveis para quem gosta de contato com a natureza.

Quer fazer boas trilhas, tomar banhos relaxantes e recarregar as energias? Então você vai amar a nossa seleção de cachoeiras de Tiradentes!

Ah! E por falar em mergulhos e cachoeiras, se estiver em Minas e quiser conhecer mais dessas belezas naturais, nós temos um conteúdo exclusivo sobre as cachoeiras de Minas Gerais que pode te ajudar a montar um roteiro cheio de ar puro e aventura.

Cachoeira do Índio

A Cachoeira do Índio é o recanto perfeito para quem busca sossego. Suas águas, que escoam da Serra de São José, originam um poço principal rasinho e muito confortável.

Embora alguns dos poços exijam certo cuidado, por serem um pouco fundos, a Cachoeira do Índio é um ambiente tranquilo e ótimo para quem está com crianças. Está localizada acima da Cachoeira do Bom Despacho.

Cachoeira dos Anjos  

Se você prefere uma experiência com mais emoção, vai gostar da Cachoeira dos Anjos, que fica acima dos poços superiores da Cachoeira do Índio. Esse é um ponto um pouco mais arriscado, já que as pedras são escorregadias e as quedas d’água são mais fortes. 

Mesmo que você não se arrisque um banho, a paisagem é linda!

Cachoeira do Bom Despacho 

Cachoeira do Bom Despacho, Tiradentes

A Cachoeira do Bom Despacho é, sem dúvidas, a queridinha da maioria dos turistas. Além da queda d’água principal, o fluxo dela forma outras cascatas e poços secundários, compondo um cenário maravilhoso para banhos relaxantes – embora a água seja gelada –.

Para chegar na Cachoeira do Bom Despacho, você precisa pegar pela Estrada Real, via que liga Tiradentes a São João Del Rei.

Poço da Coca-Cola 

O Poço da Coca-Cola é o ponto de parada ao final da Trilha do Carteiro. Por esse motivo, também recebe o nome de Cachoeira do Carteiro. A associação com a marca de refrigerantes, na verdade, começou porque as águas carregam uma coloração amarronzada – o que, é claro, não as torna menos puras –.

Cachoeira Paulo André 

Se você quer se banhar em uma cachoeira mas não está com muita disposição (ou tempo) para pegar a estrada ou se aventurar por trilhas, vai gostar de conhecer a Cachoeira Paulo André. Ela fica bem próxima do centro histórico de Tiradentes, a apenas um quilômetro de distância.

Essa é uma cachoeira tranquila, com queda d’água pequena e uma vista lindíssima para a Serra de São José.

Poço Fundo 

O nome do Poço Fundo, como você deve imaginar, é bastante autoexplicativo. O local realmente se destaca por sua profundidade, embora tenha porções que parecem (visualmente) mais rasas por causa da vegetação.

É um poço que rende ótimos banhos, a gente só recomenda entrar com cuidado, já que a água é escura e pode dificultar a visualização do espaço.

Algumas festividades para aproveitar em Tiradentes durante o ano 

Festividades em Tiradentes, MG

Acredita que seu roteiro por Tiradentes pode ficar ainda melhor?

Pois é, além de toda a história da cidade, da riqueza cultural e da natureza exuberante, Tiradentes também conta com excelentes atrações esporádicas. Estamos falando dos vários eventos, festivais e festas que a cidade recebe ao longo do ano, momentos em que a região fica tomada por turistas.

Se você quiser vivenciar experiências ainda mais diferenciadas, programe sua viagem (com antecedência!) para pegar alguma das festividades incríveis que listaremos aqui embaixo.

Mostra de Cinema de Tiradentes

Um dos principais eventos da cena audiovisual brasileira, a Mostra de Cinema de Tiradentes é a ocasião perfeita para quem aprecia a produção cinematográfica do país. Ela é sempre realizada em janeiro e, em 2023, contou com sua 26ª edição.

Além da exibição de fantásticos exemplares do cinema brasileiro contemporâneo, a Mostra também promove oficinas, fóruns, shows, exposições e muitas outras atividades culturais. 

Tiradentes em Cena 

Anualmente, a cidade de Tiradentes é tomada pela magia das artes cênicas. Realizado em maio, o Tiradentes em Cena se define como “uma mostra cênica não competitiva”, em que teatro, música, artes visuais e muitas outras linguagens dão as mãos em uma rica programação cultural.

A agenda inclui espetáculos, performances, shows, rodas de conversa e workshops fascinantes. Em 2023, o festival ocorrerá entre os dias 25 e 28 de maio.

TremBier Festival 

Trembier Festival, Tiradentes

Aqui vai a boa notícia para os cervejeiros de plantão.

Geralmente em abril ou maio, Tiradentes recebe um evento completamente voltado para a apreciação da cerveja artesanal. Além de ter acesso aos melhores rótulos de várias cervejarias brasileiras, você também poderá curtir a seleção de bandas, se deliciar com o circuito gastronômico e até mesmo disputar uma corrida entre um copo e outro. É isso mesmo! Na Corrida Alcoológica, os participantes percorrem 5 quilômetros de um percurso que passa por paisagens magníficas.

Neste ano, o TremBier está programado para ocorrer entre os dias 18 e 21 de maio.

E por aqui você também encontra um artigo só sobre os principais destinos para quem ama cerveja! Quem sabe já não vale um próximo rolê?

Tiradentes Vinho e Jazz Festival 

Para quem não é muito fã de cerveja, mas curte um bom vinho, Tiradentes também guarda uma surpresa especial.

Criado para difundir o enoturismo na região, o Tiradentes Vinho e Jazz Festival costuma ocorrer em junho e une o melhor do jazz à oportunidade de degustar vinhos incríveis. Durante o evento, o Largo das Forras e o Largo da Rodoviária ficam tomados por uma estrutura em que os apreciadores da bebida podem conhecer novos rótulos, harmonizar com aperitivos, aprender sobre enologia e, é claro, aproveitar a música.

O festival ainda não tem data para ocorrer, mas essa e outras informações são divulgadas no perfil oficial do evento no Instagram alguns meses antes da realização.

Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes

A caminho de sua 26ª edição, o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes carrega o título de primeiro evento de seu tipo a ser idealizado em todo o país. O conceito do festival é tomar as ruas de Tiradentes com experiências únicas ligadas às artes gastronômicas. É um verdadeiro show de cores, sabores e aromas!

Durante o evento, que costuma ocorrer em agosto e ainda não tem programação para 2023, centenas de atrações culturais e gastronômicas se espalham pelo centro histórico. A gente garante que você vai ter a oportunidade de provar pratos incríveis!

Tiradentes com toda certeza irá conquistar você! 

Tiradentes, cidade histórica, Minas Gerais

Aliás… já conquistou, não foi?

Só pelo que você acabou de ler, a gente aposta que aumentou a sua ansiedade para finalmente viver essa experiência de viagem no tempo que é visitar Tiradentes. De fato, poucos destinos no mundo são donos de tanta riqueza – no sentido cultural, histórico e natural – como essa cidade repleta de encantos.

Ah, e como a programação por lá é agitada, você ainda pode escolher se prefere aproveitar toda essa bagagem enquanto assiste a um bom filme nacional, degusta um vinho ou bebe uma caneca de cerveja artesanal. Tem coisa melhor?

Bem, se você curtiu este conteúdo, não deixe de conferir nossos outros posts aqui no Tô de Passagem. Nós sempre trazemos as melhores dicas de viagem e sugestões de destinos para tornar suas aventuras pelo Brasil ainda mais inesquecíveis.

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem