Há muitas opções de cachoeiras em Minas Gerais que presenteiam seus visitantes com a beleza e potência de suas águas – a lista é imensa

Nem só pão de queijo, queijos tradicionais e culinária caipira o estado mineiro tem a oferecer, há lugares incríveis com paisagens espetaculares que permitem muita conexão com a natureza. Certamente é o destino ideal para quem busca momentos de paz e relaxamento, fora das grandes áreas urbanas.  

Entre os destaques, está a infinidade de cachoeiras de toda a região, verdadeiros convites para renovar as energias, ao entrar em contato com a água doce ou apenas observar a potência vital das quedas d’água rodeadas por rochas e vegetação. 

Já ficou com vontade de separar a roupa de banho, né? Sabendo disso, preparamos um guia com as melhores cachoeiras em Minas Gerais com a finalidade de tornar sua viagem extremamente proveitosa e especial. Certamente, você terá momentos muito especiais no estado, se você busca refúgio. 

Quer saber mais? Então, continue lendo. 

Cachoeira do Tabuleiro – Conceição do Mato Dentro

Para começar nossa lista, a primeira indicação é a Cachoeira do Tabuleiro, situada na serra do Espinhaço, em Conceição do Mato Dentro, sendo considerada a terceira mais alta do Brasil.Pois é, imagina a dimensão desse espetáculo em terras mineiras. Incrível, né? 

Logo, saiba que essa beleza fica entre duas grandes rochas, que parecem formar o desenho de coração. Ah, e todo seu redor é permeado com uma vegetação baixa que, claro, dá um toque especial para a região. 

Certamente, é um presente de natureza para ser contemplado, pois a dança de suas águas é um verdadeiro show. Além disso, é ótima para tirar fotos incríveis, as quais nem parecem reais e sim montagens feitas do Photoshop. 

Brincadeiras à parte, com certeza é uma das cachoeiras em Minas Gerais mais deslumbrantes. 

Cachoeira da Gruta – Delfinópolis

Cachoeira da Gruta em Delfinópolis uma das melhores em Minas Gerais

Assim como a Cachoeira do Tabuleiro, a Cachoeira da Gruta é tão bonita e delicada, que parece mentira, uma pintura feita à mão em um quadro. 

E não é exagero! O trio de quedas d’água que compõem o visual, somadas à formação de um lago na região deixam o ambiente bem bucólico, que parece até ter saído de um filme de conto de fadas! Sem dúvidas, é um local que emana tranquilidade e energia boa. 

Poço encantado – Brumadinho

Também com um clima mágico (até seu nome sugere isso), o Poço Encantado é um verdadeiro refúgio para quem deseja fugir do agito das grandes cidades. 

Localizado no Conjunto Histórico e Paisagístico da Serra da Calçada, fica a aproximadamente 20 km de Belo Horizonte e certamente vale cada segundo de deslocamento, mesmo que sua trilha seja um pouco mais pesada. Por isso, é recomendável pesquisar sobre os serviços de guia, principalmente se você tem um perfil iniciante em relação à aventuras. Precaução nunca é demais, né?

Porém, apesar disso, o visual final vale muito a pena. O Poço Encantado tem uma delicada queda d’água e uma formação belíssima de águas cristalinas em tom esverdeado. 

É,certamente, uma das melhores cachoeiras em Minas Gerais

Cachoeira do  Fundão – Serra da Canastra 

Localizada dentro do Parque Nacional, na Serra da Canastra (famosa pelos queijos mineiros) é extremamente potente, com uma força natural bem forte – bonita de ver! 

Além disso, suas águas são bem cristalinas, sendo até possível ver alguns peixinhos nadando. Fofo, né? 

Por fim, vale ressaltar que por estar dentro de um parque de preservação, para visitá-la é preciso pagar um valor de entrada, mas nada muito excessivo, normalmente fica em torno de R$20,00. Dessa forma, você contribui para que o meio ambiente seja bem cuidado. 

Fora esse detalhe, é só se preparar para apreciar essa belíssima paisagem mineira! Já separou as roupas?!

Cachoeira Maria Augusta – Serra da Canastra

Cachoeira Maria Augusta em Minas Gerais

Assim como a Cachoeira do Fundão, a Cachoeira Maria Augusta também está localizada na Serra da Canastra. Inclusive, é uma região que vale muito a pena ser visitada, pois reserva paisagens muito bonitas e particulares. 

Em meio à vegetação, para chegar até o local é necessário percorrer uma trilha curtinha, de mais ou menos dois quilômetros, que valem cada segundo, pois suas três quedas d’água são, sem dúvidas, exuberantes. 

Por fim, vale destacar que a região é ótima para receber turistas, pois tem pousadas, camping e restaurantes com a finalidade de servir a melhor infraestrutura necessária. Por isso, é uma cachoeira em Minas Gerais, que costuma agradar desde as pessoas mais tranquilas às mais aventureiras. É super democrática! 

Aproveite!

Cachoeira da Fumaça – entre Uberaba e Uberlândia 

Essa dica, assim como a primeira deste texto, está na lista das cachoeiras de Minas Gerais com maior vazão de águas. Pois é, essa classificação tem um motivo: tem mais de 40 metros de altura. É gigante! 

Se seu tamanho é surpreendente, imagine a potência de suas águas. Observá-la é entender um pouco sobre a força da natureza. Não dá para brincar, né? Nosso conselho é apenas apreciar e curtir o momento ao lado dessa beleza. 

Para visitá-la é aconselhável procurar um guia local. Feito isso, aproveita para dar um belo mergulho e recarregar as energias. Bom demais, né 

Cachoeiras em Minas Gerais: As melhores em Capitólio 

Cachoeiras de Capitólio, algumas das melhores em Minas Gerais.

Por fim, uma dica que merece destaque especial é Capitólio, famosa quando o assunto é ecoturismo, afinal, a região é repleta de formações de cânions, cavernas e é uma das cidades com cachoeiras em Minas Gerais mais bonitas. 

A energia é tão forte no local que chega a arrepiar só de falar… Intensa! Por isso, reunimos algumas sugestões para você conhecer na região. 

Cachoeira do Grotão – Capitólio

Esta é uma opção bem escondida, perfeita para quem quer, de fato, entrar em contato com a natureza. Inclusive, só o percurso para chegar até a Cachoeira do Grotão já vale muito, são cerca de 10 km de caminhada entre a fauna e flora, que já são responsáveis por alinhar sua vibração com a do local. 

Contudo, depois do esforço, vale demais curtir a beleza dessa queda d ‘água. É demais! 

Cachoeira Diquadinha – Capitólio

A Cachoeira da Diquadinha é indicada para quem gosta de passeios ecoturísticos, mas prefere não perder muito tempo com a caminhada – deseja mesmo é jogar-se nas águas geladas.

No total, são três quedas d’águas, além da formação de piscinas naturais, ideais para ficar só relaxando e curtindo a sensação de estar flutuando sob a água. Bom demais, né?  

Cachoeira Lagoa Azul – Capitólio

Cachoeira Lagoa Azul em Minas Gerais

Como o próprio nome diz, é uma lagoa lindíssima em tom de azul esverdeado, que dá ao lugar uma cara de cenário paradisíaco. 

Mas, não só isso deixa o espaço super charmoso e especial, o percurso para chegar até a cachoeira também é interessante, parece ter sido idealizado para filmagens de filmes de verão, já que a chegada só em possível de escuna ou então por trilha. 

Cachoeira Paraíso Perdido – Capitólio

É realmente um achado nas terras mineiras, que só o passeio nesse ponto já compensa a viagem para o estado. 

Trata-se de um complexo cercado por cânions, sequências de cascatas, cachoeiras e aproximadamente dezoito piscinas naturais. É beleza demais, né? 

Nossa sugestão é escolher um dia de sua estadia só para conhecer esse lugar que, sem dúvidas, é um paraíso perdido. Pode-se dizer que é um cantinho mágico, ideal para equilibrar os chakras, além de tirar fotos sensacionais.

Porém, só fique atento às informações de dias de funcionamento e valores de entrada, já que faz parte de uma área de preservação e todo dinheiro arrecadado é útil para manter o espaço, cuidar de sua fauna e flora. 

Cachoeira do Poço Dourado – Capitólio

Cachoeira do Poço Dourado uma das melhores em Minas Gerais

Outro achadinho entre a extensa lista de cachoeiras de Minas Gerais, é a Cachoeira do Poço Dourado, que atrai os turistas, por causa da calmaria e delicadeza de suas águas. 

Como seu próprio nome sugere, suas águas têm coloração dourada, que dá um ar mágico para a região e só aumenta a vontade de dar um mergulho ou então passar o dia inteiro boiando, apenas relaxando. Quem não gosta, né? 

Por fim, vale chamar a atenção que sua piscina natural é tão cristalina que é possível ver facilmente peixinhos nadando no ambiente. Por isso, nossa sugestão é levar óculos de mergulho e celular com proteção para apreciar e registrar lindos momentos ao lado da vida aquática. Gostou? 

Bom, agora que você já sabe quais são as opções de cachoeiras em Minas Gerais, organize um roteiro de viagem em tópicos para entender quais são suas favoritas, de acordo com seu perfil. Uma coisa é certa: será possível conectar-se com a natureza. 

Por fim, lembre-se: se sua finalidade é descansar, relaxar a mente e entrar em contato com seu eu interior, procure desativar as notificações do seu celular, tente usá-lo só para tirar muitas fotos como forma de registro. 

Sem dúvidas, o importante desses roteiros é fincar os pés no presente e prestar atenção aos pequenos detalhes da vida durante os passeios. Dessa forma, certamente você ficará em paz e com as energias energizadas. 

Portanto, planeje sua viagem, quando e como deseja ir para Minas, provavelmente você vai aproveitar muito o clima good vibes de suas paisagens naturais. 

Veja também no Tô de Passagem:

Belo Horizonte: Guia De Viagem Para Explorar Tudo Na Capital
Ecoturismo No Brasil: 10 Lugares Para Visitar
15 Cachoeiras No Brasil Que Você Precisa Conhecer!

Dicas para sua viagem:

7 Lugares Imperdíveis Para Você Relaxar Em Minas Gerais!
Dicas Para Sua Viagem Para Praia E O Que Não Pode Faltar Na Mala
Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?

Escrever um comentário