TOP 10 cachoeiras em SP para você curtir em dias de calor de forma rápida e prática, a partir de trilhas com níveis de dificuldade variáveis.
Sabe aqueles dias em que você anda pelas ruas de concreto e onde há aqueles prédios gigantes sob o Sol escaldante e tudo o que você imagina é se refrescar em uma bela cachoeira? Saiba que nas cachoeiras em SP você terá essa facilidade!
A seguir, você conhece 10 cachoeiras em SP, com atrativos e tipos de acesso diferentes. Portanto, continue a leitura para programa o seu próximo final de semana ou feriadão.
Cachoeiras em SP: Cachoeira da Graça – Cotia
Parte da Reserva Florestal do Morro Grande, intitulada patrimônio da Humanidade e Reserva do Cinturão Verde de São Paulo pela UNESCO, a Cachoeira da Graça é rodeada por uma natureza exuberante, que a deixa ainda mais atraente aos olhos do turista que quer recarregar as energias.
Para se ter uma ideia: não há infraestrutura no local e, portanto, o visitante deve levar sua comida e bebida – lembrando sempre de recolher o lixo na partida.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é o nível de dificuldade do acesso à ela, que é fácil, então pode ser, inclusive, uma boa alternativa para os iniciantes que querem ser recompensados como uma bela paisagem após a caminhada.
Cachoeira do Engordador, Parque Estadual Cantareira
As cachoeiras em SP capital não poderiam faltar nessa lista, então vamos a uma opção que fica no popular Parque Estadual Cantareira!
O percurso até chegar nela leva cerca de 30 minutos e seu acesso tem um nível de dificuldade mediano.
Uma informação interessante é que, durante esse trajeto, o visitante tem a grata surpresa de se deparar com outras quedas d’água e todas são apropriadas para um bom mergulho. Então, aproveite!
Cachoeira de Marsilac, Engenheiro Marsilac
E se você está procurando aventura, também há alternativas de lugares em cachoeira em SP que cumprem essa finalidade com êxito! É o caso do distrito de Marsilac, que fica no extremo sul de São Paulo.
As águas da cachoeira propiciam esportes radicais, como por exemplo: rafting e boia cross para unir ainda mais a galera e stand up paddle para testar seu equilíbrio, além de fazer parte do cenário em que são viabilizadas a tirolesa e as trilhas.
O espaço ainda conta com uma infraestrutura pertinente para os visitantes, que oferece vestiário, guarda vidas, entre outras comodidades.
Cachoeiras em SP: Cachoeira da Toca – Ilhabela
Que tal um banho refrescante na cachoeira da Toca associado a um passeio histórico? Ah, e isso tudo depois de curtir a praia de Ilhabela! Bacana, não é?
Isso porque o lugar ainda conserva uma das últimas propriedades agrícolas da região e permite visitação.
Além disso, nos períodos de alta temporada, atividades, como: tirolesa, rapel e escalada são promovidas.
Cachoeira do Elefante – Parque Estadual da Serra do Mar
Localizada na estrada Mogi-Bertioga, essa cachoeira em SP é altamente recomendada para os turistas que têm o espírito aventureiro mais forte, pois o acesso a ela é bem difícil, afinal, imagine percorrer um trajeto de nada menos do que 9 quilômetros!
E a jornada não acaba por aí! A formação da cachoeira também chama a atenção, tendo em vista que ela tem 30 metros de queda, ou seja, a velocidade da caída da água é alta, deixando o mergulho ainda mais intenso.
Então, nesse caso, essa dica de cachoeira seria para os mais experientes mesmo.
Poço Azul – Serra da Mantiqueira
Essa cachoeira em SP merece destaque devido à cor de suas águas! Sabe aquelas cavernas com águas azuis e cristalinas que parecem mágicas? Então, é exatamente isso que faz o Poço Azul ser tão especial!
Porém, nem tudo é perfeito. Afinal, para chegar até esse lugar “mágico” é necessário o acompanhamento de um guia. Isso porque a caminhada é de média dificuldade, possuindo pedras e travessias de riachos com correnteza forte, bem como animais selvagens em seu caminho.
Fique atento e siga as orientações do guia para chegar a esse paraíso!
Cachoeira Poço das Virgens – Parelheiros
Mais uma cachoeira em SP que fica no extremo sul da cidade, essa queda d’água tem como diferencial a natureza pulsante que a rodeia, afinal, estamos falando das ricas fauna e flora pertencentes à Mata Atlântica.
E, além do mergulho, o visitante ainda conta com estacionamento e espaço adequado para um piquenique extremamente agradável no sítio do Bambu.
Relaxante e lindo de se viver!
Cachoeira do Prumirim – Ubatuba
Que tal um banho de água doce em uma cachoeira, cujo cenário é extremamente fotogênico, e logo em seguida caminhar em direção a lindas praias de forma prática? Tudo de bom, não é?
É exatamente essa facilidade que faz tantos turistas passarem pela Cachoeira do Prumirim! E para quem curtir tanto a ponto de querer passar mais do que um dia nesse espaço, há campings no entorno que também facilitam a vida. É só aproveitar!
Cachoeiras em SP: Cachoeira Véu da Noiva – Cubatão
Localizada no Parque Ecológico do Perequê, a Cachoeira Véu da Noiva chama a atenção pela sua imponência: ela tem 80 metros de altura e, no trajeto até ela, o turista se depara com quedas de água mais discretas, assim como poços. Vale a pena fazer essa caminhada e contemplar essas formações da mãe natureza!
Cachoeira do Paraíso – Peruíbe
Sabe o que é legal nessa cachoeira em SP – Peruíbe? Que o turista pode tanto ir de carro para chegar até ela quanto pegar um ônibus circular, que tem como ponto de parada o início da trilha. Aliás, praticidade não falta nesse lugar!
Pois, além de tomar um banho na cachoeira tranquila, você ainda contará com pequenos restaurantes locais, onde poderá fazer um lanchinho e repor as energias para continuar aproveitando a natureza da Cachoeira do Paraíso.
São 10 cachoeiras em SP para ninguém colocar defeito e não ter mais desculpas para ficar passando calor nos finais de semana, enquanto poderia se jogar nessas belas quedas d’água, além de deixar o sedentarismo de lado e tomar gosto por trilhas!