Localizada no litoral norte do estado de São Paulo, Ilhabela é uma ilha que pode ser acessada tanto de barco quanto de balsa, a partir de São Sebastião, por exemplo. Com 36 km de praia em toda a sua costa, as praias de Ilhabela são algumas das mais famosas do litoral paulista, o que leva milhares de turistas até lá todos os anos, em especial no verão.

A seguir, confira uma lista com as 13 melhores praias de Ilhabela e não espere suas próximas férias para visitar o local: por que não um bate e volta no fim de semana? Além de belas praias, sorvete, água de coco e bons drinks vão te fazer começar uma nova semana com muito mais energia.

Melhores praias de Ilhabela

Planejando sua viagem para Ilhabela e ainda não sabe quais são as melhores praias para visitar? Então confira a lista a seguir e conheça cada uma delas!

Praia do Bonete
Praia de Castelhanos
Praia do Curral
Praia de Jabaquara
Praia do Julião
Praia da Feiticeira
Praia Pedra do Sino
Praia Grande
Praia do Perequê
Praia da Fome
Praia do Portinho
Praia do Veloso
Ilha das Cabras

Praia do Bonete

Praia do Bonete

A Praia do Bonete é uma das melhores praias de Ilhabela, e uma das mais elogiadas por todos que passam pelo local. Considerada até mesmo como uma das mais belas praias do país para passar as férias de verão, o passeio por ela com certeza é inesquecível. Isolada e com uma paisagem paradisíaca, a Praia do Bonete é acessada somente por meio de uma trilha ou então de barcos e lanchas mas, sem dúvidas, é uma das paradas obrigatórias ao visitar a ilha. Além disso, o mar por ali é bem agitado, com ondas perfeitas para os surfistas de plantão e águas tão azuis quanto o céu da primavera.

Praia de Castelhanos

A Praia de Castelhanos é tida como uma das praias mais bonitas de Ilhabela e é uma das melhores praias de São Paulo, e o título não é à toa, afinal, a areia branca e macia combinada com um mar nos mais diversos tons de azul deixam qualquer um impressionado com a paisagem. E, ainda que o acesso à Praia de Castelhanos de Ilhabela seja restrito, feito de barco ou com um carro 4×4 que pode ser alugado na ilha, esse é um dos verdadeiros recantos da natureza que Ilhabela guarda. Perfeita para bons banhos de mar, ali também é possível encontrar algumas opções de restaurantes, ideal para quem reserva um dia inteiro para aproveitar a praia.

Praia do Curral

Praia do Curral em Ilhabela

Próxima à Praia Grande, a Praia do Curral já é mais agitada do que as citadas anteriormente. Em seus mais de 400m de extensão, ela costuma ser bem frequentada em todas as estações, em especial por ser de fácil acesso, ter uma excelente infraestrutura para receber turistas e contar com diversas opções de bares e restaurantes em suas proximidades, sendo o ponto de encontro perfeito entre amigos e família. E vale destacar ainda que a Praia do Curral é o local ideal para praticar esportes aquáticos como andar de caiaque ou stand up paddle, pela facilidade em alugar os equipamentos pela região.

Praia de Jabaquara

Ao escolher lugares para viajar perto de São Paulo, e escolher Ilhabela, a Praia de Jabaquara não pode ficar de fora do roteiro. Localizada ao norte da ilha e com águas cristalinas capazes de arrancar suspiros, essa é uma das praias mais bonitas de Ilhabela, e também uma das mais remotas, pois, como o acesso até ela é mais restrito, assim como a Praia do Bonete, ela raramente apresenta aglomerações de visitantes. Repleta da mais bela vegetação tropical natural, o local é muito bem preservado e conta com um mar tão tranquilo que mais parece uma piscina natural.

Praia do Julião

Praia do Julião

A Praia do Julião é mais uma das que valem a visita ao passear por Ilhabela. Próximas das praias mais agitadas, mas menos movimentada que as demais, essa é uma das praias de Ilhabela mais encantadoras que se pode conhecer. Com areias tão claras e finas que se assemelham às do Caribe e um mar tão azul e calmo que lembra as águas das Maldivas, o local é perfeito para passar o dia com as crianças, devido a tranquilidade que possui, e também para os amantes de snorkel, essa é uma das melhores praias para explorar o fundo do mar.

Praia da Feiticeira

Uma das mais famosas e conhecidas praias da ilha, é a Praia da Feiticeira. Considerada por muitos como a melhor praia de Ilhabela, ela é um dos locais mais indicados para quem ama passar a maior parte do tempo na água: seu mar é calmo, tão azul e cristalino quanto os outros, e ainda possui um verdadeiro aquário natural com tanta vida marinha e cor embaixo d’água. Com pouca infraestrutura, o local acaba por receber menos visitantes, o que torna a praia um verdadeiro recanto para quem deseja descansar e aproveitar o melhor da natureza.

Praia Pedra do Sino

Praia Pedra do Sino em Ilhabela

Mais uma praia de Ilhabela em SP que não pode passar batida da visita à ilha, é a Praia Pedra do Sino, ou Praia de Garopaba. Localizada mais ao norte de Ilhabela, ela é perfeita para aproveitar o dia com as crianças, pois as águas calmas e claras trazem toda a tranquilidade para um dia em família, além de permitir ver com facilidades diversos peixes que nadam próximos à areia. E, ainda que essa não seja uma das maiores praias da ilha, sua infraestrutura é ótima para receber visitantes, contando com algumas opções de bares, restaurantes e até mesmo um estacionamento.

Praia Grande

Como o próprio nome indica, a Praia Grande de Ilhabela é uma das maiores praias da cidade, e também uma das mais agitadas. Repleta da mais alta infraestrutura, com bares, estacionamentos, chuveirões, lojas e restaurantes, ela ainda conta com um calçadão ideal para praticar corrida e caminhada, ou então dar um passeio de bicicleta à beira mar. Localizada ao sul da ilha, ela é facilmente acessada, e por ter um mar calmo, a Praia Grande também é muito indicada para a prática de esportes como caiaque e stand up paddle.

Praia do Perequê

Praia do Perequê

Com excelente infraestrutura, encantadora, próxima da agitação da cidade e com uma paisagem tão incrível quanto de todas as demais praias de Ilhabela, a Praia do Perequê é facilmente acessada e possui uma ciclovia maravilhosa para quem ama andar de bicicleta. Seja de dia ou à noite, o local está sempre bem movimentado e, mesmo que você não queira ficar na areia, existem alguns bancos na sombra das árvores que são perfeitos para um descanso em meio a caminhada, enquanto se aprecia o som do mar e uma boa água de coco. 

Praia da Fome

Ao leste de Ilhabela, fica a Praia da Fome, que é um verdadeiro paraíso e recanto para quem aprecia a natureza e as belezas da Mata Atlântica nativa da ilha. Com um mar tranquilo e convidativo para praticar snorkeling, o local é pouco frequentado, justamente por ter o acesso restrito a barcos ou então por uma trilha de mais de 40 minutos saindo da Praia de Jabaquara, o que torna a praia muito tranquila e quase deserta a maior parte do tempo, em especial por ter uma faixa de areia bem curta e nenhuma infraestrutura, o que faz também com que poucas pessoas passem o dia por ali

Praia do Portinho

Praia do Portinho

Próxima à Praia da Feiticeira e à Praia do Julião, a Praia do Portinho é muito procurada por mergulhadores, pois as águas azuis fazem ser possível ver até 10 metros de profundidade de vida marinha, que chega a impressionar com tanta vida e cores diversas, fazendo com que a praia seja parte do Santuário Ecológico Submarino da Ilha das Cabras. Perfeita para passar o dia em família, ali é proibida a pesca, caça e coleta de animais marinhos, como forma de preservar ao máximo toda essa natureza. 

Praia do Veloso

Mais uma opção para quem ama praticar mergulho, a Praia do Veloso é mais frequentada por moradores da região do que por turistas, o que torna o lugar mais tranquilo e pouco aglomerado. Localizada na parte sul de Ilhabela, além da vida marinha e natureza bem preservada, durante o mergulho é possível ver até mesmo os restos de um naufrágio que ocorreu em meados de 1920, do navio Aymore. E, para chegar até lá, é possível seguir um caminho pela estrada, por onde passam até mesmo ônibus, sendo facilmente acessada.

Ilha das Cabras

Ilha das Cabras em Ilhabela

Já a Ilha das Cabras é um passeio perfeito para quem estiver com mais tempo para aproveitar o máximo de Ilhabela. Uma pequena ilha localizada no arquipélago de Ilhabela, o local é mais uma das melhores opções de mergulho na região, seja com snorkeling ou com cilindros de oxigênio, pois as águas cristalinas e calmas permitem ver com clareza os detalhes a vida marinha do local, que envolve a presença de cavalos-marinhos, tartarugas e corais, que são preservados desde 1992 e fazem parte do Santuário Ecológico Marinho.

Não espere mais, visite as praias de Ilhabela

Agora que você já sabe que algumas das melhores praias do Brasil ficam no litoral norte de São Paulo, não espere mais para planejar um fim de semana romântico, em família, ou então para viver uma aventura em sua própria companhia, com muito banho de mar e comidas deliciosas pela ilha, além de aproveitar para descobrir, de fato, qual a melhor praia de Ilhabela.

Veja também no Tô de Passagem:

Melhores Praias Do Rio De Janeiro: 10 Opções Perfeitas
Ecoturismo No Brasil: 10 Lugares Para Visitar
Conheça Os 15 Melhores Lugares Para Viajar Sozinho No Brasil!
22 Patrimônios Da Humanidade Que Ficam No Brasil

Escrever um comentário