São Sebastião é, sem dúvidas, uma das cidades litorâneas preferidas dos paulistas, em especial por estar tão próxima de Ilhabela, ilha que faz juz ao nome, por ser repleta de paisagens singulares e uma fauna encantadora.

Considerada ainda como a cidade mais antiga do litoral norte do estado de São Paulo, ela foi fundada em meados de 1636, pouco mais de um século após a chegada dos portugueses ao Brasil, o que torna o local um cenário ideal para quem aprecia conhecer a fundo a história da região.

E, além de suas praias paradisíacas, São Sebastião SP também possui outros belos pontos turísticos e atividades que encantam todos que visitam a cidade. Com curiosidade em saber mais sobre o local? Então continue a leitura e confira tudo a seguir.

Onde fica São Sebastião?

Entre as cidades de Caraguatatuba e Bertioga, São Sebastião está localizada no litoral do estado de São Paulo, e possui algumas das praias preferidas dos paulistas. E, como não existem aeroportos na região, a melhor forma de chegar até lá é por via terrestre, o que leva pouco mais de três horas de trajeto de carro, ou quatro horas de ônibus, saindo da capital do estado, que vai até a rodoviária de São Sebastião.

O que fazer em São Sebastião

O que fazer em São Sebastião

Um dos principais atrativos da cidade são as praias de São Sebastião, uma vez que existem cerca de 30 nas redondezas, além da proximidade com ilhas que possuem outra diversidade de opções de praias. 

Então, confira a seguir 4 dicas de o que fazer em São Sebastião, que incluem opções para todos os gostos e estilos de turismo, e comece a montar o seu próximo roteiro de viagem.

1. Passar o dia em Maresias 

Uma das praias mais famosas de São Sebastião SP é a praia de Maresias. Com excelente infraestrutura para receber turistas, boas pousadas nas redondezas, ondas perfeitas para os surfistas de plantão e uma faixa de areia de 5 km de extensão, não é à toa que o local recebe sempre uma infinidade de elogios.

Localizada a cerca de 27 km de distância do centro da cidade, a recomendação geral é reservar um dia todo apenas para curtir essa praia magnífica. Além disso, a areia fofa e o mar azul ajudam a compor uma das mais belas paisagens da região. Sem dúvidas, um passeio indispensável para quem viaja até São Sebastião. 

2. Visitar Ilhabela 

Visitar Ilhabela

Quando ir a São Sebastião, mais um dos passeios que não podem ficar de fora do roteiro, em especial de quem tiver mais tempo para aproveitar na cidade, é ir até Ilhabela. Com um tempo médio de espera de 30 minutos, que pode variar conforme a época, a balsa fica localizada em São Sebastião e em apenas 20 minutos atravessa o mar até o outro lado.

Vale destacar também que, além da tarifa cobrada pela travessia, que varia conforme o automóvel e dia da semana, é cobrada também uma taxa de preservação ambiental na saída da ilha, uma vez que grande parte da Mata Atlântica ali segue preservada. Com paisagens encantadoras e praias paradisíacas, é impossível não se apaixonar por Ilhabela.   

3. Passear pelo Centro Histórico 

Centros históricos são sempre perfeitos para uma caminhada sem pressa acompanhada de um bom sorvete, e não seria diferente com esse que é mais um dos pontos turísticos de São Sebastião. Com fácil acesso a estacionamentos, é fácil chegar até o local e deixar o carro encostado enquanto se aproveita para conhecer melhor a cidade.

Contando com diferentes opções de sorveterias e restaurantes, todos com construções com arquitetura ao estilo colonial, o fim da caminhada pode ser marcada por um jantar na calçada apreciando a brisa do canal e a vista para as ilhas. Além disso, feiras de artesanato ocorrem na região com frequência, e são ideais para adquirir boas “lembrancinhas” de São Sebastião.

4. Conhecer a Praia de Juquehy

Praia de Juquehy

Mais uma das mais famosas e elogiadas praias de São Sebastião, é a Praia de Juquehy. Extensa faixa de areia branca e fofa, água limpa, mar azul, boa infraestrutura e Mata Atlântica preservada são algumas das principais características do local.

Cercada de pousadas, hotéis e ótimos restaurantes, ela também é perfeita para praticar esportes como frescobol ou realizar boas caminhadas pela manhã antes de mergulhar no mar. Localizada a 52 km do centro de São Sebastião, a Praia de Juquehy é uma boa pedida para aproveitar um belo dia de sol e descanso.

Quando ir para São Sebastião

Com clima ameno durante o ano todo, a temperatura em São Sebastião no verão faz a cidade ser mais agitada durante os meses mais quentes do ano, entre novembro e fevereiro, porém, essa estação, acompanhada de feriados prolongados, também é marcada por um alto fluxo de turistas e, consequentemente, mais trânsito. Então, se você deseja curtir a cidade com tranquilidade, o outono, inverno e início da primavera são as melhores épocas para ir até lá.

Clima de São Sebastião

Clima de São Sebastião

Classificado como clima oceânico subtropical úmido, o clima em São Sebastião garante temperaturas médias de 26°C a 19°C durante o ano, podendo atingir máximas médias de 30°C no verão – que não à toa é a época mais agitada na cidade – e 15°C nos dias mais frios do inverno. 

Pontos Turísticos de São Sebastião

Além dos pontos turísticos de São Sebastião citados anteriormente, existem ainda outros 4 que não podem ficar de fora dos roteiros de viagem na cidade. A Praia da Baleia, a Praia de Boiçucanga, a Bendita Feirinha e a Igreja Matriz de São Sebastião são locais que, além de muita história e natureza, são os cenários ideais para fotos inesquecíveis e vão deixar sua viagem ainda mais completa.

Praias de São Sebastião

Praias em São Sebastião

E engana-se quem pensa que já acabaram as opções de lugares para ir em São Sebastião que envolvem muito mar e pé na areia em seus mais de 400 mil km ². Confira agora uma lista de mais 20 praias do litoral norte paulista, em São Sebastião e em Ilhabela, que reservam momentos memoráveis para quem as visita:

  1. Praia de Barequeçaba;
  2. Praia de Boraceia;
  3. Praia Camburizinho;
  4. Praia Toque Toque Grande;
  5. Praia Toque Toque Pequeno;
  6. Praia Guaecá;
  7. Praia de Camburi;
  8. Praia Guaecá;
  9. Praia das Calhetas;
  10. Praia Barra do Sahy;
  11. Praia de Jabaquara;
  12. Praia do Bonete;
  13. Praia do Curral;
  14. Praia do Julião;
  15. Praia da Feiticeira;
  16. Praia Pedra do Sino;
  17. Praia Grande;
  18. Praia do Perequê;
  19. Praia da Armação;
  20. Baía de Castelhanos.

Restaurantes e Bares de São Sebastião

Restaurantes e Bares de São Sebastião
Foto meramente ilustrativa

E como uma das melhores partes das viagens envolve uma boa comida, ao marcar sua viagem para o litoral norte paulista, é importante fazer uma lista de restaurantes em São Sebastião que você precisa conhecer, além de quais as melhores sorveterias do local, pois nada melhor do que combinar o clima praiano com um bom sorvete. Veja agora quais são alguns dos 10 melhores restaurantes que você precisa conhecer na cidade:

  1. Taioba Gastronomia;
  2. Pimenta de Cheiro Toque Toque;
  3. Moshi Moshi Sushi;
  4. Frida Restaurante Bar;
  5. Esfiharia Da Hora;
  6. Sorveteria Rochinha;
  7. Sorveteria Rocha;
  8. Nomiolo Burger & Bar;
  9. PizzaBar Boiçucanga;
  10. Taberna Maresias.

Como chegar em São Sebastião em São Paulo

Como chegar em São Sebastião em São Paulo

Agora que você já sabe quais os melhores lugares para ir em São Sebastião, o que fazer em São Sebastião e quando ir a São Sebastião, é hora de saber como chegar até a cidade, sendo que o trajeto terrestre é a opção mais viável.

Assim, dependendo da cidade de partida, seja de ônibus ou de carro, chegar até algumas das melhores praias de SP é uma tarefa simples que conta com boas estradas. Saindo da capital do estado, por exemplo, a distância é de cerca de 200 km; a partir de Ubatuba, o trajeto possui pouco mais de 70 km; saindo de Bertioga são, aproximadamente, 86 km; e, de Paraty, são 145 km de distância.

Aproveite a viagem pelo litoral visitando as mais belas praias de São Paulo

Quem planejar uma viagem para São Sebastião e quiser aproveitar o trajeto para conhecer outros lugares baratos para viajar em SP, pode planejar passar por outras cidades litorâneas, como o Guarujá, que atrai muitos visitantes durante o ano todo.

Além disso, vale lembrar que a rodoviária de São Sebastião atende diversos destinos com horários variados que atendem as necessidades de todas as pessoas. Então, não se esqueça de conferir as passagens disponíveis quando for planejar o roteiro de São Sebastião para que suas férias sejam ainda mais memoráveis.

Encontre Passagens para São Sebastião

Veja também no Tô de Passagem:

Guia Completo De Viagem De Ubatuba
Pontos Turísticos Do Rio De Janeiro: 7 Lugares Para Conhecer!
10 Melhores Praias Do Espírito Santo