Categoria

Paraty

Prepare-se para conhecer Paraty e anote tudo sobre este destino encantador


Paraty é um município do estado do Rio de Janeiro que, com suas maravilhas naturais e arquitetura histórica, conquista a todos que têm a oportunidade de visitar o local. 

Contando ainda com passeios singulares, paisagens indescritíveis e restaurantes que oferecem o melhor da culinária, este é um destino que pode se tornar um grande favorito na sua lista de viagens. 

É válido destacar também que a cidade é repleta de praias paradisíacas que, com passeios de escuna e mergulhos, revelam a vida marinha que não poderia ser mais apaixonante, completando o visual inesquecível que somente Paraty poderia proporcionar. 

Ficou com curiosidade para saber mais sobre Paraty? Então aproveite para continuar a leitura e conheça o guia completo para sua viagem, desde como chegar, o que fazer, quando ir, como é o clima, quais são as melhores praias e atrações locais e muito mais!

Onde fica Paraty?

Localizado ao sul do Rio de Janeiro, Paraty é um município litorâneo que fica a cerca de 258 km de distância da capital do estado e a, aproximadamente, 280 km de São Paulo-SP.

Por via terrestre, o trajeto partindo da capital paulista pode levar pouco mais de 4 horas, enquanto que, saindo da Cidade Maravilhosa, o percurso possui pouco menos de dez minutos de diferença, indo para a rodoviária de Paraty

Como chegar em Paraty no Rio de Janeiro

Ao planejar sua viagem para Paraty e quais passeios fazer no interior do Rio De Janeiro, é preciso saber exatamente como chegar até lá.

Partindo da Cidade Maravilhosa, a BR-101, Rio-Santos, é a melhor alternativa. E, a partir da capital paulista, a rodovia Ayrton Senna-Carvalho Pinto oferece mais tranquilidade no trajeto quando comparada à Via Dutra, BR-116, por ela possuir muitos caminhões e menos faixas.

E é válido lembrar que, no trajeto terrestre, o caminho até Paraty, saindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro, leva cerca de 4 horas, variando conforme o trânsito.

O que fazer em Paraty

O que fazer em Paraty

Paraty, por ser uma cidade histórica e litorânea, é repleta de pontos turísticos, praias e paisagens de tirar o fôlego, que podem ser feitos em família, com amigos e até mesmo com seu par romântico, garantindo fotos inesquecíveis. 

Assim, separamos a seguir uma lista com o que fazer em Paraty. Mesmo que você passe apenas alguns dias no local, acredite, é possível aproveitar muito do que a cidade tem a oferecer. Confira:

Passeie pelo Centro Histórico de Paraty

Como citado, Paraty é repleta de símbolos que fizeram parte da história do país, além da arquitetura singular e as famosas portas coloridas. Ao visitar a cidade, o passeio a pé pelo Centro Histórico não pode ficar de fora da lista. 

Com suas construções coloniais, restaurantes cheios de charme e diversidade de comércio, é possível encontrar até mesmo agências bancárias, lojas de marcas famosas de roupas e sorveterias encantadoras pelas ruas de pedra. 

Lembrando que não é possível entrar de carro no Centro Histórico, o recomendado é realizar o passeio com um calçado confortável, como tênis, para que a caminhada seja mais segura e tranquila.

Conheça as praias de Paraty

É impossível realizar esta viagem sem conhecer as praias de Paraty. Desde águas cristalinas à piscinas naturais, de praias movimentadas às mais desertas, você encontra aquela perfeita para passar o dia com a família ou fazer um passeio romântico.

Praia da Conceição, Praia da Lula, Praia de Fora, Praia do Cachadaço, Praia do Cepilho e Praia do Engenho são apenas alguns exemplos das águas e paisagens mais belas que podem ser encontradas em Paraty.

Assim, planeje sua viagem com antecedência para que seja possível encaixar ao menos parte delas no roteiro e apreciá-las sem pressa.

Visite a Ilha Comprida

Outro dos famosos pontos turísticos de Paraty, a Ilha Comprida é uma das mais populares da região e ideal para quem deseja mergulhar e ver de perto a vida marinha local.

Sem praias, o ideal é realizar o passeio de barco e fazer snorkel, o que, com as águas claras, permite tirar fotos inesquecíveis com os mais diversos peixes que vivem ali, eventualmente acompanhados de tartarugas marinhas.

Aqui, a recomendação geral é ir cedo, nos primeiros horários, para que o local não esteja tão cheio e seja possível aproveitar ainda melhor a experiência.

Faça passeio de escuna na Lagoa Azul

Para quem ama um bom passeio de escuna – um tipo de barco veleiro –, a Lagoa Azul é o local ideal, já que, como o próprio nome indica, a tonalidade da água é capaz de deixar qualquer um de queixo caído.

Cercada por árvores, rochas e muita vida marinha, a Lagoa Azul é uma enorme piscina natural, e faz parte da rota de quem vai à Ilha Comprida.

Mergulhos e snorkeling também são comuns aqui, e existe tanto a opção de realizar o passeio com outros turistas, ou de alugar um particular para poucas pessoas, o que pode tornar o momento ainda mais especial.

Praias de Paraty

Praias de Paraty

Como visto, Paraty é uma cidade repleta das mais belas praias, assim, é preciso falar um pouco mais sobre algumas delas, uma vez que guardam paisagens inesquecíveis.

Confira a seguir algumas das melhores praias que separamos para você conhecer em Paraty:

  • Praia da Conceição

Ideal para quem busca por descanso e tranquilidade, a Praia da Conceição é quase deserta e, apesar da pouca infraestrutura local e o acesso limitado por meio de barcos, ela reserva um mar tranquilo, normalmente quente e com um visual único.

  • Praia da Lula

Uma faixa de areia branca e com a sombra das árvores completa a paisagem em que a cor do mar e das folhas poderia ser a mesma. Também com pouca infraestrutura, quando realizar o passeio de escuna até a praia, aproveite para levar algum lanche para passar o dia de maneira mais confortável.

  • Praia de Fora

A Praia de Fora, que contempla a mesma faixa de areia da Praia dos Ranchos, é uma das principais atrações da Vila de Trindade e, diferente das citadas anteriormente, possui alta infraestrutura. Localizada a cerca de 24 km do Centro Histórico de Paraty, essa é uma parada obrigatória para quem ama passar o dia na praia.

  • Praia do Cachadaço

Próxima às praias de Fora e dos Ranchos, a Praia do Cachadaço possui um mar um pouco mais agitado, mas a paisagem natural torna o local tão especial quanto se imagina. Além disso, ela está localizada no caminho para as famosas piscinas naturais da região, que são capazes de tirar o fôlego de todos que as visitam.

  • Praia do Cepilho

Outra das belíssimas praias de Paraty, a Praia do Cepilho também é localizada na Vila de Trindade e, mesmo que seja próxima de outras mais movimentadas, ela é um pouco mais reservada e a pedida perfeita para um dia tranquilo sob o sol observando os surfistas pegarem suas ondas.

  • Praia do Engenho

Mais uma das praias de águas tranquilas, a Praia do Engenho é localizada no Saco de Mamanguá e, por não estar nos roteiros comuns de escuna em Paraty, ela só é acessível por meio de barcos e proporciona uma experiência diferenciada, com um píer que pode garantir fotos para lá de marcantes.

Clima de Paraty

Clima em Paraty

O clima de Paraty, apesar de variar ao longo do ano, não impede o fluxo de turistas, seja qual for a estação.

O verão, por exemplo, apesar de ser a época mais quente do ano e a melhor de todas para aproveitar as praias e se refrescar à beira da areia, também é a que mais atrai turistas para Paraty, algo importante para se ter em mente ao planejar sua viagem para o local.

Além disso, com temperaturas médias de 30°C, as chuvas marcam forte presença nessa época do ano, o que, com certa frequência, acaba por inundar as ruas do Centro Histórico.

Já durante o outono e inverno, as temperaturas em Paraty são mais baixas e atraem festivais e feiras culturais para a cidade, além de ser a ocasião perfeita para um vinho no fim da tarde em um dos restaurantes locais, apreciando o movimento das ruas.

E é na primavera que você pode aproveitar o melhor dos dois mundos: curtir o sol nas praias ao mesmo tempo em que não precisa enfrentar os preços elevados da alta temporada. 

Quando ir para Paraty

E, agora que você já sabe quais são as principais atrações locais e o clima da cidade, é hora de descobrir quando ir a Paraty.

Por ser uma cidade próxima a duas grandes capitais, e atrair turistas o ano todo com suas belezas naturais e históricas, ao planejar sua viagem para Paraty, é preciso ter em mente que feriados, férias escolares e fins de semana costumam ser mais cheios na cidade.

Além disso, é justamente no verão, com as temperaturas mais altas, que o movimento é constante pelo local. Assim, o ideal seria visitar Paraty na primavera, entre setembro e dezembro, onde até mesmo as diárias dos hotéis são mais acessíveis.

Já para quem é fã de eventos, a recomendação é sempre ficar de olho no calendário local, para estar a par das comemorações e aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer, o que costuma envolver as mais diversas atrações durante as noites mais frescas do inverno e do outono.

Pontos Turísticos de Paraty

Pontos Turísticos de Paraty

Como visto, Paraty é uma cidade que possui atrações para todos os gostos, seja para quem passa alguns dias na cidade ou para aqueles que realizam um breve bate e volta no Rio De Janeiro.

Então, além das praias já citadas e do Centro Histórico, existem ainda outras atrações que vão deixar sua passagem por Paraty ainda mais especial e inesquecível.

A Cachoeira do Tobogã, Poço do Tarzan, Cachoeira da Pedra Branca e Poço Usina, por exemplo, são locais cercados pela natureza local, que garantem uma experiência única para quem viaja para Paraty e, justamente por ficar em meio às árvores, elas são boas pedidas para os dias quentes de verão.

Além disso, outras praias que não podem faltar no roteiro de quem reservar alguns dias a mais para curtir a cidade, pode-se citar: Praia Vermelha, Praia do Jabaquara, Praia do Sono, Praia do Pontal, Praia do Meio, Ilha do Algodão, Ilha da Cotia e Paraty Mirim.

Restaurantes e Bares de Paraty

Para completar a experiência, é claro que os restaurantes em Paraty e a gastronomia local não poderiam ficar de fora deste guia de viagem, uma vez que a comida contribui para que a visita na cidade seja tão especial.

Com opções para todos os gostos, desde pizzas à culinária local repleta de frutos do mar, confira a seguir 3 dos restaurantes mais recomendados para apreciar a comida de Paraty:

  • Maiyê Restaurante

Aberto para o brunch, almoço e jantar, ele possui um ambiente aconchegante e comida saborosa, sendo localizado na Avenida Octávio Gama, 954 Caborê. Proporcionando uma experiência única, alguns dos pratos mais recomendados costumam ser os que possuem frutos do mar, como camarão, sejam as pizzas ou os risotos.

  • Balacobacco Beach Bar

Localizado à beira da Praia do Jabaquara, o restaurante possui infraestrutura simples, o que não interfere no sabor dos pratos, que conquistaram o coração dos turistas. Com porções e drinks variados, não faltam elogios ao local.

  • Van Gogh

E, para os amantes de hambúrgueres, ainda que veganos ou vegetarianos, o restaurante possui uma culinária norte-americana, ao estilo dos famosos pubs com suas cervejas artesanais. Localizado no Centro Histórico, essa é a escolha ideal para um jantar aconchegante e delicioso. 

Agora, depois de conhecer lugares para ir em Paraty e descobrir as belezas naturais que a cidade reserva, é hora de planejar sua viagem para a cidade e montar um roteiro que inclua os melhores passeios para que sua experiência seja inesquecível.

Então, você tem mais alguma dica de viagem para Paraty que gostaria de compartilhar? Não hesite em deixar nos comentários e conte também o que achou deste guia de viagem!

Veja também no Tô de Passagem:

O Que É Turismo De Aventura E Como Praticar No Brasil
15 Cachoeiras No Brasil Que Você Precisa Conhecer!
Melhores Praias Do Rio De Janeiro: 10 Opções Perfeitas
Dicas De O Que Fazer Em Aracaju Para Conhecer A Cidade