logo-to-de-passagem

Monte Alegre do Sul: Aproveitando os pontos turísticos do interior de SP

setastdp

Imagine-se tomando um bom vinho em meio às belas paisagens montanhosas do interior. Gostou?

Então temos boas notícias: o seu destino dos sonhos é Monte Alegre do Sul. Essa cidadezinha do interior de São Paulo é imperdível para quem deseja relaxar, fugir da correria da rotina, conhecer mais um pouco sobre a história do Sudeste e, é claro, se encantar com uma natureza exuberante.

Neste artigo, vamos te dar vários motivos para se apaixonar de vez por Monte Alegre do Sul. Trouxemos uma seleção das melhores atrações da cidade, pontos que não podem faltar no seu roteiro e que com certeza ficarão na sua memória. 

E aí, malas prontas?

Continua por aqui que você vai descobrir:

Onde fica Monte Alegre do Sul? 

Como é o clima em Monte Alegre do Sul? 

Como chegar em Monte Alegre do Sul? 

O que fazer em Monte Alegre do Sul? 

Cachoeira das Andorinhas 

Cidade das Artes 

Balneário Municipal 

Fonte Bom Jesus e Fonte da Índia Obirici 

Mirante do Cristo 

Santuário do Senhor Bom Jesus 

Trem da Mogiana e Memorial Mauro Silva 

Adega Peterlini 

Festival do Morango: Gastronomia e tradição 

Conheça as belezas do interior de SP!

Onde fica Monte Alegre do Sul?

Com 110,9 km² de território, Monte Alegre do Sul é um tesouro interiorano situado entre as cidades de Serra Negra e Amparo. Composto pela cidade sede e pelo distrito de Mostardas, o município de Monte Alegre do Sul fica a mais ou menos 130 km da cidade de São Paulo.

Lar de aproximadamente oito mil habitantes, a cidadezinha ganhou os apelidos de “cidade da cachaça” e de “cidade do morango”, já que são esses os principais produtos feitos por lá. Monte Alegre do Sul é também parte do Circuito das Águas Paulista, que engloba nove cidades.

Como é o clima em Monte Alegre do Sul?

Clima em Monte Alegre do Sul

Por estar localizada em uma área montanhosa e pela altitude de 750 metros, Monte Alegre do Sul tem um clima geralmente ameno, com temperaturas que variam entre 15º e 30º. 

O frio costuma chegar nos meses de maio, junho, julho e agosto, também a época em que há menos chuva. Por isso, esse costuma ser o período preferido dos viajantes que desejam curtir o charme do inverno. E a gente garante: charme é algo que Monte Alegre do Sul tem de sobra!

Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses com mais chuva por lá. Embora a cidade seja linda durante o ano todo, o ideal é que você programe sua viagem para fugir das chuvas intensas, que podem atrapalhar alguns passeios.

Como chegar a Monte Alegre do Sul?

Para curtir as belezas de Monte Alegre do Sul, você precisa de certa disposição para pegar a estrada, já que só dá para chegar até lá por via terrestre.

Se não quiser a preocupação de ter que dirigir, a melhor opção é viajar de ônibus. De quebra, essa também costuma ser a escolha mais econômica, o que te garante uma graninha extra para gastar durante a viagem. 

É possível encontrar rotas que saem da cidade de São Paulo e de outras localidades, como Campinas e Rio de Janeiro, por exemplo.

Pra te dar uma ideia de tempo de viagem, aqui estão as distâncias entre Monte Alegre do Sul e algumas outras cidades, quando você escolhe viajar de ônibus:

São Paulo: 2h40

Campinas: 1h20

Rio de Janeiro: 7h20

Curitiba: 7h

Se quiser, aproveite para conferir algumas passagens de ônibus em promoção.

O que fazer em Monte Alegre do Sul?

Não é exagero dizer que Monte Alegre do Sul é uma das cidades mais bonitas do interior de São Paulo. Marcado por terras férteis e por áreas de natureza preservada, o lugar também é conhecido pela pureza excepcional das águas, que você terá a oportunidade de conhecer de perto.

Além das várias belezas naturais, Monte Alegre do Sul guarda muitas relíquias da época colonial, que contam a história da economia cafeeira. É também dotada de uma atmosfera agradável e sossegada, onde você poderá descansar e desfrutar de uma gastronomia maravilhosa.

O primeiro ponto que merece uma foto no seu feed é o portal de entrada da cidade, que deseja as boas-vindas em italiano a quem chega. É também uma pequena manifestação da história da cidade, que tem muitas famílias de imigrantes italianos.

Já curtiu? Vai ficar melhor! Então acompanhe com a gente essa super lista do que fazer em Monte Alegre do Sul.

Cachoeira das Andorinhas

A bela Cachoeira das Andorinhas é um ótimo lugar para entrar em contato com as águas de Monte Alegre do Sul, às quais muitos atribuem propriedades curativas e regeneradoras. A queda d’água de dez metros de altura, em sintonia com a natureza rica e preservada dos arredores, fazem da Cachoeira das Andorinhas um refúgio paradisíaco.

A cachoeira é um trecho do Rio Camanducaia, o grande astro entre os vários corpos d’água que compõem a riqueza hidromineral da cidade. Ela foi nomeada assim porque de lá é possível observar a revoada das andorinhas que encantam todo mundo que tem a oportunidade de assistir a esse espetáculo da natureza.

Para se refrescar nas águas da Cachoeira das Andorinhas, você vai precisar fazer uma trilha de mais ou menos 500 metros. O percurso é fácil e apropriado para crianças. A cachoeira fica no bairro do Falcão e o acesso a ela é pela Estrada Nelson Taufic Nacif.

Cidade das Artes 

A Cidade das Artes de Monte Alegre do Sul parece uma cena saída de contos de fadas.

Com casinhas coloridas em miniatura e uma réplica do Santuário do Senhor Bom Jesus, a área foi criada para celebrar a história de Monte Alegre do Sul e estimular o acesso da população à arte. 

A minicidade, por si só, é uma gracinha de se ver, e costuma ser um sucesso absoluto entre as crianças. Além dela, a Cidade das Artes tem também exposições com releituras de obras grandiosas de artistas como Van Gogh, Portinari e Tarsila do Amaral. 

Conta ainda com espaços voltados especialmente para artistas nascidos em Monte Alegre do Sul e com muitas outras peças de artes plásticas. É um passeio super divertido e curioso, que está disponível de quinta a domingo, das 10h às 16h. O endereço é Av. João Girardelli, Centro.

Fonte Bom Jesus e Fonte da Índia Obirici 

Fonte Bom Jesus e Fonte da Índia Obirici

A fama das águas mágicas de Monte Alegre do Sul faz com que a cidade tenha várias fontes de água mineral. 

Além das propriedades medicinais da água, que supostamente ajuda na cura de doenças de pele e de condições como artrite, as fontes costumam ter uma beleza toda especial. A mais famosa é a Fonte Bom Jesus, que fica em uma charmosa casinha branca na Praça Rinaldo Godoy Borgiani.

Também vale a pena visitar a Fonte da Índia Obirici, na  Estrada MA-03, que tem um mosaico de azulejos lindíssimo e carrega uma história misteriosa. Diz a lenda que a água dessa fonte teria se originado das lágrimas de Obirici, que chorou a perda de seu amado. 

Balneário Municipal de Monte Alegre do Sul 

Quando dissemos que Monte Alegre do Sul é o destino perfeito para quem quer relaxar, não estávamos exagerando!

Se você quiser viver uma experiência profundamente revigorante, não deixe de visitar o Balneário Municipal, uma espécie de spa que oferece banhos de espuma e imersão, massoterapia, saunas, hidromassagem e vários outros serviços para você esquecer do mundo e curtir na mais absoluta tranquilidade.

Quando passar pela entrada da linda fachada histórica do Balneário Municipal, deixe a pressa para trás, tá? Vale a pena ir com tempo para aproveitar os recursos do lugar com calma. A gente jura que isso vai mandar embora a tensão nos seus músculos e todo o estresse do dia a dia. 

O Balneário funciona de quarta a sexta-feira, das 14h às 20h. Nos sábados, os horários são das 09h às 12h e das 14h às 19h. Os serviços variam de preço, e os mais simples custam cerca de R$ 20,00.

Mirante do Cristo 

Mirante do Cristo, Monte Alegre do Sul

Acredite: as belas paisagens de Monte Alegre do Sul ficam ainda mais fascinantes quando vistas de cima.

Por isso, não deixe de visitar o Mirante do Cristo, que fica a 873 metros de altitude e permite uma vista privilegiada da cidade. De lá, também é possível enxergar a grandiosidade das montanhas, o Vale do Camanducaia e os caminhos que levam aos municípios próximos. 

Nem precisamos dizer que esse passeio rende fotos incríveis, não é mesmo?

Esse lugar incrível pode ser acesso pela Rua Prefeito José Amaral, 136.

Santuário do Senhor Bom Jesus 

O Santuário do Senhor Bom Jesus encanta até quem não é fã de turismo religioso.

A linda estrutura de fachada branca e a decoração do interior são de estilo neoclássico, reunindo também alguns elementos barrocos. O Santuário é considerado um dos principais patrimônios históricos da região e carrega uma longa história de demolição e reconstrução. 

É lá que ocorrem as missas e os eventos religiosos da cidade, com horários fixos: 7h da sexta-feira, 18h no sábado, 08h e 19h no domingo.

Seja para visitar um lugar histórico, renovar a fé ou tudo ao mesmo tempo, o Santuário fica na R. João da Serra, 135-167.

Trem da Mogiana e Memorial Mauro Silva 

Que tal fazer uma viagem no tempo para a época em que as grandes locomotivas a vapor ainda cortavam o Brasil?

Na Praça Sebastião de Carvalho, localizada bem no centro de Monte Alegre do Sul, isso é possível. Lá, você poderá ver partes de um trem que data de 1910, mas que teve sua época de ouro no século 19. 

O local costumava abrigar a antiga estação ferroviária da Companhia da Mogiana de Estradas de Ferro, mas foi revitalizado para se tornar o Centro Cultural José Peschiera. Além do trem, o espaço guarda fotografias e outros registros dos séculos passados. 

É um passeio perfeito para fãs de história, mas não deixa os futebolistas para trás!

O Centro Cultural tem também o Memorial Mauro Silva, feito para homenagear o craque que foi tetracampeão mundial com a seleção brasileira em 1994. Além de ver alguns pertences de Mauro, como troféus, camisas e chuteiras, você também terá a chance de aprender mais sobre a trajetória dele no futebol.

Pega essa recomendação de ouro: quando for visitar o Centro Cultural José Peschiera, aproveite para jantar no MAS Bistrô, que fica bem em frente, do outro lado da praça. Esse restaurante de atmosfera intimista e aconchegante tem pratos refinados que vão roubar seu coração!

Adega Peterlini 

Adega Peterlini

Depois de conhecer relíquias históricas, curtir tesouros naturais incríveis e aproveitar a atmosfera pacata de Monte Alegre do Sul, que tal tomar um vinhozinho?

A Adega Peterlini tem uma história de mais de 140 anos como grande produtora de bebidas na região. Não gosta de vinho? Sem problemas: também tem uísque, cachaça, cerveja, queijos, geleias, mel, pimentas e muito mais. É tudo feito de maneira 100% artesanal, em uma charmosa casinha centenária.

Para chegar à Adega, você vai pegar a Estrada Municipal para o Bairro Alves, no Sítio Morro Alto. O local está aberto todos os dias, das 8h às 17h.

Festival do Morango de Monte Alegre do Sul: Gastronomia e tradição 

A visita à Adega Peterlini e os excelentes restaurantes de Monte Alegre do Sul são algumas amostras da potência gastronômica do local, assim como o famoso Festival do Morango que ocorre na cidade.

Como já comentamos, Monte Alegre do Sul é uma grande produtora de morangos. A fruta é tão importante para a história e cultura locais que ganhou uma festa só para ela! O festival chega a durar duas semanas e geralmente ocorre em julho.

Na ocasião, além de aproveitar os vários produtos derivados do morango, como geleias e tortas, você também poderá curtir a programação com apresentações culturais variadas que tomam a Praça Bom Jesus e o Centro Histórico de Monte Alegre do Sul. Tem atrações para todos os gostos!

Conheça as belezas do interior de SP!

Monte Alegre do Sul, interior paulista

E aí, já deu para se apaixonar por Monte Alegre do Sul?

Você com certeza já percebeu que essa simpática cidadezinha tem tudo para te proporcionar vivências incríveis. Se seu desejo é uma viagem com paisagens cinematográficas, uma bagagem histórica riquíssima, excelente gastronomia e várias oportunidades de mergulhar na natureza preservada, o interior de São Paulo é para você!

A gente garante que nessa viagem não vão faltar fotos lindas, memórias maravilhosas e ótimas histórias.

Fala pra gente nos comentários: o que mais te atraiu na nossa super lista de pontos turísticos de Monte Alegre do Sul?

Aliás, se você gosta de viajar, não deixe de acompanhar a gente aqui no Tô de Passagem! Produzimos vários conteúdos tão informativos quanto este aqui, pensados para te ajudar a planejar os roteiros mais inesquecíveis.

E ah! Independentemente do seu destino, é como costumamos dizer por aqui: viajar não precisa ser caro! Por isso, aproveite para conhecer seus destinos de ônibus. Assim você aproveita mais atrações e passeios que todos esses lugares incríveis tem pra oferecer.

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem