logo-to-de-passagem

Círio de Nazaré: dicas para acompanhar a celebração religiosa

setastdp

 

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, louvada durante o Círio de Nazaré. Ela é retratada segurando o menino Jesus nos braços e vestindo o característico manto de bordados.

Festa São João, Natal, Dia de São Cosme e Damião…É, em muitos cantos do Brasil e do mundo, a fé é responsável por motivar o nascimento de comemorações gigantescas, que acabam se tornando partes da cultura popular. Hoje, vamos te levar para conhecer uma celebração mais que especial, o Círio de Nazaré.

Além de ser um evento importantíssimo para os católicos, o Círio de Nazaré carrega um título marcante: é a maior de todas as festividades religiosas do Brasil. A festa é considerada um Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil há quase duas décadas, mas vem encantando devotos, turistas e curiosos há muito mais tempo.

E você está prestes a entender um pouquinho mais sobre essa tradição poderosa! Aqui, te explicaremos o que é o Círio de Nazaré, como ele surgiu e, é claro, o que esperar se você pretende acompanhar o evento de perto.

Continua por aqui que você vai ler sobre:

História do Círio de Nazaré

Onde acontece o Círio de Nazaré? 

Como chegar na festa do Círio de Nazaré? 

Quanto tempo dura o Círio de Nazaré? 

Como funciona e o que acontece na festa do Círio de Nazaré? 

Dicas para participar do Círio de Nazaré 

Se divirta e celebre a fé nessa grande festa religiosa! 

História do Círio de Nazaré

Que tal começarmos nossa viagem voltando um pouquinho no tempo?

Bem, na verdade, mais do que um pouquinho: a primeira comemoração registrada do Círio de Nazaré data de 1793. Ela surgiu como homenagem a um acontecimento peculiar que ocorreu alguns anos antes, no ano de 1700.

Diz a história que, certo dia, um homem chamado Plácido encontrou uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré às margens do Igarapé Murutucu, no Pará. Encantado, ele levou a estatueta para casa, mas se deparou com uma surpresa: no dia seguinte, a imagem parecia ter desaparecido.

Plácido só foi achá-la novamente no mesmo lugar onde ela havia aparecido pela primeira vez, junto do igarapé. Mais uma vez, ele a levou consigo. E adivinha? Pois é, a mesma situação curiosa se repetiu e a imagem foi parar de novo na beira do rio. Isso aconteceu durante alguns dias, e Plácido chegou até a pedir ajuda, mas nem a escolta atenta montada pela Capela do Palácio do Governo da Província foi capaz de vencer a determinação da santa.

Convencidos de que Nossa Senhora de Nazaré queria mesmo ficar no igarapé, os católicos de Belém do Pará construíram uma igrejinha para ela no lugar. A partir daí, fiéis de várias partes do estado passaram a visitar a capital paraense com o objetivo de louvar a santa que escolheu com uma insistência realmente milagrosa seu local de devoção. Nasciam, assim, as primeiras procissões do Círio.

Agora que você já sabe como surgiu o Círio de Nazaré, fica ainda mais interessante mergulhar na riqueza dessa festividade religiosa fantástica, né?

Onde acontece o Círio de Nazaré?  

Vista aérea da parte portuária de Belém do Pará. Além dos prédios altos e modernos, destacam-se grandes construções em estilo colonial e as barracas cobertas do mercado público.

 

Vista aérea da parte portuária de Belém do Pará. Além dos prédios altos e modernos, destacam-se grandes construções em estilo colonial e as barracas cobertas do mercado público.

Embora Nossa Senhora de Nazaré seja bastante adorada em todo o Brasil, a maior festa dedicada a ela é autenticamente nortista: há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré acontece todos os anos em Belém do Pará.

Conhecida como “Cidade das Mangueiras” por causa da abundância de árvores frutíferas espalhadas pela paisagem urbana, Belém é uma cidade cheia de encantos durante o ano todo. Afinal, além de ser o palco do Círio de Nazaré, ela conserva também muitas outras tradições seculares fascinantes, riqueza que os visitantes podem conhecer de perto em pontos turísticos como o Mercado Ver-o-Peso.

A bagagem diversa e apaixonante de crenças e costumes faz com que Belém seja considerada uma das mais importantes cidades religiosas do Brasil. Então dá para dizer que é o destino de férias perfeito para quem curte turismo religioso, além de proporcionar também experiências únicas para os fãs de ecoturismo e de turismo cultural.

Ah, e caso você queira estender um pouquinho o roteiro depois de participar do Círio de Nazaré, vale a pena conhecer também algumas cidades próximas a Belém, como a fantástica Marituba. Dá até para aproveitar as duas com passeios rápidos, do tipo “bate e volta”

Como chegar na festa do Círio de Nazaré? 

Como a gente mencionou ali em cima, não é de hoje que devotos do país inteiro vão até Belém para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.

Mas é claro que esse percurso sagrado é bem mais acessível atualmente do que em épocas passadas. Existem várias formas de chegar a Belém do Pará: você pode voar até o Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro) ou cair na estrada.

Se o seu objetivo é aproveitar o Círio de Nazaré sem gastar muito, a opção mais econômica e prática é viajar de ônibus para Belém. Como a diversidade de rotas que circulam pela região é grande, essa é a alternativa preferida de vários visitantes que partem de outros estados.

Em muitos casos, o deslocamento inclui viagens longas. Então aqui vai uma boa notícia: como existem vários tipos de ônibus de viagem, sempre dá para escolher os assentos que vão garantir o seu conforto durante todo o percurso. E para que o trajeto seja mesmo tranquilo, não se esqueça de caprichar na sua bagagem de mão.

Se quiser saber mais, aproveite para conferir essas passagens de ônibus para Belém

Quanto tempo dura o Círio de Nazaré? 

Caso você esteja se planejando para acompanhar o Círio de Nazaré de perto, vai gostar de saber que a festa se estende durante uma boa parte do mês de outubro.

As programações ocorrem por mais de duas semanas, em um período de mais ou menos 15 dias chamado de Quadra Nazarena. Mas o ponto alto dos festejos do Círio de Nazaré acontece sempre no segundo domingo de outubro, quando é realizada a maior e mais popular das procissões. 

Em 2023, o Círio de Nazaré terá seu ápice em 08 de outubro. Mas a missa de abertura oficial da festa está programada para o dia 03 do mesmo mês e a solenidade de encerramento deve ocorrer no dia 22.

E a celebração nem acaba por aí: 15 dias depois do segundo domingo de outubro, acontece o Recírio, procissão que fecha o ciclo comemorativo do Círio de Nazaré com chave de ouro. Abaixo, a gente te explica um pouco mais sobre o que esperar desse tempo de festa.

Como funciona e o que acontece na festa do Círio de Nazaré? 

Fachada da Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. A construção é pintada em branca com adornos dourados e tem um estilo arquitetônico neoclássico.

 

Fachada da Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. A construção é pintada em branca com adornos dourados e tem um estilo arquitetônico neoclássico.

Mas, no fim das contas, o que rola durante o Círio de Nazaré?

Bem, a gente te contou a história da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Então não é nenhuma surpresa que a maior parte das atividades do Círio gire em torno justamente de peregrinações.

Ao longo de toda a quadra nazarena, ocorrem doze romarias feitas a pé, de moto, de barco e de carro. A principal, como já mencionamos, é a Grande Procissão do Círio, que acontece no segundo domingo de outubro e começa na Catedral Metropolitana de Belém Nossa Senhora da Graça (Praça Dom Frei Caetano Brandão, Cidade Velha).

Na ocasião, os fiéis caminham seguindo a imagem da santa por aproximadamente 3,6 quilômetros, até a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Além das procissões maiores, o Círio também tem momentos dedicados especialmente aos jovens fiéis, como a Procissão da Juventude e a Romaria das Crianças. 

Os esportistas também não ficam de fora: se você gosta de celebrar sua fé colocando o corpo em movimento, vai adorar participar da Romaria dos Corredores e da Ciclo Romaria. Todas essas peregrinações, é claro, são acompanhadas por missas diárias e vigílias de oração. 

A maioria dos percursos religiosos do Círio de Nazaré começa na Basílica Santuário ou na praça que fica logo em frente, a Praça Santuário, então sempre tem coisa acontecendo por lá durante a quadra nazarena. Além disso, ao longo desse período, a praça recebe o Arraial do Círio, uma quermesse daquelas que todo mundo ama, com direito a brinquedos, jogos, barraquinhas de artesanato e comidas deliciosas.

Além de acompanhar as andanças da santa, fazer promessas, ver a imagem peregrina de pertinho e expressar sua gratidão, você também poderá curtir os shows gratuitos que acontecem durante o Círio de Nazaré. Essa parte da festa se chama Círio Musical e conta com apresentações que acontecem em vários pontos de Belém, principalmente na Concha Acústica e na Capela Bom Pastor.

A Basílica Santuário, templo mais importante do Círio de Nazaré, fica na Avenida Nossa Senhora de Nazaré, nº 1300, bairro de Nazaré. Se você quiser conferir a programação completa do evento, com os horários e locais exatos de cada procissão, basta acessar o site oficial da festa. 

Dicas para participar do Círio de Nazaré 

Quem nunca visitou o Círio de Nazaré pode ficar um pouquinho perdido diante da grandiosidade da festa. Mas a gente te ajuda: abaixo, você encontra algumas dicas para aproveitar sua participação no Círio de Nazaré da melhor forma possível.

Se você for viajar para acompanhar a celebração, procure planejar seu tempo de estadia de acordo com as atividades da quadra nazarena que deseja pegar. Como mencionamos, a festa mostra seu brilho máximo na Missa do Círio e na Procissão do Círio. Mas caso você não consiga estar em Belém no segundo domingo de outubro, vale a pena comparecer a outras etapas grandiosas do evento, como a Missa de Abertura, a Missa do Traslado, a Procissão da Festa e a Missa de Encerramento.

Não deixe de conferir a programação oficial do site e se atente aos horários. O ideal é sempre chegar com um tempinho de antecedência. Assim, você não corre o risco de perder a partida de alguma procissão ou o início das missas. Antes de sair para as peregrinações, use algum aplicativo de geolocalização (como o Google Maps) para estudar o trajeto. Assim, além de ter alguma noção prévia das distâncias percorridas, você facilita sua vida na hora de voltar para casa ou para a hospedaria. 

Por fim, a gente recomenda que você evite levar bolsas grandes ou pesadas quando for participar de alguma atividade do Círio de Nazaré. Ah, e assim como em todo evento que envolva grandes multidões, vale a dica de redobrar a atenção com seus pertences pessoais.

Se divirta e celebre sua fé nessa grande festa religiosa! 

Imagem desfocada de um grande grupo de pessoas que caminham em uma procissão religiosa.


Imagem desfocada de um grande grupo de pessoas que caminham em uma procissão religiosa.

A gente não sabe se a fé realmente move montanhas, mas uma coisa é certa: a beleza do Círio de Nazaré com certeza vai mover seu coração. Não tem experiência que se compare à oportunidade de acompanhar a maior festividade do Brasil de pertinho!

Realmente, a devoção amorosa dos fiéis e os relatos de graças concedidas por Nossa Senhora de Nazaré são sempre emocionantes. Mas o Círio de Nazaré também vai bem além disso. Afinal, até mesmo quem não tem religião acaba se deixando envolver pela atmosfera vibrante dessa celebração cheia de importância histórica. 

Não é à toa que, durante o mês de outubro, os paraenses se saúdam desejando uns aos outros um “feliz Círio”, que nem se faz no Natal em outros lugares do país. É lindo de se presenciar!

E se você gosta de ficar por dentro de outras comemorações grandiosas espalhadas pelo Brasil, não deixe de conferir mais dos nossos conteúdos aqui no Tô de Passagem. Nós sempre falamos sobre festas populares, celebrações religiosas, festivais de música e outros eventos maravilhosos.

Por enquanto, a gente fica por aqui. Para você, um feliz Círio e uma ótima viagem!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem