Como ir, o que fazer, pontos turísticos, clima e mais para curtir ao máximo a viagem para Praia Grande.

Se você é paulistano, certamente sabe que a Praia Grande é um refúgio e tanto quando o verão chega! Primeiramente, pela curta distância de uma cidade à outra e, segundamente, pelos atributos que esse lugar reúne: uma extensa orla, excelente infraestrutura e pontos turísticos que garantem a diversão da galera e toda família.

Então, caso esteja pensando em fazer uma viagem prática, porém regada a muito lazer, a Praia Grande é uma ótima pedida! A seguir, conheça mais sobre esse destino litorâneo de São Paulo.

Onde fica Praia Grande

Praia Grande é um município da baixada santista e fica a 80 quilômetros de São Paulo, o equivalente a um percurso de 1 hora.

E para deixar o caminho ainda mais fácil e proveitoso, uma dica é ir de ônibus e desembarcar na rodoviária da Praia Grande, localizada em Vila Mirim.

O que fazer na Praia Grande

As praias sem dúvidas são os principais atrativos dessa viagem! Praia do Boqueirão, Canto do Forte, da Guilhermina e da Aviação são algumas das opções para quem quer passar o dia seja tomando um Sol e se refrescando com uma água de coco, seja jogando um futevôlei na areia ou pegando uma onda.

Outra atividade que agrada a muitos é andar de bicicleta na ciclovia no final da tarde, quando os tons de laranja e rosa são predominantes no céu e as temperaturas já não estão muito altas, compondo o clima perfeito para uma pedalada na orla.

E depois de gastar tanta energia, é capaz de bater aquela fome! Que tal jantar em um dos melhores restaurantes da Praia Grande SP?

Villa Di Pasta

Para os fãs de comida italiana, esse restaurante é a indicação ideal para o que fazer na Praia Grande à noite. Lá, aprecie uma boa pasta em variadas versões: quatro queijos, com molho hot e gorgonzola com cubos de filet mignon, entre tantas outras.

Pratos à base de carne e frango também fazem parte do menu, a exemplo do Medalhão de filé mignon grelhado ao molho de pimenta biquinho e risoto de alho poró e do File com osso suíno ao molho Barbecue, com arroz biro-biro e batata frita.

Forte da Batata

Você já comeu uma batata suíça? Se não, a estadia na Praia Grande é a oportunidade perfeita, visto que esse estabelecimento é especializado no preparo desse tubérculo.

A batata suíça consiste em fritar a batata com para que fique no formato de uma panqueca e recheá-la de acordo com o gosto do cliente.

A Nordestina, por exemplo, leva carne seca, provolone, bacon, cebola e catupiry. Delícia, não é?

Restaurante Beira Mar

O nome já diz tudo sobre a localização desse restaurante! Ele fica do outro lado da orla, ou seja, em apenas alguns passos você vai da praia ao lugar onde você fará uma refeição suculenta!

Isso porque o lugar serve pratos bem servidos e muito apetitosos. Alguns exemplos são: o bacalhau à portuguesa, tainha recheada, arroz de frutos do mar e muito mais!

Para completar, as caipirinhas também dão um toque especial ao momento no restaurante Beira Mar.

Pontos turísticos da Praia Grande

Quer ir além do tradicional na lista sobre o que fazer na Praia Grande? Então, os tópicos abaixo devem fazer parte do seu roteiro! Confira.

Portinho

Esse espaço é multifuncional, pois oferece uma variedade de áreas de lazer: quadras esportivas, churrasqueira, quiosques e é ponto de partida para passeios de barco.

A natureza cicundante deixa esse lugar ainda mais interessante para quem curte respirar ar puro e ter um momento em meio ao verde – meditando, lendo ou apenas curtindo a tranquilidade.

Feiras de Artesanato

Na Praia da Guilhermina, na Praça Portugal, há uma feira de artesanato bastante movimentada aos finais de semana. Lá, o turista encontrará 46 artesãos, assim como 11 barracas do setor de alimentação.

Já outra alternativa é a Feira de Artesanato do Caiçara, que se estende pela Avenida Nossa Senhora de Fátima, reunindo 23 artesãos e 17 barras que servem comida.

Essas sempre boas atividades para caminhar, conhecer a cultura regional e valorizar o artesanato, bem como os empreendimentos locais.

Fortaleza de Praia Grande

Esse ponto turístico também é chamado de Fortaleza de Itaipu, foi erguida há mais de 100 anos e conta a história militar de Praia Grande. Para conhecer a fundo esse ponto turístico e ainda fazer um passeio cultural, basta visitá-lo em um final de semana, quando o percurso pode ser feito de carro dentro da reserva.

O caminho contempla residências de militares, um templo em homenagem à Santa Bárbara, o Parque Xixova-Japuí e a Praça dos Canhões, onde estão algumas armas desativadas há pelo menos meio século.

Museu da Cidade

A ideia é conhecer de verdade essa cidade litorânea?

Com um um acervo composto por mais de 30 mil documentos, material audiovisual, fotos e depoimentos de moradores, certamente, conhecerá a trajetória desse destino!

Em um dia de chuva, o museu se torna o programa perfeito para o que fazer na Praia Grande!

Quando ir para Praia Grande

Praia Grande: Quando Ir

Depois de saber o que fazer, pontos turísticos e onde fica a Praia Grande, está na hora de ficar por dentro sobre qual é o melhor período para fazer essa viagem!

É claro que um fator que influencia é a previsão do tempo em Praia Grande, no entanto, a alta temporada também faz a diferença.

Ou seja, se a ideia é ter a cidade para você, a melhor opção é fugir dos finais de semana dos meses de dezembro a fevereiro.

É quando as temperaturas são elevadas e a Praia Grande se torna refúgio para muitos paulistanos, lotando as praias e demais estabelecimentos.

Clima da Praia Grande

Praia Grande: Clima

Agora, levando em consideração exclusivamente o clima da cidade, é possível ser ainda mais preciso da melhor data para sua viagem a Praia Grande!

Para isso, nada melhor do que dar uma analisada pelo índice de turismo e de piscina, formulado pelo site especializado em clima Weather Spark.

Índice de turismo: de maio ao fim de setembro, a Praia Grande apresenta dias pouco encobertos e com sensação térmica de 18ºC a 27ºC, com baixas chances de precipitação.

Índice de piscina/praia: por incrível de pareça, do fim de março ao fim de maio também é um período excelente para quem quer pegar aquele Sol e não curte praia lotada!

Nesses meses, as temperaturas podem bater os 30ºC e não costumam ficar abaixo de 24ºC.

Tais índices não excluem aquela olhada na boa e velha previsão do tempo em Praia Grande, viu? Portanto, dias antes da viagem, é super válido checar os sites e, claro, colocar pelo menos um moletom na mala!

Com esse guia completo para sua viagem a Praia Grande, ficou fácil aproveitar ainda mais esse destino que chama tanta a atenção no verão pelas suas praias!

Afinal, agora, você sabe que tem muito mais para curtir, enriquecendo seu feriado ou final de semana.

Escrever um comentário