logo-to-de-passagem

Praia Grande, SP: Guia para aproveitar muito a cidade litorânea!

setastdp

Sol e mar próximos à São Paulo com ótima infraestrutura?

Essa é a Praia Grande, queridinha dos paulistanos!

Quando chega o final de semana ou aquele feriadão prolongado, diversos paulistas descem a serra para curtir o sol neste destino incrível.

Na verdade, mesmo que você não seja de São Paulo, é possível que você já tenha ouvido falar da Praia Grande, não é mesmo?

Se você está planejando conhecer esse destino, preparamos este guia completo para você saber quais praias, atrações e passeios são imperdíveis enquanto estiver por lá!

Neste conteúdo, você vai ver:

Onde fica a Praia Grande? 

Como chegar na Praia Grande?

Clima na Praia Grande 

E quando é a melhor época para visitar a Praia Grande? 

Alta temporada 

Baixa temporada 

Praias da Praia Grande 

Praia da Aviação 

Praia do Canto Forte 

Boqueirão

Praia de Vila Mirim

Praia da Guilhermina

Solemar

Praia Ocian

Praia de Tupy

Pontos turísticos Praia Grande

Portinho

Palácio das Artes

Praça da Paz

Fortaleza de Itaipu

Parque da Cidade

Feiras de Artesanato

O que levar para a Praia Grande?

Viajar para a Praia Grande é incrível dentro ou fora de temporada!

Onde fica a Praia Grande?

O destino faz parte das cidades da Baixada Santista, sendo uma das mais procuradas para curtir praia e boa estrutura turística, tudo no mesmo lugar.

Ela está localizada a 78 km de São Paulo e a 15 km de Santos. E sabe o que isso significa? Que com um bom planejamento, você consegue economizar e fazer mais de um destino no mesmo rolê. Por que não aproveitar a capital paulista e ainda conhecer Santos, tudo isso enquanto passa um fim de semana incrível nas praias de Praia Grande?

É uma cidade cheia de praias lindas e tranquilas, com muita infraestrutura que equilibra a modernidade e urbanização.

Como chegar em Praia Grande?

Como chegar na Praia Grande?

Uma das melhores opções para chegar em Praia Grande é viajar de ônibus até o destino, principalmente se você quer viajar economizando!

As passagens de ônibus para Praia Grande são bem baratas, então vale muito a pena. Confira algumas das rotas principais e o tempo de duração, assim você consegue ter uma ideia melhor de tempo:

Campinas para Praia Grande: 2h30

Sorocaba para Praia Grande: 2h40

São Paulo para Praia Grande: 1h10

São Bernardo do Campo para Praia Grande: 55 min

Dá uma olhada nas opções de passagens de ônibus baratas para Praia Grande e comece a fazer o planejamento da sua viagem! 

A rodoviária fica na região Sítio do Campo, S/N. Por ali você já encontra opções de comércio e linhas diretas que te levam a todos os lugares da cidade.

Clima na Praia Grande

Como todo destino praiano, o verão é muito gostoso: sol quente, brisa do mar, chuva forte durante o verão e friozinho no inverno.

A temperatura média mais alta em Praia Grande é de 29º em janeiro e a mais baixa é de 22ºC em junho. Dá para aproveitar bastante, não é?

E quando é a melhor época para visitar a Praia Grande?

Com seus maravilhosos 22 km de praia, você provavelmente vai querer conhecer a cidade com um calor bom para curtir as praias do destino.

Por ser uma região litorânea, a Praia Grande fica lotada de dezembro a fevereiro, afinal, combina a época de férias e recessos, além do Carnaval. Então, se quiser aproveitar o calor e o sol forte na brisa fresca do mar, esteja preparado para se deparar com vários turistas!

Uma boa época para ir é de setembro a novembro, quando chove pouco na cidade e o sol ainda aparece bastante. Além, é claro, de estar mais vazio e mais barato.

Alta temporada

Como te dissemos, o turismo é intenso no destino durante o verão: alta temporada. Chega a ficar cinco vezes mais gente do que a população fixa, então tudo fica mais cheio e mais caro: hospedagem, bares, restaurantes e outros comércios.

Inclusive, o Boqueirão é sempre o local mais procurado pelos visitantes. Em dezembro, os dois primeiros finais de semana reservam a Festa de Iemanjá na praia da Vila Mirim – e se concentra bastante gente por lá.

Pra quem gosta de economizar, uma boa ideia, além de planejar com antecedência, é dar uma olhada nesse nosso conteúdo exclusivo sobre tipos de hospedagem barata. Assim você tem algumas ideias para procurar se tudo estiver caro.

Baixa temporada 

Se você quer evitar o tumulto, vale a pena programar a viagem para os meses quentes, mas quando ainda não é época de férias. 

Ou seja, em outubro e novembro ou março e abril, você consegue curtir bastante o clima do destino com mais tranquilidade e de forma mais econômica.

Mas saiba que aos finais de semana e feriados quentes, é bem comum que, mesmo fora de época, a cidade receba vários paulistanos que fogem da cidade para curtir a praia

Praias da Praia Grande

Praias da Praia Grande

O primeiro motivo que você pensou para conhecer o destino, com certeza, é conhecer as praias de Praia Grande! Não é mesmo?

É por isso que vamos começar o nosso guia falando sobre as praias desse destino litorâneo paulista.

As praias de Praia Grande têm uma característica bastante urbana, cercadas por grandes prédios , assim como acontece no litoral norte.

Vamos lá? Bora!

Praia da Aviação

A Praia da Aviação leva esse nome por causa de um Aeroclube que fica no bairro. É de fácil acesso, e fica na região mais central da cidade.

Ela conta com areia bem fininhas e com ondas mais fortes, então cuidado quando por lá na hora do mergulho. Em contrapartida é o point dos surfistas de plantão.

O calçadão da praia oferece várias atividades para você aproveitar o dia, com bastante estrutura para não passar perrengue em um dia de praia.

Praia do Canto Forte

A Praia do Canto Forte fica na mesma extensão de terra do Boqueirão, à esquerda. São cerca de 2 km entre uma e outra.

Com uma caminhada simples, você pode transitar de uma para a outra!

O mar é bem calmo, com bons quiosques para curtir o dia e com menos turistas, então é perfeito para descansar. Se quiser se aventurar um pouco, é possível praticar caiaque e stand up paddle nas águas tranquilas do mar.

Essa praia é a sede da Fortaleza de Itaipú, que iremos apresentar para você daqui a pouco!

Boqueirão

Essa é, com certeza, a praia mais procurada da cidade!

O motivo é simples e bem compreensível: o bairro do Boqueirão, assim como a praia, tem uma infraestrutura incrível e oferece todo o conforto para quem está acostumado com a vida urbana, inclusive uma noite agitada, caso você seja o tipo de pessoa que aproveita dias de praias e noites de bares e restaurantes.

Se você espera encontrar uma praia moderna, essa é perfeita para você! 

O calçadão da praia, junto a uma larga faixa de areia, conta com todos os atrativos que você possa imaginar: playgrounds, vendedores ambulantes, quiosques, aluguel de cadeiras e esteiras, passeios de barco e esportes aquáticos. 

É a mistura perfeita para quem quer relaxar com o conforto da estrutura do local!

Praia de Vila Mirim

Com boa infraestrutura e um calçadão muito bem cuidado com vários quiosques na beira da praia, essa também é uma ótima opção para aproveitar um dia de sol na cidade.

Para chegar nela, você vai precisar descer uma escada de pedra de fácil acesso.

A praia possui uma estátua de Iemanjá com cerca de 10 metros de altura, onde em dezembro, milhares de pessoas se reúnem para a tradicional Festa de Iemanjá, que, é claro, acontece próxima à estátua.

Praia da Guilhermina

Entre Boqueirão e Aviação, fica a Praia da Guilhermina.

Essa é outra praia com boa infraestrutura!

Ela se destaca por atrair muitos turistas e por contar com grande número de atrações, como restaurantes de alto nível, feirinhas de artesanato e comércios de forma geral.

A praia tem águas de ondas médias, com faixa de areia bem grande, proporcionando que todo mundo tenha um espacinho para tomar sol!

Solemar

Localizada na fronteira com Mongaguá, próxima ao Poço das Antas, essa praia tem características diferentes das do resto da cidade.

A vista de fundo é de apenas alguns prédios e a linda serra imponente.

Com 3 km de extensão, ela tem uma larga faixa de areia que permite caminhadas e esportes como futebol, vôlei e frescobol.

A praia é conhecida por ter as ondas mais fortes de Praia Grande, perfeitas para os surfistas.

O local é bem mais tranquilo, com clima rústico e calmo. Se você quer relaxar em meio a natureza, essa é a praia para você!

Praia Ocian

Praia Ocian, Praia Grande

A praia recebeu esse nome por conta de um condomínio da região. 

Por ali, você vai encontrar uma ótima estrutura com feiras, restaurantes e bares, incluindo o Mercado de Peixes: famoso pelos moradores locais, mas também por turistas que, às vezes, viajam até a cidade só para abastecer a geladeira com uma variedade incrível de frutos do mar fresquinhos. 

A região também é bem conhecida pela quantidade de opções de hospedagem, além de uma famosa pista de skate para quem curte o esporte.

A beira da praia é arborizada, com ciclovia e quiosques para você curtir um dia de praia com conforto e tranquilidade.

Praia de Tupy

A Praia de Tupy possui casas de veraneio, então fica bem lotada durante a alta temporada.

Ela também conta com uma ótima estrutura e ciclovia, sendo considerada uma das mais limpas da cidade.

A orla tem coqueiros e jardins, bastante sombra e quiosques. Você vai curtir bastante a extensa faixa de areia para tomar um bom banho de sol!

Pontos turísticos Praia Grande

Pontos turísticos da Praia Grande

Já está bom de praia? Então que tal agora a gente te falar um pouco mais dos pontos turísticos de Praia Grande? Assim você já chega lá sabendo o que misturar com os dias de sol e areia. Ou até mesmo para se preparar em caso de chuva.

Seja para curtir a natureza, saber mais sobre a história da região ou para curtir o agito noturno, os pontos turísticos de Praia Grande também são uma boa opção.

Portinho

O Portinho é o principal espaço de lazer da cidade de Praia Grande, você vai adorar!

O lugar tem diversas opções para agradar tanto as famílias quanto os grupos de amigos e os viajantes solo.

Você vai encontrar quiosques com churrasqueiras, espaço para piqueniques, estrutura para prática de esportes e muito mais. Sabe o que é melhor? Você faz tudo isso com uma vista linda para o mar!

No total, o deck de madeira que abriga todas essas atrações tem 73 metros de extensão.

Ainda, de lá saem os passeios de barco da cidade. Então se você quiser conhecer as ilhas e cidades vizinhas, vai sair pelo Portinho.

O Portinho fica logo ao lado do portal de entrada da cidade, na saída da Ponte do Mar Pequeno. O lugar fica disponível para visitação 24 horas por dia, mas as atrações não, então dá uma conferida enquanto estiver por lá!

Palácio das Artes

O Palácio das Artes é um complexo cultural com 6 mil metros quadrados. No térreo, você encontra o salão de eventos, com capacidade para 600 pessoas, e no andar superior, há uma exposição permanente de esculturas.

Em sua decoração, o que mais chama atenção é o lustre gigante, com 3,20 metros de altura e 2,60 metros de largura. São 12 mil pedras de cristal e 120 lâmpadas, já pensou?

O museu e a galeria abrem de terça a sábado, das 14h às 18h. Outros serviços funcionam de segunda a sexta, das 9h às 17h.

O local fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600.

Praça da Paz

A arte é o principal atrativo da Praça da Paz, então se você é um fã de turismo cultural, vai amar conhecê-la!

Esculturas de nomes importantes da história foram construídas por lá: Mandela, Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Papa João Paulo II, entre outros.

Por ali também acontecem muitos shows e eventos da cidade, principalmente pela sua localização central.

Ela fica no cruzamento entre as avenidas Brasil e São Paulo, no Boqueirão!

Fortaleza de Itaipu

Como te dissemos anteriormente, a Fortaleza de Itaipu fica na Praia do Canto do Forte.

O local foi construído como instalação litorânea do exército em 1902. Hoje em dia, ele é uma atração turística que você pode passear e conhecer aos finais de semana.

Você irá conhecer as instalações da fortaleza, incluindo a casa onde moravam os militares. Inclusive, sabe quem esteve por lá durante o período de serviço militar? O nosso Edson Arantes do Nascimento, que talvez você conheça como Pelé! 

Parque da Cidade de Praia Grande

O parque fica dentro do Pólo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde. Por lá, você vai encontrar pista de atletismo de padrão internacional, kartódromo, orquidário, área para prática de slackline e muito mais atrações.

Tire um dia para praticar esportes e divirta-se no Parque da Cidade!

Ele fica na Avenida do Trabalhador com a Rua José Bonifácio, no Bairro Sítio do Campo. O seu funcionamento é das 8h às 22h, todos os dias.

Feiras de Artesanato de Praia Grande

Destinos litorâneos são cheios de feiras de artesanato, não é mesmo? E nada melhor do que fortalecer e incentivar os produtores a as produtoras artesanais locais.

Sem contar que visitar essas feiras é uma oportunidade muito legal para levar presentes de viagem para seus familiares e amigos, além de poder encontrar algo bem bacana para a sua própria casa.

As principais feiras de artesanato de Praia Grande são essas:

  • Feira da Guilhermina: Praça Portugal
  • Feira do Bairro Ocian: Praça Dr. Roberto Andraus
  • Feira do Bairro Caiçara: Praça Nossa Senhora de Fátima
  • Feira do Solemar: Praça Carlos Gomes

Em todas elas, você encontrará artesãos de alto nível! Elas funcionam aos sábados e domingos, das 14h às 22h.

O que levar para a Praia Grande?

Nada melhor do que viajar sem passar por um perrengue, não é?

Com um bom planejamento, isso é possível! E por mais que você já seja um viajante ou uma viajante de carteirinha, por que não aproveitar uma boa lista com itens essenciais?

  • Carregador portátil, porque você não quer ficar sem fotos, né?;
  • Capinha de celular à prova d’água;
  • Bolsa de praia para levar toalhas, lanchinhos e pertences para a beira do mar;
  • Chapéu/Boné;
  • Protetor solar de rosto e de corpo;
  • Creme hidratante;
  • Óculos de sol;
  • Remédios (dor de cabeça, enjôo, alergia, entre outros);
  • Roupas frescas para o verão;
  • Documentos;
  • Roupas de banho (mas pode comprar por lá também);
  • Garrafinha de água (para a viagem e para passar o dia na praia);
  • Um bom livro caso queira ler durante a viagem ou na beira do mar;
  • Toalha de banho (mesmo que a hospedagem ofereça na estadia, é bom para os dias de praia);
  • Ao menos 1 blusinha mais quente (nunca se sabe, né?);
  • Para viagens solo, não esqueça de carregar contatos de emergência e de compartilhar seu roteiro com amigos ou familiares;
  • Se for levar a criançada, que tal usar as famosas pulseirinhas de contato? Cuidado nunca é demais.

Viajar para a Praia Grande é incrível dentro ou fora de temporada!

Viagem para Praia Grande

E aí, esse artigo te ajudou a se preparar melhor para alguns dias bem aproveitados? Seja quando for a sua viagem, você vai adorar conhecer Praia Grande!

O destino é bastante urbanizado, então nada de perrengues como lugares que só aceitam dinheiro, falta de energia para carregar o celular, falhas de sinal de internet. Nada disso!

Uma boa dica para aproveitar mais o destino sem se preocupar em extrapolar o orçamento, é apostar em um transporte mais barato. Ou seja!  Por que não cair na estrada de ônibus?

Esperamos te ver mais vezes aqui no Tô de Passagem, e não esquece de compartilhar suas experiências com a gente, aqui mesmo nos comentários. 

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem