logo-to-de-passagem

7 Festas populares da Região Nordeste para você se apaixonar

setastdp

 

Olha a chuva!

… É mentira!

Se você leu esse trechinho aí de cima em ritmo de quadrilha junina, já começamos bem. Afinal, esse tipo de manifestação é apenas um dos muitos encantos que tornam as festas populares da Região Nordeste tão únicas!

Quadrilha, forró, baião, pontos sagrados de Iemanjá e várias outras canções dão o ritmo das celebrações que vamos te mostrar aqui neste conteúdo. Se você está planejando as suas próximas férias e gostaria de fazer uma verdadeira imersão cultural cheia de experiências inesquecíveis, pode marcar no seu calendário as datas dessas festas típicas do Nordeste.

Para saber mais sobre como e onde elas acontecem, é só continuar a leitura. Você está prestes a aprender um pouco sobre:

Um pouco sobre cultura nordestina 

Quais as principais festas populares da Região Nordeste? 

Reisado (ou Folia de Reis) 

Festa de Iemanjá 

Bumba meu Boi 

São João de Caruaru 

Festa do Divino 

Lavagem do Bonfim 

Festas Juninas 

Viaje e se apaixone pelas celebrações nordestinas! 

Um pouco sobre cultura nordestina 

O Nordeste é uma região que ocupa 18% do imenso território brasileiro com seus nove estados.

Por isso, não dá para falar sobre a cultura nordestina sem mencionar como ela é múltipla e diversificada: são várias as identidades, crenças, ritmos, alimentos, superstições e datas especiais que seguem eternizando tradições nessa grande região. Talvez seja até mais apropriado falar em culturas nordestinas, no plural mesmo!

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba: todos eles estão cheios de elementos encantadores para quem vem de fora. O frevo recifense, por exemplo, é considerado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, assim como o samba do Recôncavo Baiano e a capoeira. 

Tudo isso se mistura com uma forte influência religiosa vinda de crenças diversas. Em Salvador, você vai se deparar com muitas celebrações que os orixás africanos e os santos católicos ao mesmo tempo. Essa diversidade, como você verá abaixo, é um dos muitos fatores que te farão se apaixonar pelas festas típicas do Nordeste.

Quais as principais festas populares da Região Nordeste? 

Esculturas de papelão usadas nas celebrações de bumba meu boi, no Maranhão. Elas representam bois ricamente enfeitados com lantejoulas, fitas coloridas e outros adereços

 

As festas populares da região Nordeste, na verdade, são incontáveis. 

Afinal, cada cantinho do território tem suas particularidades que ficam evidentes em datas comemorativas carregadas de história. Mas hoje, selecionamos algumas das festividades mais famosas, que costumam atrair visitantes de todos os lugares do Brasil em eventos grandiosos.

Você vai perceber que as celebrações são bem diferentes entre si: além de representar pelo menos uma parte da imensa diversidade de tradições, a gente também quer te mostrar que as festas típicas do Nordeste também podem proporcionar vários tipos de vivência.

E aí, tudo pronto para festejar?

Reisado (ou Folia de Reis) 

O Dia de Reis, tipicamente celebrado no dia 06 de janeiro, é uma data agitada em muitos lugares do Brasil.

Nessa época, várias cidades diferentes ao redor do território nacional tomam ares teatrais. Reisado, Folia de Reis e até Reiseiro: todos esses são nomes de uma tradição especialmente querida por alagoanos, sergipanos e baianos. O costume se originou no catolicismo europeu e homenageia os Três Reis Magos (aqueles que, segundo a Bíblia, visitaram a família de Jesus no dia em que ele nasceu).

Na prática, a festança costuma rolar do período natalino até o início de janeiro nos chamados folguedos. Eles são uma mistura emocionante de desfile, performance e interpretação: os grupos passam pelas ruas caracterizado em trajes de cetim colorido que representam personagens tradicionais, como o contramestre, o rei e a rainha.

Em alguns lugares, os brincantes até param nas casas e saúdam os moradores, tudo isso enquanto dançam, cantam e declamam poesias ao som de pandeiros e tambores. Para ter a experiência de acompanhar esse acontecimento lindo de perto, vale super a pena passar o final do ano em Maceió ou em Aracaju.

Ah, há muitos folguedos que incorporam à Festa de Reis os elementos do bumba meu boi, mais uma das festas populares da região Nordeste que mostraremos aqui.

Por enquanto, você pode ir providenciando as suas passagens de ônibus para Maceió ou as passagens para Aracaju.

Festa de Iemanjá 

Devotos da Festa de Iemanjá, vestidos de branco e azul, batem palmas e cantam enquanto entram no mar para fazer a entrega das oferendas

 

Odoyá, minha mãe!

A saudação a Iemanjá, tão comum na capital baiana em qualquer época do ano, fica ainda mais carregada de emoção nas proximidades do dia 2 de fevereiro. Afinal, é quando acontece a Festa de Iemanjá, uma das mais importantes festividades religiosas do Brasil.

Durante a celebração, Salvador fica tomada por multidões que se reúnem para homenagear a divindade associada aos mares e conhecida como mãe dos orixás. Assim como muitos elementos da cultura popular baiana, a Festa de Iemanjá é um casamento fascinante entre as crenças de religiões afro-brasileiras, como umbanda e candomblé, e a fé católica. No sincretismo religioso, Iemanjá é ligada a Nossa Senhora dos Navegantes.

Mais do que uma ocasião sagrada, essa festa típica da Bahia é uma manifestação linda e carregada de identidade cultural. Por isso, muitos viajantes escolhem visitar Salvador para apreciar de perto a movimentação que costuma acontecer de maneira mais intensa no bairro de Rio Vermelho. 

Durante o dia inteiro, o samba faz tremer os corações dos presentes por meio dos músicos que se apresentam a céu aberto. Além disso, há grupos que jogam capoeira, dançam e se envolvem de outras maneiras na animação. Às 16h, os devotos enviam suas oferendas para Iemanjá em barquinhos soltos no mar. É óbvio que a fantástica culinária baiana não fica de fora: os festejos são sempre acompanhados por barraquinhas e ambulantes que vendem cocada, acarajé e outras delícias.

Que tal se planejar para pedir uma graça a Iemanjá ou simplesmente observar a festa? Você pode começar garantindo as passagens de ônibus para Salvador.

Bumba meu Boi 

Desde o seu surgimento, no século 18, a festa de bumba meu boi movimenta os dias de muitas cidades nordestinas.

Mas sua manifestação mais significativa, sem dúvidas, é a que ocorre em São Luís. Na capital maranhense, o bumba meu boi é festejado durante vários meses, em um ciclo com várias etapas que representam a lenda que motivou o nascimento da celebração. A fase com mais apresentações públicas geralmente é a das brincadas, que rola entre o dia de São João e o final de junho.

As apresentações de bumba meu boi fazem parte das festas juninas de São Luís e ocorrem em vários arraiais espalhados pela cidade. Os brincantes fantasiados com trajes multicoloridos cheios de brilho e miçangas incorporam vários personagens diferentes, incluindo, é claro, o boi. Eles dançam ao som de matracas, trombones, saxofones e outros instrumentos. Cada grupo de bumba meu boi tem seu próprio jeitinho de festejar e a culminância da celebração rola nos dias 29 e 30 de junho, quando os grupos se encontram na Capela de São Pedro e na Avenida São Marçal em um grande evento emocionante.

Até aqui, quem nunca teve a chance de conhecer profundamente a festa de bumba meu boi pode estar com uma dúvida na cabeça: afinal, por que um boi?

Bem, toda a celebração gira em torno de uma lenda da época colonial. Ela fala sobre um escravizado chamado Pai Francisco que, para alimentar sua esposa grávida, teria matado um boi pertencente ao senhor daquelas terras. O fazendeiro, sabendo disso, decretou que Pai Francisco teria que ressuscitar o boi. 

Para a surpresa de todos, a missão foi bem sucedida! Desde então, o causo é relembrado pelas lindas encenações de bumba meu boi, que você poderá assistir descolando umas passagens para São Luís do Maranhão

São João de Caruaru 

Apresentação de quadrilha junina. Os dançarinos estão vestidos a caráter, com roupas coloridas que remetem aos costumes da roça. Estão de mãos dadas e levantam as pernas de maneira sincronizada, como parte da coreografia. Ao fundo, vê-se as bandeirolas coloridas que enfeitam o teto.

 

Se você perguntar a qualquer pernambucano qual é o melhor jeito de curtir o período de São João em Pernambuco, com certeza vai receber uma lista de possibilidades como resposta.

Mas a primeira sugestão é unanimidade: o melhor agito junino do estado é o São João de Caruaru, conhecido como o melhor do Brasil. Geralmente, assim que o mês de junho começa a se aproximar, uma imensa quantidade de recifenses começa o planejamento para curtir a programação desse grande evento.

E bote grande nisso! De fato, essa é uma das maiores festas típicas do Nordeste: geralmente, ela se estende durante todo o mês de junho. Em 2023, a programação durou 65 dias (sim, isso tudo). As atrações incluem shows de grandes artistas de forró e vários outros ritmos. As apresentações dos nomes nacionalmente famosos costumam acontecer no polo principal do São João de Caruaru, o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

Nos polos Mestre Vitalino e Coreto Alto do Moura, você vai encontrar um forró mais “raiz”, à moda antiga, daqueles que dão vontade de passar a noite toda arrastando o pé ao som da sanfona e da zabumba. Nem precisamos dizer que a animação da festa é sem igual, né?

Como Caruaru fica a apenas 130 quilômetros da capital pernambucana, Recife, tem quem prefira curtir o São João de lá no estilo “bate e volta”. Você vai ver que é fácil chegar ao destino: as passagens de ônibus para Caruaru saindo de Recife costumam custar menos de R$ 40,00 e a estrutura turística é bem preparada. O trajeto não costuma durar mais de 2 horas.

Se você quiser fazer uma paradinha na capital antes de curtir essa celebração inesquecível, aproveite para conferir as passagens para Recife.

Festa do Divino 

Também muito aguardada de Norte a Sul do Brasil, a Festa do Divino Espírito Santo costuma movimentar várias cidades da Bahia e do Maranhão.

Essa é mais uma das muitas festas populares da região Nordeste que estão profundamente ligadas ao calendário católico: ela ocorre no Dia de Pentecostes, sete semanas depois do Domingo de Páscoa. Nesse dia, segundo a tradição bíblica, o Espírito Santo teria se manifestado para os apóstolos de Cristo.

Apesar de carregar esse importante contexto de fé, hoje em dia, a Festa do Divino Espírito Santo também incorpora muitos elementos não religiosos, reunindo multidões que vibram enquanto assistem às representações teatrais. Os enredos remontam à época colonial e ao período do Brasil Imperial, com cortejos que incluem personagens como o imperador e um desordeiro que é detido por ele.

Em Alcântara, no Maranhão, a festa chega a reunir 100 mil pessoas. Além das representações, a programação também inclui missas, procissões e o levantamento do mastro que segura a bandeira do Divino Espírito Santo. Responsável por carregar sete séculos de tradição, a Festa do Divino é um acontecimento fantástico para quem se interessa por história, artes cênicas e simbolismos.

Lavagem do Bonfim 

Várias fitas coloridas do Senhor do Bonfim amarradas a uma grade.

 

Assim como a Festa de Iemanjá, que já mencionamos aqui, a Lavagem do Bonfim é um evento sagrado para os moradores de Salvador (religiosos ou não).

Na segunda quinta-feira de cada ano, as ervas dos poderosos banhos místicos perfumam as ruas do bairro do Bonfim. A rica festa cheia de sincretismo celebra, ao mesmo tempo, o Oxalá dos umbandistas e candomblecistas e o Senhor do Bonfim dos católicos. É uma mistura de força ímpar que carrega a própria essência da multiculturalidade baiana. 

O foco do evento, como você já deve ter visto em fotos e reportagens por aí, é a lavagem simbólica das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim. Ela só ocorre depois de um cortejo de 8 quilômetros que começa pela manhã, saindo da Igreja da Conceição da Praia, após a tradicional missa. 

Tem até quem misture fé, cultura e esporte: a mesma igreja onde o cortejo se origina é ponto de largada de uma maratona organizada pela Federação Baiana de Atletismo (FBA), a Corrida Sagrada. Durante todo o dia, as atividades festivas rolam ao som de apresentações musicais típicas e são acompanhadas pela comida de rua baiana. O cenário é coroado pela beleza das multidões vestidas de branco. 

Pode ir pensando nos três desejos que você vai pedir quando pegar a sua fitinha do Senhor do Bonfim, hein?

Festas Juninas 

Não dá para falar sobre as festas típicas do Nordeste sem dedicar um espaço às celebrações de São João! Aliás, ela até já apareceu algumas vezes aqui no texto.

Afinal, essa é a época em que muitas cidades nordestinas mergulham de cabeça em algumas de suas manifestações culturais mais importantes, dando origem às maiores festas juninas do Brasil. As festividades nasceram em homenagem a três figuras católicas: São João, São Pedro e Santo Antônio. Hoje em dia, entretanto, elas são parte fundamental da própria identidade nordestina.

As festas juninas ganham caras e cores distintas nos vários lugares em que ocorrem. Além das comemorações que já mencionamos aqui, também rola uma festa arretada em Campina Grande, na Paraíba. Ela até compete pelo título de maior do mundo com o São João de Caruaru! Por lá, uma das atrações principais é a competição entre os grupos de quadrilha, que inflama os torcedores. Para sentir essa vibração, que tal garantir suas passagens para Campina Grande?

Outra localidade que tem uma festa de São João muito conhecida é Mossoró, cidade do Rio Grande do Norte que fica a 280 quilômetros de Natal. Todos os anos, mais de um milhão de pessoas se reúnem nos pólos festivos chamados Estação do Forró e Corredor Cultural. 

Além de muita música, dança e comidas deliciosas, a festa conhecida como Mossoró Cidade Junina inclui a encenação de um episódio histórico: a expulsão do cangaceiro Lampião e de seu bando da cidade. Já imaginou presenciar tudo isso? Bem, o primeiro passo é comprar as passagens de ônibus para Mossoró

Viaje e se apaixone pelas celebrações nordestinas! 

“Procurei encontrar inspiração 

Num recanto de terra pequenina 

Pra fazer um poema em descrição 

Das histórias da vida nordestina 

Mas olhando para a força dessa gente 

Vi que um verso não é suficiente 

Pra mostrar a beleza do que vejo […]”

É, não tinha como fechar esse texto de outra forma. As palavras do cantador Santanna traduzem uma parte do que é o território nordestino: uma região enorme, vibrante e cheia de manifestações culturais apaixonantes. 

De fato, fica até difícil colocar em palavras a emoção de acompanhar de perto as festas populares da região Nordeste. Mas assim como o poeta, a gente tentou. A emoção de mergulhar nessas celebrações você só vai sentir mesmo quando tiver a oportunidade de participar delas.

Se você gostou da leitura e gostaria de descobrir mais sobre festejos populares, eventos de grande porte e destinos nacionais maravilhosos, acompanhe a gente aqui no Tô de Passagem. As melhores dicas de viagem e sugestões de roteiro estão por aqui!

Boa festa, boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem