16 praias de Angra dos Reis para visitar e se encantar

setastdp

A fama das praias do Rio de Janeiro é unânime em todos os cantos do Brasil e do mundo. Para além da capital, o estado faz sucesso por causa de lugares como Angra dos Reis, Búzios e Arraial do Cabo. Já ouviu falar, né?

Esses e muitos outros tesouros cariocas fazem com que o litoral do Rio seja um dos destinos para férias de verão mais procurados do país. Realmente, é difícil resistir quando você imagina aquela sensação gostosa do sol esquentando a pele, o som das ondas quebrando na areia, o geladinho do copo na mão… É, pode respirar fundo e relaxar. Você chegou no paraíso! Isso tudo e um pouco você encontra nas praias de Angra dos Reis

Qual é, tem algo melhor do que curtir a estação mais quente do ano desse jeito? A gente pode ser suspeito para falar, mas achamos que não. E se você está pensando em se presentear com alguns dias em Angra, acabou de achar o guia perfeito para as suas aventuras litorâneas! 

Aqui, vamos te apresentar as melhores praias de Angra dos Reis e passar algumas dicas que vão te ajudar a curtir sua estadia da melhor maneira. Pega a visão, que você está prestes a descobrir:

Quais praias de Angras dos Reis você quer na sua viagem? 

Melhores praias de Angra dos Reis 

Praia do Dentista 

Praia do Frade 

Praia do Bonfim

Praia Grande 

Praia Vermelha da Ilha Grande

Praia de Itaorna 

Praia da Figueira 

Praia do Caxadaço 

Praia da Parnaioca 

Mais praias para complementar a viagem em Angra dos Reis 

Ilhas Botinas

Praia do Laboratório 

Praia Secreta 

Praia do Abraãozinho 

Praia de Dois Rios 

Praia dos Meros 

Praia de Lopes Mendes 

O que levar para visitar as praias de Angra dos Reis? 

As águas de Angra dos Reis te convidam para um encontro! 

Quais praias de Angras dos Reis você quer na sua viagem? 

Diz aí: qual é a sua vibe na hora de curtir um rolê praiano?

Algumas pessoas adoram a agitação e o movimento das orlas urbanas. Tem também quem prefira aproveitar a estrutura de um bom beach club. Ah, e é claro, alguns praieiros priorizam a tranquilidade das faixas de areia mais desertas.

Seja qual for a sua primeira escolha, a notícia é boa. As praias de Angra dos Reis vão te conquistar de qualquer jeito. Afinal, o município tem um litoral bem extenso, com opções capazes de encantar visitantes dos mais diversos perfis. Ao longo da nossa lista, você com certeza vai encontrar alguma faixa de areia que é bem a sua praia (com o perdão do trocadilho).

O melhor é que dá para conhecer isso tudo sem gastar mares de dinheiro, já que Angra dos Reis fica a apenas 157 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro. A proximidade com a capital facilita bastante a locomoção: partindo da Cidade Maravilhosa, o trajeto tem um tempo de estrada de apenas 3 horas e é possível comprar passagens de ônibus para Angra dos Reis por menos de R$ 60,00.

Por esse motivo, o município é bastante procurado por quem já conheceu os pontos turísticos da capital carioca e deseja estender o roteiro para fazer um passeio do tipo “bate e volta”.

Até para quem sai de longe, viajar de ônibus costuma ser a forma mais fácil e econômica de chegar às praias de Angra dos Reis. E a gente quebra esse galho pra você também, tá? Aqui estão algumas das melhores passagens para Angra dos Reis. Se quiser ir até a capital primeiro, confira também as passagens de ônibus para o Rio de Janeiro

Melhores praias de Angra dos Reis 

Parte do litoral sul do Rio de Janeiro, Angra dos Reis tem um território composto pela parte continental e por 365 ilhas. Sim, tudo isso!

Já dá para imaginar a quantidade de lugares fantásticos que você vai visitar por lá, né? Ah, e além das orlas apaixonantes, a natureza da cidade também é marcada por áreas de Mata Atlântica preservadas que completam a beleza dos cenários. A riqueza da região atrai milhares de turistas anualmente – tanto para Angra quanto para sua vizinha, a charmosa Paraty –.

Sabemos que sua ansiedade para conhecer tudo isso já está grande. Calma! Agora sim, pode reforçar o protetor solar e seguir a gente: é hora de fazer uma tour inesquecível pelas melhores praias de Angra dos Reis. 

Praia do Dentista 

Praia do Dentista. Poucas pessoas caminham pela faixa de areia branca, que é cercada por uma mata densa e verde. O mar cristalino tem algumas pequenas embarcações.

O início da nossa lista não poderia ser diferente: começaremos pela grande estrela da apaixonante Ilha da Gipóia, dona de algumas das mais lindas praias de Angra dos Reis.

Parada obrigatória de iates e lanchas que circulam pela região, Gipóia abriga a Praia do Dentista, que costuma ficar super movimentada durante a alta temporada e os fins de semana. Se você adora um agito, aproveite os bares flutuantes que se espalham pelas redondezas da ilha para pedir um drink e aproveitá-lo em meio às paisagens maravilhosas. Há quem diga até que a Praia do Dentista é a mais preservada de Angra dos Reis – realmente, um espetáculo da natureza –. 

Além dela, a Ilha da Gipóia ostenta belezas como as praias de Piedade, da Fazenda e da Trilha. Se puder, tire um tempinho para conhecê-las também. Você não vai se arrepender! 

Praia do Frade 

Situada a mais ou menos 40 minutos do centro de Angra dos Reis, a Praia do Frade é conhecida principalmente por suas variadas opções de hospedagem.

Por isso, ela é ótima para quem deseja ficar em estabelecimentos do tipo “pé na areia”, mais afastados da agitação central. A orla não é grande, mas tem uma faixa de areia tranquila, sem muitos quiosques ou barraquinhas. Caminhando por cerca de 1,5 quilômetro em direção norte, você vai se deparar com a Prainha do Frade, que é ainda menor e mais pacata.

Como fica perto da marina, a Praia do Frade tem um movimento intenso de embarcações. Alguns trechos da água não são adequados para banho – mas é possível achar ótimos cantinhos para se refrescar –. 

Praia do Bonfim

Com águas de um azul profundo, a Praia do Bonfim fica próxima à Estrada do Contorno e é uma excelente opção para quem pretende viajar em família.

Você pode aproveitar a calmaria da ampla faixa de areia enquanto as crianças brincam ou dar um mergulho no mar rasinho e sem ondas. Além disso, os estabelecimentos da orla oferecem uma boa infraestrutura e muitas possibilidades de atividades divertidas. Que tal apostar na canoagem, por exemplo? É um prato cheio para um dia inteiro de lazer, com entretenimento garantido para praieiros de todas as idades.

Aproveitando a deixa, se você planeja passear com os pequenos, confira nosso conteúdo especial sobre como planejar uma viagem com crianças

Praia Grande 

Não muito longe da Praia do Bonfim, está a Praia Grande, que tem um nome bem autoexplicativo.

A faixa de areia é realmente muito longa e repleta de excelentes hospedarias, que reforçam os serviços fornecidos pelos bares e restaurantes da orla. Esse é o lugar perfeito para desfrutar de uma boa refeição feita a partir de frutos do mar frescos e, de quebra, assistir ao pôr do sol mais bonito que você vai ver durante a viagem. Não deixe de provar os deliciosos pastéis do Bistrô do Manéu (Avenida Vereador Benedito Adelino, nº 2743), que também tem um ambiente super aconchegante.

Outro ponto forte é a facilidade de acesso: ao contrário do que ocorre com outras praias de Angra dos Reis, é simples chegar à Praia Grande sem auxílio de embarcações.  

Praia Vermelha da Ilha Grande

Final da Praia Vermelha da Ilha Grande. A faixa de areia dourada termina em uma ponta coberta por floresta nativa. Alguns barquinhos flutuam na água de tonalidade verde profunda.

Se você curte observar a vida marinha, a Praia Vermelha precisa estar no seu roteiro.

Apesar de ela estar um pouco afastada do centro de Angra dos Reis, na fantástica Ilha Grande, o deslocamento é feito por meio de um passeio de barco bem agradável.

Na Praia Vermelha, o encanto fica por conta da exuberante biodiversidade que se espalha tanto pela água quanto pela terra. É o ponto perfeito para praticar atividades como mergulho – você vai se deparar com os simpáticos habitantes do mar, como peixinhos e tartarugas –. Não é à toa que a Ilha Grande já foi até eleita como uma das 7 maravilhas do Rio de Janeiro (na nossa opinião, o estado tem um número bem maior de tesouros).

Você pode pegar o barco para esse paraíso no Cais da Lapa (Largo da Lapa, nº 315, Centro de Angra dos Reis) ou na Estação Santa Luzia (Avenida Júlio Maria, nº 435, também no Centro). A primeira opção costuma oferecer travessias por valores mais amigáveis.

Praia de Itaorna 

Se você continuar descendo o litoral de Angra até depois da Praia do Frade, vai encontrar a Praia de Itaorna.

Menos frequentada do que as regiões mais turísticas do município, ela fica próxima à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Além da paisagem deslumbrante, a região da Praia de Itaorna oferece opções de passeios diferenciados, especialmente interessantes para quem gosta de ciência e assuntos relacionados. O destaque por lá é o Observatório Nuclear, onde os visitantes podem aprender um pouco mais sobre a geração de energia atômica e as outras atividades do complexo de usinas. Legal, né?

O espaço funciona todos os dias, das 8h às 17h. Ele fica na Rodovia Rio-Santos, nº 522.

Praia da Figueira 

A linda Praia da Figueira fica a menos de 10 quilômetros do centro de Angra dos Reis, no pacato distrito de Tanguá.

Esse é o destino perfeito para quem preza pela tranquilidade: apesar de ser pequena, a faixa de areia dificilmente fica cheia, e é rodeada por uma natureza extraordinária. As águas variam entre tonalidades de azul e verde, e são bastante calmas, ótimas para longos banhos relaxantes. É uma praia para quem deseja se esquecer do resto do mundo! Ah, lembre-se de levar água e um lanchinho – a infraestrutura não é lá muito robusta –.

Como o acesso à Praia da Figueira é feito por meio de uma escadaria um pouco extensa, esse não é o ponto mais recomendado para pessoas com mobilidade reduzida.

Praia do Caxadaço 

Lembra que falamos, ali em cima, sobre as belezas de Ilha Grande?

Pois bem, quando for visitá-la, dedique um pouco do seu tempo à maravilhosa Praia do Caxadaço. Essa linda enseada fica na Baía de Ilha Grande, rodeada por encostas cobertas de mata verde. É um verdadeiro paraíso isolado! Apesar de ser bem pequena, com uma faixa de areia de apenas 20 metros de extensão, a Praia do Caxadaço tem um cenário único, formado pela harmonia entre as formações rochosas, os trechos de floresta e o riacho puro que deságua no mar.

Para chegar, você pode fazer um passeio de barco ou se aventurar em uma trilha de 8 quilômetros que sai da Vila do Abraão. O percurso é complexo, de dificuldade alta, então exige certo preparo físico. Mas o esforço vale a pena!

Praia da Parnaioca 

Mar esverdeado da Praia da Parnaioca. Ao fundo, aparecem alguns banhistas, que caminham pela estreita faixa de areia clara limitada pelos montes cobertos de árvores.

São muitas as belezas situadas na Baía de Ilha Grande: se a Praia do Caxadaço já roubou seu coração, espera só até você conhecer a Praia da Parnaioca.

Sem dúvidas, a enseada está entre as mais lindas praias de Angra dos Reis – embora esse seja um ranking concorrido, como você já deve ter notado –. Abraçada por áreas de vegetação nativa densa, Parnaioca tem uma faixa de areia de aproximadamente um quilômetro. As águas cristalinas e a areia clarinha completam a atmosfera fascinante do local.

Como se não bastasse toda essa exuberância, a orla ainda fica próxima ao ponto de deságue do Rio Parnaioca, que forma uma lagoa com cascatas belíssimas. “Papo reto” (no melhor do carioquês): a natureza caprichou demais nessa aqui. 

Mais praias para complementar a viagem em Angra dos Reis 

E aí, como você está se sentindo no nosso passeio pelas praias de Angra dos Reis? Já deu para cansar um pouquinho?

A gente sabe que o sol e o mar às vezes enfadam um pouquinho (mas daquele jeito agradável, que deixa o corpo mole de relaxamento). Faz assim: tire um momento para bater perna pelo centro de Angra, tomar um drink ou se deliciar com um bom jantar. Só não se perde da gente, porque nossa lista ainda está longe de acabar!

Abaixo, temos mais algumas sugestões de praias de Angra dos Reis que com certeza vão te dar vontade de não ir mais embora. Saca só!

Ilhas Botinas 

Embora não sejam exatamente praias, as Ilhas Botinas merecem uma visita.

Afinal, elas são um dos cartões-postais mais famosos de Angra dos Reis, quase uma parada obrigatória para quem visita a região. A paisagem composta pelas pequenas ilhas rochosas que emergem do mar azul vibrante é realmente única! Por isso, o ponto faz parte de quase todos os passeios de barco realizados no litoral de Angra.

Aproveitar a água junto das Ilhas Botinas é uma oportunidade incrível para quem curte snorkeling ou mesmo mergulhos com cilindro. Dá para encontrar escunas que podem te levar até o local por uma taxa de aproximadamente R$ 60,00 por pessoa.

Praia do Laboratório 

Já comentamos aqui sobre a Praia de Itaorna e sobre o complexo nuclear, então é hora de conhecer uma outra preciosidade das redondezas: a Praia do Laboratório.

Embora tenha ganhado alguma popularidade nos últimos anos, ela ainda conserva aquele jeitão de paraíso deserto que é de tirar o fôlego. As águas de tom azul turquesa quase não têm ondas e se destacam pela temperatura, que é mais morninha do que nas outras praias de Angra dos Reis. Se você gosta de mergulhos longos, vai se apaixonar!

Vale mencionar que a Praia do Laboratório não conta com infraestrutura, então lembre-se de levar algo para comer e se hidratar.

Praia Secreta 

Vista aérea da Praia Secreta, Angra dos Reis. O mar de cor azul vibrante tem muitas rochas grandes e cinzas. Depois da pequena faixa de areia branca, há uma floresta densa com árvores altas.

Curtiu mesmo a Praia do Laboratório? Então aproveite para visitar um outro ponto que tem uma vibe bem parecida, a Praia Secreta. Dá até para caminhar entre elas duas durante as horas de maré baixa, então você pode conhecê-las no mesmo dia.

Como o nome sugere, a Praia Secreta frequentemente fica quase vazia, então esse é o seu cantinho dos sonhos se você adora ter a areia quase toda para você. Assim como na Praia do Laboratório, a água é morna e cristalina. Aqui, a paisagem deve sua beleza única à vegetação nativa e às grandes formações rochosas que surgem em meio ao mar.

Praia do Abraãozinho 

A Praia do Abraãozinho é uma excelente opção para quem deseja aproveitar a exuberância da Ilha Grande sem fazer muito esforço.

Próxima à charmosa Vila do Abraão, ela pode ser acessada por meio de uma trilha leve que dura aproximadamente 40 minutos e passa por vários cenários deslumbrantes, como a Praia da Crena e a Praia da Júlia. As águas são calmas, ideais para banhos e para se divertir com atividades como stand-up paddle e caiaques.

Deu sede? Sem problemas: a Praia do Abraãozinho tem vários quiosques e bares com mesas na areia, sempre prontos para servir aquela cerveja gelada no melhor estilo RJ ou uma água de coco docinha.

Praia de Dois Rios 

Não muito distante da Praia do Caxadaço, a Praia de Dois Rios é outro destaque imperdível da Ilha Grande.

O nome do lugar já insinua parte de seu encanto: a praia é abraçada por dois corpos fluviais que garantem o espetáculo do encontro entre as águas doces e salgadas. Além disso, esse é um rolê que conquista facilmente os fãs de ecoturismo, já que dá para acessar a Praia de Dois Rios por meio de uma trilha de pouco mais de 9 quilômetros.

A caminhada dura aproximadamente 3 horas por trecho (ou seja, três horas para a ida e mais três para a volta). A beleza do caminho é tanta que você nem vai notar o cansaço!

Além disso, a Praia de Dois Rios também é a queridinha de quem aprecia turismo cultural, já que guarda uma bagagem histórica importante. Não deixe de visitar o Museu do Cárcere, abrigado por uma construção antiga que costumava ser um presídio.

Praia dos Meros 

Vista aérea da Praia dos Meros. O mar de cor azul turquesa se encontra com uma faixa de areia clara. A mata nativa é fechada e muito verde.

No extremo sul de Ilha Grande, está localizado mais um paraíso remoto de Angra dos Reis, a Praia dos Meros.

Distante das áreas habitadas, a pequena faixa de areia só pode ser acessada de barco. Estamos falando de uma praia isolada mesmo, então se você ama privacidade e sossego, ela vai se tornar sua favorita. A água é cristalina e cheia de peixes que dividem espaço com os banhistas. Se for o seu dia de sorte, você pode até dar de cara com uma tartaruga marinha! 

Rodeada por uma mata densa, a Praia dos Meros não tem nenhuma infraestrutura comercial.

Praia de Lopes Mendes 

Já que estamos falando das praias de Angra dos Reis que conquistam por causa da pegada rústica, vale a pena mencionar a apaixonante Praia de Lopes Mendes.

A visita é encantadora em absolutamente todos os momentos: para chegar, você pega um barco até a Praia do Pouso e depois caminha por cerca de 30 minutos por entre os lindos corredores naturais formados por amendoeiras e outras árvores. A trilha é fácil e tem uma bifurcação que leva também à Praia de Santo Antônio.

Ao chegar na Praia de Lopes Mendes, você vai se deparar com 3 quilômetros de areia branca e macia, abraçada pelo mar clarinho. As águas são boas para banho e também têm trechos com ondas, ótimos para praticar surfe.

Como na Praia dos Meros, não há quiosques nem barraquinhas na Praia de Lopes Mendes, então não espere encontrar comida e bebida para comprar.

O que levar para visitar as praias de Angra dos Reis? 

Se você é praieiro de carteirinha, sabe que alguns itens que não podem ficar de fora da sua checklist de viagem na hora de desbravar o litoral. 

Mas a gente dá aquela forcinha para garantir que você não vai se esquecer de nada. Quando estiver fazendo as malas para conhecer as praias de Angra dos Reis, não se esqueça de levar:

  • Roupas de banho (várias mudas, pois você vai usar todos os dias);
  • Filtro solar potente, com FPS superior a 50;
  • Toalhas e cangas;
  • Trajes com proteção contra raios UV;
  • Óculos de sol;
  • Boné, viseira ou chapéu;
  • Repelente;
  • Calçados fechados apropriados para trilhas;
  • Blusas de manga longa e calças de tecido leve (para as caminhadas na mata);
  • Garrafinha d’água;
  • Lanches práticos (já que algumas praias não têm infraestrutura);
  • Powerbank/bateria portátil (se quiser garantir que seu celular não vai apagar durante as fotos);
  • Vai levar os pequenos? Então não esquece das famosas pulseirinhas de contato.

Além de tudo isso, a gente recomenda muito que você tenha consigo um pouco de dinheiro em espécie, já que algumas praias de Angra dos Reis têm estabelecimentos um pouco rústicos, sem suporte para pagamentos digitais.

Caso decida se hospedar em vilarejos menores ou distantes do centro da cidade, não deixe de levar também uma “farmacinha pessoal”. Inclua itens como gaze, esparadrapo, curativos adesivos, antisséptico tópico, analgésico e qualquer medicamento que você costuma usar quando sente algum mal-estar. 

Assim, em caso de emergência, você não passa sufoco até encontrar uma farmácia ou posto de atendimento aberto. A gente espera que não seja necessário, óbvio. Mas melhor prevenir do que remediar, né?

Por fim, não se esqueça das horas de estrada! Se quiser garantir o conforto do percurso até as praias de Angra dos Reis, confira nosso conteúdo sobre o que levar na bagagem de mão.

As águas de Angra dos Reis te  convidam para um encontro! 

Cardume de pequenos peixes de escamas prateadas. Eles nadam nas águas cristalinas em uma das praias de Angra dos Reis.

Tem gente que brinca dizendo que Angra dos Reis tem uma ilha para cada dia do ano.

Realmente, qualquer um adoraria conseguir visitar todas elas. Talvez isso não seja possível para você, mas depois dessa nossa lista super completa, a gente garante que vai dar para conhecer as mais fascinantes praias de Angra dos Reis. Sem dúvidas, o Rio de Janeiro continua lindo em todos os sentidos – e isso vai muito além da Cidade Maravilhosa –.

Gostou do rolê? Então continue se aventurando por lugares tão encantadores quanto as praias de Angra dos Reis: aqui no Tô de Passagem, temos vários conteúdos pensados para deixar suas viagens pelo Brasil ainda mais inesquecíveis. Confere lá nossos outros textos!

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem