Os pontos turísticos de Brasília fazem jus ao seu papel enquanto capital do país. Confira a lista!
Apenas o fato de ser a capital do Brasil já faz com que esse destino seja bastante atrativo! Contudo, quando você fica por dentro dos pontos turísticos de Brasília, a vontade de conhecer esse lugar aumenta ainda mais, afinal, ele abrange muitas sedes e edifícios essenciais para a política do país, além de museus.
Para você incluir de vez o distrito federal e suas redondezas, confira a seguir a lista com os principais passeios e pontos turísticos de Brasília! Depois, é só comprar sua passagem para Brasília em promoção.
Eixo Monumental de Brasília
Essa é a avenida principal do destino e ao longo dos seus 16 quilômetros encontram-se importantes pontos turísticos de Brasília. Portanto, é uma região praticamente obrigatório em qualquer roteiro.
A seguir, você confere quais monumentos e passeios podem ser feitos, de acordo com a localização no Eixo Monumental, também chamado de “corpo do violão” quando a referência é o desenho do Plano Piloto.
Pontos turísticos de Brasília a oeste do Eixo Monumental
Nesse trecho do Eixo Monumental, os atrativos são edifícios que, à primeira vista, não têm atributos muito interessantes, a não ser que sediam importantes órgãos para as tomadas de decisão que impactam a população brasileira.
Exemplos disso são: Palácio do Buriti, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, bem como a sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Enquanto que o Memorial JK é um complexo formado por auditório, museu, espaço para compra de souvenirs, entre outras instalações que contam a história do Brasil, bem como do presidente Juscelino Kubitschek – que participou ativamente da construção e projeção de Brasília.
Pontos turísticos de Brasília a leste do Eixo Monumental
O que você espera de uma praça? Muitas vezes, a expectativa é encontrar árvores, flores e até alguns equipamentos para se exercitar. Contudo, no caso da Praça dos Três Poderes o cenário é bem diferente: um amplo espaço verde aberto sem muitos outros elementos.
Mas tal “minimalismo” tem motivo: nessa “praça” acontecem grandes e importantes eventos, transmitidos em nível nacional e, por isso, é necessário não haver obstáculos, facilitando a locomoção de militares e espectadores.
E, claro, a praça também abrange o Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente, o Congresso Nacional, onde os deputados federais e senadores atuam, e o Supremo Tribunal Federal, lugar cujo objetivo é preservar a constituição e avaliar as leis com base nela.
Uma dica é marcar uma visita guiada nesses prédios para ter uma noção de onde acontece a política brasileira de fato. Certamente, você entrará em cômodos que já viu na televisão, principalmente nos jornais.
Pontos turísticos de Brasília no centro do Eixo Monumental
Inaugurada em 1967, a Torre de TV de Brasília é o segundo monumento mais alto do país, tendo nada menos do que 230 metros de altura. A estrutura teve o arquiteto Lucio Costa à frente do projeto
e em 2020 passou por um processo de revitalização. Bacana, não é?
Atualmente, entre os espaços abertos para visitação e apreciação do público e turistas estão o mezanino, reformado e que conta com um espaço 360º, além do mirante, localizado a 75 metros da terra, tendo como principal atração a vista panorâmica das Aasas Sul e Norte e do Eixo Monumental.
E não para por aí! A Torre de TV que já é considerada um complexo turístico também apresenta uma fonte luminosa e a Feira da Torre. Ou seja, se você gosta de “turistar”, esse é um prato cheio para a prática!
Para facilitar a sua ida até esse ponto turístico de Brasília, disponibilizamos algumas informações que podem ser úteis para o seu planejamento. Veja abaixo!
O mezanino fica aberto para visitação de quinta-feira a sábado, com duas opções de horários: das 18h às 21h e das 21h30 às 00h30, enquanto o mirante recebe o público de quinta a domingo, das 12h às 17h45. Já a fonte está disponível a semana inteira, das 12h às 00h. Aproveite!
E, veja só, se você estava com dúvida sobre a visitação de pontos turísticos de Brasília à noite, agora já sabe que a Torre de TV pode ser uma ótima alternativa!
A partir de agora falaremos de outros pontos turísticos de Brasília, sem ter como referência o Eixo Monumental. Fique de olho, pois também são muito interessantes e devem constar na sua lista de passeios!
Museu Nacional
Primeiramente, a forma estrutural já chama a atenção, tendo em vista que é inteira branca e oval. Então, vale a pena tirar uma foto em frente a ele. E, claro, essa arquitetura exótica tem um criador icônico, o grande Oscar Niemeyer.
Além disso, o museu recebe exposições itinerárias, bem como seminários, mostra de filmes, entre outras manifestações artísticas, o que justifica a participação dele no Conjunto Cultural da República.
É, parece que esse ponto turístico de Brasília é imperdível!
Memorial dos Povos Indígenas de Brasília
Desde sua arquitetura até as exposições apresentadas, o Memorial representa a cultura dos povos indígenas. A construção, que data de 1987, foi mais um projeto de Oscar Niemeyer e tem como referência a maloca redonda dos índios Yanomami. Interessante, hein?
Mais uma curiosidade desse, que é um dos principais pontos turísticos de Brasília – DF, é o tamanho de sua área: 2.984,08 metros quadrados, muito bem utilizados para compartilhar com os visitantes a riqueza e diversidade cultural dos índios.
Para tanto, o acervo é composto por objetos e peças artísticas que representam diversas tribos, a exemplo da coleção Darcy-Berta-Galvão, bancos de madeira dos Yawalapiti, Kuikuro e Juruna, bem como máscaras e instrumentos para música do Alto Xingu e Amazonas.
Outra dica, se tiver oportunidade, é visitar o Memorial no dia do índio (19 de abril), quando há uma programação especial! Porém, o ponto turístico é aberto diariamente, sendo uma mão na roda para quem no destino em dia de semana, por exemplo.
Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília
Quando você está viajando, certamente a vontade de conhecer museus e lugares que promovam a visibilidade da arte aumenta e muito, não é? Então, a lista dos principais pontos turísticos de Brasília é muito rica também graças aos museus e centros culturais.
O CCBB, sem dúvida, entra nessa categoria, pois contempla sala de cinema, exposições itinerantes, espaços para shows e até jardins adequados para um piquenique. Ou seja, é um passeio super completo e perfeito para espairecer!
Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha
Sabe aquela emoção que você só sente quando entra em um estádio de futebol? Imagine só visitar o segundo maior estádio do Brasil, onde já aconteceram partidas da Copa do Mundo e da Copa das Confederações, bem como os jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Por isso, era inevitável colocar nessa lista o querido Mané Garrincha! Aliás, recomendamos fortemente a visita guiada para ficar por dentro das curiosidades e grandes fatos que aconteceram em seu gramado. E esse ponto turístico cabe em qualquer tempo de estadia, afinal, a visita dura apenas cerca de 25 minutos.
Banco Central – Museu de Valores
Quem gosta de dinheiro? Pois é, todo mundo! Então, que tal conhecer a história da nossa moeda e das estrangeiras, além de ver de perto barras de ouro e até as raras pepitas? No Museu de Valores, há mais de 130 mil peças para os visitantes contemplarem!
Por outro lado, também há exposições bem interessantes e relevantes para entendermos a trajetória econômica do país. Exemplo disso é a intitulada “Estabilidade REAL: 25 anos de existência do padrão monetário brasileiro, o real”.
Pontão do Lago Sul
Lazer é tudo de bom! Portanto, um dos principais pontos turísticos de Brasília é, sem dúvida, o Pontão do Lago Sul, que reúne uma ampla gama de restaurantes, bares e espaços para atividades esportivas, sempre com uma vista incrível composta pelo Lago!
Experimente passar uma tarde inteira na região, com um planejamento como esse: experimente praticar esportes náuticos, a exemplo de wakeboard e windsurf, almoçar em um dos excelentes restaurantes – como: Soho, Fausto e Manoel e Mormaii Surf Bar – e quem sabe curtir algum evento à noite ou tomar um drink com a galera.
Ponte JK
Sabe aquele cartão-postal pelo qual um destino é conhecido? Chegamos ao de Brasília! Os três arcos imponentes, inaugurados em 2002, fazem toda a diferença para a paisagem dessa cidade!
O monumento pode ser apreciado tanto de longe, ao sentar em algum bar e admirá-lo enquanto aprecia uma bebida refrescante, quanto de perto, caso você desejar andar sobre a ponte – aliás, a caminha é extensa, pois são 1.200 metros.
O que importa é aproveitar para contemplar essa verdadeira obra de arte e belas tirar fotos!
Parque da Cidade de Brasília
Entre os pontos turísticos de Brasília está o Parque da Cidade, cujo enfoque é oferecer à população e aos turistas um antro de elementos naturais e condições ideais para práticas que fazem bem para a saúde e para a mente.
São mais de 400 hectares que englobam churrasqueiras, quadras, parques infantis, centro hípico, restaurantes e muito mais, satisfazendo as vontades de pessoas de todas as idades! É ou não para se apaixonar?
E os motivos vão além! Sabia que esse espaço foi projetado por um quarteto de figuras públicas e artistas super importantes para o Brasil? O projeto é de Oscar Niemeyer, a obra paisagística de Burle Marx e parte de área urbanística de Lúcio Costa, além do Parque preservar azulejos de Athos Bulcão.
O que achou dos pontos turísticos de Brasília? Já está pensando em qual mês poderá ir para lá conferir tudo ao vivo e a cores, não é? Veja quando ir a Brasília, faça seu roteiro de viagem com o que fazer em Brasília e só vai! Compre a passagem e coloque o pé na estrada, porque, sem dúvida, vale a pena conhecer a nossa capital!
Tem alguma sugestão para nos dar? Conte pra gente! Adoramos Sugestões!
Veja também no Tô de Passagem:
Quando Ir Para Campo Grande: Melhor Época, Clima, Dicas E Mais!
Guia De Viagem Para Goiânia: Tudo O Que Você Precisa Saber!
O Que Fazer Em Nobres: O Melhor Do Ecoturismo!
Dicas para sua viagem:
10 Dicas Para Viajar Com Crianças Em Segurança
15 Dicas E Truques De Como Arrumar A Mala De Viagem
8 Dicas Para Evitar O Enjoo Em Viagens