Com essas dicas, você não terá mais problemas na hora de arrumar a mala. Muito pelo contrário, essa tarefa pode até se tornar prazerosa!  

Sabe qual é o momento em que cai a ficha de que está muito perto de viajar? É quando você está arrumando a mala e pensando em tudo o que irá usar durante sua estadia! E por se tratar de uma atividade tão fundamental para qualquer viagem é que ela merece uma atenção especial!

Afinal, muitas pessoas têm dúvidas de como arrumar a mala da melhor forma, otimizando espaço e sem esquecer de nada essencial, principalmente. 

Então, que tal conferir as 15 dicas para arrumar a mala de viagem que compartilharemos a seguir para que na próxima essa atividade fique muito mais fácil e assertiva? 

1- Comece fazendo um checklist! 

Checklist de viagem

Para fazer a lista da mala de viagem é necessário ter algumas informações como base: passeios que serão feitos no destino – por exemplo: se você fará trilhas, as roupas de ginástica mais confortáveis são primordiais –, previsão do tempo para os dias da sua viagem, tempo de estadia, entre outras. 

Dessa forma, você consegue saber quantas peças levas, qual estilo (esportiva, mais para à noite e assim por diante) e para qual estação. A partir disso, faça a sua lista. 

Uma dica interessante nesse primeiro momento é contar com a ajuda de um aplicativo para otimizar seu checklist, o deixando mais completo e automático.  

2- Como você vai viajar?

Imagina você estar arrumando a mala e cai a ficha: mas eu vou de avião. Será que vai ficar pesada demais? 

Por isso é tão importante colocar na balança, literalmente, se você vai de avião ou ônibus. No caso de quem vai com a primeira opção, não esqueça de conferir as regras de bagagem: peso e quais materiais são proibidos, por exemplo. 

3- Escolha peças de roupa básicas 

Roupas para viajar

Peças lisas e com cores, como por exemplo: preto, branco, bege e jeans, são as famosas peças coringas e merecem atenção especial na hora de viajar, afinal, elas podem ser combinadas entre si mais facilmente e usadas até mais do que uma vez durante a viagem. 

4- Como arrumar mais espaço na mala 

A forma de dobrar as roupas faz toda a diferença para economizar espaço. Ou seja, essa dica é chave para saber como arrumar a mala para caber mais coisas! Atenção. 

As duas técnicas mais conhecidas são: enrolar as peças ou dobrar em pequenos retângulos e colocá-las de pé. Você pode optar por uma ou mesclá-las e encontrar uma disposição que favoreça a questão de ter mais espaço. 

5- Levar toalha ou não? 

Mais uma orientação para quem quer saber como arrumar a mala de viagem com foco no espaço: confira se no local onde você ficará eles não disponibilizam toalha. Se esse for o caso, dispense essa peça. 

Agora, se não tiver certeza, a dica é levar uma toalha com tecido mais fino. 

De qualquer forma, a ideia é não ocupar muito espaço com ela. 

6- Evite roupas que precisem passar, mas, se não der, saiba o que fazer

Roupas que não precisem passar na viagem

Quem nunca esteve nessa situação: arrumando a mala de viagem pega uma peça cujo tecido certamente precisará ser passado e pensa “será que eu levo?”. 

Bom, realmente é uma boa pergunta! Se for uma roupa que você nem tem certeza que usará, o conselho é deixar em casa. Agora, se sem dúvida ela terá inclusive um dia especial para ser vestida, então ok, pode colocar na mala. 

“Ops, mas não sei se tem ferro de passar no lugar”. Sem problemas, pois a seguir você conhece dois macetes eficazes. 

O primeiro é levar uma chapinha – que ocupa bem menos espaço e é mais leve – e usá-la para desamassar as regiões que estiverem piores. 

O segundo é levar cabide. Antes de entrar no banho quente, você irá colocar a roupa no cabide e deixará no banheiro. Dessa forma, o vapor irá ajudar a desamassá-la. Massa, não é? 

7- Usar embalagens a vácuo são interessantes

Se fará muito frio no destino para onde você está indo, as embalagens a vácuo será um santo remédio para sobrar mais espaço! Isso porque, ao colocar os casacos mais pesados nelas, o ar é comprimido e elas ficam muito “menores”. 

8- Deixa espaço para souvenires e compras

Souvenires de viagem

Não abarrote a sua mala, porque, sem dúvida, você precisará de um pouco de espaço na volta para colocar suas compras de viagem! Portanto, preste atenção nisso, principalmente se você estiver indo para um destino famoso pela variedade de produtos e preços bons. 

9- Sempre leve uma bagagem de mão 

Sabe aquela mochila ou bolsa maior de lei? Então, ela é super útil para ter em mãos os documentos principais: RG, passaporte, passagem, carteira… Assim, o processo no aeroporto e na rodoviária fica muito mais prático. 

10- Lembre de levar adaptadores 

Já pensou fazer o primeiro passeio, tirar muitas fotos, chegar no hotel e, na hora de carregar o celular, bater o desespero porque simplesmente não encaixa na tomada? 

Se não quer passar por essa situação chata, então não deixe de incluir os adaptadores quando estiver arrumando a mala para viajar. 

E se está se perguntando onde pode comprá-los, a resposta é muito fácil: Americanas, Telhanorte, Amazon e tantos outros lugares. 

11- O kit de primeiros socorros salva

Kit de primeiros socorros

Outro item que jamais pode faltar quando se trata de como arrumar a mala de viagem de forma efetiva é o kit de primeiros socorros, pois é ele que pode ser decisivo para você seguir curtindo seu tour. 

Seja aquele anti-inflamatório para dor de garganta, seja o seu antialérgico… Eles sempre precisam acompanhar você, assim como remédios de uso contínuo. 

12- Não deixe de lado as necessaires 

Produtos de higiene, como por exemplo shampoo, pasta de dente, creme, e maquiagem merecem um lugar especial até porque se estouram podem danificar os outros itens da mala, se tornando uma dor de cabeça. 

Portanto, use necessaires para evitar esses incidentes, além de deixar tudo mais organizado. 

13- Como deixar a mala mais segura 

Mala mais segura

É fundamental estar tento à sua mala, mas outras práticas também são bastante úteis, a exemplo de colocar cadeado e identificação. 

Outra dica, que vai além do tema como arrumar a mala, é o seguro de bagagem, que pode ser uma solução em casos de extravio, atraso ou até mesmo danos materiais. Pesquise e veja se compensa para você! 

14- Antes de fechar a mala, tenha visão de tudo

Quando você está arrumando a mala e vai chegando ao fim, é super importante colocar todos os itens em um lugar plano, como chão ou cama, e ver todos os itens que separou. 

Essa visão 360º aumenta as chances de não esquecer uma peça ou objeto essencial.

15- Termine revendo o checklist!

Revendo o checklist de viagem

E finalmente chegou a hora tão esperada: rever o checklist ponto a ponto para ter a certeza de que não esqueceu absolutamente nada! 

É interessante fazer isso quando estiver colocando os itens dentro da mala, logo em seguida da dica anterior. 

Arrumando a mala com essas dicas, sem dúvida, você gastará menos tempo e terá menos estresse, concluindo essa tarefa com sucesso! E, ao chegar no destino, nada de perrengues, afinal, você estará levando tudo o que é necessário para fazer o que quiser na viagem. 

Veja Também no Tô de Passagem:

10 Dicas Sobre Como Planejar Uma Viagem Com Antecedência
20 Acessórios De Viagem Para Facilitar O Seu Passeio
5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil

Escrever um comentário