Para os amantes de doces, visitar uma cidade reconhecida pelo chocolate é um sonho, e que pode ser realizado facilmente dentro do Brasil, sabia? O país conta com diversas cidades famosas pelas fábricas de chocolates e produções caseiras que fazem qualquer um se apaixonar, especialmente na época da Páscoa.

Assim, selecionamos abaixo nove locais famosos por serem as cidades do chocolate no Brasil e que são destinos perfeitos para passar um final de semana em um delicioso passeio com a família, ou então em casal. E, para saber quais cidades são essas, basta continuar a leitura a seguir.

Nova Friburgo – RJ

Nova Friburgo fica no Rio de Janeiro, a 140 km da capital do estado, e a forte influência dos imigrantes suíços na região fizeram a fama de um dos chocolates mais deliciosos do país. Com diversas opções de doces artesanais pela cidade, é impossível deixar o local sem provar o máximo de chocolates possíveis.

Além disso, antes da pandemia da COVID-19, nos meses de agosto costumava acontecer um Festival de Chocolates em Nova Friburgo, promovido pela Queijaria Suíça, que atraía grande público de turistas apaixonados pelas delícias locais.

Penedo – RJ 

Chocolates de Penedo

Localizada ao sul do Rio de Janeiro, Penedo é a principal colônia finlandesa no Brasil, algo notável pela arquitetura local, que deixa qualquer visitante apaixonado assim que chega até lá. A cerca de 177 km da capital do estado, o passeio é obrigatório para os amantes de chocolate, uma vez que a cidade é conhecida por ser a terra do chocolate no Rio de Janeiro.

Com diversas opções de formatos e doces servidos com chocolate, a dica é passar um tempo caminhando pelas charmosas ruas da região e, além de tirar muitas fotos, provar muitas sobremesas e levar algumas para casa.

Campos do Jordão – SP

Chocolates de Campos do Jordão

Campos do Jordão é, sem dúvidas, uma das cidades preferidas dos paulistanos quando as temperaturas diminuem, começando pelo outono. Famosa por ser a “Suíça brasileira”, Campos do Jordão é considerada por muitos como a capital do chocolate no Brasil, e não é por menos, afinal, a cidade conta com uma série de atrações para os amantes do doce, como: uma maquete de chocolate de Campos do Jordão; a fábrica da Cacau Show; e festivais dedicados ao chocolate. 

A pouco mais de 170 km de São Paulo, ir até a cidade é o passeio perfeito para fazer um bate e volta, ou então aproveitar uma viagem curta de fim de semana com muitos doces e outras delícias gastronômicas.

Caçapava – SP

Caçapava - SP

Mais uma opção de cidade famosa pelo chocolate em São Paulo, é Caçapava, que fica a 114 km da capital e é mais uma opção perfeita para fazer um bate e volta com a família. Localizada no Vale do Paraíba, ali se encontra a fábrica de chocolates da Nestlé, onde é possível agendar uma visita e ter uma experiência fascinante.

Podendo ser chamada de capital do chocolate no Brasil, pela fábrica de chocolates, Caçapava atrai muitos visitantes que desejam conhecer de perto a Nestlé, mas vale destacar que, para ir até lá, é necessário estar vestindo calçados fechados e sem salto alto, ter o ingresso em mãos, um documento com foto ou cópia da certidão de nascimento e, em caso de menores de idade, o responsável deve apresentar o documento com foto e também o CPF.

Itapevi – SP

Localizada a apenas 42 km da capital paulista, Itapevi é famosa por ter uma mega loja da Cacau Show, que conta com entrada gratuita e mais de 2 mil m² que fazem crianças e adultos saírem de lá encantados com o espaço e com as opções de o que fazer por lá.

Para os pequenos, há um parque de diversões com carrossel, brinquedos infláveis e muito mais. Já para os adultos, é possível comprar chocolates com até 50% de desconto e provar o melhor da cafeteria do local.

Gramado – RS

Gramado

Gramado, no Rio Grande do Sul, atrai muitas atenções por ser conhecida como a cidade do chocolate no sul, e não é à toa, pois a cidade conta com o único parque com esculturas de chocolate da América Latina que, ao todo, somam mais de 30 toneladas de chocolate.

Em 3 mil metros quadrados, o local conta com cerca de 200 peças feitas inteiramente a partir do chocolate, ali podem ser encontradas peças como a maior Torre Eiffel feita de chocolate do mundo (com 4 metros de altura) e representações do Egito Antigo. Para visitar o Mundo de Chocolate, é preciso adquirir os ingressos com antecedência, sendo que eles custam a partir de R$17,50 para crianças e estudantes, e a partir de R$35,00 para adultos.

Vila Velha – ES

Já no Espírito Santo, é Vila Velha que leva o título de cidade do chocolate, por abrigar a fábrica dos Chocolates Garoto, marca que está presente em mais de 50 países, e que é considerada como uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo.

E, ainda que a visitação na fábrica esteja temporariamente suspensa, é válido ficar de olho no site da marca para saber assim que reabrirem, pois essa é mais uma experiência que vale a pena, em especial pela degustação de chocolates e conhecimento em todo o processo de fabricação da marca.

Monte Verde – MG 

Monte Verde

Monte Verde é uma cidade localizada na região sul do estado de Minas Gerais, a cerca de 160 km de São Paulo, e é um dos destinos preferidos de quem ama um bom chocolate quente e fondue nos dias mais frios.

Cercada por natureza e com uma arquitetura singular, que faz lembrar as construções europeias, o local costuma atrair muitos casais apaixonados e é berço da marca de chocolates mais antiga e famosa da cidade, a Gressoney, fundada em 1978. Assim, ao visitar Monte Verde, a cidade do chocolate em Minas Gerais, não deixe de visitar a fábrica e provar os mais diversos doces.

Ilhéus – BA

Plantação de cacau em Ilhéus

Também conhecida como a “terra do cacau”, Ilhéus, que fica no estado da Bahia, é o maior produtor da fruta no Brasil e, uma vez imortalizada por Jorge Amado, a cidade se tornou o destino perfeito para quem deseja conhecer ainda mais formas de provar o cacau – como em sucos, por exemplo.

Desde a fabricação de doces e chocolates únicos, ali também existem as famosas fazendas de cacau, que possuem circuitos turísticos para mostrar cada passo do plantio da fruta, desde a plantação e colheita, até a fermentação dos grãos e secagem ao sol.

Não espere mais para ter uma experiência recheada de chocolate

Com o início do outono e a queda das temperaturas, não há nada melhor do que provar um bom chocolate. Agora que você já sabe onde encontrar alguns dos melhores chocolates do Brasil, não espere mais para planejar sua viagem e viver uma experiência deliciosa. 

E, aproveitando que a Páscoa está próxima, que tal aproveitar a data para visitar uma dessas cidades com sua família e amigos?

Veja também no Tô de Passagem:

Pontos Turísticos Em Gramado: 10 Lugares Para Conhecer
8 Cidades Religiosas Do Brasil Para Conhecer
15 Cidades Históricas Do Brasil Para Conhecer
22 Patrimônios Da Humanidade Que Ficam No Brasil
Experiência Inesquecível Em Penedo

Escrever um comentário