As 10 maiores e mais bonitas bibliotecas do Brasil

setastdp

 

Mesmo vivendo na era dos livros em PDF, e-books, tablets e muita tecnologia, nada se compara ao bom e velho livro físico, não é mesmo?

Para quem continua fomentando esse amor pela literatura, entrar em uma biblioteca no Brasil é uma porta para incontáveis universos. Uma verdadeira viagem! Mas se por um acaso você não é uma pessoa assim tão aficionada pela literatura, pode confiar na gente! Você vai adorar estes passeios mesmo assim.

As bibliotecas brasileiras não armazenam apenas obras literárias importantes. Elas também são as guardiãs da história e da cultura do nosso país, a começar pelos próprios prédios, na maioria das vezes.

Por isso, esse artigo é dedicado a elas. Nós fizemos um super apanhado com bibliotecas muito marcantes, que valem a pena uma passadinha, na próxima vez que você for para esses destinos.

Vamos lá, então?

Neste conteúdo, você vai ver:

Por que visitar bibliotecas no Brasil?

Qual a primeira biblioteca do Brasil? 

E qual é a maior biblioteca do Brasil? 

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro 

Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo 

Biblioteca Nacional de Brasília, Brasília

Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre 

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Biblioteca Pública Arthur Vianna (BPAV) 

Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB)

Biblioteca Pública Estadual do Amazonas, Manaus 

Biblioteca da Floresta, Rio Branco

Visite bibliotecas e faça parte de histórias maravilhosas! 

Por que visitar bibliotecas no Brasil?

Além de grandes fontes de conhecimento, as bibliotecas públicas são ferramentas muito importantes para a formação cultural e pessoal dos cidadãos e cidadãs.

Hoje em dia, mesmo que não tão movimentadas, elas ainda são um meio fundamental de inclusão social e conhecimento.

Inclusive, diversas bibliotecas oferecem oficinas ministradas que estimulam a leitura, criando mais acesso e interesse por determinadas obras ou autores.

Visitar uma biblioteca é incentivar que esses projetos continuem acontecendo, por isso é tão importante. Sem contar que andar pelos corredores de uma biblioteca e ter a oportunidade de, às vezes, pegar na mão e folhear obras antigas e primeiras edições de alguma história famosa, é uma sensação muito legal.

Qual a primeira biblioteca do Brasil?

A primeira biblioteca aberta ao público, aqui no Brasil, foi a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, fundada em 1811. Já pensou? Estamos falando do começo do século 19!

Desde então, outras bibliotecas se popularizaram pelo país, contando com mais de seis mil unidades espalhadas por aí.

Vamos falar mais detalhes sobre a primeira biblioteca do Brasil nos tópicos abaixo!

E qual é a maior biblioteca do Brasil?

A maior biblioteca do país é a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, mas não para por aí: ela é também a maior da América Latina.

Ela é conhecida como Biblioteca Nacional do Brasil, e foi criada por D. João em 1810 para abrigar um acervo de mais de 60 mil peças. Entre elas, diversos livros e documentos que a família real trouxe para o país.

A fundação preserva o patrimônio bibliográfico do Brasil, e, hoje em dia, conta com um acervo com mais de nove milhões de peças!

E caso você tenha reparado que D. João criou este espaço um ano antes da fundação da Biblioteca da Bahia, que por sua vez é a primeira do Brasil, é porque estamos falando de um espaço aberto ao público. A Biblioteca do Rio de Janeiro, naquela época, era destinada apenas à família imperial e a um grupo pequeno de pessoas autorizadas.

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

 

E aqui está ela! É claro que a Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro deveria também ter uma biblioteca a altura. Inclusive, é bem capaz de você já ter visto imagens dessa fachada por aí, sem perceber que se tratava da belíssima e imponente Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Além dos livros, você vai encontrar manuscritos, mapas, estampas, moedas, medalhas e muito mais objetos que contam a história do nosso país, mas também da própria nação portuguesa.

Em 1755, Lisboa sofreu um terremoto muito desastroso, que entre outras coisas, destruiu a Real Biblioteca, que era uma das mais importantes da Europa na época. Durante o trabalho de reconstrução e salvamento de documentos importantes, o acervo foi levado para o Palácio da Ajuda, e depois trazido para o Brasil com a família imperial, na esperança de salvar essa história de uma possível invasão francesa em Portugal.

A importância da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro é tanta, que o prédio hoje guarda laboratórios de restauração e conservação de papel, oficina de encadernação, centro de microfilmagem, fotografia e digitalização. Tudo para manter o acervo vivo.

Ela fica na Avenida Rio Branco, 219 – Centro, bem próxima a estação de metrô Cinelândia.

Confira as passagens de ônibus para o Rio de Janeiro e embarque nessa aventura!

Ah! E como a biblioteca é só uma das coisas maravilhosas que você pode ver e fazer na capital, aqui nós temos um conteúdo exclusivo sobre os melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro. Assim você aproveita pra montar um rolê bem completo.

Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo

Localizada no centro de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade foi fundada em 1925 para abrigar o acervo da Câmara Municipal.

Ao longo do tempo, ela se consolidou como uma das mais importantes instituições culturais brasileiras, detentora do segundo maior acervo documental e bibliográfico do país.

O edifício sede foi projetado pelo francês Jacques Pilon, considerado um grande ícone da art déco na capital paulistana.

Além das obras circulantes (que podem ser consultadas e retiradas por empréstimo), o acervo da biblioteca conta ainda com uma das mapotecas mais completas do país, obras raras e uma coleção de periódicos incrível.

A biblioteca fica no Condomínio Edifício Biblioteca, na Rua da Consolação, 94 – República, próxima à estação de metrô Anhangabaú.

Aproveite para dar uma olhada nas passagens de ônibus baratas para São Paulo, e já que vai estar por lá, porque não estender o passeio e curtir os pontos turísticos de São Paulo?

Biblioteca Nacional de Brasília, Brasília

Localizada na Esplanada dos Ministérios, a Biblioteca Nacional de Brasília foi projetada no plano original da Capital Federal e assinada pelo arquiteto Lúcio Costa, no final da década de 1950.

Porém, o prédio da instituição foi entregue ao público só no final de 2006! Além de preservar a herança cultural brasileira, você também encontra uma coleção direcionada para pesquisadores e estudiosos.

O local se define como um centro de cultura e convivência para todos os cidadãos, contando com um acervo de mais de 30 mil obras. Se estiver pensando em ir para Brasília, vale muito a pena conhecer a biblioteca!

Para se localizar melhor, este é o endereço completo: Setor Cultural da República, Área Cívica, Lote s/n Edíficio da Biblioteca Nacional.

Encontre as passagens de ônibus para Brasília e organize a sua viagem para conhecer o local!

Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre

Essa biblioteca foi criada oficialmente em 1871, e aberta ao público em 1922. Nos anos 2000, o prédio foi tombado como patrimônio histórico pelo Iphan.

O acervo da BPE tem mais de 240 mil peças, com livros raros dos séculos 16 ao 19. Já imaginou o quanto dá para aprender com eles?

A fachada da biblioteca mostra uma das mais completas ilustrações do Calendário Positivista, elaborado por Augusto Comte, filósofo francês.

Por lá, você também pode aproveitar o centro de programações culturais que acontecem no espaço. Confira o site oficial para saber mais sobre as atrações!

O endereço é Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico. Confira as opções de passagens de ônibus para Porto Alegre e faça uma viagem inesquecível!

Quando for planejar a viagem, aproveita pra dar uma olhada nesse artigo sobre Porto Alegre. Assim você consegue montar um roteiro bem completo, certo?

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

A Biblioteca Pública do Paraná foi fundada em 1857, bem no centro da cidade de Curitiba. O acervo do local é de mais de 650 mil livros, contando com jornais, revistas, mapas, discos e fitas.

Muitas pessoas não sabem, mas a biblioteca é uma das mais visitadas do país! Oferecendo um ótimo espaço para exposições, lançamento de livros, seminários, palestras e diversos eventos culturais.

Se você é um admirador da arquitetura, vai adorar conhecer o local: o conjunto arquitetônico é um dos mais importantes do Estado do Paraná, e foi tombado como Patrimônio Cultural em 2003.

A biblioteca é super bem localizada, fica na Rua Cândido Lopes, 133 – Centro. Dá uma olhada nas passagens de ônibus para Curitiba e aproveite o passeio para conhecer a biblioteca!

Aceita uma última dica? Ao lado da Biblioteca fica a famosa Rua XV. Um espaço apenas para pedestres e super bonito. Você pode caminhar com tranquilidade por ali, visitar lojas, aproveitar um café e até conhecer outros pontos turísticos de Curitiba, como o Teatro Guaíra. Tudo depende de quanto você está disposto ou disposta a caminhar.

Biblioteca Pública Arthur Vianna (BPAV) 

Fundada em 1846 e detentora de um acervo de mais de 800 mil títulos, a Biblioteca Pública Arthur Vianna fica localizada em Belém, sendo a mais importante do Estado do Pará.

Mesmo com toda a tecnologia que nos cerca hoje em dia, diversos frequentadores da biblioteca preferem ir até o local para estudar, seja sozinho ou em grupo.

Até porque, além dos diversos livros que servem como fonte de pesquisa (você lembra qual foi a última vez que pesquisou em um livro?), a biblioteca também oferece internet para seus usuários em um ambiente amplo e confortável.

A biblioteca fica na Avenida Conselheiro Furtado, 1361-1433 – Cremação, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30.

Compre as suas passagens de ônibus para Belém e vá conhecer este enorme acervo.

Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB)

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) é popularmente conhecida como “Biblioteca Central dos Barris”, fundada em Salvador.

A biblioteca foi criada em 1811, sendo a primeira biblioteca do Brasil e da América do Sul! Já imaginou a sensação de entrar neste lugar?

O local tem um acervo de 120 mil livros, com cerca de 60 mil títulos raros, publicados do século 16 ao 20.

A estrutura do prédio, além da biblioteca, também conta com duas salas de cinema, uma galeria, um teatro e uma biblioteca infantil. Dá para separar uma tarde inteira para passar o dia curtindo o local.

Quando estiver em Salvador, você vai encontrar a biblioteca na Rua Gen. Labatut, 27 – Barris, mas é claro que não dá pra falar da capital baiana sem tocar no assunto pontos turísticos, né? E já que vai estar lá, por que não aproveita para conhecer as lindas praias de Salvador?

Encontre passagens de ônibus baratas para Salvador e aproveite para conhecer as praias, pontos turísticos e atrações da cidade também!

Biblioteca Pública Estadual do Amazonas, Manaus

Biblioteca Pública Estadual do Amazonas

 

Localizada bem no centro de Manaus, a Biblioteca Pública Estadual do Amazonas foi inaugurada em 1910.

O prédio tem um estilo neoclássico, com artefatos importados da Europa. Quando a biblioteca começou a funcionar, ela servia como ponto de encontro para os amantes da cultura estrangeira.

Hoje, com mais de 70 mil peças, a biblioteca é frequentada por várias pessoas, principalmente por estudantes e pesquisadores. Você também vai encontrar uma gibiteca, que foi criada com o objetivo de incentivar a leitura infanto-juvenil.

Confira as passagens de ônibus para Manaus e não deixe de conhecer a Biblioteca Pública Estadual do Amazonas.

O endereço é Rua Barroso, 57 – Centro.

Biblioteca da Floresta, Rio Branco

A Biblioteca da Floresta, inaugurada em 2007, é especializada em assuntos e autores da Amazônia e do Acre.

Ela fica no Parque da Maternidade, e foi criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, colocando à disposição dos pesquisadores e da sociedade documentos e informações sobre os movimentos socioambientais.

Quando você chega na biblioteca, logo na entrada, vai dar de cara com painéis que retratam a vida de Chico Mendes, famoso ex-seringueiro e ambientalista.

Vá viver essa experiência! Dá uma olhada nas passagens de ônibus para Rio Branco e comece a organizar essa viagem.

Visite bibliotecas e faça parte de histórias maravilhosas!

Visite bibliotecas no Brasil

 

Nada como conhecer o máximo possível da cultura regional do destino que você está visitando!

As bibliotecas, além de fontes de conhecimento, também reúnem moradores locais que compartilham o mesmo sentimento: o amor pelos livros físicos, a cultura literária e o apreço pelas bibliotecas.

Se faz tempo que você não entra em uma biblioteca, vale muito a pena embarcar nessa volta ao tempo. Seja porque, na sua infância, a única opção que você tinha para fazer os trabalhos escolares era pesquisando nos livros da biblioteca, ou porque você é da geração que já nasceu com o celular nas mãos e nunca pisou em uma biblioteca, a sensação será única!

Sabemos que, se você estiver viajando, pode ser que você não queira fazer pesquisas, mas conhecer uma biblioteca com grande acervo, como todas as que citamos aqui, enchem os olhos e inspiram você a voltar a ler aquele livro que deixou parado na sua estante.

Mas antes de irmos embora, só mais um recado! Se você é fã de economia na viagem, assim como a gente, deve saber que viajar de ônibus é a forma mais barata e prática de cair na estrada, né? Além de não precisar se preocupar em dirigir até o destino, sobre um dinheirinho para conhecer outros destinos ou mais atrações na cidade.

Boa viagem e até a próxima!

Encontre Passagens em Promoção!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem