Águas de Lindóia, SP: Tudo para Relaxar e se Aventurar no Interior Paulista

setastdp

Parques aquáticos, turismo rural, paisagens encantadoras e um clima aconchegante: é assim que a cidade de Águas de Lindóia te dá as boas-vindas!

Conhecido como a capital termal do Brasil, esse charmoso cantinho do interior de São Paulo é o lugar perfeito para quem deseja fugir da correria da rotina. No nosso destino de hoje, além de aproveitar as várias atrações proporcionadas pelos ricos lençóis de água termal que marcam a geografia da cidade, você encontrará vários espaços para relaxar e se divertir com a família.

Já curtiu? Então vem com a gente, que vamos te conduzir por alguns pontos turísticos que você precisa conhecer para ter uma experiência inesquecível em Águas de Lindóia. Continua a leitura que você vai descobrir mais sobre:

Onde fica Águas de Lindóia? 

Como chegar em Águas de Lindóia? 

Clima em Águas de Lindóia 

Melhor época para visitar Águas de Lindóia 

Alta temporada 

Baixa temporada 

O que fazer em Águas de Lindóia: principais passeios 

Portal da Cidade 

Balneário Municipal de Águas de Lindóia 

Thermas Hot World 

Centro Comercial

Vista do Morro Pelado e passeio na Fazenda 

Cristo Redentor e Morro do Cruzeiro 

Praça Adhemar de Barros 

Mais pontos turísticos de Águas de Lindóia para curtir muito 

Represa Cavalinho Branco 

Igreja Nossa Senhora das Graças 

Passeio de Trenzinho 

Recanto dos Nefelibatas  

Circuito das Montanhas 

Bônus: turismo rural em Águas de Lindóia 

Engenho do Barreiro 

Sítio Monte Alegre 

Sítio Sete Quedas 

Rancho São Nicolau 

Visite e se apaixone pelas Águas de Lindóia! 

Onde fica Águas de Lindóia? 

Águas de Lindóia é um município do interior de São Paulo, localizado na porção nordeste do estado.

Ele fica a mais ou menos 160 quilômetros da capital paulista, já bem perto da divisa com Minas Gerais. É parte do Circuito das Águas Paulista, área que engloba várias estâncias hidrominerais. São cidades conhecidas pelo potencial turístico, medicinal e comercial de suas belezas naturais. Legal, né? Serra Negra, Monte Alegre do Sul e Holambra também entram nesse circuito.  

Como chegar em Águas de Lindóia? 

Mas, afinal, o que você precisa fazer para dar uns bons mergulhos em Águas de Lindóia?

Bem, o aeroporto mais próximo à cidade é o Viracopos, em Campinas. Como são cerca de 120 quilômetros de distância, é necessário completar o trajeto por via terrestre. 

Aqueles que prezam pela economia na hora de viajar costumam fazer o percurso todo usando ônibus de viagem. Além de sair mais em conta do que pegar um voo, essa é uma ótima opção para quem quer fugir de toda aquela burocracia envolvida em alternativas como o aluguel de um carro. Sem contar que guardar uma graninha te ajuda a aproveitar muito mais atrações, certo?

Quer ter uma noção melhor das distâncias? Então confere aqui o tempo de estrada até Águas de Lindóia, partindo de várias cidades famosas:

Campinas: 2h

São Paulo: 3h30

Belo Horizonte: 8h

Rio de Janeiro: 8h30

Ao chegar, você vai descer na rodoviária da cidade, que fica na Avenida das Nações Unidas, nº 1225, bem no coração do Centro. 

E na hora de começar o planejamento, aproveita pra dar uma olhada nessas passagens de ônibus para Águas de Lindóia

Clima em Águas de Lindóia 

Além de seus preciosos lençóis d’água, o município de Águas de Lindóia tem outro atrativo que encanta muita gente: o clima.

Por estar localizada a mais de 900 metros de altitude, a cidade tem temperaturas bem agradáveis durante o ano inteiro. A temporada morna, que vai de meados de outubro até o final de março, costuma trazer temperaturas que ficam na faixa dos 24ºC. O mês mais quente de todos é fevereiro. Na estação fresca, por outro lado, os termômetros geralmente marcam 16ºC, sendo junho o mês mais frio. 

Melhor época para visitar Águas de Lindóia 

A boa notícia é que você pode fazer uma viagem incrível para Águas de Lindóia em qualquer época do ano.

Mas dependendo de como você prefere aproveitar as experiências, alguns fatores podem influenciar na escolha de datas para a sua estadia. Para te ajudar com isso, a gente te explica como funciona o movimento turístico na cidade. 

Alta temporada 

Por ser relativamente próxima à capital estadual, Águas de Lindóia é bem procurada por quem deseja fazer viagens breves, de dois ou três dias. 

Por isso, sempre que rola qualquer feriado prolongado, a cidade fica bem agitada. Além disso, ela também passa por altas temporadas nos meses de julho e janeiro, por causa das férias escolares. Nesses períodos, você vai se deparar com um movimento turístico mais intenso, o que pode ser ótimo se você curte conhecer gente nova. 

Baixa temporada 

Em geral, os meses de outubro, novembro, fevereiro e março são os mais parados em Águas de Lindóia.

Isso porque essas são épocas em que as chuvas são mais frequentes, o que pode atrapalhar alguns roteiros turísticos. Apesar do alto índice pluviométrico não impedir a maioria dos passeios, ele pode fazer com que você fique dependente do guarda-chuva uma vez ou outra. Em contrapartida, é nesses períodos que os serviços e produtos estão mais em conta na cidade, por causa da baixa procura.

Se quiser viajar em épocas não muito movimentadas e, ao mesmo tempo, fugir das chuvas mais intensas do ano, prefira meses “intermediários”, como abril e setembro.

O que fazer em Águas de Lindóia: principais passeios 

Menino de aproximadamente 7 anos deslizando em um toboágua amarelo. Ao fundo, o resto da estrutura do brinquedo, que tem outros escorregadores, e outras crianças.

Agora sim, estamos prestes a começar a nossa tour pelos principais pontos turísticos de Águas de Lindóia!

Os lugares que vamos te apresentar a partir de agora são considerados paradas obrigatórias, rolês essenciais para quem deseja conhecer o melhor da cidade. E aí, malas prontas? É hora de desbravar a capital termal do Brasil! 

Portal da Cidade 

Para provar que Águas de Lindóia é linda desde a entrada, o primeiro ponto da nossa super lista de atrações é justamente o portal da cidade.

Com inspiração na arquitetura dos Alpes, ele é um cartão-postal que com certeza merece uma foto. A charmosa construção é rodeada por canteiros e jardins que deixam o cenário ainda mais agradável, então aproveite para fazer vários cliques e dar aquela renovada no seu feed. 

Balneário Municipal de Águas de Lindóia 

Imagine uma mistura entre parque aquático, spa e clube.

Parece incrível, né? Pois bem, é mais ou menos isso que te espera no Balneário Municipal Águas de Lindóia, um dos atrativos mais adorados da cidade. Abastecido pelas águas minerais dos lençóis lindoienses, o espaço oferece mais de 30 serviços e atividades que vão desde piscinas e brinquedos aquáticos até massagens terapêuticas. Que tal curtir uma ducha escocesa enquanto as crianças brincam no toboágua? Esse é, sem dúvidas, um passeio que vai encantar a família inteira.

Thermas Hot World 

Dono do maior ofurô do Brasil, o Thermas Hot World é outro lugar perfeito para dar um bom mergulho em Águas de Lindóia.

O parque inclui mais de 134 mil metros quadrados cheios de piscinas termais, áreas temáticas, brinquedos gigantes e até atividades radicais, como arvorismo e escalada. Ah, também tem áreas climatizadas, então dá para aproveitar algumas das atividades em qualquer estação do ano. A gente garante que um dia de diversão no Thermas Hot World vai despertar sua criança interior de um jeito incrível!

Inclusive, se você é o tipo de pessoa que curte a valer essas experiências, aqui tem um conteúdo exclusivo sobre os melhores parques aquáticos do Brasil, incluindo alguns em São Paulo!  

Centro Comercial de Águas de Lindóia

Não dá para conhecer uma cidade de interior sem fazer aquele clássico passeio a pé pelo centro dela.

Em Águas de Lindóia, não é diferente. Aliás, o centro comercial é bem agradável, com uma variedade imensa de lojas que oferecem produtos artesanais, além de estabelecimentos como restaurantes e cafeterias. Não se esqueça de reservar um tempinho para conhecer o comércio, comprar as lembrancinhas da viagem e, de quebra, tomar um bom café. 

Vista do Morro Pelado e passeio na Fazenda 

A 4 quilômetros do centro de Águas de Lindóia, está uma das paisagens mais bonitas do interior paulista

É a vista do Morro Pelado, que fica a 1.400 metros de altura. Do topo, é possível ver a cidade e seus arredores de um ângulo único. Aproveite para curtir também as atividades da Fazenda Morro Pelado, que é um verdadeiro refúgio de tranquilidade interiorana. O espaço é cheio de belas áreas verdes e lagos, e oferece opções como passeio a cavalo, tirolesa, pesca e muito mais. A entrada é gratuita, embora as atividades possam ter taxas à parte.

Para aproveitar tudo isso, acesse a fazenda pelo quilômetro 3 da Estrada Morro Pelado. 

Cristo Redentor e Morro do Cruzeiro 

Se você gosta mesmo de cenários encantadores, não deixe de visitar o mirante que fica no Morro do Cruzeiro.

Situado a 2 quilômetros do centro, o monumento é famoso pela incrível vista panorâmica que proporciona e por abrigar sua própria versão da estátua do Cristo Redentor. Para chegar lá, basta pegar o trenzinho que parte da Praça Adhemar de Barros. Se puder, tente deixar esse passeio para o final da tarde – assim, você consegue contemplar o pôr do sol do alto –. 

Praça Adhemar de Barros 

É claro que você precisa conhecer o ponto de encontro favorito dos lindoienses!

É a Praça Adhemar de Barros, na Rua Alemanha, um verdadeiro tesouro do paisagismo. Além de belos jardins, um bosque e um grande lago com fontes, ela tem uma iluminação noturna que é simplesmente mágica. Portanto, tire um tempo para caminhar pela praça, se sentar em um dos banquinhos para observar o movimento, andar de pedalinho ou até mesmo fazer um bom piquenique. 

Mais pontos turísticos de Águas de Lindóia para curtir muito 

Agora que você já conhece os pontos turísticos de Águas de Lindóia que não podem ficar de fora do seu roteiro, é hora de deixar o passeio ainda mais interessante!

Afinal, nossa lista ainda não está nem perto de acabar: a seguir, você vai conhecer outros lugares que também têm tudo para te fazer se apaixonar pela cidade. É a prova de que Águas de Lindóia tem atrações para todos os gostos! 

Represa Cavalinho Branco 

A Represa Cavalinho Branco é outro espaço repleto de belas paisagens em que a água é protagonista.

É um lugar perfeito para longos passeios a pé ou mesmo para quem curte praticar exercícios físicos ao ar livre. Se você quiser uma dose extra de emoção, também dá para conhecer a área andando a cavalo. Há também quem prefira alugar uma bike e aproveitar os belos cenários da represa sobre duas rodas. Independentemente do que você escolher, o importante é curtir o sossego da área. 

Igreja Nossa Senhora das Graças 

Se você curte turismo religioso ou aprecia belas construções, a gente recomenda uma visita à matriz de Águas de Lindóia, a linda Igreja Nossa Senhora das Graças.

Ela foi inaugurada em 1967 e se tornou rapidamente um dos templos mais importantes da região. O nome homenageia a padroeira da cidade, e a igreja abriga até hoje uma imagem da santa que foi trazida da Itália em 1919. Por isso, é bem procurada também pelos viajantes que se interessam por história e por arte sacra. Aliás, há quem diga que esse é o marco zero de Águas de Lindóia – portanto, não deixe de dar uma passadinha nesse icônico espaço de fé –.

A Igreja Nossa Senhora das Graças fica na Avenida Nossa Senhora das Graças, nº 420. 

Passeio de Trenzinho 

Não tem forma mais divertida de conhecer Águas de Lindóia do que o passeio de trenzinho.

Adorada pelas crianças, essa tour panorâmica leva os visitantes da Praça Adhemar de Barros até o Morro do Cruzeiro, onde fica o Cristo Redentor. É um jeito ótimo de conhecer todas as áreas da cidade de forma rápida, lúdica e divertida – que termina com a vista incrível do mirante –. O trajeto dura menos de uma hora (acredite: é o suficiente para tirar muitas fotos ótimas), está disponível todos os dias e custa uma pequena taxa de R$ 15,00 por pessoa.

Recanto dos Nefelibatas  

Se o seu objetivo é fugir mesmo da atmosfera urbana e aproveitar um dia de tranquilidade total, vá conhecer o Recanto dos Nefelibatas.

O espaço tem vários tipos de serviço: é bar, restaurante e hospedaria ao mesmo tempo, tudo isso construído em meio a uma área de natureza bem exuberante. Você vai ter a oportunidade de conhecer cascatas e riachos, tomar um sol na beira da piscina, pedir uma cervejinha e se esquecer da correria do mundo. Dá até vontade, né?

Pegando a Estrada Morro Pelado, é bem fácil encontrar o Recanto dos Nefelibatas. 

Circuito das Montanhas 

O Recanto dos Nefelibatas, que mencionamos aqui em cima, é parte de uma rota conhecida como Circuito das Montanhas de Águas de Lindóia.

É um roteiro de aproximadamente 8 quilômetros que passa pelos principais pontos da cidade. A rota – que você pode fazer a pé, de charrete, a cavalo ou de carro – inclui também a Represa Cavalinho Branco, o Morro Pelado e os bairros de Brejal e Couto. Se você tiver pouco tempo para conhecer o destino, pode confiar: faça o caminho do Circuito das Montanhas que a experiência vai ser bem legal. 

Bônus: turismo rural em Águas de Lindóia 

Campos rurais se estendem até o horizonte, em diferentes tonalidades de verde e o marrom da terra. Em primeiro plano, uma grande árvore repousa no meio de um dos campos.

Até agora, os lugares que a gente te apresentou ficam próximos ao centro de Águas de Lindóia.

Mas sabia que a zona rural da cidade também tem atrações incríveis para oferecer? Pois é, se você topar se afastar um pouquinho das paisagens urbanas, vai encontrar vários sítios e fazendas espetaculares. Abaixo, vamos te recomendar algumas das nossas favoritas. 

Engenho do Barreiro 

A visita ao Engenho do Barreiro é um passeio acertado para quem curte história.

Isso porque ele funciona basicamente como um grande museu, conservando memórias dos engenhos da época colonial. Você terá a oportunidade de conferir de perto maquinários antigos, como o alambique secular que ainda funciona! Além disso, poderá apreciar as delícias artesanais produzidas no espaço, como cachaças e licores.

O Engenho do Barreiro fica na Rua Aparecido Rodrigues da Rocha.

Sítio Monte Alegre 

O Sítio Monte Alegre é a escolha perfeita para quem pretende viajar com a família.

É que ele está cheio de atrações divertidas para crianças e adultos, incluindo uma fazendinha que costuma encantar os pequenos. Tem também vários animais soltos pelas áreas abertas da propriedade e pelas trilhas ecológicas que você encontrará por lá. Para fechar com chave de ouro, aproveite o melhor da cozinha de fazenda no restaurante do sítio.

Para chegar, basta pegar o acesso no quilômetro 6,5 da Rodovia Engenheiro Geraldo Mantovani. 

Sítio Sete Quedas 

Se você curte um pouco de adrenalina, vai adorar o Sítio Sete Quedas.

O espaço oferece várias opções legais para os fãs de ecoturismo e esportes de aventura. Desde as trilhas até a tirolesa, a área de arvorismo e os passeios de caiaque, tudo fica ainda mais incrível por causa da natureza exuberante da propriedade. Feche o dia com um banho refrescante na cachoeira e com um bom drink no restaurante.

O Sítio Sete Quedas fica no caminho da Estrada do Morro Pelado. 

Rancho São Nicolau 

Não tem lugar melhor para andar a cavalo do que no Rancho São Nicolau.

Além de oferecer os passeios tranquilos pelo espaço verde da propriedade, o rancho também tem aulas de equitação e até equoterapia. Para quem curte o contato com os equinos, esse é o passeio perfeito. Como todas as atividades exigem agendamento prévio, não deixe de conferir a disponibilidade no site oficial.

Assim como o Engenho do Barreiro, o Rancho São Nicolau fica na Rua Aparecido Rodrigues da Rocha. 

Visite e se apaixone pelas Águas de Lindóia! 

Uma grande fonte iluminada, dispara jatos d’água em variadas alturas e intensidade. A fonte está no meio de um lago e ao fundo estão árvores e postes de luz do parque.

Já deu para entender por que a gente gosta tanto de Águas de Lindóia, né?

De fato, poucos destinos turísticos proporcionam um casamento tão perfeito entre infraestrutura urbana, contato com a natureza e aquela atmosfera aconchegante de interior. Por todos esses motivos, não temos medo de afirmar que Águas de Lindóia está prestes a se tornar a sua escolha número um para férias relaxantes. Pode separar as roupas de banho e não se esqueça de liberar um espaço no armazenamento do celular – afinal, você vai querer tirar muitas fotos! –.

E para conhecer outros destinos incríveis espalhados pelo Brasil e pelo mundo, confira mais dos nossos conteúdos aqui no Tô de Passagem. Todos eles são pensados especialmente para trazer as melhores dicas de viagem e sugestões de roteiro, que nem essas que você acabou de ler.

Uma ótima viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem