logo-to-de-passagem

10 Cidades Turísticas no Interior de SP

setastdp

 

O que vem à sua cabeça quando você pensa no estado de São Paulo?

Bem, você provavelmente visualizou os edifícios modernos, várias fileiras carros na Avenida Paulista, a vida noturna fervilhante da Rua Augusta ou qualquer outra coisa que seja a cara da maior metrópole da América Latina, a capital São Paulo. E embora o cenário metropolitano tenha seu charme, a verdade é que esse estado cheio de tesouros guarda também alguns destinos perfeitos para quem deseja fugir da correria urbana.

O interior de São Paulo está repleto de cidades turísticas maravilhosas em que você poderá se aventurar em meio à natureza, conhecer paisagens encantadoras ou simplesmente curtir um pouco de sossego. Aqui, vamos te mostrar alguns destinos que merecem um lugarzinho especial no seu roteiro – e no seu coração –.

Continua a leitura para saber mais sobre:

Por que viajar para o interior de SP? 

Cidades para conhecer no interior de SP 

São Roque 

Paranapiacaba 

Holambra 

Itu 

Boituva 

Atibaia 

Juquitiba 

Vinhedo 

Botucatu 

Monte Alegre do Sul 

Venha ser feliz e relaxar no interior! 

Por que viajar para o interior de SP? 

Procurado por turistas de todos os cantos do país, o interior de São Paulo é a região perfeita para quem deseja relaxar e recarregar as energias. Seja para se afastar um pouco do ritmo das grandes cidades ou para deixar as preocupações do trabalho de lado, você com certeza encontrará refúgio no charme da tranquilidade interiorana. Em geral, as cidades do interior de São Paulo também são muito acolhedoras e algumas delas se destacam pelo clima ameno que, em algumas épocas do ano, gera um friozinho agradável.

Mas não vá achando que sossego significa tédio! Pelo contrário, as cidades que vamos te apresentar abaixo têm várias opções de lazer, com atrações interessantes para todos os tipos de turistas. Aliás, se você curte se distanciar das capitais, dê uma olhada também nas nossas sugestões de cidades para visitar no interior do Rio de Janeiro.

Cidades para conhecer no interior de SP 

Chegou o momento pelo qual você estava esperando: hora de planejar sua viagem conhecer alguns dos destinos mais fascinantes do interior de São Paulo!

Ah, mas não queremos ser injustos: é claro que o estado tem muitas outras cidades sensacionais, mas essas que incluímos no nosso top 10 são garantia de diversão e relaxamento. Agora, você vai ter a oportunidade de descobrir o que cada um desses lugares pode te proporcionar. E aí, malas prontas?

São Roque 

São Roque, SP
Imagem meramente ilustrativa

 

Não tem jeito melhor de começar nosso roteiro pelo interior de São Paulo do que com um bom vinho, não é mesmo?

Pois bem, se você é fã dessa bebida milenar, vai adorar conhecer as vinícolas de São Roque! Localizada a menos de 70 quilômetros da capital paulista, o lugar ganhou o apelido carinhoso de “Terra do Vinho”, e não é à toa. 

Um dos programas mais famosos por lá é a Rota do Vinho, um passeio que para em cerca de 30 lugares, incluindo restaurantes, vinícolas, armazéns, adegas, fazendas e outros locais onde você poderá apreciar os melhores rótulos e aprender um pouco mais sobre a produção do vinho.

Mas o vinho não é a única coisa maravilhosa que São Roque tem a oferecer! Se você gosta de trilhas, não deixe de conhecer a trilha e o mirante do Morro do Saboó. O trajeto para subir o morro é de dificuldade média, e acredite: a paisagem que você vai encontrar no final vale qualquer esforço! 

Agora, se a sua praia é o turismo cultural, você pode visitar duas construções bem importantes para a cidade de São Roque: o Sítio Santo Antônio e a Igreja Matriz de São Roque. Confira também a biblioteca e as oficinas culturais do Centro Educacional e Cultural Brasital.

Se você for até São Roque de ônibus, vai descer na rodoviária que fica no centro da cidade, na Avenida Araçaí, nº 1. O trajeto, partindo de São Paulo, leva cerca de 1h40. Saindo de Santos, são 2h50. Você pode aproveitar para dar uma olhada nas passagens de ônibus para São Roque.

Paranapiacaba 

Que tal visitar um cenário que tem o charme das pequenas vilas inglesas?

Se você quer conhecer o casamento perfeito entre bagagem cultural rica e natureza exuberante, precisa ir a Paranapiacaba. Esse é, na verdade, um simpático distrito da cidade de Santo André que ficou muito conhecido por ter abrigado imigrantes britânicos no passado. Portanto, estamos falando de um lugar cheio de construções ao estilo europeu, localizado em meio à beleza das serras.

Paranapiacaba está cheia de lugares que preservam a beleza arquitetônica do século 19: no Pátio Ferroviário, por exemplo, você verá algumas das estruturas que movimentavam as antigas locomotivas a vapor pelo interior de São Paulo. 

Também é possível apreciar a arquitetura tradicionalmente inglesa no Castelinho de Paranapiacaba e na Casa Fox. Ah, e é claro, não dá para esquecer do “Big Ben brasileiro”: a Torre do Relógio de Paranapiacaba, que guarda uma relíquia da relojoaria trazida diretamente de Londres em 1901. 

E se você quiser adicionar a culinária a essa riqueza cultural, não deixe de visitar o antigo Mercado de Secos e Molhados. Lá, você encontrará pratos típicos, doces, bebidas e muitas outras iguarias maravilhosas.

Assim como São Roque, Paranapiacaba é um destino maravilhoso para passeios do tipo “bate e volta” para quem vem da capital paulista. Afinal, a cidade fica a apenas 62 quilômetros de São Paulo e 180 quilômetros de Campinas. O trajeto, partindo da capital, não costuma durar mais do que 1h30.

Holambra 

Holambra, interior de SP

 

O nome “Holambra” te lembra alguma coisa?

É isso mesmo: essa cidadezinha adorável que faz parte da microrregião de Campinas é como um pedacinho da Holanda no Brasil. É da influência neerlandesa que deriva o nome e a beleza do local, que ostenta várias construções que parecem saídas diretamente de Amsterdã.

Holambra é muito conhecida por seus festivais: durante todo o ano, ocorrem eventos dedicados a festejar as maravilhas da cidade. A Expoflora, por exemplo, ocorre sempre no início da primavera, e reúne centenas de produtores locais que expõem uma rica seleção de flores e plantas ornamentais. É uma ocasião única! O aniversário da cidade, que ocorre no dia 27 de outubro, também ganha uma festa especial que inclui um desfile realizado na Alameda Maurício de Nassau.

Durante sua passagem por Holambra, não deixe de visitar os famosos campos de flores, extensas plantações multicoloridas que são um presente para os olhos. Pode caprichar nas fotos, hein? 

Também vale a pena passar no Memorial do Imigrante e no Museu Histórico de Holambra para conhecer melhor a história da região. Ah, e dê um pulo no Boulevard Holandês, que é cheio de lindas casinhas que abrigam ótimos bares, restaurantes e lanchonetes.

Localizada a cerca de 50 quilômetros de Campinas e 130 quilômetros de São Paulo, Holambra também fica perto de outros destinos turísticos importantes, como Serra Negra. Saindo da capital, são aproximadamente 2 horas de viagem.

Itu 

Até quem nunca conheceu o interior de São Paulo já deve ter ouvido falar na fama de Itu, a “Cidade dos Exageros”.

O apelido cômico traduz um traço importante da cultura dessa cidade localizada a cerca de 100 quilômetros da capital paulista: a mania de construir tudo em versão ampliada. É isso mesmo! Em Itu, você vai encontrar monumentos e souvenires bem peculiares por seu tamanho. Por isso a reputação de ser uma cidade de coisas gigantes. Estamos falando de lojas que vendem clipes de papel do tamanho de uma folha A4, por exemplo.

Ao caminhar pelas ruas de Itu, a sensação que dá é que você encolheu, exatamente como o que ocorre com a personagem principal do livro “Alice no País das Maravilhas”. Muitas das atrações de Itu estão ligadas a essa estética única: na Praça dos Exageros, por exemplo, você vai encontrar uma garrafa de Coca-Cola gigantesca, entre outros itens aumentados. Na Praça Padre Miguel, é possível conhecer o famoso orelhão gigante e também as lojas que vendem as tais lembrancinhas de proporções…diferenciadas.

Embora os itens gigantes sejam os astros de Itu, a cidade também tem outros pontos que valem uma visita. O Museu da Energia, instalado na primeira residência de Itu que teve acesso à eletricidade, é bem interessante. Além disso, não deixe de conhecer o Parque Geológico Varvito, que tem formações rochosas esculpidas pela natureza ao longo de milhões de anos. 

A cerca de 1h45 de viagem da capital paulista, Itu também fica a 1h30 de Campinas e 8h30 de Curitiba. Ao chegar lá de ônibus, você vai descer na Avenida Dr. Otaviano Pereira Mendes, nº 500, no bairro de Jardim Novo Itu. Se quiser, aproveite para conferir essas passagens de ônibus para Itu.

Boituva 

Esse é o destino que vai conquistar o coração dos viajantes aventureiros.

Boituva é uma cidade cheia de passeios perfeitos para quem curte uma adrenalina: conhecida como “a cidade dos balões”, o lugar é famoso por suas muitas opções de atividades radicais emocionantes. 

Se você sonha em pular de paraquedas, por exemplo, vai adorar saber que estamos falando do local perfeito para realizar esse desejo. Em Boituva, é possível praticar paraquedismo por meio dos serviços de diversas empresas disponíveis no Centro Nacional de Paraquedismo, que fornecem a estrutura e a equipe que vai te conduzir nos saltos de queda livre que podem durar de 50 segundos a 5 minutos.

E se você topar acordar cedo, poderá viver uma experiência inigualável: que tal fazer dar uma voltinha de balão? Também no Centro Nacional de Paraquedismo, é possível percorrer os céus de Boituva em balões de ar quente, nos passeios que costumam se iniciar às 6h.

Além das programações radicais, Boituva também tem ótimas opções para quem curte uma pegada mais histórica. O Museu do Tropeiro, por exemplo, é uma verdadeira máquina do tempo capaz de transportar os visitantes pela trajetória de formação da cidade. Também vale a pena visitar a Fazenda Pinhal, onde é possível conhecer os processos tradicionais de fabricação da icônica cachaça Três Coronéis.

Boituva está a mais ou menos 2 horas (122 quilômetros) de São Paulo e a 2h30 de Campinas. A rodoviária da cidade fica na Rua Expedicionário Boituvense, nº 34, no bairro de Vila Ginasial. Se você deseja viver essas aventuras, aproveite para providenciar as suas passagens de ônibus para Boituva.

Atibaia 

Atibaia, interior de SP

 

Atrás somente de Devos, na Suíça, Atibaia foi eleita pela UNESCO como a cidade dona do segundo melhor clima do mundo.

E a atmosfera na cidade é mesmo maravilhosa: localizada a 800 metros de altitude, Atibaia tem um clima ameno super agradável, que faz com que seja uma delícia passear pela cidade durante o dia. À noite, o friozinho serrano concede mais charme ainda a esse lugar apaixonante.

A cidade é cheia de belezas naturais, como as que você terá a oportunidade de conhecer no Monumento Natural Estadual da Pedra Grande. De cima desse grandioso rochedo, cujo topo fica a 1418 metros de altitude, a vista é mesmo de tirar o fôlego. O espaço conta ainda com ótimas trilhas, assim como o Parque Municipal do Itapetinga, outro ponto que merece estar no seu roteiro. Também conhecido como Parque da Grota Funda, essa área oferece trilhas de todos os níveis, perfeitas para quem quer mergulhar na natureza de Atibaia.

Além de praticar ecoturismo, você também vai adorar conhecer as atrações do centro de Atibaia, como o Lago do Major, cujos arredores concentram muitos estabelecimentos ótimos. É de lá que parte o teleférico, que rende um passeio super divertido. Aproveite também para relaxar na beleza do Recanto Japonês e para fazer um passeio cultural no Museu Municipal João Batista Conti.

Atibaia fica a 65 quilômetros de São Paulo, o que dá cerca de 1h20 de trajeto. Partindo de São José dos Campos, a viagem é de 1h40. A rodoviária fica no Centro, mais especificamente na Praça Pedro de Toledo, s/n. Se quiser, aproveite para dar uma olhada nessas passagens de ônibus para Atibaia.

Juquitiba 

Aqui está mais um recanto de natureza exuberante que fica bem pertinho (75 quilômetros) da capital de São Paulo: Juquitiba.

A cidade é um tesouro para quem curte ecoturismo. É, inclusive, dona de uma das maiores áreas verdes de todo o estado. Por isso, trata-se de um destino muito procurado pelos apreciadores dos rios, cachoeiras e matas preservadas. No Viva Ecoparque, por exemplo, é possível aproveitar tudo isso e ainda atrações aquáticas como toboáguas e piscinas de ondas. É um passeio que promete encantar toda a família, uma oportunidade perfeita para conhecer o potencial da natureza de Juquitiba. 

A cidade também oferece várias opções de atividades radicais capazes de agitar sua viagem: tirolesas, espaços para arvorismo e pontos dedicados à prática de rafting, canoagem e caiaquismo são o que você mais vai encontrar por lá. Vale a pena visitar a Represa do França, que tem uma marina onde é possível alugar lanchas e jetskis. Outra atração legal é a Toca da Raposa, espaço criado para preservar a biodiversidade e cuidar dos animais silvestres da região.

Juquitiba é outra estrela dos passeios “bate e volta” partindo da capital paulista, já que a viagem dura um pouco mais de uma hora. Saindo de Santos, são 2h10 de viagem (140 quilômetros). A rodoviária de Juquitiba fica na Avenida Tancredo de Almeida Neves, nº 730 – 814, no Loteamento Parque do Rio São Lourenço I II III. Se quiser, aproveite para providenciar suas passagens de ônibus em promoção.

Vinhedo 

Vinhedo, Interior de SP

 

Se você quer ter um gostinho da Itália sem sair de terras brasileiras, experimente passar um tempo em Vinhedo. 

Considerada um dos melhores lugares para se morar em todo o país, a cidade tem um nível de qualidade de vida que já foi reconhecido pelo Instituto de Longevidade Mongeral em 2020. E durante a sua estadia em Vinhedo, você vai perceber por que os habitantes de lá vivem tão bem: o ritmo de tranquilidade do município é realmente sem igual.

Como o nome denuncia, Vinhedo é uma das cidades que fazem parte do Circuito das Frutas do interior de São Paulo, e as grandes estrelas do local são as uvas. Por isso, há várias comemorações dedicadas a celebrar a colheita, incluindo a Festa da Uva e a Festa do Vinho, que costumam acontecer em fevereiro. As adegas que você pode visitar por lá (são muitas) também rendem excelentes passeios.

Para quem curte agitação ou pretende viajar com crianças, Vinhedo guarda um presente especial: o Hopi Hari, maior parque de diversões da América Latina, que garante diversão para toda a família. Já os fãs de turismo cultural vão amar conhecer a bagagem histórica da antiga Estação Ferroviária e o acervo do Memorial das Artes Adélio Sarro. Se quiser fazer umas comprinhas antes de voltar para casa, passe no Outlet Premium.

Para chegar em Vinhedo partindo de São Paulo, o tempo de estrada é de aproximadamente 1h20 (77 quilômetros de distância). Saindo de Campinas, a viagem dura menos de uma hora, já que são só 22 quilômetros. Para conhecer suas opções, veja essas passagens de ônibus para Vinhedo.

Ah! E se visitar vinícolas é um rolê que te agrada, aproveite pra dar uma olhada nesse nosso conteúdo exclusivo sobre as maiores vinícolas do Brasil.

Botucatu 

Fazendas, cachoeiras, vistas sensacionais e  formações geológicas milenares são apenas algumas das coisas que aguardam por você em Botucatu. 

Conhecida carinhosamente como “a cidade dos bons ares”, o município tem muitas atrações voltadas para o ecoturismo. Afinal, é dono de várias áreas verdes que proporcionam um contato mágico com a natureza. No Sítio das Três Pedras, por exemplo, você poderá escolher entre as várias opções de trilhas e até mesmo ir até o topo das Três Pedras. Para quem é fã de adrenalina, dá para praticar rapel na Ponte Férrea Indiana.

Não deixe de contemplar a beleza da região do topo da Pedra do Índio, que fica no Sítio Planalto. Esse mirante incrível tem uma vista privilegiada da imensidão que é a natureza do interior de São Paulo. E, é claro, não dá para ir embora de Botucatu sem conhecer o Morro de Rubião Júnior, ou Morro de Santo Antônio, o ponto mais alto da cidade. Além da bela paisagem, o morro guarda uma carga histórica importante, já que o desenvolvimento de Botucatu começou a partir de lá.

Botucatu fica a cerca de 235 quilômetros da capital paulista, o que dá cerca de 3h de viagem. Partindo de Sorocaba, o trajeto dura 2h (152 quilômetros). O Terminal Rodoviário de Botucatu está localizado na Rua Tiradentes, s/n, bairro de Jardim Central. Se quiser, confira as passagens de ônibus para Botucatu.

Monte Alegre do Sul 

Monte Alegre do Sul é uma cidadezinha de clima maravilhosamente ameno que fica entre as cidades de Serra Negra e Amparo.

Conhecida pela beleza de suas paisagens, a cidade também é muito reputada por sua produção de cachaça e de deliciosos morangos. Além disso, ela guarda tesouros como a Cachoeira das Andorinhas, onde você poderá tomar um banho revigorante e supostamente cheio de propriedades medicinais. Depois, experimente apreciar o pôr do sol no topo do Mirante do Cristo, que fica a 873 metros de altitude e dá uma vista incrível das grandiosas montanhas da região.

Se o seu objetivo máximo for relaxar e esquecer do mundo, Monte Alegre do Sul é o destino perfeito para você. Imagine passar o dia inteiro entre massagens, banhos de imersão, banheiras de espuma e saunas. Todos esses e muitos outros serviços de spa são fornecidos no Balneário Municipal de Monte Alegre do Sul. 

E para fechar esse programa perfeito com um vinhozinho ou licor artesanal, experimente conhecer a seleção espetacular da Adega Peterlini. O estabelecimento tem também geleias, queijos, pimentas, uísque, mel, cerveja e muitas outras iguarias premiadas.

Partindo de São Paulo, a viagem de aproximadamente 143 quilômetros até Monte Alegre do Sul dura 2h40. Saindo de Campinas, é só 1h20. 

Venha ser feliz e relaxar no interior! 

Interior de São Paulo

 

Depois das cidades que te mostramos, você com certeza já se apaixonou pelo interior de São Paulo, não é mesmo?

Só neste guia, passamos por trilhas, belas cachoeiras, parques ecológicos, mirantes com vistas cinematográficas, museus, instalações artísticas “exageradas”, construções seculares e muitas outras atrações incríveis. E acredite: pessoalmente, elas são ainda mais impressionantes. Agora, basta escolher o destino da nossa lista que mais combina com você – afinal, tem passeios para todos os gostos –, comprar as suas passagens, tirar os casacos do armário e ir se aventurar por uma das áreas mais bonitas do país.

E por falar em passagens, quem acompanha a gente sabe que adoramos economia, e você deve ter percebido que quando o assunto são essas cidades do interior de São Paulo, viajar de ônibus pode ser uma excelente opção pra curtir mais de um destino no mesmo rolê 

Por fim, se você gosta de conhecer destinos que podem te proporcionar experiências inesquecíveis, confira nossos outros posts aqui no Tô de Passagem! Eles trazem várias dicas valiosas para os viajantes de carteirinha e sugestões de lugares únicos para visitar no Brasil e na América Latina.

Boa viagem e até a próxima!

Encontre Passagens em Promoção!

E que tal conhecer outras cidades de São Paulo? Por exemplo, já pesou em procurar passagem para Guarulhos? A gente ajuda em todos os destinos!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem