Resolver quando ir para Uberlândia ficará muito mais fácil com as informações certas! Então, confira.

Minas Gerais tem como caraterísticas evidentes o clima acolhedor e a culinária apetitosa. Agora, imagine só o interior mineiro! Ali, certamente, estão destinos incríveis, mas para isso é preciso saber a época certa para visitar. Por isso, trazemos hoje informações sobre quando ir a Uberlândia.

A cidade faz parte do Triângulo Mineiro e vem se tornando cada vez mais popular entre os turistas. Sem dúvida, os motivos fazem jus a isso: o ambiente tranquilo, propício para descansar, bem como os espaços onde acontecem evento que atraem visitantes de todos os cantos do Brasil. 

Quando ir para Uberlândia 

Melhor época para ir a Uberlândia

Uma dica valiosa para decidir quando ir para Uberlândia é checar o calendário de eventos da cidade e checar se algum interessa ou se irá movimentar de forma expressiva o destino, impactando até mesmo na sua viagem por causar filas e aglomerações em pontos turísticos.

Além disso, em períodos de férias, feriados prolongados ou grandes eventos pode não ser tão interessante viajar para essa cidade mineira, caso a ideia seja economizar. 

Nesse caso, concentre-se em qual a época barata para ir para Uberlândia: férias fora de época, um final de semana avulso, entre outros fatores podem influenciar.  

Outro ponto super importante para considerar é o clima que encontrará. Mas não se preocupe, pois falaremos bastante sobre isso mais adiante, então, continue a leitura! Sem dúvida, valerá a pena. 

Viajando para Uberlândia

Viajando para Uberlândia

Saber qual é a melhor época para ir a Uberlândia garante o máximo aproveitamento da cidade que, de fato, possui muitos atrativos. Entre eles, estão os espaços onde a natureza é predominante, lugares que oferecem o que há de melhor na gastronomia mineira e pontos turísticos culturais. 

Que tal conferir alguns deles? 

  • Museu do Índio 

Se você gosta de cultura, então esse passeio não pode ficar de fora do seu roteiro! O Museu do Índio possui um acervo riquíssimo, com aproximadamente 2.500 objetos de 80 grupos indígenas. São cerâmicas, trançados, armas e muitos outros artefatos que representam essa população brasileira fundamental para a construção e valorização histórica e cultural do país. 

  • Mercado Municipal 

Chegou a hora de passar vontade! Afinal, o Mercado Municipal é praticamente um antro das delícias gastronômicas que Uberlândia reserva. Lá, você poderá consumir e comprar para levar para casa biscoitos, queijo, frutas, castanhas, peixes e muitas outras gostosuras! Nesse ponto turístico, erguido em 1944, também é possível observar e adquirir peças de artesanato para ornamentar a casa ou usar como acessório. Está aí uma dica de souvenir bem bacana! 

  • Parque Sabiá 
Parque Sabiá em Uberlândia

Com uma vasta área, que chega a 1,8 milhão de metros quadrados, o Complexo do Parque Sabiá é digno de uma visita longa. Afinal, ele reúne um zoológico, setor de piscicultura e um aquário, se tornando atrativo para pessoas de todas as idades, sobretudo para quem deseja ter um momento de conexão com a natureza. Lá, é claro, também é possível praticar atividades físicas de forma mais leve e até escolher onde fará isso, pois o espaço ainda contempla oito campos de futebol, duas piscinas e um bosque. Nada mau, hein? 

  • Cachoeira dos Namorados

Esse tópico vai, especialmente, para os aventureiros de plantão! Bem pertinho de Uberlândia, está localizado um trecho marcado por belíssimas e refrescantes cachoeiras. Exemplos disso são a dos Namorados, Sucupira e Bom Jardim, que têm como vias de acesso as rodovias BR 050 e BR 452. Ou seja, contemple as paisagens e curta a jornada do início ao fim, finalizando com aquele mergulho! 

Temperatura e clima em Uberlândia

Está cada vez mais interessado em saber quando ir para Uberlândia, certo? Então, fique por dentro de todas as informações mais importantes relacionadas ao clima da cidade! 

Vamos começar com um panorama geral! Ao longo do ano, a cidade do interior de Minas Gerais marca temperaturas mornas, sendo que elas giram em torno de 15ºC a 30ºC e é raro o termômetro marcar abaixo de 11ºC ou mais elevadas do que 34ºC. 

Já no que diz respeito à viagem e, mais precisamente, atividades turísticas, o melhor período para curtir os passeios uberlandenses é do fim de abril a meados de setembro, quando o céu está azul e a sensação térmica é agradável, variando entre 18ºC e 27ºC. 

Para quem vai pensando nas cachoeiras, o índice de Praia/Piscina indica os meses de abril e maio ou meados de agosto, setembro inteiro e meados de outubro. Nesses dias, os termômetros, certamente, irão bater os 30ºC e as chuvas são raras. 

E se as informações acima não forem o suficiente, anote aí mais dicas sobre as temperaturas da cidade: a estação quente permanece por 2,3 meses, mais precisamente de 3 de setembro a 13 de novembro, com termômetros marcando máxima média diária acima de 29 °C. Quanto ao dia mais quente do ano, geralmente, é em 2 de outubro, quando a máxima chega a 30 °C e a mínima fica em torno de 19 °C.

Já a estação fresca dura 2,3 meses, de 16 de maio a 25 de julho, com temperatura máxima média inferior a 26 °C, sendo que o dia mais frio do ano é 11 de julho, com média de 15°C para a mínima e 25°C para a máxima. Friozinho, hein?

Agora, se você odeia ser pego de surpresa pela chuva, atenção a esses dados com relação ao clima de Uberlândia: o período chuvoso anual tem duração de 10 meses, começando em 13 de agosto e chegando a 18 de junho, com precipitação de chuva de 31 dias contínuos com mínima de 13 milímetros.

E para evitar o máximo de chuva, fuja dos dias 31 dias ao redor do dia 2 de janeiro, pois a acumulação total é de aproximadamente 245 milímetros!

Se a meta é encontrar a cidade sequinha, opte pelas datas do período de 18 de junho a 13 de agosto – a cidade se encontra sem chuva por apenas 1,9 mês. Para completar, o mínimo de chuva acontece em torno de 8 de julho, com acumulação média de apenas 7 milímetros.

Viajar de ônibus para Uberlândia

Quando viajar de ônibus para Uberlândia

E veja só: mais um motivo para viajar para Uberlândia! Você ainda pode optar por ir de ônibus, pois será recebido pelo Terminal Rodoviário Presidente Castelo Branco, inaugurado em 1976 e, portanto, já tradicionalíssimo na cidade!  

É só escolher quando ir para Uberlândia com base em todas essas dicas e acertar na mosca na sua próxima viagem inesquecível! 

Veja também no Tô de Passagem:

Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?
15 Cachoeiras No Brasil Que Você Precisa Conhecer!
Como Planejar Uma Viagem Inesquecível!
O Que Fazer Em Uberlândia: Dicas Para Conhecer A Cidade
Belo Horizonte: Guia De Viagem Para Explorar Tudo Na Capital
O Que Fazer Em Arraial Do Cabo: Conheça O Caribe Brasileiro!

Escrever um comentário