Categoria

Uberlândia

A cidade mineira oferece muitas opções para os turistas – comida típica, passeios culturais, belíssimas paisagens naturais e muito mais

Uberlândia é uma das principais cidades do chamado Triângulo Mineiro, localizada no interior de Minas Gerais, a aproximadamente 540 quilômetro da capital, Belo Horizonte. E, como você pode imaginar, tem um pão de queijo delicioso, além de outras maravilhas mineiras – é um local de puro charme, que você precisa visitar!

Entre elas, podemos destacar os passeios culturais, pontos turísticos, lugares com tradições locais e cachoeiras imperdíveis para quem gosta da união entre as características urbanas com o contato intenso com a natureza.

Por isso, com a finalidade de tornar sua viagem bem planejada e bastante proveitosa, organizamos um resumo com o que fazer em Uberlândia e tudo o que você precisa saber antes de ir para esse paraíso mineiro.

Já ficou com vontade de preparar as malas? Então, continue lendo e confira nossas dicas!

Clima de Uberlândia

Primeiramente, é sempre importante ter informações sobre o clima da cidade que você deseja conhecer. Em Uberlândia, costuma ser bem agradável, ideal para quem gosta de temperaturas amenas, sem calor absurdo ou frio de congelar.

Sem dúvidas, independente da época do ano, a sensação térmica da região não vai te surpreender, logo o clima jamais será um problema na região.

De acordo com o site Weather Spark, durante o ano todo, os termômetros ficam em torno de 15 °C a 30 °C, sendo que dificilmente a temperatura é inferior a 11 °C ou superior a 34 °C. Ou seja, o clima em Uberlândia é realmente bem equilibrado e estável

Ou seja, na hora organizar sua mala, leve roupas leves, mas não esqueça de colocar opções de casaco e calça para manter-se aquecido nos dias mais frios.

Quando ir a Uberlândia

Qual a melhor época para ir a Uberlândia

Bom, agora que você já sabe que o clima da cidade é, de fato, agradável e já sabe quais são os looks que deve planejar para viagem, também é bom saber que assim como qualquer destino, há a melhor época para decidir quando ir a Uberlândia com a finalidade de aproveitar a cidade.

Segundo as informações do mesmo site acima, o Weather Spark, o melhor período para visitar a região mineira é entre o fim de abril e meio de setembro, quando a temperatura em Uberlândia é mais indicada para aproveitar os pontos turísticos. Afinal, ninguém quer ser surpreendido com chuva no meio do dia, né?

Portanto, consulte as opções de hospedagem e transporte para essa cidadezinha. Lembre-se: quanto antes você se planejar, mais econômica será sua viagem.

Pontos Turísticos de Uberlândia

Como falamos, há muito o que fazer em Uberlândia, a cidade é o destino certo para quem acredita que turismo é uma experiência enriquecedora, a qual pode trazer não só momentos incríveis, mas também aprendizado e contato com a natureza.

Pois é, esse município do interior mineiro proporciona diversas possibilidades, afinal, há pontos turísticos, culturais e muita beleza natural. Bora saber mais sobre essas opções? Leia mais abaixo.

Mercado Municipal

Mercado Municipal de Uberlândia

Para conhecer verdadeiramente um lugar, sempre frisamos que é importante visitar suas origens, os locais onde a cultura e tradições regionais pulsam, pois são essas que revelam os traços particulares de uma região.

Por isso, primeiramente, nossa sugestão é que o primeiro ponto da sua viagem seja o Mercado Municipal de Uberlândia.

Construído em meados da década de 40, hoje é um lugar cheio de cores, cheiros e sabores que aguçam diversos sentidos. No mercado, há muitas barraquinhas de frutas, verduras, comidas típicas e, claro, o delicioso sotaque mineiro dos vendedores. Impossível não se apaixonar pelas raízes da terrinha mineira.

Além disso, é o lugar certo para comprar lembrancinhas de viagem para família e amigos. Ótima parada para deixar sua experiência mais sensorial e, ainda, mimar as pessoas queridas com presentes. Bela união do útil ao agradável, não?

Feiras

Assim como o Mercado Municipal, há muitas feiras de rua, em Uberlândia, onde é possível provar as famosas delícias mineiras, como queijos absurdamente gostosos.

Normalmente, elas funcionam ao ar livre, durante os finais de semana e também são perfeitas para mergulhar na cultura da região por meio da gastronomia.

Nossa sugestão é pedir um pastel com guaraná local, que tem um sabor único. Já imaginou como é o gostinho mineiro? Garantimos: é muito especial! Hum!

Museu Municipal de Uberlândia

Construído no começo do século XX, o atual prédio já abrigou a Prefeitura de Uberlândia e a Câmara Municipal. Hoje, é um local que respira cultura, onde há muitas exposições itinerantes que trazem muita arte não só para os moradores, mas também para os turistas que não deixam de lado o contato com obras de arte.

Além das mostras temporárias, o Museu Municipal de Uberlândia tem um acervo permanente, riquíssimo em história, com objetos e maquetes, que remetem aos primórdios da cidade. Já pensou em conhecer mais sobre a arquitetura de casas de pau a pique, ver como eram as mercearias de antigamente, além de entender um pouco mais sobre os temperos da cozinha caipira?

Pois é, esse ponto turístico é recomendado para quem busca saber mais sobre as origens da região mineira, as quais têm muita ligação também com as tradições do Brasil do passado, já que o estado foi muito importante durante o Ciclo do Ouro.

Museu do Índio

Criado em 1987 e mantido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é um verdadeiro patrimônio brasileiro, onde é possível aprender sobre a cultura indígena e sua relação com a formação do País.

Em seu acervo, há 2.500 objetos de cerca de 80 grupos indígenas brasileiros! É muita diversidade, né? Certamente é Museu que encanta não só adultos, mas também as crianças, por isso é uma ótima sugestão para quem for viajar com a família.

Mas não só a variedade de peças de diferentes grupos indígenas chama atenção, mas também a pluralidade dos objetos. Olha só que demais: no Museu do Índio é possível encontrar cerâmica, trançados, objetos mágicos e lúdicos, indumentária, objetos de uso e conforto doméstico, armas, entre outros!

Sem dúvidas, é um dos pontos turísticos de Uberlândia com mais riqueza cultural!

Parque do Sabiá

É um dos principais lugares para ir em Uberlândia com as crianças. Afinal, há muitas opções de lazer no Parque do Sabiá, sem falar que seu visual é incrível, o qual encanta pela forte vibração da natureza que está em todo seu entorno.

Esse passeio é perfeito para você separar um dia só para aproveitá-lo, já que oferece muitas opções de lazer.

Certamente é um lugar com muita infraestrutura, entre as atividades possíveis, os destaques são: caminhada ou corrida em pistas, ciclismo, futebol em quadra específica, passeio de pedalinho na represa, além de ter um clima perfeito para fazer um delicioso piquenique.

Já para as crianças as opções são: o Mundo da Criança, um cantinho com escorregadores, gangorras, carrosséis e balanços; e também o aquário e zoológico, onde, sem dúvidas, os pequenos vão ficar impressionados com a variedade de espécies – há cerca 30 tipos de peixes e o zoológico tem mais de 250 animais, tais como: onças pintadas, lobo guará, e uma leoa.

Legal, né? Com certeza, o Parque do Sabiá é um dos pontos imperdíveis para você colocar na sua lista com os lugares para ir em Uberlândia.

Cachoeiras em Uberlândia e região

Cachoeiras em Uberlândia e região

Pouca gente sabe, mas próximo de Uberlândia há cachoeiras absolutamente maravilhosas. E olha só: são muitas.

Por isso, fizemos uma seleção rápida para você decidir qual visitar e aproveitar a energia intensa das quedas d’água. Gostoso, não?!

Salto do Brasil:

É um complexo de cachoeiras que fica bem pertinho de Uberlândia, a aproximadamente 50 km. Como o local é bem no meio da natureza, recomenda-se procurar ajuda de uma visita guiada. Nunca é demais, né?

Contudo, quando chegar, certamente você vai se impressionar com a beleza e força de suas águas. Ou seja, é um lugar para ser apreciado e, claro, garantir muitas fotos bem instagramáveis para você deixar sua viagem registrada.

Cachoeira Sucupira:

A cerca de 17 km de Uberlândia, tem uma queda de 15 metros de altura e é rodeada por muita natureza, o que torna o local bem energizante. Além da beleza de suas águas, há a formação de uma praia de cascalhos, onde é indicado aproveitar os dias de sol com piquenique. Bom demais, né?

Cachoeira da Fumaça:

Esta é uma opção para os mais aventureiros e radicais. Com um visual espetacular e 60 metros de altura (é gigante), oferece aos visitantes a prática de cabo aéreo. Tem coragem? Realmente, não é um passeio para todo mundo, só para quem ama a sensação do coração batendo mais forte.

Cachoeira das Irmãs:

Charmosa e estonteante, tem fácil acesso, por isso é uma das mais indicadas cachoeiras de Uberlândia para conhecer. Provavelmente, você não precisará de guia para conhecer esse refúgio natural de aproximadamente 40 metros de altura. Se joga!

Tem muita opção de paisagens naturais para conhecer em Uberlândia, né? Certamente, você irá voltar renovado depois desses passeios em contato com a fauna e flora da região. Afinal, o que há de melhor, além da natureza?

Talvez a resposta seja comida… Já que não é possível aproveitar tantos lugares incríveis sem uma boa alimentação. Então, por que não conhecer um pouco mais sobre a gastronomia mineira? Como você pode imaginar, só tem pratos muito saborosos. Claramente são de dar água na boca!

Por isso, fizemos uma seleção de cantinhos com comidas deliciosas para você visitar e deliciar-se. Hum! Continue lendo.

Restaurantes de Uberlândia

Restaurantes de Uberlândia

Fogo de Minas:

Restaurante com tempero mineiro bem característico, é ideal para quem tá a fim de provar as delícias caipiras, sem dúvidas, é um dos restaurantes em Uberlândia mais tradicionais da cidade.

Além dos pratos típicos, nossa dica é experimentar uma das cachaças locais para entrar no clima do interior e aquecer a alma!

Chico Mineiro:

É uma outra opção com pratos com gostinho bem caseiro e ambiente bem simples, familiar. Que tal experimentar uma galinhada e depois finalizar os pedidos com um doce de abóbora? Humm!

Coco Bambu:

É uma sugestão mais requintada, para quem procura gastronomia de altíssima qualidade e não faz questão de provar a comida típica caipira.

Porém, há opções maravilhosas de pratos – camarão ao forno, filé mignon com alho, bacalhau com natas e outras delícias. Ulalá!

Madero:

Por fim, essa dica é mais tradicional, para quem busca um almoço ou jantar que seja certeiro, que não vai decepcionar e costuma agradar diversos tipos de paladares.

O forte do Madero são as opções de hambúrguer, com carne bem suculenta e lanches acompanhados de batatas fritas bem quentinhas. Já sabe, né? Não dá para deixar de provar!

Como chegar em Uberlândia

Como chegar em Uberlândia

Dependendo do seu local de partida, é possível ir para Uberlândia de carro, avião (com desembarque em Belo Horizonte) ou então optar pela viagem de ônibus, que além de ser mais barata também costuma ser mais confortável.

Afinal, só essa opção de transporte permite um trajeto leve, sem preocupações com a direção e que pode ser acompanhado de um bom livro com temática de férias ou uma boa trilha sonora. Nós amamos!

Por isso, ao optar por essa última opção, saiba que a rodoviária da cidade tem ótima infraestrutura com todos os serviços necessários para receber os turistas.

Inaugurada em 1976, é equipada com 11 plataformas de embarque e seis de desembarque. Anualmente, recebe cerca de 1,2 milhão de passageiros. Muita gente, né? Portanto, está preparada para atender bem todos os visitantes.

Entre os serviços oferecidos estão: área de alimentação, táxi, guarda volumes, correios, sanitários, achados e perdidos e Banco 24 horas.

Se deseja ter mais informações, consulte o site: http://www.rodoviariauberlandia.com.br

Bom, agora que você sabe quais são os lugares de Uberlândia para colocar no seu roteiro de viagem, planeje quando e quantos dias deseja ficar na cidade.

Inegavelmente, você vai surpreender-se com a quantidade de pontos turísticos, passeios culturais, qualidade da comida e beleza das cachoeiras da região.

Certamente essa cidade do interior mineiro não vai te decepcionar e ainda vai proporcionar momentos incríveis seja sozinho, com a família ou amigos. Aproveite cada segundo dessa terrinha mineira!

Boa viagem!

Veja Também no Tô de Passagem:

Belo Horizonte: Guia De Viagem Para Explorar Tudo Na Capital
15 Cachoeiras No Brasil Que Você Precisa Conhecer!
25 Coisas Para Fazer Em São Paulo Capital

Dicas para sua viagem:

Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?
Como Planejar Uma Viagem Inesquecível!
8 Dicas Para Evitar O Enjoo Em Viagens