O clima da cidade do interior não limita a extensa lista do que fazer em Uberlândia, que contempla de cachoeiras a bares bem agitados! Então, vale a pena conferir.

Um clima de interior, marcado pela tranquilidade, gastronomia mineira que agrada a todos os paladares e muita natureza para apreciar… Tudo isso e muito mais em apenas uma cidade. Ou seja, você precisa conferir a lista completa sobre o que fazer em Uberlândia

O que fazer em Uberlândia 

A cidade localizada no interior de Minas Gerais é bastante eclética no que se refere a atividades, passeios e pontos turísticos, contemplando desde complexos com espaços bem verdes e com vida animal até museus e bons restaurantes. 

A seguir você saberá mais sobre as opções de lazer que poderá incluir na sua lista sobre o que fazer em Uberlândia de dia e à noite! 

Lugares para ir em Uberlândia de Dia

Lugares para ir em Uberlândia de Dia

Feiras de rua em Uberlândia

E se você é do tipo de turista que ama lugares como o Mercado Municipal, é quase obrigatório incluir na sua lista sobre o que fazer em Uberlândia as feiras de rua! 

Afinal, é uma oportunidade de seguir conhecendo as “mineirices”, a exemplo da combinação de pastel com guaraná. É bom demais, sô! 

Portanto, durante esses passeios, esteja aberto para novos sabores e aproveite 100% do que há de melhor na cultura da cidade interiorana de Minas Gerais.

Museu Municipal de Uberlândia 

Assim como a história de muitos museus, a do Museu Municipal de Uberlândia começa com uma representatividade política, tendo em vista que, após ser construído, nos primórdios do século 20, o prédio já foi a sede da Prefeitura da cidade, bem como a Câmara Municipal. 

Atualmente, o espaço é dedicado a contar a história da região e do Brasil do passado, já que Minas foi extremamente importante no ciclo do ouro, por exemplo. 

Para representar esse período e a cultura uberlandense, há artefatos e obras que mostram ao visitante a arquitetura de casas de pau a pique, como as mercearias de antigamente erma e até apresentam os temperos da cozinha caipira!

As exposições do museu também podem ser itinerantes, então vale conferir o que terá de interessante por lá antes de ir! Você pode saber mais sobre o museu, acessando: https://www.uberlandia.mg.gov.br/prefeitura/secretarias/cultura-e-turismo/museu-municipal/ 

Mercado Municipal

Mercado Municipal de Uberlândia

O Mercado Municipal de uma cidade sempre será um bom programa para o turista conhecer a cultura, bem como as tradições locais, sobretudo no que se refere à culinária. 

Em Uberlândia, onde o mercadão foi construído em meados de 1940, não é diferente! Lá, é possível experimentar delícias da cozinha mineira, como queijos, doces, peixes e muito mais, além de apreciar e adquirir peças de artesanato. 

Portanto, a caminhada pelo local rende muitas experiências interessantes, inclusive bate-papos com os vendedores, que têm aquele sotaque forte, tão bom de ouvir. 

Museu do Índio 

Criado em 1987, esse é um verdadeiro patrimônio brasileiro, onde é possível aprender sobre a cultura indígena e sua relação com a formação cultural do País. 

Em seu acervo, há 2.500 objetos de cerca de 80 grupos indígenas brasileiros! É muita diversidade, né? Mas não só a variedade de peças de diferentes grupos indígenas chama atenção, como também a pluralidade dos objetos. 

Dá uma espiada: no Museu do Índio é possível apreciar cerâmica, trançados, objetos mágicos e lúdicos, indumentária, objetos de uso e conforto doméstico, armas e muitos outros utilitários. Ou seja, é no mínimo curioso!

Sem dúvida, é uma programação para toda família que agrega muito conhecimento!

Parque do Sabiá 

Com uma vasta área, que chega a 1,8 milhão de metros quadrados, o Complexo do Parque Sabiá é digno de uma visita demorada. Afinal, ele reúne um zoológico, onde vivem mais de 250 animais (lobo guará e onça pintada são exemplos deles), um setor de piscicultura e um aquário – que reúne 30 espécies de peixes –, se tornando atrativo para pessoas de todas as idades, sobretudo para quem deseja ter um momento de conexão com a natureza. 

Outro componente do complexo, este totalmente dedicado aos pequenos, leva o nome de Mundo da Criança, oferecendo brinquedos, como escorregadores, gangorra, balanços, o que favorece também a interação entre eles. 

Lá, é claro, também é possível praticar atividades físicas de forma mais leve e até escolher onde fará isso, pois o espaço ainda contempla oito campos de futebol, duas piscinas e um bosque. Nada mau, hein? 

Cachoeiras em Uberlândia

Cachoeiras em Uberlândia e região

Os turistas com espírito aventureiro vão perceber que chegaram à opção de lazer que jamais poderia falta no roteiro do que fazer em Uberlândia de dia! Estamos falando das cachoeiras de Minas Gerais, localizadas bem próximas da cidade. 

Salto do Brasil

A cerca de 50 quilômetros de Uberlândia, esse é um complexo de cachoeiras, em que é recomendado andar com a orientação de um guia. A caminhada vale a pena para conferir de perto as paisagens incríveis e que transmitem paz! 

Sucupira

Essa fica ainda mais perto de Uberlândia, a uma distância de aproximadamente 17 km.

A cachoeira é formada por uma queda de 15 metros de altura e é rodeada por muita natureza. Na região, também pode ser bacana fazer um piquenique, já que há um local análogo a uma praia, mas feita de cascalhos. 

Cachoeira da Fumaça

E se está em busca de adrenalina, essa é a cachoeira perfeita! Afinal, com seus 60 metros de altura, ela é imponente e oferece aos visitantes a prática do cabo aéreo (parecido com a tirolesa). 

Irmãs

O fácil acesso e seus 40 metros de altura já são excelentes atrativos! Basta se planejar para conhecer essa cachoeira e ter momentos super relaxantes. 

Lugares para ir em Uberlândia à Noite

Lugares para ir em Uberlândia à Noite

Nada como ir para um destino e depois de um dia repleto de atividades, se deliciar com a cultura local no melhor estilo: com fome! Portanto, para o que fazer em Uberlândia à noite reserve um bom espaço para os restaurantes e bares. 

Veja só algumas alternativas excelentes para conhecer e provar seus sabores! 

Restaurantes de Uberlândia 

Fogão de Minas

Restaurante com tempero mineiro bem característico, é ideal para quem está a fim de provar as delícias caipiras, sem dúvida, é um dos restaurantes em Uberlândia mais tradicionais da cidade. 

As dicas de pratos típicos para experimentar são: leitão à pururuca, galinhada, lombo com tutu à mineira, canjiquinha com costelinha e muitos outros que fazem qualquer um ficar com água na boca!

Além disso, experimente uma das cachaças locais e se sinta cada vez mais em casa, nesse interiorzão brasileiro. 

Chico Mineiro

É uma outra opção com pratos com gostinho bem caseiro e ambiente bem simples, familiar. Que tal experimentar uma galinhada e depois finalizar os pedidos com um doce de abóbora? Humm!

Ou você também pode ir no frango ao molho com purê de batatas extremamente suculento e na hora da sobremesa, pedir o pudim de leite que tem potencial para ser o melhor que já provou! 

Coco Bambu

Essa uma sugestão já conhecida no Brasil inteiro, sobretudo pelo seu requinte e cardápio com opções da alta gastronomia. A ideia, nesse lugar, é curtir o ambiente com ar de exclusividade e escolher a dedo a sua refeição. 

Contudo, os pratos, que vão de camarão ao forno e filé mignon com alho até bacalhau com natas e outras delícias, não é permeada pela gastronomia mineira.

Madero

Mais uma alternativa para quem não se preocupa em ir exclusivamente em restaurantes mineiros, o Madero também é popular pelo Brasil afora. 

Motivos para isso não faltam! Um deles é o hambúrguer com carne no ponto certo, seus molhos que fazem toda a diferença e as batatas fritas que são o acompanhamento perfeito. 

Portanto, se na viagem bater aquela vontade de lanche, já sabe onde terá uma experiência incrível! 

Bares de Uberlândia

Bares de Uberlândia

Uberbrau

Você é um amante da cerveja artesanal e tem interesse em conhecer até sua produção? Esse bar será um passeio de tanto! Isso porque você pode conhecer a fábrica e depois ir até o bar propriamente dito, que fica no Mercado Municipal para degustar o resultado final! 

Para acompanhar a bebida, uma boa pedida são os gourmet burgers e a costelinha barbecue! Só de imaginar, já começou a salivar, não é? 

Zenaide Bar

Com o slogan: “comida caprichada, cerveja gelada e pinga marcada”, esse bar atrai um grande público! As especialidades da casa são levantar o astral da galera e oferecer um cardápio extenso, que contempla desde aperitivos, como polenta frita e mini coxinha, até pratos família, que têm como protagonista os cortes especiais. 

Você ainda pode pedir a sua música, acredita? Pois é, vale muito a pena conhecer esse point!  

Alfaiataria

O grande diferencial desse estabelecimento são os shows de música ao vivo! Inclusive, já passaram por lá até covers de grandes ícones da cena muscia brasileiro, como Elis Regina.  

O conceito é bem simples e atrativo: sentar, pedir sua cerveja gelada e apreciar um bom show! Mas vamos combinar, alguém precisa de mais alguma coisa? Rsrs. 

Tanto de dia quanto à noite, o roteiro sobre o que fazer em Uberlândia é vasto e agrada todos os estilos turísticos. Portanto, é só marcar a data da sua viagem e se jogar na cidade, bem como em suas tradições, atividades e gastronomia. Viva Uberlândia, viva Minas Gerais! 

Veja também no Tô de Passagem:

Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?
15 Cachoeiras No Brasil Que Você Precisa Conhecer!
Belo Horizonte: Guia De Viagem Para Explorar Tudo Na Capital

Escrever um comentário