Ir para Palmas é sinônimo de calor, maravilhas naturais e monumentos históricos imponentes. Então, saiba qual é a melhor época para fazer essa viagem!

Ir para Palmas, significa conhecer a capital caçula do Brasil, ou seja, a que foi inaugurada por último, mais especificamente em 1989. A capital do Tocantins também é conhecida pelos seus encantos naturais, como praias e cachoeiras, bem como pelos seus monumentos históricos. 

Mas para se aventurar nesses passeios, é preciso, antes de tudo, saber qual será o clima que estará te esperando e qual é a melhor época para ir a Palmas. A seguir, você poderá analisar os períodos de chuva, as temperaturas e o índice de turismo para escolher a data da sua viagem! 

Quando ir para Palmas

Melhor época para ir a Palmas

Um guia bastante efetivo para você usar na escolha da data de quando ir para Palmas é o índice de turismo e de praia e piscina. 

O primeiro leva em consideração dias sem chuva e sem nuvens, com sensação de temperatura que varia entre 18ºC e 27ºC. Em Palmas, essas condições climáticas podem ser vistas do meio de junho ao meio de agosto, em que você poderá “turistar” à vontade! 

Já para curtir as praias e cachoeiras, não há período melhor do que do início de junho ao início de setembro, em que não há chuvas e as temperaturas ficam entre 24ºC e 32ºC. Calor, hein? Mas fique tranquilo, porque é perfeito para se refrescar nas águas dos rios Tocantins e Araguaia! 

Viajando para Palmas 

Viajando para Palmas

Como já foi mencionado anteriormente, em Palmas, o turista poderá se conectar com a natureza de forma intensa nas praias e cachoeiras, a exemplo de Graciosa e Roncador, respectivamente.

Além disso, na Praça dos Girassóis, podem ser contemplados monumentos, como o Centro Geodésico do Brasil e os edifícios dos três poderes. 

Nada como um clima agradável para fazer tais passeios. Por isso é tão importante saber, por exemplo, quando chove em Palmas. 

Quando viajar para Palmas: Temperatura e clima da cidade

Temperatura e clima de Palmas

O clima em Palmas é denominado Tropical, em que a estação de seca ocorre no inverno – o mês mais seco é agosto – e as temperaturas do mês mais quente e do mês mais frio têm diferença menor do que 5ºC. Isso significa que o calor é predominante ao longo do ano inteiro (média de 26ºC)! 

Por outro lado, a chuva em Palmas é mais recorrente e intensa nos meses de outubro a abril, quando pode alcançar um total de 245 mm – em maio, por exemplo, a precipitação é de cerca de 15 mm. 

Viajar de ônibus para Palmas

Viajar de ônibus para Palmas

Apesar do calor, é bom levar um casaco até para enfrentar o ar condicionado do avião ou do ônibus. Sim, foi isso o que você leu: ônibus, pois é possível ir para Palmas com esse transporte! 

Mais um ponto positivo para você colocar o pé na estrada e conhecer a capital mais nova e cheia de atrativos naturais e culturais do Brasil, não é? E se ainda curte calor, então essa viagem é certeira: será maravilhosa para você! Faça agora seu roteiro de viagem com o que fazer em Palmas e aproveite cada minuto!

Tem alguma sugestão para nos dar? Conte pra gente! Adoramos Sugestões!

Veja também no Tô de Passagem:

15 Cachoeiras No Brasil Que Você Precisa Conhecer!
5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil
Comidas Típicas Do Norte Do Brasil: Conheça 10 Pratos!
Belém PA: Guia De Viagem Completo
O Que Fazer Em Manaus: Conheça A Cidade!
15 Dicas E Truques De Como Arrumar A Mala De Viagem

Escrever um comentário