Há muito o que fazer em Palmas, assim como ver e comer. A capital do Tocantins se revela um monumento turístico! 

Se você já pensou em ir, mas não sabia muito bem o que fazer em Palmas, é bom ficar por dentro que logo de cara terá a oportunidade de conhecer a maior praça da América Latina e a segunda maior do mundo, a Praça dos Girassóis. Mas não é só isso! 

O turismo em Palmas, a capital de Tocantins, é muito rico e agrada desde turistas que buscam opções de lazer para relaxar até aqueles que querem mesmo é se aprofundar na cultura e história locais. 

O que fazer em Palmas? 

Praias (sim, nessa cidade há locais que se assemelham a praias), cachoeiras, monumentos históricos… A lista de lugares para sair em Palmas é extensa! 

Por isso, a seguir, você saberá exatamente onde ir a partir das principais cachoeiras e programação que é ideal para o dia e para a noite. 

Cachoeiras em Palmas 

Cachoeiras em Palmas

O turismo de Palmas – Tocantins encanta os amantes de natureza, visto que a região ainda tem muitos pontos intocados e apresentam uma paisagem exuberantes. Esse é o caso das cachoeiras: 

Cachoeira do Roncador – Dica para os aventureiros é aproveitar a possibilidade de praticar o rapel, afinal, são 70 metros de pura adrenalina! Além disso, a cachoeira é tão grande quanto, formando um visual de tirar o fôlego.  

Cachoeira Escorrega Macaco – depois de uma trilha de 1,5 km, você estará diante de uma queda d’água incrível (principalmente em dias de chuva) e de um ambiente totalmente natural, inclusive com seus moradores originais, os animais silvestres. 

Cachoeiras de Taquaruçu – E para mais alternativas radicais e que estimulam um intenso com a natureza, o distrito de Taquaraçu se mostra o lugar ideal. A cerca de 32 km de Palmas, ele reúne a Cachoeira do Evilson, do Sambaiba, Pequena, entre muitas outras. 

Lugares para ir em Palmas de Dia 

Lugares para ir de dia em Palmas

Para começar, vamos falar um pouco mais sobre um dos principais pontos turísticos em Palmas, a já mencionada e grandiosa Praça dos Girassóis. Esse lugar é perfeito para quem gosta de conhecer a história do Brasil e, claro, de caminhar – o passeio pode ser feito a pé ou de bicicleta. 

Repleta de curiosidades, a praça guarda o Centro Geodésico do Brasil, que sinaliza o ponto central do país, bem como árvores históricas, como a Pau Brasil, identificada com uma placa. 

Lá, você também encontra o Monumento dos 18 do Forte, homenagem a um movimento de 17 militares e um civil que pedia o fim das oligarquias no controle político, além do Memorial Coluna Prestes, desenhado por ninguém menos do que Oscar Niemeyer e que reúne um acervo de fotos e artefatos utilizados pelo movimento socialista.

Há mais da história da cidade e do estado no Museu Histórico do Tocantins, onde as salas apresentam tradições e costumes dos povos indígenas, primeiros a habitarem e cultivarem essa terra, por meio de objetos e informações.

É na praça também onde ficam os prédios-sede dos três poderes: Palácio Araguaia (Executivo), Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins.  

Mais um item que precisar estar na lista do que conhecer em Palmas é o “litoral” local, cujos atrativos são as praias: Graciosa, Buritis, Arnos, Prata e Caju. E lá vai mais uma dica: de todas elas, você pode partir para outro ponto turístico de Palmas: a Ilha da Canela! 

As praias e a Ilha da Canela combinam também com as altas temperaturas, pois em suas águas doces e de temperatura agradável, ficará fácil de refrescar. Outra atividade para curtir esse clima praiano é pedir uma bebida bem gelada e os pratos típicos feitos com peixes, como tucunaré e surubim. 

Lugares para ir em Palmas de Noite

Lugares para ir a noite em Palmas

De dia, seu roteiro já está bem recheado, mas e à noite, o que fazer em Palmas – Tocantins? Pode ficar tranquilo, porque em nenhum momento você ficará parado, a não ser para contemplar as belíssimas paisagens! 

Embora tenhamos reservado esse espaço para falar sobre os restaurantes e bares, o turista pode fazer essas pardas de dia também. 

Dona Maria Beach

O ambiente é requintado e possui música ao vivo. Seu cardápio é composto por pratos da culinária regional com toque refinado e drinks, como o Gin Thay – gin, morango, alecrim, água tônica e mel.  

Choupana do Lago

Sabe aquele peixe saboroso e característico de Palmas do sobre o qual falamos acima (tucunaré e surubim)? Esse é o lugar para saboreá-lo e admirar o lago de Palmas.  

Maria Izabel

Costela de carneiro fritas, macaxeira (popular mandioca) cozida com manteiga de ervas, risoto de chambari… Esse restaurante chama atenção pela forma como usa todo potencial e de forma criativa os ingredientes tradicionais de Palmas! 

Taps Cervejaria e Empório

Taps Cervejaria e Empório
Foto Meramente Ilustrativa.

Cervejas artesanais trincando e uma coxinha de carne de sol que só encontrará na capital de Tocantins. Só vai! 

Folks Old Bar

Com comida de boteco, excelentes drinks e rock do bom, o local ainda é uma boa pedida para quem precisa fazer a barba, pois além de bar o estabelecimento é uma barbearia.  

Marola Bar e Restaurante

Um dos diferenciais desse restaurante é que ele, literalmente, flutua sobre o lago de Palmas! A comida é farta e o clima, aconchegante. Experimente.  

Açaiterias e sorvetes de frutas nativas

Não dá para falar do que fazer em Palmas ou do que comer, sem citar o açaí e as frutas que só dão nessa terra, a exemplo do pequi, cupuaçu e cagaita! No calor da cidade, essa sobremesa cai muito bem. 

Há muito o que fazer em Palmas, assim como comer, ver, fotografar e viver! A capital do Tocantins é sinônimo de turismo e recordações incríveis. 

Veja Também no Tô de Passagem:

15 Cachoeiras No Brasil Que Você Precisa Conhecer!
Comidas Típicas Do Norte Do Brasil: Conheça 10 Pratos!
5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil

Escrever um comentário