Ingredientes naturais e peixe são coringas nas comidas típicas do norte do Brasil

A vastidão do Brasil vai além do clima, fauna e flora, bem como costumes, se estendendo para a culinária! Que tal hoje conhecer algumas comidas típicas do norte do Brasil, que levam os temperos e ingredientes locais, criando um sabor intenso, próprio da região?

Comidas típicas do Norte do Brasil: Pratos Salgados

Tacacá

Comidas Típicas do Norte do Brasil: Tacacá

Com uma mistura de itens intensos, como: tapioca, camarão, pimenta, jambu – erva amazônica que pode adormecer um pouco a boca – e tucupi, essa comida é uma espécie de sopa que pode ser encontrada em estados como: Pará, Amapá e Roraima.

Maniçoba

Popularmente chamada de “feijoada paraense”, essa invenção tem raízes indígenas e leva em sua composição as folhas da mandioca brava (cozida por cerca de 3 dias), carne de porco e de boi. Os acompanhamentos mais comuns são arroz, pimenta e farinha de mandioca.

Pirarucu de Casaca

O protagonista dessa receita é o Pirarucu, um dos maiores peixes de água doce, que tem uma carne suculenta e é super prática de comer pelo fato de não possuir espinha. O prato é apreciado em camadas: peixe, farofa de mandioca, banana da terra frita e refogado de vegetais. Huuum… Que delícia!

Caldeirada de Tambaqui

Já notou que peixes são grandes símbolos da gastronomia nortista do Brasil, não é? Esse é mais um exemplo! Assim como o Pirarucu, o Tambaqui também de água doce e é dono de uma carne extremamente saborosa – a melhor parte são as costeletas.

Nessa receita, as costelas são misturadas a outros ingredientes, a exemplo do tomate, coentro, ovos cozidos e tomates resultam em uma espécie de sopa com os pedaços do peixe.

Mujica de Peixe

Um aperitivo que usa o Tambaqui do dia anterior, principalmente, com azeite, vegetais, pimenta, o peixe desfiado e farinha branca.

Pato no Tucupi

Esse prato é um clássico do estado do Pará, tendo como base um líquido originado da raiz da mandioca que, após ser cozido e fermentado por cerca de 3 dias, se torna o tucupi.

O outro ingrediente chave é o pato, assado e destrinchado para, posteriormente, ser fervido junto ao tucupi. Para quem é do sul e sudeste, o sabor com certeza será exótico!

Essa comida típica do norte do Brasil merece ter sua receita compartilhada:

Comidas Típicas do Norte do Brasil: Receita do típico Pato no Tucupi

Ingredientes:

·         1 pato inteiro

·         5 maços de jambu

·         3 litros de tucupi

·         2 cebolas picadas

·         10 dentes de alho

·         1 maço de chicória

·         2 tomates

·         2 limões

·         Sal, pimenta-do-reino e pimenta-de-cheiro a gosto

·         1 colher de sopa de manteiga

·         2 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo:

O preparo do pato começa um dia antes, com o passo a passo de limpeza: primeiro, deixe ele na água corrente por cinco minutos e o esfregue com folhas de chicória e limão. Depois, leve-o à geladeira em um recipiente com 3 dentes de alho amassados, sal e pimenta-do-reino coberto por papel alumínio.

No outro dia, retire-o da geladeira e corte-o. Aqueça uma panela com manteiga e azeite e acrescente a cebola picada, 4 dentes de alho amassados e os pedaços de tomate. Refogue bem até que a cebola comece a dourar. Adicione os pedaços de pato para selar.

Passe o pato e o refogado para uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200º C por cerca de 1 hora, até que a carne fique corada e macia. Em paralelo, ferva o tucupi com sal, os 3 dentes de alho inteiros restantes e a chicória.

Agora, passe água fria no jambu por alguns minutos. Remova as flores e ferva-o em água e sal até que amolecer. Escorra a água e coloque o jambu dentro da panela junto com o tucupi quente. Acrescente a pimenta-de-cheiro amassada.

Quando o pato estiver ainda mais macio, coloque-o dentro da panela do tucupi e ferva de novo. Pronto, aí está uma comida típica do norte deliciosa e fresquinha!

Depois de tantos pratos salgados saborosos, que tal continuar conhecendo as comidas típicas do norte do Brasil, mas agora receitas de doces?

Comidas típicas do norte do Brasil: Pratos Doces

Bolo de macaxeira

Comidas Típicas do Norte do Brasil: Bolo de Macaxeira

A macaxeira é, na verdade, uma raiz similar a da mandioca, também conhecida como aipim. A receita mais simples leva aipim, leite de coco, açúcar, ovos e manteiga. Saboroso e cremoso!

Caju em calda

Apesar de ser uma fruta tipicamente nordestina, o caju dá origem a uma receita adorada no norte do Brasil: a compota de caju! Essa receita consiste em cozinhar a fruta na água com açúcar até criar uma calda deliciosa e super docinha, com o sabor da fruta acentuado.

Um doce caseiro que lembra também os pratos feitos pela avó!

Cartola

Comidas Típicas do Norte do Brasil: Cartola

Curte um prato agridoce? Essa receita com certeza irá agradar! Em baixo, as bananas fritas em manteiga, por cima o queijo do norte praticamente integralmente derretido regado a muito açúcar e canela. Parece receita que só avó sabe fazer, não é?

E aí, qual dessas comidas típicas do norte acha que vai gostar mais? Viagem é sinônimo de experimentação, portanto, aproveite ao máximo o paladar e lembre do destino inclusive pela sua culinária!

Leia Mais no Tô de Passagem:

Comidas Típicas Do Nordeste Do Brasil: Conheça 9 Pratos!
Descubra 10 Comidas Típicas Do Rio Grande Do Sul
Os 30 Melhores Restaurantes Em São Paulo | Onde Comer?

Escrever um comentário