Desde passeios na grandiosa floresta Amazônica a pontos turísticos clássicos de capitais, o seu roteiro com o que fazer em Manaus está nesse artigo.

É fácil traçar um roteiro com o que fazer em Manaus, a Paris dos Trópicos, que já foi uma cidade muito rica e moderna e, ainda hoje, conserva alguns aspectos adquiridos no ciclo da borracha, quando recebia estrangeiros e altos investimentos.

Mas o seu grande potencial turístico está no fato de ficar pertinho da Amazônia, considerada a maior floresta tropical do mundo. Para saber exatamente quais são os principais lugares para passear em Manaus, a seguir você tem acesso a uma lista completa.

O que fazer em Manaus?

Na cidade propriamente dita, os passeios são mais clássicos, ou seja, o turista poderá conhecer o centro histórico e pontos turísticos importantes, como: Museu da Amazônica, Praia da Ponta Negra, Museu do Seringal, entre muito outros.

Já na floresta Amazônica, a programação é à brasileira: conhecer uma tribo indígena, passar o dia em um hotel em meio à mata, se refrescar em cachoeiras de Presidente Vargas e por aí vai…

Lugares para Conhecer em Manaus

Museus, restaurantes e bares são tipos de lugares para visitar em Manaus e lógico que iremos indicar os principais e mais tradicionais, que carregam o DNA da capital de Amazonas.

Mais do que isso, abaixo você confere os lugares para sair em Manaus de dia e à noite.

O que fazer em Manaus de Dia

Centro Histórico

É nesse lugar que você encontrará o que mais remete à parte histórica, como construções do século XIX, que compõem um cenário cheio de cor e detalhes de época. Esse é um dos pontos que devem estar no seu roteiro com o que fazer na viagem para Manaus.

Lá, você poderá ver de perto a Igreja de São Sebastião, Palácio da Justiça e o Museu da Casa Eduardo Ribeiro, por exemplo. Ambos os edifícios preservam os traços originais e o Museu que leva o nome do ex-governador do estado ainda traz uma exposição permanente com mobília e obras de arte da época.

Mercado Municipal Adolpho Lisboa

O Mercado Municipal, organizado por: Pavilhão do Peixe, Pavilhão da Carne, Pavilhão Frontal, Pavilhão Pará e Pavilhão Amazonas, é um excelente lugar para experimentar a comida regional, como o Tacacá e a Moqueca de Pirarucu – ambos são à base de peixe, além de poder comprar peças de artesanato e ervas.

O Encontro das Águas

O que fazer em Manaus: Encontro das Águas

Esse é um fenômeno natural que acontece por meio do encontro dos rios Solimões e Negro. Enquanto as águas do Solimões é fria e sua puxa para o bege, as do Negro são escuras e têm uma temperatura de aproximadamente 28ºC.

Além da experiência sensorial única, o lugar também proporciona a paisagem ideal para belas fotos, então não esqueça a câmera fotográfica!

Nado com botos

No Rio Negro ainda há outro passeio que faz muito sucesso e não é para menos! O nado com os folclóricos botos-cor-de-rosa não pode faltar no seu roteiro. Os animais despertam suspiros de fofura e são extremamente habilidosos na água. Amostra disso são altos saltos que eles dão.

E assim como o encontro das águas, esse passeio em Manaus rende muitas fotos incríveis da natureza e da vida animal!

Aldeias Indígenas

Mais uma opção do que ver em Manaus e mergulhar nessa cultura tão rica, a visita à aldeia indígena pode ser feita em uma rota com diversas paradas (encontro das águas, o nado com os botos e as vitórias-régias).

Esse ponto, em especial, se destaca pela experiência e momentos compartilhados com os índios, que apresentam rituais de seu povo e convidam os turistas a participarem de danças. O visitante ainda pode adquirir um dos objetos feitos artesanalmente pelos indígenas, guardando como recordação.

Praias

Ponta Negra, da Lua, Ponta das Lajes e Balneário da Prainha são algumas opções de lazer em Manaus. O mar fica sob responsabilidade dos rios Solimões e Negro!

É uma oportunidade para você curtir o calor manauense em grande estilo.

Arena da Amazônia

Esse estádio de futebol recebeu a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, sendo mais um marco na história da cidade e, claro, deve estar na lista de lugares para conhecer em Manaus!

Museus em Manaus

Agora, vamos incrementar o que fazer na viagem para Manaus com os lugares que oferecem passeios culturais, voltados para história da região.

Museu da Cidade de Manaus, Museu do Homem do Norte, Museu do Seringal, Centro Cultural dos Povos da Amazônia e outros contam a trajetória da Paris dos Trópicos no auge do ciclo da borracha, bem como apresenta exposições que valorizam a cultura nortista e dos povos indígenas.

O que fazer em Manaus à Noite

A lista de coisas para fazer em Manaus não acabou! Continue a leitura e agora fique por dentro sobre o que fazer em Manaus à noite.

Teatro Amazonas

O que fazer em Manaus: Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas, inaugurado em 1896 e localizado no Centro Histórico, além de ter uma estrutura belíssima, digna da contemplação dos visitantes, oferece espetáculos artísticos, desde apresentações musicais até balé clássico.

Portanto, ao viajar para a cidade, não deixe de conferir a programação do teatro!

Restaurantes típicos de Manaus

O que fazer em Manaus: Restaurantes

Mas aqui você não irá apenas ter acesso ao que ver em Manaus, como também o que comer nessa cidade exótica! Veja os três principais restaurantes que oferecem comida típica da região.

Caxiri Manaus – A dica para apreciar o que há de melhor nesse estabelecimento é a costela de tambaqui (peixe de água doce) com banana pacovan em tiras, de creme de tucumã e para completar a farofa de castanha com especiarias da floresta amazônica.

Para a sobremesa, a calda de tucupi preto, doce de cubiu e sorvete de castanhas. Você nem imagina o sabor, mas já está com água na boca, não é?

Banzeiro – Mais um lugar para ir em Manaus à noite, o restaurante Banzeiro tem como carros-chefes os peixes Tambaqui e Pirarucu, sempre acompanhados de itens, como: banana frita, molho de ervas da Amazônia, pirão entre outros.

Na hora da sobremesa a dúvida certamente irá bater e não é para menos com tantas opções divinas: bolo gelado de tapioca e coco fresco, rabanada de macaxeira, banana de forno, entre outras!

Tacacá da Gisela – considerado um dos pratos mais populares do Amazonas, o tacacá é feito à base de mandioca-brava, tucupi, goma, jambu e camarões. No restaurante citado, o prato é servido de forma tradicional, fresco e quentinho. Vale a pena experimentar!

O que fazer em Manaus: Melhores bares

E na lista dos lugares para ir em Manaus à noite, não poderiam faltar os bares! Guarde esses nomes: Axerito, Caritó Bar e Petiscaria e o Sindicato BBQ Drinks. Todos esses oferecem boa e eclética música ao vivo: desde sertanejo à latina.

Uma boa pedida para quem curte bebidas alcóolicas é experimentar os licores e cachaças feitas com os frutos da Amazônia. Exemplo disso é a bebida denominada Ajubá, do Axerito, que leva cachaça infusionada com jambu, Licor 43, maracujá, calda de cumaru, alecrim e pimenta-preta. Bebida forte que só, hein? Assim como a cultura local!

Agora sim, seu roteiro com o que fazer em Manaus de dia e à noite está completo! E quando for fazer sua pesquisa, acredite, ainda encontrará muitos outros lugares que podem ser do seu gosto para visitar na cidade.

Leia Mais no Tô de Passagem:

25 Coisas Para Fazer Em São Paulo Capital | Aproveite!
O Que Fazer Em Florianópolis: 16 Atrações Imperdíveis
Manaus: Guia Completo De Viagem

Escrever um comentário