Com pontos turísticos, passeios e vida noturna, a lista sobre o que fazer em Cuiabá surpreende! 

O que fazer em Cuiabá? 

Ainda pouco explorada pelos turistas, a capital do Mato Grosso costuma ser conhecida como “porta de entrada” para destinos bastante populares do estado, como Pantanal e Chapada dos Guimarães. Mas há muito o que fazer em Cuiabá, entre pontos turísticos e passeios com bastante contato com a natureza e cultura, além de boas opções para curtir a vida noturna. 

Por isso, com a finalidade de ajudar você a organizar sua programação de viagem rumo às terras mato-grossenses, organizamos um compilado de dicas e informações sobre a cidade. Se você ficou interessado, então confira mais detalhes abaixo. 

Lugares para ir em Cuiabá de dia 

Para começar nossa lista de sugestões, saiba que a programação diurna de Cuiabá é recomendada para quem deseja conhecer os diferentes contornos e um pouco sobre a história e cultura locais. Por isso, separamos abaixo algumas dicas que estão reunidas a seguir.  

Museu do Morro da Caixa D’Água 

Primeiramente, vale ressaltar que o Museu do Morro da Caixa D´água Velha é um lugar que transmite cultura e história. É um lugar onde dá para conhecer todos os detalhes da formação de Cuiabá. Ou seja, se você é do tipo que gosta de saber tudo sobre o destino escolhido, sem dúvida, vale a pena visitar esse espaço. 

Além de seu rico acervo, o que chama atenção no Museu é a sua formação arquitetônica interna, que preserva traços de um antigo aqueduto responsável, no passado, por comportar cerca de 1,2 milhões de litros de água que abasteciam aproximadamente 25 mil moradores da cidade. É um espaço que parece cenário de filme de ficção científica! 

Igreja do Rosário e São Benedito 

Igreja do Rosário e São Benedito

Considerada um dos marcos da fundação da capital, sem dúvida, é um ponto turístico que deve constar no roteiro com o que fazer em Cuiabá, tendo em vista a sua importância histórica para a região, além de sua beleza arquitetônica, que costuma chamar a atenção dos turistas. 

Ademais, a comunidade de seu entorno é responsável por organizar a Festa de São Benedito, evento tradicional que costuma acontecer anualmente nos últimos dias de junho e estende-se com uma programação intensa cultural e gastronômica até o final de julho. 

Inclusive, essa é uma boa época para conhecer o destino, tendo em vista que fica mais movimentado e com seus traços locais em evidência. 

Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho 

Assim como a indicação acima, é um lugar onde a religiosidade prevalece, ou seja, é um espaço para cultivar a fé. Mas o que atrai os turistas é a sua beleza arquitetônica, já que foi inspirada na Igreja de Notre Dame em Paris. Incrível, não? 

Logicamente que o Santuário é uma versão muito mais modesta da versão parisiense, porém, ainda assim, logo do lado de fora já dá para ter noção por quais motivos vale a pena apreciá-la. Para quem gosta de cultura e arquitetura, certamente, é um bom lugar para colocar na lista de o que fazer em Cuiabá.

Passeios em Cuiabá

Além dos pontos turísticos que são indicados para visitar durante o dia, há dois passeios que também são bem indicados para a programação matutina ou vespertina da viagem, isto porque são mais interessantes sob a luz do Sol. 

Se você deseja ter mais informações, então continue lendo. 

Centro Histórico 

Assim como em outras cidades do Brasil, o Centro Histórico é uma ótima pedida, pois, normalmente, ainda preserva traços característicos da época da formação – é o caso de Cuiabá, por exemplo. Então é um local rico em história, além de detalhes arquitetônicos de casas antigas que dão um charme todo especial para a região. 

Também é um passeio coringa quando não souber o que fazer de lazer em Cuiabá para conhecer um pouco mais sobre a cultura da cidade. Ademais, rende ótimas fotos de registro de viagem. Se você gosta de viajar no tempo, vai adorar observar com calma o Centro Histórico da capital. 

Parque Mãe Bonifácia 

É o tipo de passeio perfeito para quem busca um refúgio natural em meio à rotina acelerada da capital. Com cenário oposto ao dos contornos cinzas do ambiente urbano, o que prevalece no Parque Mãe Bonifácia é o verde e a calmaria. 

O local foi inaugurado em 2000 e tem cerca de 77 hectares, sendo que há cinco opções de trilhas. Além disso, há equipamentos de ginástica, um mirante, centro de educação ambiental e uma praça cívica. 

Portanto, se você deseja ter um minuto de paz perto da natureza ou então reservar alguns minutos da viagem para a prática de alguma atividade física.

Lugares para ir à Noite em Cuiabá 

Lugares para ir à Noite em Cuiabá

Além dos passeios diurnos, há algumas opções para decidir o que fazer em Cuiabá à noite, entre bares e baladas. Por isso, organizamos uma rápida seleção de sugestões para curtir a vida noturna da capital. Confira mais detalhes abaixo. 

Ah, e, claro, você ainda pode conferir quais são os pratos mais saborosos, pesquisando sobre as comidas típicas do centro-oeste!

Ditado Popular

É o clássico bar onde a cerveja gelada e o clima de happy hour predominam, ou seja, é uma ótima ideia para finalizar um dia de passeios. Além disso, o bar se destaca por um rodízio de petiscos, com diferentes tipos de porções. Ah, e a melhor parte é que normalmente há música ao vivo no espaço. 

Bulixo

O que acha de unir cultura, gastronomia e artesanato? Pois é, o Bulixo é uma espécie de feira onde há tudo isso. É um ótimo ponto para comprar lembrancinhas de viagem e ainda provar comidas saborosas. Hmm….

Nunn Garden

É uma casa noturna, marcada pela música eletrônica que dá vida a um ambiente bastante despojado. Essa sugestão é para quem deseja dançar muito, depois de curtir o dia com passeios turísticos. 

Bom, agora que você já sabe o que fazer em Cuiabá entre pontos turísticos, passeios e vida noturna, veja quando ir a Cuiabá, esperamos que faça uma boa viagem e aproveite os encantos da capital do Mato Grosso que oferece diversas possibilidades aos turistas. Sem dúvida, é um local ainda pouco conhecido, mas com toda infraestrutura turística necessária. 

O que achou das dicas? Sentiu falta de algo? Conta pra gente, adoramos sugestões!

Veja Também no Tô de Passagem:

Com Quantos Anos Pode Viajar Sozinho? Veja A Idade Ideal!
O Que Fazer Em Campo Grande: Conheça A Cidade!
Dicas Do Que Levar Na Sua Bagagem De Mão

Escrever um comentário