Categoria

Cuiabá

Dicas sobre o clima, pontos turísticos, como chegar e vida noturna para tornar sua viagem para Cuiabá inesquecível e repleta de bons momentos 

Onde fica Cuiabá

Localizada no Centro-Oeste do Brasil, é a capital do Mato Grosso, conhecida como ponto de parada para turistas que viajam para o Pantanal ou então Chapada dos Guimarães. Mas Cuiabá é um lugar com uma oferta variada de passeios e pontos turísticos que detalharemos a seguir. 

Mas, primeiramente, vale explicar um pouco sobre a história desse município. Afinal, ele é o mais importante do estado, o polo industrial, comercial e de serviços da região. 

Breve histórico de Cuiabá 

Os primeiros indícios da presença de bandeirantes na região onde hoje fica Cuiabá são de 1673 e 1682. Foi nessa época em que foi fundado o primeiro povoado, nas proximidades de um rio, o Coxipó. 

No entanto, foi só em 1726 que o local recebeu o título de vila, sendo nomeada de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Mas foi só quase cem anos depois que tornou-se cidade, em 1818, quando também recebeu o título de capital do Mato Grosso. 

No início de sua história, a economia era baseada no extrativismo e na produção de cana-de-açúcar, mas com o tempo foi o agronegócio que começou a ganhar espaço na região. Hoje, basicamente o comércio e o setor industrial com forte presença da agroindústria são os protagonistas na capital. 

O que fazer em Cuiabá

Bom, agora que você já tem informações básicas sobre a cidade, provavelmente deve estar se perguntando o que fazer em Cuiabá. Portanto, fique tranquilo, pois há muitos pontos turísticos e algumas sugestões de programação noturna sobre os quais contaremos em breve. 

Mas, antes disso, vale a pena ficar atento às características de temperatura de Cuiabá – aliás, essas informações são úteis para escolher suas roupas para viajar

Confira esses dados logo a seguir. 

Clima de Cuiabá

Clima de Cuiabá

Primeiramente, antes de embarcar rumo à capital do Mato Grosso é bom saber que a cidade costuma ser marcada pelo clima quente. Dificilmente as temperaturas ficam abaixo de 14 °C, independente da época do ano. 

De acordo  com o site Weather Spark, especializado em análises meteorológicas, a média anual da temperatura na região é  18 °C a 35 °C, sendo que dificilmente fica abaixo de 14 °C ou acima de 39 °C. 

Por isso, recomenda-se montar uma mala de viagem com roupas frescas e leves, e, claro, não esquecer de levar o protetor solar para encarar os dias de sol intenso, tendo em vista que costuma ser predominante no clima de Cuiabá. 

Quando ir para Cuiabá

Para saber quando ir a Cuiabá, vale a pena conferir o índice de praia e piscina, que analisa os períodos que têm baixa probabilidade de precipitação e, portanto, são mais favoráveis para aproveitar os passeios turísticos. Afinal, ninguém quer ter o roteiro de viagem afetado em razão da ocorrência de chuvas. 

Neste sentido, é recomendável visitar  a cidade entre o fim de maio e começo de setembro, quando o céu fica pouco encoberto e a temperatura média costuma girar em torno de 24 °C e 32 °C. 

Outra dica é prestar atenção nos períodos de alta e baixa temporada para ver qual combina com o seu perfil, bem como o seu bolso comporta. Mas, independente da escolha, o ideal é sempre fazer uma pesquisa dos valores de hospedagens e passagens com calma e planejamento, o que faz parte de como fazer o cálculo de viagem. Não deixe tudo para a última hora. 

Pontos turísticos de Cuiabá

Pontos turísticos de Cuiabá

Depois de ficar por dentro dos detalhes sobre a temperatura e época mais indicada para conhecer a cidade, certamente deve estar curioso para saber quais são os principais pontos turísticos de Cuiabá. 

Por isso, fizemos uma seleção com os lugares que devem fazer parte do seu checklist de viagem. Confira mais detalhes a seguir. 

Museu do Morro da Caixa D’Água 

Localizado dentro de antigo aqueduto que comportava aproximadamente 1,2 milhões de litros de água, responsáveis por abastecer cerca de 25 mil moradores de Cuiabá, só por essa informação curiosa, com certeza já vale a visita ao espaço. 

Mas não é só isso! O acervo do Museu é extremamente rico e chama atenção dos visitantes que gostam de cultura e história, tendo em vista que reserva informações detalhadas sobre a formação da capital. Portanto, é ideal para as pessoas que gostam de unir turismo com conhecimento. Afinal, repertório nunca é demais, não é mesmo? 

Igreja do Rosário e São Benedito 

É um outro ponto importante, considerado um dos principais lugares de Cuiabá, por causa de seu valor histórico para a fundação da cidade. A Igreja do Rosário e São Benedito é uma das mais antigas construções da capital. 

E, falando nisso, sua beleza arquitetônica costuma atrair os olhares de quem passa pelo seu entorno, já que revela traços antigos, de 1700, quando foi construída. 

Outra característica de destaque é que a comunidade de seus arredores anualmente organiza a Festa de São Benedito, a mais tradicional da cidade, marcada por uma programação cultural e gastronômica que revela um pouco sobre a cultura local. O evento costuma acontecer do fim de junho ao final de julho. 

Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho 

Assim como a indicação da Igreja do Rosário e São Benedito citada anteriormente, o santuário é um ponto de destaque dentro da lista de lugares para ir em Cuiabá graças às suas características arquitetônicas peculiares. 

O Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho foi inspirado na Igreja de Notre Dame de Paris, na França. Outra curiosidade é que a sua construção demorou cerca de 28 anos para ser finalizada, isto porque muitos de seus materiais foram importados. Chique, né?! 

Além de ser um lugar muito bonito, também vale a visita para cultivar a fé e religiosidade. Certamente, você sairá do Santuário mais leve e energizado. 

Parque Mãe Bonifácia 

Por fim, mas não menos importante, é um ponto turístico de Cuiabá marcado pela presença da natureza. Com  cerca de 77 hectares muito arborizados, com certeza é o tipo de passeio para quem busca tranquilidade em meio ao ambiente urbano. 

Ao contrário das dicas citadas acima, baseadas na observação de lugares externos, o Parque Mãe Bonifácia é um convite para olhar para dentro, para a mente e o corpo, graças ao clima de paz que emana. 

E, já que estamos falando de cuidados com o corpo, vale ressaltar que é um dos lugares em Cuiabá que tem toda a infraestrutura para a prática de exercícios, com equipamentos de ginástica. Portanto, se você não deixa o tênis de lado, nem durante os dias de viagem, certamente o Parque Mãe Bonifácia vai te agradar. 

Restaurantes e Bares de Cuiabá

Restaurantes e Bares de Cuiabá

Além da programação diurna, há algumas opções de bares e restaurantes em Cuiabá que costumam agradar não só quem mora na cidade, mas também os turistas. Por isso, também selecionamos lugares que valem a pena ser visitados. Lembrando que é importante se preparar para os pratos típicos por meio de uma pesquisa sobre as comidas típicas do centro-oeste

Acácia Cozinha de Família

Que tal um bife de chorizo acompanhado de um risoto de três queijos ou um suculento bife à parmegiana? Para refrescar, a dica é pedir uma soda cuiabana, que leva água com gás, xarope de guaraná e limão. O cardápio traz pratos robustos e que, sem dúvida, irão matar a sua fome! 

O Bode Chic

A combinação de forró, doses de cachaça (de jenipapo, murici ou tamarindo) e pratos típicos, a exemplo de buchada de bode, baião de dois e camarão no jerimum é perfeita para quem quer ter uma noite tradicionalmente cuiabana! 

Ditado Popular

É o tipo de lugar para quem não dispensa uma boa cerveja gelada, depois de um dia longo de passeios turísticos. Ademais, os grandes diferenciais da casa são um rodízio de porções e também música ao vivo. Ou seja, o clima fica ainda mais convidativo para fechar a noite com chave de ouro. 

Bulixo

Com uma vibe mais despojada, também é um um local com um cardápio recheado de porções e opções de cerveja, mas se destaca pela presença da venda de artesanatos. Ou seja, é uma espécie de feira que une cultura, gastronomia e produtos de artesãos. Fora do óbvio e bem interessante. 

Nunn Garden

Diferente das dicas citadas acima, nossa última sugestão é para quem gosta de música eletrônica e quer finalizar a noite em um lugar movimentado. Portanto, se estiver afim de curtir uma balada, certamente o Nunn não irá te decepcionar. 

Como chegar em Cuiabá

Como chegar em Cuiabá

Por ser a capital do Mato Grosso, Cuiabá é uma cidade de fácil acesso. Seja de avião, carro ou ônibus, a cidade conta com boa infraestrutura para todos os tipos de transporte. 

Para quem optar pelas viagens de ônibus, vale ressaltar que há diferentes vias de acesso até a capital. Então, basta pesquisar qual trajeto é mais recomendado, de acordo com o ponto de partida. Além disso, a rodoviária de Cuiabá tem uma boa infraestrutura para receber turistas, com diversas opções de empresas de ônibus. 

Mas, independente da opção de transporte escolhido, nós sugerimos que você faça uma consulta sobre os horários, tempo de viagem e preços entre as possibilidades, assim, certamente sua viagem será mais tranquila e bem planejada. Como sempre enfatizamos, planejamento é tudo. Portanto, na hora de embarcar rumo a um novo destino, a dica mais valiosa é: programe-se!

Bom, agora que você já tem um compilado significativo sobre Cuiabá, esperamos que o nosso guia tenha tirado algumas dúvidas sobre o que tem na capital do Mato Grosso e, claro, desejamos que aproveite cada segundo da viagem. Curta bastante!

Veja também no tô de passagem:

22 Patrimônios Da Humanidade Que Ficam No Brasil
O Que É Turismo De Aventura E Como Praticar No Brasil
O Que Fazer Em Bonito: Dicas Para Seu Roteiro De Viagem!