Dicas para decidir quando conhecer Cuiabá, de acordo com o clima e do seu bolso 

Quando ir para Cuiabá?

Já sabe que a capital mato-grossense oferece diferentes opções de pontos turísticos e vida noturna aos seus visitantes, mas ainda não sabe quando ir a Cuiabá

Fique tranquilo! Primeiramente, saiba que antes de embarcar rumo a esse destino, é importante analisar a temperatura, temporadas mais procuradas pelos turistas, além, é claro, do orçamento que cabe no seu bolso. Aliás, aproveite também para pesquisar mais sobre como fazer o cálculo de viagem

Portanto, com a finalidade de te ajudar a organizar a data da sua viagem, fizemos uma seleção de dicas e informações úteis para você. Ficou interessado? Então, continue a leitura. 

Temperatura em Cuiabá 

Antes de decidir quando ir a Cuiabá, a primeira informação importante é saber como é o clima da capital do Mato Grosso. Assim, já fica mais fácil organizar a mala de viagem. 

Então, saiba logo de cara que independente da época do ano, o calor é predominante, logo, é ideal para quem gosta de temperaturas altas. 

Durante o ano todo, a média dos termômetros é de 18 °C a 35 °C, sendo que raramente ficam abaixo de 14 °C ou acima de 39 °C, segundo o site Weather Spark. Ou seja, na hora de escolher as roupas para viajar, lembre-se disso e selecione as peças mais leves e confortáveis. 

Porém, apesar da previsão normalmente ser de bastante calor, assim como qualquer destino de viagem, há a melhor época para ir para Cuiabá. Abaixo, nós detalhamos qual é esse período. 

Melhor época para conhecer Cuiabá

Melhor época para conhecer Cuiabá

Para saber quando ir a Cuiabá para aproveitar mais a viagem, sem ser surpreendido por períodos de grandes chances de chuva, uma dica é checar as análises de sites meteorológicos. Afinal, ninguém deseja ter a programação afetada ou parte dela cancelada, por causa de precipitação intensa

Neste sentido, o Weather Spark recomenda que a melhor época para ir para Cuiabá é do fim de maio ao começo de setembro, sendo a terceira semana de agosto a mais indicada, conforme indica o índice de praia e piscina. Em todo o período o céu fica pouco encoberto, com temperatura média entre 24 °C e 32 °C. 

Portanto, se optar por viajar nessa época, recomenda-se fazer uma mala com roupas leves, além de sempre ter um protetor solar e garrafinha de água por perto para suportar os dias de calor intenso na capital. Nada de ficar desidratado, hein?! 

Alta temporada em Cuiabá 

Seguindo a linha de todo o Estado do Mato Grosso, certamente, as fases com maior procura de turistas na região são durante o período de seca entre os meses de maio, agosto e setembro.

Portanto, se você gosta de viajar acompanhado de bastante gente na cidade, sem dúvida, são as datas mais indicadas para montar a sua programação. 

Porém, é importante ficar atento aos valores de hotéis e passagens que obviamente ficam mais caros durante a alta temporada, elevando os preços. Ou seja, pesquise bastante para não gastar muito mais.

Fora isso, basta curtir cada segundo na capital mato-grossense. 

Baixa temporada em Cuiabá 

Baixa temporada em Cuiabá

Diferentemente da alta temporada, o período de baixa temporada é indicado para quem busca fazer uma viagem tranquila, distante de lugares cheios e ainda aproveitar para economizar dinheiro, afinal, viajar é possível, basta ter um bom planejamento, e, claro, fazer muitas pesquisas. 

Seguindo essa linha de pensamento, o momento mais indicado para quem tem esse perfil de viajante é optar para decidir quando ir a Cuiabá entre os meses de novembro a março, quando Mato Grosso recebe menos turistas.

Portanto, a nossa sugestão é procurar com antecedência as opções de estadia, passagens e preços de passeios para conseguir economizar ainda mais. Fique atento! 

Evento tradicional – Festa de São Benedito

Considerado o evento mais tradicional de Cuiabá, a Festa de São Benedito, que acontece normalmente entre o final de junho e se estende durante todo o mês de julho é uma homenagem ao santo padroeiro da cidade. Por isso, costuma ser organizada pela comunidade da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. 

Anualmente, a programação da festa é bastante recheada com shows, programações culturais, procissão e gastronomia farta, e, por isso, a cidade costuma ficar bem movimentada. 

Portanto, pode ser um bom período para conhecer Cuiabá não só para conferir o agito, mas também para mergulhar um pouco na cultura local. Afinal, não há nada melhor do que unir turismo com repertório cultural. O que acha? 

Bom, agora que você já sabe quando ir a Cuiabá, de acordo com as condições climáticas, movimento e tamanho do seu bolso, sugerimos que comece a organizar sua programação de viagem para evitar dores de cabeça. Como dito anteriormente, planejamento é tudo antes de embarcar rumo a um destino novo. 

Feito isso, desejamos que aproveite os dias de folga. Certamente Cuiabá proporcionará momentos ótimos a você!

Veja também no Tô de Passagem:

Quando Ir Para Goiânia: Conheça O Clima E As Dicas Para Essa Viagem!
Comidas Típicas Do Centro-Oeste Do Brasil: Conheça 16 Pratos!
22 Patrimônios Da Humanidade Que Ficam No Brasil

Escrever um comentário