As comidas típicas do Centro-Oeste têm influência dos países vizinhos, assim como do Cerrado e da cultura indígena. Portanto, o que esperar dos pratos salgados e doces dessa região?

Pequi, carne de capivara, aipim, peixes de água doce… Esses são alguns dos ingredientes usados nas comidas típicas do centro-oeste brasileiro, composto pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Já deu para perceber que essa culinária é singular!

Os pratos típicos da região centro-oeste devem ser apreciados para que o turista tenha uma viagem completa! Mas antes de qualquer coisa, você precisa saber quais são para pedir por eles nos restaurantes, certo?

Então, vamos aos pratos típicos da região centro-oeste salgados e doces! Prepare-se para, em alguns momentos, ficar com água na boca e, em outros, curiosidade e até estranheza.

Caribéu

A combinação dessa comida típica do centro-oeste é daquelas que fazem com que os moradores sempre lembrem de quando eram pequenos ou da época em que moravam na fazenda.

Os ingredientes, assim como o modo de preparo são simples: carne seca picada em pedacinhos refogada com alho e cebola e depois são acrescentados aipim (mandioca), pimenta bode (super picante) e cheiro-verde (cebolinha, salsinha e coentro).

Arroz com pequi, típico do Centro-Oeste

Comidas Típicas do Centro-Oeste: Arroz com Pequi

O pequi ou piquiá-bravo, amêndoa-de-espinho, entre tantos outros apelidos, é uma fruta símbolo do cerrado brasileiro e pode ser consumida pura, como uma maçã, por exemplo – lembrando que se deve ter cuidado com seus espinhos – ou acompanhada de arroz, frango ou carne.

No caso do arroz com pequi, a receita também é simples e tem um resultado lindo pela cor amarela viva! Basta refogar os pequis inteiros no óleo, cebola e alho e adicionar a quantidade de arroz que usa diariamente juntamente com a medida de água correspondente ao grão.

Caldo de Piranha

Pensou que piranhas fossem apenas vilãs de filmes de terror? Pois é, ela também protagoniza uma comida típica da região centro-oeste, cuja coloração puxa para um laranja e o sabor é forte – até pela adição da querida e tradicional pimenta de bode.

Nessa receita, primeiramente a piranha é cozida e são removidas suas espinhas. Então, ela retorna para o caldo em que foi cozida e recebe outros ingredientes: salsinha, alho, tomate e, por fim, a pimenta e o coentro.

Mojica de pintado

Alguns ingredientes podem variar nessa comida do centro-oeste, mas o que não pode faltar é, claro, o pintado e a mandioca.

Os truques para fazer uma boa mojica de pintado é cortar os pedaços de pintado e mandioca do mesmo tamanho e deixar o peixe para colocar por último, visto que ele cozinha rapidamente.

Galinhada

O pequi está presente em muitos pratos típicos do centro-oeste e neste ele é protagonista juntamente com a galinha.

Aqui a galinha caipira é refogada e depois cozida com temperos. Separadamente, o pequi é cozido. A magia acontece quando ambos são misturados ao arroz.

Comidas Típicas do Centro-Oeste: Pacu assado

Comidas Típicas do Centro-Oeste: Pacu Assado

O pacu pode ser encontrado nos rios amazônicos e na bacia da prata. Também é interessante saber que o peixe de água doce é mais gorduroso, além de ter um sabor terroso.

À moda do Mato Grosso do Sul, a receita é feita com pacu, limão, sal, pimenta do reino, manteiga, ovos cozidos, cebola, alho, azeitonas sem caroço, cheiro verde e farinha de mandioca.

Também é importante entender que a culinária dessa região foi muito influenciada pelos hábitos dos povos indígenas, a exemplo da pesca e, por isso, ela é marcada por muitos pratos com esses animais.

Sopa paraguaia

As comidas típicas do centro-oeste também têm referências dos países vizinhos, como o Paraguai. Uma delas é a sopa paraguaia que de sopa não tem nada!

Na verdade, essa receita resulta em uma torta salgada, à base de farinha de milho, cebola e muuuuito queijo. Hummmm… Delícia, hein?

Arroz boliviano

Agora, sim, vamos falar de ingredientes que todo brasileiro conhece: arroz, carne moída, banana da terra, ovos e batata palha. Ingredientes tão saborosos só podem dar vida a um incrível prato típico do centro-oeste.

Empadão goiano

Quem nunca saboreou uma empada com aquele recheio farto? O empadão goiano faz juz a essa experiência gastronômica!

No centro-oeste, a massa do petisco costuma ser feito com gordura e ovos, enquanto o recheio leva frango e carne de porco, bem como palmito guariroba. Não deixe de provar esse sabor marcante!

Vaca atolada típica do Centro-Oeste:

Comidas Típicas do Centro-Oeste: Vaca Atolada

Basicamente, esse prato é composto por costela de boi e mandioca. Como já imagina, viajar para um dos estados mencionados e não provar essa comida típica da região centro-oeste é um desperdício!

Pamonha

Se pensa que essa é uma comida típica apenas do nordeste, está muito enganado! A pamonha é encontrada em diversos estabelecimentos dos estados da região centro-oeste: desde feiras e mercado até restaurantes.

O mais engraçado é que no centro-oeste esse prato não é consumido apenas em receitas doces, como também em salgados, como é o caso da pamonha assada com creme de guariroba, feita à base de uma palmeira nativa da região.

O prato pode parecer, à primeira vista, um petit gateau: com a pamonha em formato do bolo e o creme fazendo o papel do sorvete.

Carnes exóticas em Brasília

Esses são pratos peculiares da capital do Brasil, que esbanja variedade em seu cardápio de carnes, indo além da bovina e suína. Alguns tipos que você poderá experimentar na cidade são: de capivara, javali e até de avestruz – não há a opção de comer esta última bem passada, porque desse modo ela fica dura demais.

Furrundum

O Forrundú é ainda mais característico de Cuiabá, capital do Mato Grosso, e leva cinco ingredientes: mamão verde, rapadura, gengibre, cravo e canela.

Seu preparo é simples: rale o mamão, o adicione aos outros ingredientes e leve essa mistura ao fogo. Mexa até ficar em uma consistência que parece o fundo da panela. Uma dica é comer essa delícia com queijo fresco!

Doce de mangaba

Assim como pequi, a mangaba é uma fruta também proveniente do cerrado e pode ser aproveitada para diversos formatos de doces, como geleias e sorvetes. Na versão da primeira, os ingredientes são: mangaba, açúcar, água, cravo-da-índia e canela em pau.

Mas não se engane, pois o seu modo de preparo guarda alguns macetes. Exemplo disso é lavar as mangabas, furá-las com um garfo para extrair o líquido da fruta e as reserve em água por no mínimo quatro horas.

Um truque é espremer o suco de um limão para estimular a extração do líquido da fruta. Depois, é misturar todos os ingredientes, exceto a mangaba, deixar ferver e adicionar a fruta. Então, espere 30 minutos e estará pronto o doce de mangaba.

Frutas Típicas do Centro-Oeste

Comidas Típicas do Centro-Oeste: Araticum

Araticum, jatobá, jenipapo, macaúba e mais uma lista grande de frutas compõem os pratos doces típicos da região centro-oeste brasileira. Consumidas cruas, a maioria tem um sabor doce que encanta os moradores locais e os turistas.

Bolo de arroz cuiabano

Pelo nome parece uma receita simples, não é? Mas veja bem, esse é um dos mais complexos pratos típicos do centro-oeste! Saiba por quê.

Isso acontece pelo fato do arroz ser pilado, ou seja, ele deve virar uma farinha. Mas vale a pena, pois, além do arroz, a receita leva mandioca, coco, canela, manteiga, sal e açúcar. São servidos em forma de bolinhos e tanto sua maciez quanto o sabor surpreendem! É aquele prato que certamente te levará novamente para casa da vovó.

Que tal incluir no seu roteiro de viagem uma lista com as principais comidas típicas do centro-oeste para não esquecer de experimentar e aproveitar para se aventurar em uma viagem gastronômica?

Leia Mais no Tô de Passagem:

Conheça Os 7 Melhores Destinos Do Centro-Oeste Do Brasil!
Comidas Típicas Do Norte Do Brasil: Conheça 10 Pratos!
Turismo Gastronômico: 5 Destinos Para Saborear No Brasil

Escrever um comentário