O turismo gastronômico é excelente no Brasil. O país é imenso e recheado de culturas ricas com sabores incríveis. Cada cantinho possui seu tempero próprio feitos com mãos que destacam o Brasil na gastronomia internacional. Selecionamos  5 destinos perfeitos para realizar um turismo gastronômico no Brasil.

Turismo Gastronômico: Conheça o Rio Grande do Sul 

turismo gastronômico rio grande do sul

A culinária gaúcha é uma das mais ricas do Brasil. Há opções para todos os gostos e de diversas origens. Veja o que você não pode deixar de comer: 

Arroz Carreteiro: Um dos pratos mais conhecidos e cheio de história é elaborado a partir da carne-de-sol. 

Costela Assada: O que não falta no sul é gaúcho fazendo uma bela carne. A Costela Assada é uma verdadeira delícia, de lamber os beiços. 

Tainha na Taquara: Os peixes também fazem parte do cardápio sulista. A tainha é assada na taquara, um espeto de bambu, é um dos pratos mais vendidos na Festa do Mar, em Rio Grande. 

Chimarrão: O clássico chimarrão não pode deixar estar na nossa listinha. A bebida é a base de mate. Os padres jesuítas chegaram a considerar o chimarrão a “erva do diabo”. 

Gastronomia no Rio de Janeiro: Principais Pratos

gastronomia no rio de janeiro

Além de belas paisagens, a cidade maravilhosa é farta de bons pratos que merecem ser saboreados. 

Biscoito Globo e Mate: As praias cariocas não são as mesmas sem o clássico biscoito Globo e mate gelado. A composição do Globo com Mate já se tornou um patrimônio cultural do Rio. 

Picadinho: Cheio de sabor e rápido de ser preparado. O picadinho é feito com  carne, cenoura e batata e é um dos mais pedidos no dia a dia carioca. 

Filé Oswaldo Aranha: O prato espalhado por diversas regiões do Brasil é original do Rio. A receita é composto por um filé bem temperado com alho frito e acompanhado por arroz branco, batatas portuguesas fritas e farofa de ovos.

Turismo Gastronômico em SP: Dicas

turismo gastronômico em são paulo

A vida corrida dos paulistas merece pausas especiais para pratos típicos que fazem parte da movimentação de São Paulo. Veja o que você precisa experimentar em SP:

Coxinha: Presente em todos os momentos paulistas, o salgado é o mais pedido em festas infantis ou até mesmo quando bate aquela fominha no meio da tarde. Ideal para saborear em um barzinho tomando uma cerveja. 

Virado Paulista: É uma das refeições mais pedidas em São Paulo. O prato é completo por arroz, feijão, ovo, banana, bisteca ou linguiça. 

Sanduíche de mortadela do Mercado Municipal: O famoso mercadão da capital serve um lanche imenso e delicioso de mortadela. Não se esqueça de tirar a clássica foto com ele. 

Pão na Chapa com Pingado: Em qualquer padaria paulista você vai encontrar pessoas sentadas no balcão comendo pão na chapa com pingado no café da manhã. É a composição mais vendida nas padarias de São Paulo.. 

Feijoada: Tradicionalmente durante às quartas-feiras e sábados, a feijoada está fixa no cardápio de diversos restaurantes. O prato possui muita história e é delicioso. 

Turismo Gastronômico no Nordeste: Curiosidades e mais

turismo gastronômico no nordeste

A gente sabe que o nordeste é recheado de cultura e sabores. Os pratos nordestinos são conhecidos internacionalmente. Ao pegar o busão e embarcar para lá, separe a listinha gastronômica da região. 

Acarajé: De tão excepcional o acarajé se espalhou por todos os cantos do Brasil. Mas, nenhum se compara ao acarajé preparado pelas mãos baianas. Ele é preparado com massa de feijão-fradinho, azeite-de-dendê, camarão, vatapá e muitas outras especiarias. 

Baião de Dois: O prato cearense consiste em uma mistura de arroz, feijão, carne seca e queijo coalho. Vale a pena experimentar.

Tapioca: A massa feita com goma da fécula da mandioca é recheada com diversos sabores. Uma curiosidade é que a tapioca foi desenvolvida pelos índios e descoberta pelos portugueses. 

Vatapá: O creme possui bastante variações, no entanto é feito de camarão, pão, farinha de rosca, leite de coco e azeite-de-dendê. Muita gente costuma usar o vatapá como recheio de acarajé. 

Caruru: O cozido é preparado com quiabo, camarão, azeite-de-dendê e temperos que fazem parte das comidas típicas nordestinas. 

Gastronomia do Norte: Confira as principais comidas

gastronomia do norte

O norte do Brasil têm bastante influência indígena, por isso a gastronomia é abundante em sabores diferenciados. 

Caldeirada: Os peixes em postas são a base do prato, além de temperos, ovos, azeite e tucupi. 

Bolo de Macaxeira: Presente nas mesas nortistas o bolo de macaxeira é típico e muito saboroso. Um cafezinho acompanha muito bem. 

Piraruca: Este peixe é considerado a “bacalhoada” amazonense. Não vai deixar de degustar, né?

Maniçoba: Também é considerada a  feijoada-paraense, muito saborosa e querida pelos nortistas que servem a Maniçoba em vasilhas de barros. 

Torta de Cupuaçu: A fruta típica da região amazônica forma a receita perfeita desta torta. Servida geladinha é uma delícia para comer durante a tarde. 

E aí, para qual destino você vai fazer primeiro um turismo gastronômico? 

Leia Mais no Tô de Passagem:

Comidas Típicas Do Nordeste Do Brasil: Conheça 9 Pratos!
Descubra 10 Comidas Típicas Do Rio Grande Do Sul
Comidas Típicas Do Norte Do Brasil: Conheça 10 Pratos!

Escrever um comentário