Com origem alemã, italiana e portuguesa, as comidas típicas do Rio Grande do Sul já conquistaram todo o Brasil!

Do churrasco ao chimarrão, do puchero às comidas de origem alemã, as comidas típicas do Rio Grande do Sul são conhecidas pelo sabor que agrada turistas de todos os cantos do Brasil.

Então, se você está prestes a viajar para alguma cidade desse estado, a lista dessas 10 comidas gaúchas  está imperdível!

A seleção está dividida em cinco pratos salgados e cinco doces.

 

1)  Churrasco

 

churrasco gaúcho

A primeira comida a ser apresentada não poderia ser diferente! É o nosso querido churras. Picanha, costela bovina e a fraldinha são alguns dos cortes mais tradicionais na mesa do gaúcho.

Além disso, outros pontos são importantes para fazer um bom churrasco gaúcho: maturação da carne por pelo menos 12 horas, tempero simples com apenas sal grosso e acompanhamentos, como: pão de alho, farinha de mandioca e salada de batata.

Já está com água na boca, não é? Essa é uma das mais populares comidas do Rio Grande do Sul!

 

2)  Tainha na Taquara

Esse prato é característico do litoral do Rio Grande do Sul, uma vez que a tainha é um peixe típico da região. O prato consiste em espetar a tainha com a taquara (tipo de bambu) e assá-lo na brasa. Algumas receitas ainda acrescentam recheios, como farofa ou a base de tomate e cebola.

 

3)  Arroz Carreteiro

 

arroz carreteiro

A receita original desse prato que já é popular em todo o Brasil é o charque, carne salgada que fica ao Sol – por isso, ficou conhecida como carne seca.

Basicamente, o arroz branco é misturado à carne. Mas há diversas versões dessa comida típica do Rio Grande do Sul, a exemplo dos pratos que levam outros cortes, a exemplo do arroz carreteiro feito com sobras daquele churrascão ou até mesmo com frango!

 

4)  Espinhaço de Ovelha

De origem portuguesa, o prato tem como principal ingrediente a carne da ovelha localizada do pescoço ao lombo dividida em partes, como ripas e nacos. O acompanhamento tradicional é o aipim.

 

5)  X-Gaúcho ou Xis

Encontrado em outros lugares do Brasil como X-Gaúcho ou X-Tchê, esse hambúrguer sacia qualquer fome e vontade! O tamanho do pão é maior do que os americanos, ele leva um recheio robusto com mais de uma carne e é prensado antes de servido.

Esse prato típico do Rio Grande do Sul com certeza é uma delícia, hein?!

 

6)  Cuca

 

cuca

É como se fosse um pão doce com casca crocante e acompanha um cafezinho com nenhum outro prato! Esse doce tem raízes alemãs, origem de muitos colonizadores da região.

 

7)  Ambrosia

 

ambrosia

Dá para imaginar um doce tão gostoso feito apenas com leite, açúcar e ovos? Esse é o caso da Ambrosia! De uma simplicidade e sabor únicos, ela é uma criação portuguesa.

 

8)  Papo de Anjo

Aqui vai mais uma iguaria portuguesa! Ela é feita a partir das gemas do ovo, que são batidas e posteriormente fervidas em calda de açúcar. Elas podem ser servidas na hora ou guardadas em compota, para serem deliciadas durante os dias.

 

9)  Doce de Aipim

Quem diria que uma planta seria protagonista da receita de um doce tão famoso entre os gaúchos… Os ingredientes que compõem essa receita são: aipim, açúcar, água, cravos da índia e uma pitada de sal. Acredite, você precisa experimentar!

 

10)   Sagu de vinho com creme de baunilha

O sagu é comparado a bolinhas de farinha e nesse prato ele é misturado com vinho ou até caldo de frutas. Para completar, o doce ganha ainda mais sabor com uma porção generosa de creme de baunilha!

Após ler uma lista repleta de comidas típicas do Rio Grande do Sul, a vontade é comprar a passagem de ônibus e ir direto para os restaurantes!

Leia Mais no Tô de Passagem:

Comidas Típicas Do Nordeste Do Brasil: Conheça 9 Pratos!

Comidas Típicas Do Norte Do Brasil: Conheça 10 Pratos!

Porto Alegre: Guia De Viagem Para Explorar A Capital Gaúcha

 

Escrever um comentário