As comidas típicas do nordeste são conhecidas pelo tempero forte e misturas deliciosas. Ao viajar para essa região, não esqueça de prová-las!

Estados como Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí compõem uma das regiões preferidas entre os brasileiros e estrangeiros na hora de viajar. Mas isso não acontece apenas pelas suas praias paradisíacas e riquíssima cultura, como também pelas deliciosas comidas típicas do nordeste.

Feijão, frutos do mar e pimenta estão entre os ingredientes que dão vida a essa encantadora gastronomia. Quer saber mais sobre ela e quais pratos irá experimentar primeiro quando viajar para essa região? Confira a seguir o nosso top 10 comidas típicas do nordeste.

Comidas Típicas do Nordeste: Acarajé

Comidas Típicas do Nordeste - Acarajé

Originado da cultura afro-brasileira, esse prato é uma comida típica do nordeste, mais especificamente da Bahia.

A receita se resume em uma massa de feijão-fradinho, cebola e sal frita em azeite de dendê, que pode ser combinada ao vatapá – espécie de pasta feita com peixe ou camarão, fubá, azeite de dendê e pimenta malagueta –, ao camarão, pimenta ou caruru (cozido à base de quiabo). Com tanta pimenta, êta comida arretada, não é mesmo?

Além do forte sabor, o Acarajé rende belíssimas fotos de comidas típicas do nordeste. Confira!

Paçoca de Carne Seca

Quando leu a primeira palavra, logo veio à cabeça um tradicional doce da festa junina feito com amendoim, não é? Mas esse aqui é salgado e, assim como o doce, veio do nosso lindo nordeste.

O prato é preparado com carne seca, farinha de mandioca branca, cebola e manteiga de garrafa de modo que a disposição dos ingredientes forme uma espécie de farofa com sabor forte e bem característico na região nordestina.

Essa é uma comida típica do nordeste que pode variar de região para região, sendo deliciosa em todas as suas versões.

Cuscuz

Comida típica de São João do nordeste, o cuscuz no estilo nordestino é bem diferente do que o preparado pelos paulistas no Natal, por exemplo.

Na versão tradicional, o cuscuz é um tipo de farofa, à base de farinha de milho, que pode ser consumido junto com leite de coco, manteiga, ovo, queijo coalho e outros itens, no café da manhã ou lanche da tarde.

Já no almoço e no jantar, o cuscuz pode dar origem a uma farofa: basta cozinhar o cuscuz, refogar verduras, picar a calabresa ou o bacon, cozinhar alguns ovos e misturar tudo.

Mungunzá

Comidas Típicas do Nordeste - Mungunzá

Essa receita não é novidade para a população do Sul e Sudeste brasileiros, apesar do nome curioso. Vamos ver se apenas pelos ingredientes, você irá descobrir: grãos de milho branco, leite de coco, açúcar e canela… É isso mesmo, estamos falando da canjica, mais uma das comidas típicas de festa junina do nordeste.

Importante falar que ela também pode ser salgada, usando canjica amarela e diversas carnes suínas, a exemplo do bacon, linguiça portuguesa, paio, costelinha de porco, entre outros itens.

Comidas Típicas do Nordeste: Baião de Dois

Comidas Típicas do Nordeste - Baião de Dois

Esse prato nasceu no estado do Ceará, em tempos de escassez, ou seja, nada era desperdiçado. Assim, é fácil entender a logística dessa receita simples e incrivelmente saborosa, cuja premissa é reunir as sobras!

Pela sua importância histórica e longevidade, iremos compartilhar o passo a passo para você fazer esse prato em casa. Segue a receita dessa comida típica do nordeste:

Ingredientes para render 5 porções: 1 xícara de arroz, 1 xícara de feijão pré-cozido e sem tempero, 1 folha de louro, bacon picado (a gosto), sal a gosto, 2 colheres de sopa de queijo ralado (para ficar bem tradicional, usar o coalho), 3 folhinhas de cebolinha, 1 ramo de coentrão, 3 colheres de sopa de óleo, 1 tablete de caldo de bacon, 1/2 cebola picada em cubos e água quente.

Modo de preparo: Aqueça o óleo e frite o bacon. Na mesma panela, refogue o arroz com a cebola picada e o bacon (caso considere necessário, coloque um pouco mais de óleo), então acrescente o feijão e o tablete de caldo de bacon e mexa bem para não grudar. Depois, um dedo acima da mistura, adicione a água quente. NÃO MEXA – se ficar mexendo, ele pode ficar grudento. Agora, é só esperar secar a água para apagar o foco, colocar o queijo, a cebolinha e o coentrão. Está pronto e divino o seu baião de dois cearense!

Moqueca de Peixe com Pirão

Entre as comidas típicas do nordeste do Brasil, não poderia faltar a Moqueca de Peixe com Pirão, um cozido de peixe e diversos frutos do mar que leva leite de coco e azeite de dendê, sendo, assim como outros pratos, bastante apimentado.

Enquanto o pirão, o outro protagonista da receita, é uma pasta à base de farinha de mandioca combinada ao “molho” oriundo do preparo com o peixe (moqueca).

Sarapatel

Em um primeiro momento, muitos podem olhar esse prato com certa resistência, tendo em vista seus ingredientes principais: as partes mais gordas da barriga do porco ou carneiros, bem como as fressuras (vísceras). Estas são misturadas a cheiro-verde e outras verduras para formar um caldo com pedaços.

Quem sabe você não curte esse prato mais exótico?

Bolo de Rolo

Oriundo de Pernambuco, o bolo de rolo chama a atenção por suas camadas fininhas e o sabor característico da goiaba. Feito com farinha de trigo, açúcar, manteigas, ovos e goiabada, ele é simples e perfeito para acompanhar aquele cafezinho.

Comidas Típicas do Nordeste: Tapioca

Comidas Típicas do Nordeste - Tapioca

Essa comida típica do nordeste pode estar presente no seu café da manhã: a tapioca com frios ou com ovo mexido. Ela é feita com fécula de mandioca e pode levar diversos recheios, a exemplo da carne de sol, queijo coalho. Também pode ser servida doce com recheio de banana com creme de avelã ou doce de leite, por exemplo.

Leia Mais no Tô de Passagem:

Descubra 10 Comidas Típicas Do Rio Grande Do Sul
Comidas Típicas Do Norte Do Brasil: Conheça 10 Pratos!
Turismo Gastronômico: 5 Destinos Para Saborear No Brasil

Escrever um comentário