Confira dicas e informações que farão a diferença para decidir quando ir a Barbacena!

Condições climáticas e festas são dois critérios que influenciam de forma relevante a escolha da data da viagem, certo? E saiba que não é diferente na hora de decidir quando ir a Barbacena! Por isso, compilamos as principais informações para você tomar a melhor decisão.

A seguir, você irá conferir desde os melhores períodos para a prática de atividades ao ar livre até os meses em que, geralmente, acontecem as festas tradicionais do destino. Fique atento, pois esse é um dos primeiros passos de como planejar uma viagem!

Quando ir para Barbacena

Para resposta a essa pergunta, primeiramente, você precisa saber qual é o seu objetivo: acompanhar as festas das Rosas e Flores ou simplesmente conhecer todos os encantos barbacenenses?

Por outro lado, ambas as respostas devem estar conectadas também às características climática do lugar. Portanto, “bora” saber como é o clima da cidade, como se comportam seus termômetros e, claro, sem esquecer de ficar por dentro de quando chove para evitar esses “obstáculos turísticos”!

Alta Temporada em Barbacena

Feriados, férias escolares em julho, datas de festas tradicionais… Tais períodos, certamente, contribuem para aumentar o movimento na cidade, afinal, é quando muitos turistas têm tempo para planejar uma viagem.

Portanto, a alta temporada acaba sendo interessante para quem gosta de um agito maior, inclusive nos pontos turísticos. Se esse é o seu estilo, não hesite em levar essas opções em consideração para escolher qual a melhor época para ir a Barbacena.

Outro fator que acaba atraindo mais turistas é o período sem chuvas, ou seja, propício para fazer caminhadas mais longas e aproveitar os ambientes externos do destino.

Se esse ponto é fundamental para você mapear qual a melhor época para ir para Barbacena, então confira a informação a seguir. A estação seca vai de 2 de abril a 20 de outubro, resultando em um período com mais de seis meses. Inclusive, a probabilidade mínima de um dia com precipitação é de 5%, mais precisamente em 29 de julho.

Baixa temporada em Barbacena

Agora, se quer apreciar a cidade com calma, sem muitos visitantes nos museus e principais points, pode ser pertinente considerar como melhor época para ir a Barbacena períodos marcados por precipitação. Isso porque os turistas costumam fugir desses meses!

Então, confira em quais períodos do ano as chuvas, geralmente, aparecem em Barbacena. A estação de maior precipitação dura pouco mais de cinco meses, compreendendo de 20 de outubro a 2 de abril. A probabilidade de precipitação em determinados dias fica acima de 39%.

Aí está mais uma informação para você colocar no radar na hora de decidir quando ir a Barbacena, hein?

Melhor época para conhecer Barbacena

Melhor época para conhecer Barbacena

Para os turistas tradicionais, que têm como principais objetivos de viagem mergulhar na cultura local por meio de passeios a pontos turísticos, restaurantes e espaços com mais natureza, temos uma dica valiosa, baseada no site especializado em climatologia, o Weather Spark!

O índice de Turismo estabelece do início de abril ao fim de junho e do início de julho ao fim de setembro como melhores períodos para realizar atividades turísticas gerais ao ar livre. E há bons motivos para isso, visto que as condições climáticas são muito favoráveis: os dias costumam ser pouco encobertos e sem chuva, além da sensação de temperatura ficar entre 18 °C e 27 °C.

Já o Índice de Praia/Piscina revela uma outra opção: do início de fevereiro ao início de março e do meio de agosto ao fim de outubro. Afinal, os dias com céu azul, as baixas chances de chuva e a sensação de temperatura entre 24°C e 32°C são ideais para curtir uma piscina e ter momentos agradáveis em ambientes abertos.  

É esse segundo índice também que pode oferecer as recomendações mais adequadas para você se refrescar nas cachoeiras de Minas Gerais!

Temperatura e clima de Barbacena

Resumidamente, em Barbacena, a estação com precipitação é morna e de céu encoberto, enquanto a estação seca é agradável e de céu quase sem nuvens.

Ao longo do ano, normalmente, a temperatura gira em torno de 10°C e 27°C.

Ou seja, se visitar a cidade no inverno, leve agasalhos mais pesados. No calor, as roupas leves não podem faltar!

Eventos em Barbacena

Está na hora de apresentar os eventos que, sem dúvida, farão a diferença na sua escolha sobre quando ir a Barbacena!

O Jubileu de São José – Abril (geralmente, ocorre do dia 21/04 a 01/05)

É uma grande festa que acontece ao redor da Basílica de São José Operário e atrai comerciantes de diversos setores: do alimentício ao de artesanato.

Além disso, durante essas datas, acontecem missas belíssimas na igreja.

A Exposição Agropecuária – Maio

Imagine só um evento que combina a exposição de cavalos, ovinos e caprinos e shows de artistas de diversos gêneros musicais. Em 2017, por exemplo, a festa reuniu Naldo, a dupla Zezé Di Camargo e Luciano, entre outros. Interessante, não é?

Festa das Rosas – Outubro

Shows, eleições da Rainha das Rosas, Broto e Brotinho da festa, missa em honra à Nossa Senhora Aparecida provas esportivas e apresentações musicais de bandas regionais, praça de alimentação e programação infantil compõem essa festa. É por isso e muito mais que ela é uma das principais de Barbacena e, certamente, é um chamariz para os turistas.

E então, já decidiu quando ir a Barbacena depois de todas essas dicas e dados? Compartilhe com a gente qual período parece ser o melhor para você conhecer esse destino, que, certamente, já está entre os passeios rápidos bate e volta perto de BH.

 

 

VEJA TAMBÉM NO TÔ DE PASSAGEM:

Guia Completo De Capitólio Para Aproveitar Ao Máximo Sua Viagem
Pontos Turísticos De BH: 10 Lugares Para Conhecer
15 Cachoeiras No Brasil Que Você Precisa Conhecer!

 

Escrever um comentário