Viajar a Barbacena é encontrar em um só lugar muita cultura, história e contato com a natureza. 

Onde fica Barbacena

Antes de mais nada, vamos nos situar: Barbacena é uma cidade mineira interiorana, localizada no sudeste brasileiro, a quase  170 quilômetros da capital de Belo Horizonte

Agora, vamos a uma curiosidade bem interessante desta cidade que fica no alto da Serra da Mantiqueira: é uma grande produtora de frutas e de flores. 

Logo, a festividade mais famosa da região é a Festa das Rosas, que acontece no mês de outubro. 

E se Barbacena parece perfeita para descansar, saiba que há outros bons lugares para relaxar em Minas Gerais

O que fazer em Barbacena

Juntamente com a programação de eventos, como a Festa das Rosas, os pontos turísticos de Barbacena atraem a curiosidade de muitos visitantes. 

Em suma, vai desde a variedade de museus temáticos, aos parques e praças públicas que proporcionam mais contato com a natureza, a algumas cachoeiras que refrescam a viagem! 

Então, vamos conhecer com mais detalhes os lugares para ir em Barbacena.  

Pontos Turísticos de Barbacena

Pontos Turísticos de Barbacena

Praça Conde de Prados

Antes mesmo de chegar próximo a Praça Conde de Prados, inaugurada em 1890, já é possível ver uma estátua que sustenta um globo de vidro. Por isso, o local também é chamado de Jardim do Globo.

No entanto, nem sempre foi assim. 

Até 1928, a praça abrigou a estátua da liberdade, que fazia referência aos escravos libertos responsáveis pela construção do espaço, inaugurado em 1890.  

Na mesma reforma que substituiu as estátuas, a praça também foi suspensa cerca de 50 centímetros do nível da rua. 

Além disso, no local também tem um chafariz chamado “A Leda e o Cisne” e alguns bancos para descanso.  

Praça dos Andradas

Assim como a Praça Conde de Prados, a Praça dos Andradas é bem arborizada.

Em resumo, há vários edifícios históricos nas imediações. Entre eles, a Câmara Municipal e também o famoso Sobrado dos Andradas, onde aconteceram importantes reuniões políticas da época.  

Estação Ferroviária

Por causa da importância cultural, o Conjunto Arquitetônico da Estação Ferroviária foi tombado pela Prefeitura de Barbacena.

Apesar da construção da ferrovia ter acontecido em 1880, o prédio atual data de 1931, quando a estrutura original foi demolida e uma nova se ergueu no local. 

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Tanto quanto os pontos históricos de Barbacena, as igrejas também carregam muita história. 

Por exemplo, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Negros. Ela foi construída por escravos para que eles pudessem participar de festas religiosas.  

Além disso, sua arquitetura faz referência ao estilo colonial de Minas Gerais, caracterizada por uma torre central e duas sacadas. 

Por fim, a Igreja fica localizada no que hoje é chamada Praça Dom Silvério. Antes, o espaço chegou a ser nomeado de Largo do Rosário e também Praça da Inconfidência. 

Basílica de São José Operário

Por último, mencionamos a Basílica de São José Operário, que foi construída no ano de 1960.

Diferentemente da Nossa Senhora do Rosário, essa igreja tem uma arquitetura mais moderna e o principal atrativo são os vitrais no estilo Antuérpio. 

Museus de Barbacena

Depois de conhecer alguns pontos turísticos de Barbacena, vamos explorar o lado cultural da cidade, destacando alguns dos museus temáticos. 

Museu da Loucura

Sobretudo, vamos começar pelo Museu da Loucura, porque talvez seja o mais famoso de Barbacena. Ele foi inaugurado em 1996 e é considerado o primeiro museu do gênero instalado no Brasil. 

Tal como o nome sugere, o espaço faz referência ao tratamento psiquiátrico e mais especificamente ao Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, antes chamado de Hospício de Barbacena e depois de Hospital Colônia de Barbacena. 

Do mesmo modo que busca a preservação da memória, o espaço propõe uma reflexão sobre o tratamento dado aos pacientes.  

Antes de 1970, o hospital era sinônimo de internação compulsória. 

Depois da reforma psiquiátrica, atendimentos humanitários passaram a ser incorporados nas técnicas utilizadas pelos profissionais da saúde. 

Casa da Cultura

Em síntese, é na Casa da Cultura que fica o Arquivo Municipal, a Biblioteca Pública Municipal e Academia Barbacenense de Letras. 

Além disso, a Casa recebe exposições temporárias temáticas! 

Curiosamente, o prédio era onde funcionava a antiga Cadeia Pública. 

Museu Municipal

Assim como outras construções históricas de Barbacena, o Museu Municipal carrega o estilo colonial mineiro em sua arquitetura, que data de 1810. 

O local serviu de moradia ao comendador João Fernandes de Oliveira Pena e reúne um acervo com peças do Império, mobiliário da época, objetos pessoais de políticos importantes e fotos da cidade.

Parque Museu Casa de Marcier

Como o nome sugere, o museu também é um parque formado por trilhas, horta comunitária e quiosques. 

Em relação à parte cultural, o museu reúne oito murais que remetem à pintura expressionista brasileira.

Que tal continuar explorando a região, estendendo sua viagem para conhecer diversos pontos turísticos de BH

Cachoeiras em Barbacena

Depois de muitos passeios culturais, é hora de conhecer onde é possível se refrescar na cidade mineira. Portanto, vamos conhecer duas das cachoeiras de Barbacena. 

Cachoeira da Borda do Campo

Em síntese, é uma cachoeira pequena, mas que garante o contato direto com a natureza e uma tarde refrescante. 

Muitos turistas fazem a trilha de bicicleta para chegar até ela. 

Cachoeira do Salgado

Similarmente a Borda do Campo, para checar a Cachoeira do Salgado a bicicleta pode ser uma boa aliada. Uma estrada de terra leva até ela. 

E você não deve parar nas quedas d’água barbacenenses! Continue se aventurando pelas melhores cachoeiras em Minas Gerais

Restaurantes e Bares de Barbacena

Restaurantes e Bares de Barbacena
Foto meramente ilustrativa.

Logo que a fome bater, você vai se lembrar de que deixar separado no roteiro algumas dicas de restaurantes em Barbacena pode ser essencial. Separamos aqui alguns pra você!

Tulha Du Chef

Além do ambiente aconchegante, o cardápio é bem diverso: de carré de cordeiro ao risoni de cogumelos e coxas de pato cozida.

Gino’s il Candelabro

Em resumo, o restaurante, localizado no centro, é especializado em massas: de macarronada a lasanhas ou ravióli. 

Toca Music Bar

Tal como o nome sugere, é aqui que você vai curtir uma boa música ao vivo de diferentes gêneros musicais.
Juntamente com drinks e bons aperitivos, a noite promete ser bem agradável.

Quando ir para Barbacena

Para saber quando ir a Barbacena, em primeiro lugar,  é importante conhecer o Índice de Turismo da cidade. Ele leva em consideração as épocas do ano em que é possível desfrutar melhor das atividades turísticas. 

Portanto, de acordo com o Weather Spark, os melhores períodos de estadia em Barbacena compreende o começo de abril até o fim do mês de junho ou o início de julho até o fim de setembro. 

Em suma, são duas épocas do ano em que a possibilidade de chuva é bem remota, o céu é predominantemente aberto e a sensação térmica varia entre 18ºC e 27ºC. 

Em segundo lugar, para quem gosta de banhos de cachoeiras, vale a pena considerar também o Índice de Praia e Piscina de Barbacena. 

Com isso, há duas outras boas opções de períodos a serem considerados: começo de fevereiro ao início de março ou do meio de agosto ao fim do mês de outubro. 

De forma geral, em ambos há baixa probabilidade de chuva e a sensação de temperatura varia entre 24°C e 32°C. 

Por fim, e em terceiro lugar, se o objetivo da viagem é curtir alguns eventos, como a Festa das Rosas, vale a pena se atentar ao calendário cultural de Barbacena para se planejar melhor. 

Clima de Barbacena

Durante a estação chuvosa, o clima em Barbacena é caracterizado por céu encoberto e por temperatura mais elevada. 

Por outro lado, o período de seca tem céu limpo, quase sem a presença de nuvens, e a sensação térmica é mais agradável. 

Já sobre a temperatura em Barbacena ao longo do ano tem bastante variação: pode ir dos 10ºC aos 27ºC. 

Portanto, vale se planejar tanto em relação aos tipos de passeios que escolhe a depender da época do ano, quanto no que se refere às escolhas das roupas que vai colocar na mala! 

Como chegar em Barbacena em Minas Gerais

Como chegar em Barbacena em Minas Gerais

Em primeiro lugar, é possível chegar em Barbacena de carro ou de ônibus. Se for de ônibus, saiba que a cidade tem Estação Rodoviária. É, inclusive, o único terminal da cidade, que abastece também toda a microrregião de Barbacena.

Rodoviária de Barbacena 

Depois de sua inauguração em 1995, o terminal já recebeu algumas reformas desde 2009.

Apesar de pequena, é bem estruturada: tem caixa eletrônico, correios, lanchonete, sanitários e até mesmo serviço de guarda-volumes. 

Veja também no Tô de Passagem:

Guia Completo De Capitólio Para Aproveitar Ao Máximo Sua Viagem
Viagem A Dois: Destinos No Brasil Para Curtir Em Casal
Conheça Os 12 Melhores Lugares Baratos Para Viajar No Brasil

Escrever um comentário