TOP 8 cidades para fazer um bate e volta de BH e agregar muito contato com a natureza, arte e história à sua viagem!

Pretende viajar para a capital de Minas Gerais e tem interesse em fazer um roteiro mais extenso, incluindo passeios de bate e volta em BH? Está no lugar certo, pois a seguir iremos apresentar opções de destinos repletos de atrativos localizados no entorno de Belo Horizonte. Confira! 

Ouro preto 

Dica de passeio bate e volta em BH:  Ouro preto

De Vila Rica a Ouro Preto, a transição do nome da região está intimamente associada à principal atividade econômica que teve seu auge durante o período de 1730 a 1765. Foi durante esses anos que conquistou as características de centro urbano. Ademais, a religião e a escravidão também fazem parte da trajetória de Ouro Preto. 

A riqueza proveniente da mineração está, até hoje, refletida nas construções da cidade. Exemplos disso são as tantas e imponentes igrejas.

Fazem parte dessas lista: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de São Francisco de Assis, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, e muitas outras. Vale a pena admirar desde a arquitetura até esculturas e pinturas que deixam o ambiente sagrado ainda mais especial. 

Inclusive, a arte também deve marcar seu roteiro nessa cidade! Anote aí alguns dos museus que podem agregar e muito à sua passagem por Ouro Preto.

Museu do Aleijadinho, que faz uma homenagem ao consagrado artista e contempla um circuito que passa por três igrejas;

Museu da Inconfidência, cujo acervo é composto por documentos, obras de arte e outros artefatos que representam um período importante para o processo de independência do país;

Entre outros, como Museu de Arte Sacra de Ouro Preto e o Museu Oratório.  

Capitólio 

Passeio bate e volta em BH: Capitólio

Já que estamos falando de passeios bate e volta de BH, então, Capitólio e, mais precisamente, o “mar de Minas Gerais” deve entrar na sua rota! Afinal, essa é a oportunidade perfeita para explorar o Lago da Represa de Furnas. Durante um passeio de lancha ou barco, cuja paisagem tem como elementos centrais suas águas doces e os grandiosos cânions. 

Além disso, ao longo da MG-050, que tem como destino o Mirante dos Cânions, você também poderá enveredar por outros caminhos que levam às cachoeiras locais. As Cachoeiras da Trilha do Sol, Cachoeiras Paraíso Perdido, Cachoeira da Capivara e outras, sem dúvida, deixarão o seu bate e volta ainda mais caprichado! 

Serra do Cipó 

Passeio de bate e volta em BH a Serra do Cipó

Falando em cachoeira, se você é apaixonado pelo mergulho em águas doces e, mais do que isso, por toda atmosfera natural que rodeia as quedas d’águas, então prepare-se para conhecer uma cidade que revela muitas paisagens com essas características. 

A Serra do Cipó se encontra à distância de apenas 100 quilômetros da capital mineira, explicando o fato de estar entre os principais passeios saindo de BH. Mas o que faz com que essa cidade seja realmente especial? É a sua localização estratégica, visto que ela faz divisão entre as bacias dos rios Doce e São Francisco. 

Devido a isso, há na região mais de 60 cachoeiras, uma vegetação única, bem como áreas verdes floridas, diversas espécies de aves e altos vales, compondo ambientes cheios de harmonia. Aproveite! 

Brumadinho – Museu de Inhotim 

A combinação entre jardim botânico e arte contemporânea é o suficiente para tornar o Museu de Inhotim, em Brumadinho, um passeio bate e volta de BH quase obrigatório! E os porquês para isso são muitos. 

As suas mais de 20 galerias estão distribuídas por um espaço verde com aproximadamente 20 quilômetros quadrados. Imagine, por exemplo, ver em meio a um jardim verde com árvores e folhas coloridas três fuscas nas cores vermelho, amarelo e azul (Troca troca de Jarbas Lopes). Ou ainda paredes em diversos formatos, materiais e cores dispostas sobre um terreno árido (Invenção da cor, Penetrável Magic Square # 5, De Luxe, 1977, de autoria de Hélio Oiticica). 

Um universo à parte, não é? Mergulhe de cabeça nessa experiência! 

Sabará 

Passeio bate e volta saindo de BH a cidade de Sabará

Nessa cidade mineira o que prevalece é o turismo religioso, sobretudo durante a Semana Santa. É quando as igrejas e população se mobilizam para apresentar missas, procissões, vigílias e encenações. 

Para complementar, há uma grande concentração de construções católicas no local, como por exemplo: Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de São Francisco, Igreja de Nossa Senhora das Mercês e outras. 

Outro ponto turístico que também vale a visita é o Museu do Ouro, sediado em um casarão colonial. Seu acervo reúne artefatos relacionados à produção do minério valioso. 

É uma opção de bate e volta de BH interessante para quem quer momentos de reflexão e paz.  

Sete Lagoas 

Entre as opções incríveis de bate e volta de BH, há também uma específica para quem está em busca de mais aventura e o querido ecoturismo! Se identificou? Então, “bora” se jogar para Sete Lagoas, que fica a cerca de 70 quilômetros da capital mineira.

Duas dicas de passeios para aproveitar grandes atrativos sete-alagoanos é ir até a Gruta Rei do Mato para apreciar seus cerca de 220 metros de extensão, que são distribuídos entre quatro galerias, sendo o Salão dos Castelos um dos protagonistas. 

A segunda é se aventurar nos caminhos da Serra de Santa Helena, onde fica o ponto mais alto dessa cidade. Lá, não perca a oportunidade de praticar trilhas, caminhadas, parapente e até pedaladas de bike. Respire ar puro e sinta a conexão com a natureza.   

Santa Bárbara 

O diferencial de Santa Bárbara fica por conta da Igreja Matriz de Santo Antônio. O lugar reserva uma obra de arte para os fiéis e visitantes que adentram suas portas: seu forro foi criado por Manuel da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde. 

A mescla entre a pintura do teto e os adornos de seu interior chama a atenção e enche os olhos de qualquer um. Portanto, aprecie! 

Mariana

Bate e volta de BH a cidade de Mariana

Mais uma bate e volta de Belo Horizonte que vai ganhar seu coração, principalmente, se você curte arte! Afinal, a cidade reúne um dos maiores conjuntos barrocos, com edifícios, igrejas, estradas de pedra e outras características marcantes do estilo barroco. 

Além disso, os ares de cidade do interior ainda predominam por meio das praças, igrejas, tradicional culinária e artesanato. Por isso, é um passeio ideal para quem deseja descansar, enquanto caminha pelas simples ruas dessa cidade. 

Para completar, você ainda pode ir de Mariana até a nossa primeira indicação de destino, Ouro Preto, de trem! Isso mesmo, você poderá fazer o trajeto por meio desse transporte que remete ao passado e, pela janela, apreciar as paisagens. Bacana, né?  

Nosso TOP 8 cidades para fazer um bate e volta de BH é para lá de diversificado e cada destino merece sua atenção por algum ou alguns valiosos motivos. Então, não deixe de conhecê-los e se apaixonar!

Veja também no Tô de Passagem:

Pontos Turísticos De BH: 10 Lugares Para Conhecer
Dicas De O Que Fazer Em João Pessoa Para Conhecer A Cidade
O Que Fazer Em Belo Horizonte: Atrações Imperdíveis
São Paulo: Guia De Viagem Completo Para Conhecer A Cidade
Quando Ir Ao Rio De Janeiro: Melhor Época Para Curtir A Cidade

Escrever um comentário