Veja nossas dicas do que fazer em Barbacena de dia e à noite e aproveite a viagem ao máximo!

Você sabia que um dos municípios da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, é conhecida como “Cidade das Rosas” e “Cidade dos Loucos”? Apenas por esses apelidos apostamos que você já ficou curioso para saber o que fazer em Barbacena!

Então, fique atento ao nosso guia completo, cheio de dicas do que fazer em Barbacena, de dia e à noite. Certamente, você ficará com muita vontade de viajar para esse destino!

O que fazer em Barbacena

Um dos destaques da lista com o que fazer em Barbacena é a quantidade de museus e suas temáticas bastante peculiares. Há, por exemplo, o Museu da Loucura e o Museu Georges Bernanos, sobre os quais em breve você saberá mais.

Além disso, o turista pode curtir momentos relaxantes em praças e restaurantes que proporcionarão contato com a natureza e despertarão o paladar para o que há de melhor, respectivamente.

Pronto para saber mais sobre essas atrações? Então, continue a leitura!

Lugares para ir em Barbacena de Dia

Praça Conde de Prados

Sua inauguração se deu em 1890 junto com a Coluna da Liberdade, tendo ao alto uma estátua, obra de escravos libertos da cidade. Então, a partir de 1928, a praça, que antes era no modelo tradicional, no mesmo nível do solo, foi suspensa e teve implantado nela um jardim artístico.

Atualmente, a coluna não sustenta mais a estátua, mas sim um globo de vidro. Por isso, leva o apelido de Jardim do Globo.

A Praça é bastante arborizada e possui um chafariz chamado “A Leda e o Cisne”. É muito prazeroso passar um tempo por ali, seja lendo, seja contemplando o espaço.

Praça dos Andradas

Mais um espaço que tem como chamariz a natureza, pois essa praça possui muitas árvores, além de flores que deixam o lugar ainda mais vivo.

Uma curiosidade sobre essa praça é que, em 1994, ela recebeu uma repaginada em prol da busca pelo resgate de traços históricos da “Praça da Intendência”.

Estação Ferroviária

Há algumas construções que devem estar dentro da lista com o que fazer em Barbacena – Minas Gerais em razão de permitirem ao visitante uma viagem no tempo sem sair do lugar!

É o caso dessa estação, que foi construída na década de 1930, e sedia o Centro Ferroviário de Cultura (Cefec). Além disso, ele ainda está em operação exclusivamente para trens cargueiros.

E como adoramos curiosidades, lá vai mais uma: o empreiteiro do trecho João Ayres-Barbacena não foi ninguém menos do que o engenheiro Henrique Dumont, pai de Santos Dumont!

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Sempre vale fazer uma visita às igrejas e pontos religiosos do destino, pois, normalmente, eles têm uma arquitetura imponente ou simples, mas cheia de beleza e que, sem dúvida, reflete a cultura ou fato marcante da cidade.

No caso da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada no antigo “Largo do Rosário”, hoje Praça Dom Silvério, ela foi erguida pelos escravos. Basicamente, é composta por uma torre e duas sacadas.

Basílica de São José Operário

Construída por volta de 1960, a Basílica de São José Operário é praticamente obrigatória para quem gosta de arte. Isso porque um dos seus atrativos são seus vitrais no estilo Antuérpio, cheios de cor e luz.

Museus de Barbacena

Museus de Barbacena

Museu da Loucura

A verdade é que esse museu traz à tona um fato triste na história da cidade e do Brasil, pois seu acervo, que contempla documentos, objetos e instrumentos, fotos, entre outros artefatos mostra como eram tratados os enviados ao Hospital Colônia de Barbacena, criado em 1922.

É uma verdadeira imersão nesse episódio que rendeu à Barbacena o apelido de “Cidade dos Loucos”.

Casa da Cultura

Essa alternativa do que fazer em Barbacena é para quem está passando pela cidade e quer conferir alguma exposição, pois a Casa da Cultura recebe obras com diversas temáticas. Portanto, dê uma olhadinha na programação quando estiver por esse destino!

Museu Municipal

Em funcionamento em uma construção onde o comendador João Fernandes de Oliveira Pena morava, o museu tem uma arquitetura, cujo estilo é o Colonial Mineiro e data de 1810.

Ele abriga um amplo acervo de peças de titulares do Império, objetos pessoais de políticos ilustres, mobiliário do século 19, fotografias da cidade nos últimos 100 anos e outras peças.

Parque Museu Casa de Marcier

O valor histórico e turístico da construção começa pelo fato de ter sido tombada como patrimônio histórico municipal. Lá, estão presentes oito murais que são considerados marcos da pintura expressionista brasileira, bem como telas, estudos, desenhos e objetos pessoais do artista.

Além disso, a sua parte que é um parque possui trilhas, quiosques, teatro de arena, gramados, flores e horta comunitária. 100% relaxante e, sem dúvida, agregará conhecimento e irá inspirar você!

Museu Georges Bernanos

Primeiramente, saiba que Georges Bernanos foi um grande pensador e ativista político que morou em Barbacena. O Museu tem a finalidade de divulgar suas obras e contar sua história.

Inclusive, o museu está instalado na casa onde ele viveu, mais precisamente na década de 1940. No acervo, há livros, móveis e objetos que contam a trajetória do escritor. O espaço também abriga o Centro Artístico e Cultural Georges Bernanos.

É pelo seu clima interiorano e seus pontos turísticos repletos de história que Barbacena se torna um dos melhores lugares para relaxar em Minas Gerais!

Lugares para ir Barbacena à Noite

Lugares para ir Barbacena à Noite
Foto Meramente ilustrativa

Tulha Du Chef

Esse restaurante cultiva um ambiente sofisticado e ao mesmo tempo rústico, com mesas e cadeiras de madeira, e luz agradável – aliás, também é uma recomendação para os casais!

De qualquer forma, vale incluir o estabelecimento no roteiro com o que fazer em Barbacena à noite. Alguns pratos que farão você ter certeza de que escolheu o lugar certo para jantar na cidade são: Carré de Cordeiro ao Risoni de Cogumelos flambados ao molho ou o clássico confit de canard, composto de maçã do galego com maracujá e arroz caldoso de pato – Coxas de pato cozida na própria gordura, arroz caldoso com carne de pato desfiada e castanhas. Compota de maçã, maracujá e picles. Ulala, hein?

E não esqueça da taça de vinho para acompanhar essa refeição para lá de especial!

Gino’s il Candelabro

Depois de um dia cheio, nada como uma boa massa para recarregar as energias, não é mesmo? E se a vontade é daquela bela macarronada, então esse restaurante, certamente, irá atender suas expectativas.

Por isso, não esqueça de colocá-lo entre as alternativas do que fazer à noite em Barbacena!

Aposte nas fartas lasagnas ou no ravioli fresquinho. É tudo de bom!

Toca Music Bar

E para deixar sua noite mais animada, que tal um barzinho que valoriza a boa música de diversos gêneros e combina essa experiência a aperitivos e drinks deliciosos?

Peça uma porção de batatoca – batatas sequinhas e muito crocantes – e uma cerveja gelada.

Mas o cardápio não para por aí, viu? Ele é bem extenso e contempla sanduíches, massas, saladas, entre outros pratos.

A questão é: seja de dia, seja à noite, há muito o que fazer em Barbacena para se divertir, conhecer a cidade e ter uma viagem inesquecível! Por isso, essa cidade não pode faltar entre os seus passeios rápidos de bate e volta perto de BH.

Já viajou para a cidade ou mora em Barbacena e tem alguma outra dica de ponto turístico, restaurante ou estabelecimento? Deixe nos comentários!

Você também pode conferir o que fazer em Uberlândia, caso queira fazer uma viagem completíssima por Minas Gerais!

 

 

Veja também no Tô de Passagem:

Pontos Turísticos De BH: 10 Lugares Para Conhecer
Quando Ir A Belo Horizonte: Clima, Eventos E Muito Mais!
12 Melhores Cachoeiras Em Minas Gerais Para Conhecer E Aproveitar
Quando Ir A Barbacena Para Aproveitar Mais

 

Escrever um comentário