Muito mais que praias paradisíacas, típicas do nordeste brasileiro, há muito o que fazer em Aracaju – de passeios culturais a lugares para curtir durante à noite

O que fazer em Aracaju 

A capital sergipana é conhecida pela exuberância de suas praias, assim como outras cidades situadas na região Nordeste do país, contudo, há muitas opções de passeios para quem deseja conhecer não só as belezas naturais, mas também as particularidades desse cantinho brasileiro, já que tem muitos pontos históricos, culturais, opções de bares e restaurantes. 

Por isso, com a finalidade de garantir uma boa viagem para esse destino, reunimos informações detalhadas sobre o que fazer em Aracaju para que você possa escolher o que combina com seu perfil de turista. 

Ficou curioso para saber mais? Então, continue lendo nossa seleção de dicas caprichadas. 

Lugares para ir a Aracaju de dia 

Lugares para ir a Aracaju de dia

Contudo, apesar da tentação de passar todas as horas do dia sentado em uma cadeira de praia, acompanhado de uma bebida gelada e com óculos de sol no rosto, há também uma boa programação para aproveitar as temperaturas altas, além do sossego à beira mar.

Ficou curioso? Então continue lendo. 

Centro Cultural de Aracaju

Sem dúvida, essa é uma opção para quem não dispensa conhecer os detalhes da cultura local do destino de viagem. Afinal, a experiência de entrar em contato com raízes regionais acrescenta muito na bagagem de vida, não é mesmo? É sempre bom ter mais repertório, não acha? 

Portanto, se este é seu estilo, certamente o Centro Cultural de Aracaju deve fazer parte dos itens indispensáveis de o que fazer em Aracaju. 

Inaugurado recentemente, em 2014, é um espaço de arte e cultura completo com biblioteca, obras de arte, cinema, teatro, café, entre outros. 

Porém, o que mais chama atenção são as salas dedicadas às festas típicas e esculturas que retratam bem a alma sergipana. Com certeza, vale a visita. Super recomendamos!

Mercadão 

Assim como o Centro Cultural de Aracaju, o Mercadão é um lugar que pulsa cultura. Que tal despertar o olfato, paladar e ouvidos ao entrar em contato com diferentes cheiros, temperos e sotaque nordestino que existem nos corredores do mercado local? 

Sem dúvida, além de um passeio cultural é também uma experiência sensorial bem interessante, já que não só de comida vive esse local, no total, é um conjunto com três mercados – o de especialidades (temperos, comidinhas), hortifruti e artesanato. Legal, né? 

Por fim, nossa dica especial é: prove o maravilhoso sarapatel regional e, para finalizar, delicie-se com um sorvete de tapioca. Ulalá! 

Oceanário 

É um passeio com a cara do litoral, pois reserva curiosidades bem típicas do clima praiano e do mar, é claro… 

Administrado pelo Projeto Tamar, foi inaugurado em 2011 com a finalidade de apresentar a vasta diversidade do litoral sergipano. Por lá, há aproximadamente 70 espécies de animais marinhos nativos do estado, todas expostas em 18 aquários. 

Porém, o mais interessante do Oceanário são os tanques com crustáceos, moluscos e peixes, que podem ser vistos de pertinho e, inclusive, serem tocados com o auxílio de um monitor. Demais, né? É um passeio bem legal para ir com as crianças. 

Museu da Gente Sergipana  

É mais um local para mergulhar na identidade sergipana, sem falar que é belíssimo, um lugar que enche os olhos de qualquer um! 

Considerado um museu referência, é dividido em alas dedicadas às festas, culinária e tradições locais chamadas de Nosso Cabras, Nossos Pratos, Nossas Praças, Nossas Festas, Nossos Leitos, etc. É muito a cara de Sergipe mesmo! 

Passarela do Caranguejo 

Localizada na Praia da Atalaia, uma das principais de Aracaju, é um dos pontos mais populares da cidade, um cartão postal. 

Portanto, se você for para a capital sergipana, não pode deixar de dar uma pulinho na passarela para garantir uma foto ao lado de uma escultura gigante e bem simpática de um caranguejo. Parece estranho, né? Porém, é um passeio bem interessante para ser feito durante o dia. 

Parque da Cidade

Certamente, é um ponto na capital sergipana para quem procura conexão com a natureza, afinal é um espaço extremamente arborizado, onde a tranquilidade, cheiro de mato e barulho dos pássaros prevalece. 

Porém, apesar da fauna e flora chamarem atenção, sem dúvida, o grande destaque do espaço é o teleférico, que além de ser um passeio divertido, também proporciona uma vista incrível, a qual além de encher os olhos também rende fotos incríveis. 

Por fim, também vale a pena dar uma passadinha no mini zoológico que fica dentro do Parque da Cidade, um cantinho bem fofo, inclusive, bem interessante para levar crianças, as quais certamente vão se encantar com o lugar. 

Orla do Pôr do Sol 

Por fim, nossa última dica de programa para ser feito durante o dia em Aracaju além das praias, é passar um tempo em um lugar extremamente especial: Orla Pôr do Sol Jornalista Cleoma, localizada às margens do Rio Vaza-Barris, na região do Mosqueiro, Zona Sul da cidade.

Com certeza, é um dos pontos turísticos mais famosos de Aracaju e obviamente tem motivo. O visual do final da tarde é impagável, que parece até de mentira, como uma pintura feita a óleo para ser contemplada, sabe? 

Pois é, então não deixe de colocar esse item na sua lista de o que fazer em Aracaju. Ah, além do espetáculo do entardecer, também é um local com restaurantes e bares, ou seja, já sabe, né? Peça um drink e petiscos para o acompanhar o visual incrível! Aprecie!

Praias de Aracaju

Praias de Aracaju

Primeiramente, vamos começar nossa seleção com um rápido guia das praias da capital que merecem a sua visita. São tantas, que realmente fica muito difícil escolher quais são os destaques. Portanto, organizamos um compilado com quatro sugestões com o objetivo de agradar diferentes pessoas.

Praia da Atalaia

É uma das mais populares da cidade devido à infraestrutura completa que oferece aos turistas. Por toda sua orla, há opções de barraquinhas para deixar o ambiente praiano ainda mais agradável – com peixinho frito à beira mar e água de coco. Afinal, quem quer se preocupar com algo durante os dias de folga? Todos só querem sombra e água fresca, não é mesmo?!

Praia das Dunas 

Quem nunca desejou passear de buggy em um ambiente com dunas espetaculares, que parecem ter saído de uma gravação de cinema? Pois é, nessa praia é possível colocar essa vontade em prática e ainda tirar um tempinho para dar um mergulho. Sem dúvida, é um local que precisa estar no checklist sobre o que fazer em Aracaju. É lindo demais!

Praia do Refúgio 

Como o próprio nome sugere, é um cantinho para quem busca tranquilidade, longe do agito das grandes metrópoles. Sabe o lugar perfeito para silenciar a mente e só prestar atenção no barulho das quebras das ondas? Então, essa é a vibe desse destino praiano, que certamente vai renovar seu astral. 

Praia de Pirambu 

Assim como a Praia do Refúgio, é um lugar bem tranquilo, para passar os dias de sol com os pés na areia, sem se esquentar a cabeça com aglomerações e barulhos. Na Praia de Pirambu, o que prevalece mesmo é a conexão com a natureza. Bom, né?

Além da paisagem de paz, é um ponto de desova de tartarugas, o que torna o ambiente ainda mais agradável e especial. Demais, não?!

Portanto, se você só quer ficar de boa e aproveitar as férias em Aracaju, deve conhecer esse cantinho praiano.

O que fazer em Aracaju à noite

O que fazer em Aracaju à noite
Foto meramente ilustrativa

Bom, agora que você já sabe que a capital sergipana oferece muito mais que praias para aproveitar os dias na cidade, preparamos um guia rápido com a finalidade de apresentar opções sobre o que fazer em Aracaju à noite

Casa de Forró Cariri

É um clássico da região, um local onde as opções de peixes prevalecem, acompanhadas de música e muito forró. Sem falar da decoração, que torna o ambiente ainda mais regional – logo na entrada há elementos decorativos de cactos e até do típico chapéu de cangaceiro. Demais, né? 

Porto Madero

É o lugar certo para comer frutos do mar, afinal tem coisa melhor que comer um peixinho, caranguejo ou lula depois do dia inteiro na praia? Pois é, esta é a opção perfeita para isso. Por fim, nossa dica é: experimente uma deliciosa moqueca de camarão. Ulalá! 

Tequila Café

Um local para quem procura agito, já que tem uma programação variada – de música ao vivo a festas temáticas e shows. Além disso, o cardápio de bebidas é bem variado, com boas opções de drinks para refrescar os dias quentes em Aracaju.

Finalmente, agora que você já sabe o que fazer em Aracaju – um lugar que reserva muito mais que belas praias, mas também opções de passeios e locais para curtir não só durante o dia, mas também à noite – organize seu roteiro de viagem, veja quando ir a Aracaju e aproveite cada segundo nessa terrinha especial do nordeste brasileiro. 

Decerto, se você é fã de calor e belas paisagens, combinadas com pontos turísticos e culturais, com certeza vai amar passar alguns dias nas terras sergipanas. Sem dúvida, é um local bem característico do Brasil. 

Veja também no Tô de Passagem:

12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil
O Que Fazer Em Vitória: 20 Dicas Para Conhecer A Cidade!
Ranking Com As 25 Melhores Praias Do Brasil Para Visitar
10 Melhores Praias De Sergipe Para Seu Roteiro De Viagem

Escrever um comentário