Com base em informações, como clima e festas, decida quando ir para Aracaju de forma assertiva e pegue os melhores dias!

Quer conhecer a pequena notável do nordeste brasileiro, mas não sabe ainda quando ir a Aracaju? Não se preocupe, pois, a seguir, você terá acesso a todas as informações relevantes para escolher a melhor data para sua viagem! 

De antemão, é pertinente saber que a capital sergipense leva as características do clima tropical de forma evidente, ou seja, há estações secas e chuvosas bem definidas, o que facilita para quem deseja evitar os períodos molhados. Mas há muitas outras dicas que podem ajudar nessa decisão! 

Quando ir para Aracaju

Primeiramente, é interessante ficar por dentro dos eventos que mobilizam a população e colorem toda a cidade, afinal, tais festas podem influenciar na sua escolha de data! 

Uma delas, é o Pré-Caju, ideal para quem ama Carnaval e quer começar desde janeiro a cair na folia! Prepare-se para curtir os blocos e shows alternativos que acontecem na capital de Sergipe, geralmente, durante três dias de janeiro. Para não perder nenhuma atração, confira o calendário do ano e apronte as fantasias! 

A segunda é o Forró Caju, que tem como base também as festas de São João. Ela atrai milhões de pessoas e não deixa ninguém parado, convidando para mexer o esqueleto e saborear os comes e bebes típicos das festas juninas: pé de moleque, canjica, quentão e muito mais!

Como já era de se esperar, esse evento acontece em junho e tem duração de uma semana, aproximadamente. Então, “simbora” se jogar na pista! 

Viajando para Aracaju 

As praias devem estar entre os passeios marcantes do seu roteiro e, caso sejam a prioridade, o clima deve ser um dos critérios prioritários para resolver quando ir para Aracaju. Afinal, sem dúvida, você irá querer conhecer a praia de Atalaia, Aruana e Náufragos em dias de céu límpido, cujo clima é propício para dar um mergulho e tirar fotos lindas! 

Mas se o seu foco é se aventurar em outros pontos turísticos e na cultura aracajuanos, aposte no passeio pelos rios Sergipe e Vaza Barris, além de caminhar pelo centro histórico, entrar na belíssima catedral e sentir sua boa energia e mergulhar nas tradições, bem como história, conhecendo o Museu da Gente Sergipana.

Para usufruir de todas essas alternativas, você precisa saber exatamente qual a melhor época para ir a Aracaju! Agora, é a hora de conferir como é o clima e a temperatura de lá para se decidir sobre as datas.  

Temperatura e clima em Aracaju 

Temperatura e clima de Aracaju

Para começar, fique por dentro das duas principais estações: o verão e inverno da capital sergipense. O primeiro é quente e seco, enquanto o segundo é morno e com elevado nível pluviométrico. 

Ao longo do ano, os termômetros marcam temperaturas entre 23ºC e 31ºC, sendo que é raro ficarem abaixo de 23ºC ou superar os 33ºC. A velocidade dos ventos também é um fator propício à prática de esportes aquáticos. 

Contudo, há dois índices ainda que, certamente, irão ajudá-lo a tomar a decisão de quando ir para Aracaju. Ambos são criações do portal de climatologia Weather Spark. 

Índice de Turismo: do início de julho ao fim de setembro o turista encontrará dias pouco encobertos e com temperaturas agradáveis para praticar atividades ao ar livre, como aquelas caminhadas de horas pelo centro histórico. As temperaturas giram em torno de 18ºC a 27ºC. 

Índice de Praia/Piscina: para os praieiros de plantão, o período ideal para ir a Aracaju é do início de julho ao fim de setembro, quando a sensação térmica varia de 24ºC a 32ºC e as chances de chover são muito baixas. 

Outro ponto que merece destaque para você resolver quando ir a Aracaju são as chuvas! Se a ideia é fugir de garoas e temporais, evite viajar em abril, maio, junho e parte de julho – sim, é no inverno que a cidade recebe mais águas pluviais. 

Também é bom lembrar que nesses meses apresentados (indicados pelos índices de turismo e de praia), o turista pode encontrar as respostas para qual a época barata para ir para Aracaju, tendo em vista que dezembro e julho, principalmente, podem impulsionar os valores devido às férias. 

Dicas para viajar para Aracaju 

Ao decidir quando ir para Aracaju, não deixe de fazer a mala pensando no clima que lhe espera, principalmente no calor! Portanto, roupas leves, óculos de Sol e protetor solar são itens obrigatórios e que farão a diferença para o seu bem-estar durante a viagem. 

Essas são as principais dicas para curtir a cidade sergipense sem se preocupar com os efeitos do Sol na sua pele e olhos, bem como com o calor, já que estará com uma vestimenta adequada para temperaturas elevadas. 

Viajar de ônibus para Aracaju

E antes de ir afobado comprar as passagens de avião, muita calma nessa hora, pois é viável chegar a Aracaju de ônibus! Sim, você poderá economizar e muito com o transporte até lá. 

Isso é possível graças ao Terminal Rodoviário Gov. José Rollemberg Leite, considerado o principal do estado. Então, pode apostar que será uma viagem tranquila até o ponto final! 

Com essas informações, decida quando ir a Aracaju e embarque nessa jordana que será inesquecível em qualquer época do ano!

Veja também no Tô de Passagem:

12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil
Quando Ir A Vitoria Para Aproveitar Mais

Escrever um comentário