Conheça dicas sobre a alta e baixa temporada, além das datas de algumas das tradicionais festas da região para tomar a melhor decisão sobre quando ir a Vitória 

Quando ir para Vitória

Antecipadamente, saiba que Vitória é um destino certo em quaisquer que sejam os meses que escolher para visitá-la. Mas se quiser escolher com mais precisão, de acordo com o objetivo da viagem, está no lugar certo. 

Aqui, além de dar dicas sobre a época do ano que o destino é mais procurado, falamos sobre o clima, a temperatura da cidade e destacamos alguns dos eventos que acontecem ao longo do ano, que podem deixar sua viagem ainda mais interessante. 

Então, vamos descobrir quando ir a Vitória?  

Alta Temporada em Vitória

Antes de falarmos sobre qual a melhor época para ir a Vitória, vamos começar expondo quais os períodos de alta e baixa temporada na cidade. 

Primeiramente, a cidade é mais requisitada pelos turistas, como na maioria dos destinos brasileiros, durante o período das férias escolares, entre os meses de dezembro e janeiro.  

Além disso, nas férias de julho a procura também é maior, até mesmo por quem busca aproveitar o clima mais ameno das montanhas para conhecer as regiões serranas, que são cidades vizinhas à Vitória. 

Por fim, a movimentação também costuma ser maior nos feriados prolongados, como a Semana Santa e Corpus Christ. 

Já em relação ao Carnaval, acontece algo bem peculiar: outros municípios vizinhos acabam sendo mais procurados para o agito da data. Até porque o desfile das Escolas de Samba em Vitória acontece uma semana antes da data oficial.

Portanto, apesar da procura, não é uma movimentação absurda, a que deva preocupação. 

Baixa temporada em Vitória

Em resumo, a baixa temporada em Vitória acontece em todos os demais meses, desconsiderando os de férias escolares. 

Até mesmo nos feriados, como Ano Novo e Carnaval, como já mencionamos acima, Vitória costuma ser um destino tranquilo para se viajar.

Melhor época para conhecer Vitória

Depois de saber um pouco mais sobre os períodos de maior e menor agito e movimentação na cidade, é hora de responder a pergunta: afinal, qual é a melhor época para conhecer Vitória?

Primeiramente, se quer aproveitar a cidade com bastante sol, desfrutar de um período com menor probabilidade de chuva e também encontrar uma cidade mais vazia, a resposta é: viaje entre os meses de março e abril. 

Além disso, nesta época eventos tradicionais acontecem na cidade! Logo, vamos falar mais deles. 

Em relação às chuvas, a princípio, a probabilidade é maior entre os meses de outubro e janeiro, com destaque para setembro. 

Temperatura e clima de Vitória

Como é a Temperatura e clima em Vitória

Se as chuvas podem ser o motivo para a escolha de um determinado mês em detrimento de outro, a temperatura e o clima de Vitória não seguem a mesma lógica. 

Isso porque a temperatura da capital é estável na maior parte do ano e a predominância é sempre de calor. A mínima pode chegar a até 19ºC e a máxima pode ultrapassar os 30ºC. 

Mas claro, se a opção for visitar as regiões montanhosas, no mês de julho, como já mencionamos, se prepare e prepare a mala com roupas que suportem temperaturas menores.  

Já em relação ao clima de Vitória, ele é caracterizado por ser tropical. Portanto, em resumo, é um clima de calor, com predominância de alguns períodos mais chuvosos. 

Eventos em Vitória

Agora que você já tem em mãos dicas preciosas de quando ir à Vitória, vamos deixar a escolha ainda mais interessante apresentando alguns dos tradicionais eventos que acontecem na cidade. 

Primeiramente, no período de março a maio é quando há uma maior concentração de festas tradicionais programadas na capital. 

No mês de março, por exemplo, acontece a Festa da Torta Capixaba. Já nos meses de abril e maio, é a vez da Festa da Penha, a terceira maior festa religiosa da região. 

A festa tem celebração durante uma semana, com apresentações musicais, romarias, missas e feiras, e acontece no Parque da Prainha, na cidade de Vila Velha.

Depois, no mês junino, consta na programação de Vitória o Festival de Arraiás. São quatro noites de muita diversão e até concurso de quadrilha faz parte da festança.   

Logo, tem a comemoração do aniversário da cidade, que é dia 08 de setembro, mas é comemorado durante todo o mês, com shows, apresentação de circo e de teatro, além dos eventos esportivos e desfiles militares. 

Por fim, tem o Festival da Panela de Barro, em novembro, e a queima de fogos, no ano novo, na Praia de Camburi.

Viajar de ônibus para Vitória

Como chegar em Vitória no Espírito Santo

Finalmente, depois de todas as dicas, já escolheu o mês e comprou sua passagem de ônibus para a cidade, né? 

Sobretudo, ir de ônibus para Vitória é bastante simples e é um meio bastante utilizado pelos turistas, até porque a rodoviária da capital funciona 24 horas e tem diferentes opções de empresas que oferecem o serviço. 

Além disso, a estrutura é boa, com opção de lanchonete e até ponto de táxi, o que facilita na locomoção, por exemplo, até a hospedagem reservada.

Veja Também no Tô de Passagem:

Como Planejar Uma Viagem Inesquecível!
8 Dicas Para Evitar O Enjoo Em Viagens
Quando Ir A São Paulo: Saiba Sobre O Clima, Eventos E Dicas

Escrever um comentário