Uma lista com 20 opções do que fazer em Vitória, sem dúvida, deixará a elaboração do seu roteiro muito mais fácil e assertiva! Confira.

A capital capixaba reserva uma programação vasta para os turistas que querem conhecer a cultura, gastronomia e pontos turísticos locais! E para não perder nenhuma oportunidade, preparamos uma lista com 20 opções de o que fazer em Vitória e Vila Velha – que fica a cerca de 14 minutos da capital e enriquece a viagem – que, certamente, irão fazer você se encantar por esse destino.

Primeiramente, você conhecerá um roteiro com o que fazer em Vitória – ES de dia, contemplando praias, parques, bem como monumentos históricos e culturais. Confira abaixo!

Lugares para ir em Vitória de Dia

Independentemente se você irá montar um roteiro sobre o que fazer em Vitória em 4 dias ou 10 dias, sem dúvida, ele deverá incluir as paisagens praianas! Isso porque há muitos dias quentes na capital capixaba, ou seja, são propícios para dar um mergulho e relaxar com o pé na areia, mas além das belas praias a cidade de Vitória possui muitas atrações, veja algumas delas.

Parque Botânico da Vale

A combinação entre parquinho, trilhas, biblioteca e até um tour de ônibus pelo complexo – é considerada a maior área verdade do município –, faz com que essa local seja uma excelente recomendação para passeios em família em Vitória.

Parte do Cinturão Verde da Vale em Vitória, o parque foi inaugurado em 2004 e, muito bem arborizado, abriga espécie de animais, como aves, jacaré e macacos. Finalmente, o destaque vai para o Jardim Sensorial, que, como o nome sugere, ativa os cinco sentidos em prol de uma interação diferente e intensa com a natureza.

Parque da Pedra da Cebola

Parque da Pedra da Cebola

Sua área com mais de 100.000 metros quadrados abriga parquinhos, lagos, um campo de futebol e um Centro de Educação Ambiental. Ou seja, também é um passeio bacana para quem viaja com crianças.

E se ficou curioso para saber o porquê do nome, veja que interessante: ele faz referência a uma pedra esculpida pela natureza que repousa sobre outra rocha e que “descama”, assemelhando-se a uma cebola.

Fábrica da Garoto

O que acha de um passeio para o turista chocólatra? É isso mesmo! Na visita guiada pela Fábrica de Chocolate da Garoto, que fica em Vila Velha, o participante conhece todo processo produtivo do doce e ainda tem acesso a loja com diversos produtos deliciosos!

Museu Solar Monjardim

Haja história dentro de uma só construção, afinal, esta tem nada menos do que 230 anos e representa a história da família do Barão de Monjardim, presidente da província do Espírito Santo no século 19.

Os tantos cômodos, entre quartos, salões e cozinha, contabilizam mais de duas mil peças: quadros, instrumentos musicais, obras de arte e mais. Certamente, você fará uma viagem no tempo!

Museu Capixaba do Negro

O prédio abriga auditório, biblioteca e um anfiteatro, onde promovem oficinas culturais de instrumentos, contação de histórias e dança, bem como apresentações artísticas, cumprindo a missão de contar e valorizar a história e cultura da população negra capixaba.

Museu de Ciências da Vida

A Universidade Federal do Espírito Santo oferece o Museu de Ciências da Vida, que apresenta 200 peças anatômicas, como por exemplo modelos sintéticos e material orgânico mumificado, corpos e órgãos humanos dissecados, entre outros.

O museu é organizado por seções e o passeio se inicia com uma apresentação de células e tecidos, avançando pelos sistemas e chegando à seção de microscopia. Algumas das reproduções que mais chamam a atenção são: uma barriga grávida, fetos em vários estágios do desenvolvimento e um cadáver dissecado com todos os músculos aparentes. Interessante, não é?

Centro Histórico

Seja qual for o destino, sempre vale uma caminhada pelo centro histórico, se houver. No caso do que fazer em Vitória, essa indicação se torna quase obrigatória, dadas as suas características: construções antigas, ruas estreitas e escadarias que foram uma paisagem singular.

Localizado na Cidade Alta, o Centro Histórico de Vitória reúne uma série de pontos históricos, como Palácio Anchieta, Catedral Metropolitana de Vitória, Capela de Santa Luzia, Convento de São Francisco, Theatro Carlos Gomes, entre outros. Inclusive, a seguir apresentaremos alguns deles, que, sem dúvida, são dignos da sua visita.  

Palácio Anchieta

Primeiramente, é neste prédio que se encontra a sede do governo do Espírito Santo. Porém, essa construção jesuíta, já funcionou como igreja e como colégio religioso. 

Aqui, a dica é optar pelas visitas monitoradas, assim, esse passeio agrega ainda mais conhecimento, já que durante elas é contada a história do Palácio, construído no século 16.

Catedral Metropolitana de Vitória

O chamariz desse ponto turístico fica por conta do estilo neogótico e mais de 20 vitrais (aliás, esta construção levou cerca de 50 anos para ficar pronta).

Vale também mencionar seu valor histórico e cultural, que está sediada na Praça Dom Luiz Scortegagna, e foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, em 1984.

Convento da Penha

Essa dica de ponto turístico é para quem não volta de uma viagem sem uma foto incrível do destino! Falamos isso, porque o Convento da Penha foi erguido no alto de um penhasco e fica de frente para Vitória – sua localização está em Vila Velha.

Portanto, as condições são ideais para contemplar a vista privilegiada e fazer os melhores registros da capital capixaba!  

Praias de Vitória: TOP 5 para conhecer

Praias de Vitória

A seguir, algumas praias de Vitória para relaxar.

Praia de Camburí

A recomendação da principal praia de Vitória fica por conta da infraestrutura e acesso facilitado a passeios de barco, pois no local há um píer de onde partem os veículos marítimos. Ao longo da orla, há ótimos quiosques, além do calçadão ser um chamariz para quem curte andar de skate ou patins com uma vista tão linda do mar encontrando o céu!

Você também pode se surpreender ao encontrar, próximo ao píer, tartarugas. É uma explosão de fofura!

Praia do Canto

Para começar, sua localização é privilegiada, pois ela fica na região central de Vitória. E veja como sua dinâmica é diferente: de dia, a praia, geralmente, não tem tanto movimento quanto à noite.

Isso acontece em razão dos diversos estabelecimentos instalados nas suas redondezas, que chamam a atenção dos turistas na hora da janta ou do happy hour.

Da parte da manhã até a tarde, essa praia, em razão da praça dos Namorados, que fica bem próxima a ela, reúne os praticantes de esportes que usam a pista de skate e áreas dedicadas à prática de atividades físicas.

Curva da Jurema

Um dos diferenciais dessa praia é o cenário paradisíaco – inclusive, de sua orla dá para visualizar as Ilhas do Frade e do Boi –, que inclui um mar pacífico, perfeito para se aventurar no stand up paddle e no veleiro.

Para completar, os quiosques que servem pratos tipicamente capixabas enriquecem a experiência do turista em Vitória.

Praia da Costa

Localizada a 5 quilômetros de Vitória, mais especificamente em Vila Velha, essa praia conta com tudo o que faz parte da alta temporada no litoral: ambulantes, quiosques, aluguel de guarda-sóis e muitos outros serviços que deixam a estadia do visitante mais confortável.

Uma curiosidade é que a Praia da Costa muda de nome à medida que andamos ao longo de sua orla. O ponto inicial, por exemplo, é chamado de Praia da Sereia, onde as águas costumam ser mais tranquilas. Já no local em que as ondas são mais fortes, o nome passa a ser Praia de Itapuã e, mais adiante, Praia de Itaparica e se quiser passar o dia lá, fique à vontade, pois há estrutura de quiosques e, à noite, o espaço recebe feirinha de artesanato.

Manguinhos

Outra opção é apreciar as belezas da região serrana, que fica a cerca de 25 quilômetros de Vitória. Três praias compõem o Balneário de Manguinhos: Enseada, Chaleirinhas e Ponta dos Fachos.

Para quem gosta da tranquilidade das águas e do visual incrível de piscinas naturais, vale a pena incluir no roteiro com o que fazer em Vitória e região!

Lugares para ir Vitória à Noite

Bom, depois de um dia cheio, é lógico que você não irá voltar e ficar no hotel. Nada disso! Você irá apenas checar qual das opções para o que fazer em Vitória à noite cairá melhor naquele momento: uma programação mais cult no teatro, um bar animado ou aquele restaurante famoso?

Saiba mais sobre alguns desses programas capixabas!

Theatro Carlos Gomes – O Theatro, que fica em frente à Praça Costa Pereira, remonta ao ano de 1927 e, assim como a Catedral Metropolitana, foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura.

Não é para menos, pois ele carrega diversas curiosidades e marcos históricos em torno de sua construção. Alguns exemplos disso são: o arquiteto que o projetou tinha como objetivo criar uma casa de espetáculos que representasse a expansão econômica e modificações pelas quais Vitória estava passando no período, bem como o fato de sua arquitetura ter sido inspirada na do Teatro Alla Scala, de Milão, na Itália.

Restaurantes e Bares de Vitória

Restaurantes e Bares de Vitória
Foto Meramente Ilustrativa

Agora, nada melhor do que encerrar essa lista sobre o que fazer em Vitória com restaurantes e bares!

Kioske Alemão – Uma boa refeição com vista para o mar define a experiência nesse estabelecimento, que fica na Praia Curva da Jurema. Bom demais, não é? E fica melhor ainda com o carro-chefe do restaurante: o prato típico capixaba, que é a moqueca de camarão – nesse restaurante, você poderá escolher entre as variadas versões.

Papahguth – Com toques de elegância na decoração, bem como clima praiano que dá leveza ao lugar, esse restaurante também valoriza a culinária capixaba, apresentando pratos protagonizados pelos frutos do mar.

Casquinha de Siri, Massa italiana com camarão, lula, mexilhão e lagosta, e salada de frutos do mar, assim como outros itens irão deixar você com água na boca!

Caranguejo do Assis – O estabelecimento fica em Vila Velha e o nome já entrega a especialidade da casa: caranguejo fresquinho e suculento para quem realmente aprecia essa iguaria. 

Ensaio Botequim – Música ao vivo, estilo retrô e um cardápio recheado com drinks esperam você nesse bar! Então, peça um refrescante gin dry cat ou um chope gelado e aprecie o show para ter uma noite extremamente agradável em Vitória.

E chegamos ao fim dessa lista maravilhosa que irá guiá-lo em meio a tantas opções incríveis do que fazer em Vitória! Selecione as que tem mais a ver com o seu estilo de turismo, veja quando ir a Vitória e se prepare para uma viagem inesquecível.

Acha que ficou faltando algum ponto turístico ou tem mais sugestões de points badalados na capital capixaba? Compartilhe com a gente!

Veja também no Tô de Passagem:

Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?
Como Planejar Uma Viagem Inesquecível!
25 Coisas Para Fazer Em São Paulo Capital

Escrever um comentário