Dicas de praias em Itapema para curtir os dias de verão à beira mar 

Certamente, Itapema é um dos destinos de Santa Catarina para quem gosta de passar os dias de calor bem pertinho do mar, isto porque essa cidade, localizada entre Balneário Camboriú e Bombinhas, tem praias super especiais, que costumam agradar bastante os turistas. 

Isso acontece, pois é um destino com praias de diferentes estilos – das mais tranquilas, ideais para quem valoriza o contato com a natureza, às opções agitadas, frequentadas por muita gente e que oferecem boa infraestrutura para os visitantes. 

Pensando nisso, organizamos algumas dicas com as principais características das praias de Itapema para ajudar você a definir qual delas tem mais ligação com seu perfil, tendo em vista que a cidade oferece uma vasta lista de opções. 

Para saber mais, leia nossas sugestões logo a seguir. 

Meia Praia

Para começar, nossa primeira recomendação é a Meia Praia, conhecida por ser bastante democrática, pois é frequentada por grupos de amigos, casais e famílias. 

Certamente, isso acontece em razão da boa infraestrutura que oferece ao longo da sua faixa de areia de aproximadamente 4,5 quilômetros de extensão, repleta de quiosques, sem contar as opções de restaurantes e bares presentes no entorno dessa praia de Itapema

Portanto, durante o dia, enquanto pega um bronzeado, você facilmente encontrará delícias praianas, como açaí, água de coco e sorvete para se refrescar. Além disso, se preferir, quando sair da praia, encontrará bons lugares para comer algo gostoso e beber. 

Além disso, a Meia Praia também é escolhida por muita gente como ponto de parada, por causa do mar calmo, ótimo para dar um mergulho e renovar as energias. Para as crianças, por exemplo, é excelente para banho. Sem dúvidas, essa é uma das melhores praias de Itapema, por isso todo mundo deve conhecê-la. 

Praia do Centro

Outra boa escolha entre as praias de Itapema, em Santa Catarina, é a Praia do Centro, que também é bem famosa. Ela é uma continuação da Meia Praia, citada anteriormente. 

Por isso, ambas têm características muito semelhantes. A Praia do Centro tem uma ótima estrutura para receber os turistas, com quiosques e restaurantes. Contudo, tem menos opções que a Meia Praia, mas isso não te impedirá de encontrar um lugar para pedir um petisco com a cara do verão, como isca de peixe e lula à dorê, enquanto fica com os pés na areia e garante um bronzeado. 

Ademais, o mar dessa opção praiana é bem calmo, ideal para ter momentos de relaxamento, bom também para limpar as energias do corpo com a água salgada. Afinal, nada como um bom banho de mar!

Praia do Canto

Diferente das duas sugestões acima, que são marcadas pelo movimento devido à boa infraestrutura que oferecem, a Praia do Canto é mais tranquila, com pouca gente. Além disso, também é conhecida por ser um reduto de pescadores, portanto, não é difícil vê-los indo em direção ao mar com seus barcos e redes de pesca. 

E é exatamente por ser menos frequentada do que as demais que ela se torna um lugar bem good vibes, onde o que prevalece é o barulho dos movimentos da onda do mar e, portanto, a conexão com a natureza. Por isso, é recomendada para os turistas que buscam momentos de sossego com os pés na areia, distante da agitação. Por tudo isso e muito mais, essa é uma das melhores praias de Itapema (SC).

Por fim, vale destacar que é um lugar bem gostoso para fazer um piquenique devido ao clima tranquilo e também porque há poucas opções de lugares para comer na região. 

Praia Grossa

Praia Grossa em Itapema

Assim como a Praia do Canto, a Praia Grossa é recomendada para quem gosta de lugares sem muito movimento, onde a presença da natureza é predominante. Mais afastada do que a primeira, é bem escondida e conta com um visual incrível e, claro, com uma energia sensacional. 

O acesso até esse local só é feito por meio de trilha leve, que não exige muito esforço físico, só não sendo muito recomendada para idosos e crianças. Também vale destacar que o trajeto para chegar até essa praia é lindíssimo, com muito verde. Por isso, vale a pena demais colocar esse passeio na lista das praias de Itapema. 

Inclusive, no meio da trilha, é possível passar na Praia do Cabeço, que, apesar de não ser apropriada para banho, por causa da forte presença de pedras em todo entorno do mar, tem um visual muito especial, que merece ser contemplado.

Além disso, vale mencionar outro destaque do percurso da Praia Grossa: o Mirante do Canto, lugar que certamente tem a melhor vista da cidade. Lá de cima, é possível observar várias praias de Itapema. É um ponto perfeito para apreciar as belezas da natureza e ainda garantir fotos incríveis da viagem. 

Certamente, é uma das praias mais interessantes de Itapema, por isso não pode deixar de fazer parte do rol de principais praias da região. 

Costão

Outra sugestão é o Costão, nome criado por causa da presença dos costões na região, que deixam o lugar com uma paisagem única, bem rústica e natural. Certamente, é um lugar diferente das praias já citadas anteriormente para visitar em Itapema. 

Além disso, também é um ponto marcado pela presença de rochas, de onde é possível ficar bem pertinho do mar e aproveitar para relaxar ao som das ondas quebrando, cheirinho de maresia e brisa praiana. Bom demais, não?

Por fim, vale destacar que o mar do Costão é bem revolto, portanto, não é recomendado para banho. Por isso, também costuma ser uma região bastante frequentada por surfistas. 

De qualquer forma, é uma ótima sugestão para colocar na sua lista com as praias de Itapema, tendo em vista que é um ponto que oferece uma experiência única. Se você ama o contato com a natureza, sem dúvidas, vai adorar visitar o Costão. Vale a pena conhecer! 

Praia da Ilhota

Praia da Ilhota

Por fim, nossa última sugestão, mas não menos importante que as outras, é a Praia da Ilhota, um cantinho mega especial e afastado, sendo também indicado para quem está em busca de momentos de paz para equilibrar a mente e o corpo. Se esse é o seu caso, então essa é a melhor opção entre as praias de Itapema

Contudo, vale comentar que o mar dessa opção é bem bravo, então é necessário tomar cuidado, antes de resolver se banhar. Por outro lado, é perfeita para quem gosta de surfar, pois tem ondas perfeitas para a prática do esporte. 

Por fim, é importante comentar que a Praia da Ilhota não tem boa estrutura de restaurantes e quiosques, por isso, se você resolver visitar esse lugar, é bom levar um lanchinho para curtir seus momentos de relaxamento à beira mar sem fome.

Ponte dos Suspiros

Uma outra sugestão que não é de praia, mas certamente agrada os turistas que curtem pontos praianos, é a Ponte dos Suspiros, afinal, ela oferece uma vista espetacular de uma imensidão azul do encontro do Rio Bela Cruz com o mar. É um ponto bonito demais!

Localizado no bairro central, é um lugar bem antigo, que foi construído sob pedras. Portanto, além de oferecer um visual natural maravilhoso, também chama atenção de quem gosta de observar detalhes arquitetônicos. É um local onde a natureza e a arquitetura combinam muito bem.

Outro destaque da Ponte dos Suspiros são as paredes, que tem nomes de casais. Por ter uma vista tão bonita, também tem um clima bem romântico, que costuma atrair apaixonados. 

Para finalizar, vale dizer que esse ponto de Itapema pode ser visitado tanto durante o dia quanto à noite. E, independentemente do momento, você conseguirá fazer fotos incríveis, super instagramáveis.

Dicas para conhecer as praias de Itapema

Bom, como você deve ter notado, há muitas opções de praias em Itapema, que agradam diferentes tipos de turistas – quem gosta de lugar agitados, frequentados por muita gente, e também quem tem preferência por pontos sossegados, bem good vibes, onde o que prevalece são as características naturais, como o barulho do mar, cheiro de maresia e brisa praiana. 

Por isso, a cidade é super recomendada para quem vai para Santa Catarina, no verão, ou então nos dias de Sol. Certamente, é um dos lugares mais bonitos do litoral do estado, sem mencionar que é cheio de encantos naturais.

Portanto, se você gostou desse destino super especial, nós recomendamos que você já pesquise sobre as opções de passagens de ônibus e hospedagens. Como sempre falamos, quanto antes você planejar sua viagem, mais barata ela será e, certamente, mais organizada, com um roteiro de viagem mais completo e, portanto, com mais chances da sua experiência ser mais proveitosa. 

Por fim, esperamos que você tenha gostado desse texto, que ele tenha sido útil para você ter mais informações sobre as praias de Itapema. E, caso tenha alguma sugestão, dúvida, ou informação para acrescentar, deixe seu comentário.

Agora, planeje suas roupas de banho, óculos de sol e looks de verão para aproveitar os dias nesse lugar bem singular. Boa viagem!

 

Veja também no Tô de Passagem:

Praias Do Sul Do Brasil: TOP 10 Com Beleza, Surf E Clima Para Relaxar
10 Praias De Florianópolis Que Você Precisa Conhecer!
8 Dicas Para Evitar O Enjoo Em Viagens
Florianópolis: Guia Completo | O Que Fazer, Quando Ir E Mais

 

 

Escrever um comentário