As praias de Santa Catarina são conhecidas por sua beleza, mas cada uma tem particularidades, tornando todas ainda mais especiais e encantadoras 

A popularidade do Sul do Brasil não se deve apenas às paisagens, passeios e cidades típicas de inverno, mas também pelas belíssimas praias de todo seu litoral. Exemplo disto, é a popularidade de Florianópolis, capital catarinense, apelidada de Floripa e visitada com bastante frequência por turistas brasileiros e estrangeiros. 

Contudo, além dela, há muitas outras opções bonitas na região, ideais para quem procura passar os dias ensolarados à beira mar e com os pés na areia. Afinal, o que combina mais com os dias de verão? Sem dúvida, a resposta é: sombra e água fresca! Não acha?! 

Por isso, a fim de tornar sua escolha de qual é a melhor praia de Santa Catarina para conhecer e curtir durante os dias de calor, preparamos um guia com muitas informações e dicas sobre cada uma delas. Quer saber mais? Então, continue lendo abaixo. 

Praia do Campeche – Florianópolis

Praia do Campeche em Santa Catarina

Para começar nossa seleção, obviamente indicamos as praias de Florianópolis, que são as mais conhecidas do sul e merecem atenção especial.

Estas são verdadeiras paisagens paradisíacas – refúgios praianos que despertam o desejo de passar muitas horas ao ar livre. 

Entre tantas opções presentes na capital catarinense, nossa primeira sugestão é a Praia do Campeche, que chama atenção graças ao seu mar em tom de azul esverdeado. 

Além disso, suas águas são bem agradáveis, já que têm características que agradam diferentes gostos – há regiões em que são calmas e outras em que são mais revoltas. Por isso, muitos surfistas costumam desejá-las e frequentá-las.

Por fim, para quem gosta de esportes, é um local onde é possível praticar kitesurf, stand up ou até mesmo frescobol. 

O que achou da Praia do Campeche? Certamente, é uma das praias mais bonitas de Santa Catarina. Não deixe de colocá-la na sua lista de desejos de viagem e, portanto, planejar uma visita em breve a esse cantinho litorâneo. 

Praia Mole – Florianópolis

Praia Mole em Florianópolis uma das melhores de Santa Catarina

Também localizada em Florianópolis, assim como a dica acima, a Praia Mole é um dos pontos prediletos de quem ama visitar lugares praianos. E esse afeto todo não existe à toa, tem motivo: seu cenário é realmente muito bonito, além de ter um clima bem agradável e democrático. 

Ao longo de toda sua faixa de areia, você encontrará muitas barraquinhas com toda infraestrutura para aproveitar o dia na praia – tem drinks, comidinhas, cerveja, água de coco e tudo o que você imagina que combina com o litoral. 

Além disso, outra informação que a torna ainda melhor: muitos jovens a procuram e, por ser acolhedora, também é uma das queridinhas do público LGBTQUIA+. Toda essa pluralidade de grupo garante um ambiente bem animado, com diferentes tipos de música e gente. Legal, né? 

Contudo, o mar da Praia Mole é bem agitado, portanto essa indicação é para os surfistas, que costumam lotar a região. 

Logo, o ideal para os turistas é observar a força das águas e a quebra das ondas – um espetáculo natural para quem curte o mistério do mar, que ao mesmo tempo em que é convidativo, também costuma ser bem traiçoeiro… Fique atento! 

Praia de Ferrugem – Garopaba

Praia de Ferrugem em Garopaba - Santa Catarina

Localizada a aproximadamente 90 quilômetro da capital catarinense, assim como a Praia do Campeche, a Praia de Ferrugem costuma conquistar diferentes públicos, já que dependendo da região, o mar é calmo ou agitado. 

Além disso, há formações entre rochas de piscinas naturais, que são deliciosas para curtir um momento de relaxamento.Quem não gosta, né? Afinal, há algo mais revigorante e purificante que a água salgada?! Que tal dar um mergulho e renovar as energias?  

Por fim, vale ressaltar que o clima dessa praia é bem descontraído, com muitos jovens que buscam agito e rolês. Ferrugem tem um ar de paquera e badalação principalmente à noite, quando bares com música costumam ficar bem cheios. 

Se sua intenção é conhecer gente nova e ter momentos de curtição, certamente é o destino certo para você. Com certeza, é uma das melhores praias de Santa Catarina para aproveitar os dias de viagem. 

Praia do Rosa – Imbituba

Praia do Rosa em Imbituba uma das melhores de Santa Catarina

Outra opção bem popular entre os jovens é a Praia do Rosa, uma das praias de Santa Catarina mais conhecidas, destino perfeito para quem busca a combinação de natureza com muita badalação. Boa união, não?

Durante o dia, além de aproveitar o clima de verão na areia e mergulhos tanto no mar quanto em piscinas naturais, também vale a pena fazer trilhas (esta opção é para os mais aventureiros) – tem a Trilha até a Praia do Luz e a Trilha Praia do Ouvidor até a Praia do Rosa. Ambas são oportunidades perfeitas para entrar em contato e apreciar os presentes da natureza. 

Por último, quando a noite estiver próxima, confira um belo pôr do sol para dar uma boa energizada. Depois disto, aproveite para se jogar na vida noturna. Na região, há muitas opções de baladas legais e com muita gente bonita. A diversão é, sem dúvidas, garantida na Praia do Rosa. 

Ilha de Porto Belo – Porto Belo

Ilha de Porto Belo em Santa Catarina

Ao contrário da Praia do Rosa, a Ilha de Porto Belo é sinônimo de refúgio em meio à natureza. Pois é, imagine um cantinho especial, com fauna e flora preservados… A região é um exemplo de lugar pouco explorado, difícil de ser encontrado em um mundo pautado pela produtividade e capitalismo. 

Portanto, se você busca calmaria e muito descanso, provavelmente é uma boa opção para escolher, na hora de decidir qual é a melhor praia de Santa Catarina. Você não vai se arrepender. 

Além disso, também é um cantinho litorâneo que oferece toda a infraestrutura para seus visitantes – de comida a passeios e esportes náuticos, como banana boat, jet ski e wakeboard. 

Por último,  nossa sugestão é finalizar ou começar o dia em uma das trilhas da ilha. É uma boa oportunidade para manter a conexão com a natureza e, de quebra, equilibrar o corpo e a mente. Bora?

Praia da Guarda do Embaú – Entre Palhoça e Paulo Lopes

Praia da Guarda do Embaú uma das melhores do litoral Catarinense

Assim como a Ilha de Porto Belo, a Praia da Guarda do Embaú tem um clima bem good vibes, gostoso para quem procura tranquilidade. Seu cenário é bem simples, característico de vilas de pescadores, sabe? 

Por isso, costuma ser frequentada por pessoas que valorizam, de fato, a natureza e não a combinação de praia com agito e badalação. É ideal para quem deseja ficar em silêncio e manter os pés e a cabeça no momento presente. 

Considerada uma das melhores praias de Santa Catarina, tem uma parte de mar aberto que costuma ter maré bem agitada, porém, há uma região de encontro de rio com o mar, que é perfeita para banho, onde os turistas normalmente ficam. Já a primeira opção geralmente é mais indicada para quem gosta de pegar uma onda. 

Por último, vale destacar que a Praia da Guarda do Embaú é indicada apenas para curtir o dia, já que não oferece muitas opções de passeios noturnos. Por isso, se você for visitá-la, já separe o óculos de sol, protetor solar e chapéu para aproveitar bem o sol e calor. 

Praia Brava – Florianópolis

Praia Brava em Florianópolis

Próxima de praias bem conhecidas, como Jurerê Internacional e Daniela, a Praia Brava também é popular e famosa por sua beleza somada à predileção do público jovem. 

Principalmente durante o verão, toda sua faixa de areia costuma ficar lotada de gente e muita música combinada ao barulho do mar. Afinal, essa opção de praia é para quem gosta de natureza, mas não deixa de lado o clima de diversão e paquera. 

Contudo, apesar do ambiente descolado, também oferece opções para a galera mais tranquila que gosta de fazer trilhas. Ou seja, agrada todo mundo! A Praia Brava, sem dúvidas, está entre as queridinhas das listas com as melhores praias de Santa Catarina. 

Praia da Sepultura – Bombinhas

Praia da Sepultura uma das melhores de Santa Catarina

Gosta de lugares pequenos e charmosos? Então a Praia da Sepultura é perfeita para você, já que tem aproximadamente apenas um quilômetro de extensão, ou seja, é um verdadeiro achado nas terras catarinenses. 

Ah, e uma informação interessante é a origem de seu nome. Segundo os moradores da região, o local, no passado, tinha muitos escravos que foram mortos e sepultados na praia. Calma, mas não se assuste, é só uma lenda… 

Apesar disso, assim como outras opções já citadas neste texto, a Praia da Sepultura tem um ambiente leve, bem de boa…Além de toda sua graça, também costuma atrair pessoas pelo fato de proporcionar a prática de snorkel, pois seu mar é bem cristalino, ou seja, permite a observação de peixinhos da região. Encantador, não é?

Por fim, vale destacar as opções de  trilhas com paisagens bem exuberantes de mirantes e em meio à vegetação. São boas ideias para aproveitar o visual, mas também para tirar belas fotos, bem instagramáveis. 

Praia do Maço – Palhoça

Uma das melhores de SC: Praia do Maço

Também bem pequenina como a Praia da Sepultura – consegue ainda ser menor, com 50 metros de extensão – é um paraíso escondido no sul do País, o que a torna uma das melhores praias de Santa Catarina

O interessante e mais curioso desse território praiano é seu percurso de chegada, em meio a uma paisagem rural, com portões de madeira, hortas, lama e até gados passando. Quem diria, né? Mas, não assuste-se, depois de atravessar essa paisagem praticamente bucólica, o visual dessa prainha certamente vai te surpreender. 

Por fim, além de curtir a formosura desta raridade, aproveite para entrar no clima caiçara e comer frutos do mar, no Bar do Mema – só fique atento aos horários de funcionamento, pois geralmente fica aberto apenas durante a alta temporada. Porém uma coisa é certa: só tem pratos deliciosos! Huuum! 

Praia da Barra do Camacho – Jaguaruna

Praia da Barra do Camacho em Jaguaruna considerada uma das melhores do litoral Catarinense

Com clima bem rústico, ainda é pouco explorada por turistas, contudo vale a pena a visita.

Isso porque sua paisagem de areia combinada com pequenas vegetações dá um clima especial para esse cantinho litorâneo. Certamente é uma das melhores praias de Santa Catarina.

Além disso, o seu mar é bem calmo, bom para quem quer apenas descansar e tomar um banho de água salgada. 

Ademais, oferece opções bem legais de passeios, como jet ski e windsurf. Bora conhecê-la?! 

Praia do Silveira – Garopaba

Praia do Silveira em Garopaba - SC

Localizada em Garopaba, também é uma praia que une a maresia combinada à bela vegetação. A Praia do Silveira tem como marcas os costões e vegetação rasteira que merecem a atenção do turista. 

Já a indicação quanto ao mar é não usá-lo para banho, pois as ondas são bem fortes. E é exatamente por isso que costuma ser palco de torneios nacionais e internacionais de surf. Ou seja, é um dos principais picos dos surfistas. 

Portanto, se você gosta da movimentação típica de eventos assim, dá uma olhada na programação local para escolher a melhor data para visitá-la, esta que é uma ótima opção entre as praias de Santa Catarina.

Praia do Matadeiro – Florianópolis

Praia do Matadeiro em Florianópolis, Santa Catarina

É perfeita para as pessoas que valorizam a natureza e lugares escondidos, com pouca gente. Pode ter certeza que não haverá barulho, nem aglomeração na Praia do Matadeiro. 

É ideal para quem quer sair do agito das grandes cidades, do estilo de vida, cujo protagonismo vai para a alta produtividade, e o objetivo é relaxar, silenciar a mente e prestar atenção no agora. Afinal, como dizia o autor Guimarães Rosa: “o real não está na saída nem na chegada – ele se dispõe para gente é no meio da travessia”. 

Portanto, aproveite o momento presente nesse paraíso natural, que além de alegria à beira mar, também traz encantos da beleza da sua trilha de chegada – só é possível chegar na praia a pé, mas não se preocupe, é um trajeto bem tranquilo, não exige preparo físico. 

Porém, se na hora de decidir qual a melhor praia de Santa Catarina para visitar primeiro, lembre-se que como a Praia do Matadeiro não recebe tantos visitantes, logo, não tem muita infraestrutura. 

Por isso, leve garrafinha de água (para hidratar) e opções de lanches para aproveitar o dia de paz na praia, sem passar fome e ainda garantir gostosuras para acompanhar a bela paisagem. 

Bom, agora que você já sabe que Santa Catarina tem muito mais para oferecer, além de pontos turísticos, vinho e passeios típicos de locais conhecidos pelas baixas temperaturas de inverno, certamente ficou com vontade de conhecer a parte litorânea do estado. 

Pode ter certeza que você não irá se arrepender de conhecer e passar dias de sol nos locais indicados. Sem dúvidas, há muitas opções disponíveis para você escolher qual delas estão de acordo com suas preferências e aproveitar muito cada segundo nesses lugares paradisíacos. 

De fato, as praias de Santa Catarina são muito bonitas e particulares. Por isso, organize sua viagem e prepare uma mala cheia de roupas coloridas e floridas para entrar no clima de verão. Aproveite bastante! 

Veja também no Tô de Passagem:

7 Lugares Imperdíveis Para Você Relaxar Em Santa Catarina!
15 Melhores Praias De São Paulo | Litoral Norte E Sul
8 Melhores Praias De Salvador: Conheça E Aproveite Cada Atrativo!

Dicas para sua viagem:

10 Dicas Para Viajar Com Crianças Em Segurança
15 Dicas E Truques De Como Arrumar A Mala De Viagem
8 Dicas Para Evitar O Enjoo Em Viagens

Escrever um comentário